quarta-feira, 4 de julho de 2012

Compartilhando

RELATÓRIO DA ORIENTAÇÃO TÉCNICA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL (25/06/2012)




Ministrado por: PCNP´s Almir e Yone



Público alvo: Professores de Ciências e Geografia do Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Objetivo do encontro: Discutir as ações de educação ambiental desenvolvidas nas unidades escolares.



Esta orientação técnica foi iniciada com a apresentação de cada um dos professores participantes, suas disciplinas e escolas. Em seguida, foi dada oportunidade para cada professor expor os projetos voltados para a área da Educação Ambiental que estão sendo, ou foram desenvolvidos em suas escolas, onde foi citados exemplos de projetos que deram certo e outros que, infelizmente, fracassaram.

Dentre os exemplos citados, temos projetos de hortas; cisternas; captação da água da chuva para ser utilizadas para lavar o pátio da escola, salas de aula e regar a horta com o intuito de economizar o uso de água na escola; compostagem; reciclagem; investigação da produção de materiais de consumo constante, devido às novas tecnologias e o avanço nos eletroeletrônicos, visando orientar sobre o uso dos minerais e o consumismo desnecessário; coleta do óleo usado para produzir combustível (este último foi um exemplo de projeto que não deu certo).

Após esse primeiro momento, a PCNP Yone deu continuidade enfatizando a importância de se trabalhar com o tema de educação ambiental em todas as disciplinas, cada uma com a sua especificidade, pois se trata de um tema transversal que consta no Parâmetro Curricular Nacional (PCN). Os professores precisam desenvolver este tema para que se possa promover ambientes educativos de mobilização de processos de intervenção sobre a realidade (da qual cada comunidade esta inserida) e seus problemas socioambientais para que nossos educandos tenham condições de exercer sua cidadania ativa, na transformação da grave crise socioambiental que vivenciamos.

Em seguida, foi dado o informe do programa do MEC que prevê a realização de uma conferência nacional infanto-juvenil pelo meio ambiente para outubro de 2013, com o tema “Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis”. Esse programa do MEC será por etapas, a primeira etapa se dará no 2º semestre de 2012 com uma conferência nas escolas que será obrigatória e a próxima etapa em 2013 com conferência estadual (obrigatória) e conferência nacional.

Ainda, foi abordado que é Agenda 21 e a Agenda 21 Escolar, o que é e como desenvolvê-la. Depois, houve uma socialização em grupos onde discutimos nossos sonhos para a escola, as pedras do caminho que são obstáculos para realizá-los, a história de nossa escola hoje e no passado.



Sem mais,

Professora: Lucimar Sousa dos Santos

Disciplina: Ciências











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...