quinta-feira, 28 de junho de 2012

Relatório

 E.E. Deputado Gregório Bezerra
                                   1º Semestre do Ano Letivo de 2012
Professora: Maria Helena Agariê: Língua Portuguesa
Descrição sumária das atividades desenvolvidas com o ensino da leitura no EF e no EM.
 O objetivo central da leitura contribui para que os educassem aprendessem a lidar linguística e socialmente com diferentes textos, contos, romances na socialização como pessoas, com objeto de conhecimento. A leitura proposta teve como foco o emprego da norma padrão e outras variedades sociolinguísticas que permitiram ao aluno compreender que o conhecimento e o domínio da linguagem são uma atividade discursiva e interlocutiva, favorecendo o desenvolvimento de ideias, pensamentos e relações em um constante diálogo com seu tempo.
 A leitura em sala de aula promoveu a socialização e interação prazerosa do aluno como o sujeito e ápice do conhecimento perante os menos favorecidos na leitura e escrita. Os mesmos se sentiram capazes de fazer uso adequado da linguagem verbal, compreendendo as manifestações artísticas e literárias, a partir da seleção, organização e interpretação dos dados informados a fim de relacioná-los para construção que permitiu a progressão discursiva e argumentativa do texto.
 A partir das leituras de contos e diversos textos suplementares apresentados em sala de aula, os alunos reconheceram as características do gênero conto, crônicas, romance, novela, poemas, poesias, textos jornalísticos e anúncios publicitários.
 O foco foi centralizar o saber fazer uma resenha a partir de um texto literário, conseguindo construir argumentos persuasivos para a conclusão de um texto.
 Para tanto, perceber o foco narrativo e inferir quanto ao discurso Direto e Indireto.
 Além da leitura em sala, foram expostos livros que os educados leram em casa e apresentou ao professor o trabalho concluído com resenha de acordo com a proposta escrita a mão.
 Alem dos livros indicados pelo professor os alunos leram:
 Titulo: Pai sem Terno e Gravata Autor: Cristina Agustina Titulo: Invenções de Hugo Cabret Autor: Brian Selsnick Titulo: Os Quinze Autores: Raquel de Queiroz
 Outros livros: Atos Assombrosos, Sangue de Lobo, O Grito da Selva, Sonho de Natal, Tchau,       Ligia Bojunga,
 Histórias Mal-Assombradas de Portugal e Espanha de Adriano Messias
 Titulo: As aventuras do Barão Munchau sem Autor: Rudolf Erich Raspe.
 Titulo: Historia em quadrinho de: Autor: Klevisson
 Titulo: Cora Coralina Autor: Darcy França Denófrio
Proposta de leitura para o Ensino Médio: Romance, Conto e Novela.
 De acordo com a proposta curricular os alunos do EM leram os seguintes livros:
 Titulo: Antologia Poética- Vinicius de Moraes
Alta Fidelidade- Nick Hornby Grande Sertão Veredas- João Guimarães Rosa
 Um Estudo em Vermelho- Sherlock Holmes Caetés- Graciliano Ramos
 Primeiras Estórias- Graciliano Ramos O Ateneu- Raul Pompeia
 O Cortiço- Manuel Antonio de Almeida São Bernardo- Graciliano Ramos
 Vida Seca- Graciliano Ramos. A leitura como foco de aprendizagem visa a observar os elementos da narrativa como:
 Ação, Tempo; Espaço, Personagens a fim de inferir o ponto de vista de narrador, prevalecer à estrutura do enredo, onde se desenvolve os fatos e ações com a caracterização das personagens, a evolução e apresentação das personagens.
 A leitura como foco central de variedades sociolinguísticas promove o reconhecimento do Discurso Direto e Indireto na narrativa e fala dos personagens, a fim de perceber o estilo de época (periodização) que o romance foi escrito.
 A seleção e organização da leitura ajudaram na elaboração e descrição do objeto, ser ou paisagem embutida na narrativa.
 A proposta da leitura contribuiu para o saber fazer a resenha com argumentos persuasivos o que deixou claro seu posicionamento.
 Os alunos leram os livros e entregaram a resenha ao professor.
 Em sala de aula, foram expostos fragmentos literários de contos, romances e novelas, a fim de propiciar o gosto e prazer na leitura.

Professora: Maria Helena Agariê: Língua Portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...