domingo, 1 de julho de 2012

Relatório- Projeto-Leitura

Auto Avaliação dos Projetos Desenvolvidos em Leitura




8as Séries A, B, C e D



Justificativa dos Conteúdos= Para os alunos das 8as séries, é importante desenvolver artigos de opinião em sala de aula e a proficiência em Língua Portuguesa, pois através da leitura de obras literárias, o educando tem a oportunidade de adentrar em um mundo lúdico onde o mesmo educando tem a compreensão lingüística e literária de textos em Língua Portuguesa.

Neste período de aulas, neste primeiro semestre, foi lida a obra “A Invenção de Hugo Cabret” do autor Brian Selznick e os alunos gostaram muito do livro lido.



Conteúdo 8a Série = Livro “A Invenção de Hugo Cabret” de Brian Selznick.

Referência Bibliográfica

SELZNICK, Brian. A invenção de Hugo Cabret. Trad. de Marcos Bagno. – São Paulo: Edições SM, 2007.



Recursos= O livro “A Invenção de Hugo Cabret”, lousa, giz, cadernos, folhas de almaço, revistas especializadas.



Estratégias Metodológicas= 8as séries, Na sala de aula o professor de forma continua leu o livro com os alunos, comentando partes interessantes da obra literária, e os alunos ao longo do processo foram anotando algumas falas das personagens ao longo do enredo da história.



Algumas idéias interessantes como respeito, relacionamento, amizade e pluralidade foram desenvolvidas ao longo da leitura da obra literária.



Esse projeto tem o objetivo de mostrar a todos a importância do desenvolvimento da leitura e da proficiência do educando, também este projeto tem o objetivo de apresentar os alunos a novas mídias, pois o mesmo livro foi adaptado para o mundo do cinema.



No decorrer das atividades de leitura percebe-se a vontade dos alunos em descobrir mais sobre o desenvolvimento do enredo, e a finalização da história.



As atividades realizadas com as 8as séries estão de acordo com a Proposta Curricular, pois no fim da leitura os alunos desenvolveram um artigo de opinião falando sobre a mensagem proposta pelo narrador da obra literária.



Aspectos negativos= Alguns alunos com dificuldades de cumprir regras, alguns alunos com dificuldade de darem continuidade à leitura.



Aspectos Positivos= Muitos alunos com dificuldade de leitura e falta de atenção desenvolveram a capacidade de atenção e dedicação à leitura em sala de aula. Como a leitura foi em conjunto, foi interessante a troca de idéias em sala de aula, muitos depois da leitura assistiram ao filme “A Invenção de Hugo Cabret”. Grande parte dos alunos leram outros livros por decisão pessoal.



Cristiano Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...