segunda-feira, 18 de junho de 2012

Nossa História..


Ler e Refletir

Éramos todos negros



  Até ontem, éramos todos negros. Você dirá: se gorilas e chimpanzés, nossos parentes mais chegados também são, e se os primeiros hominídeos nasceram justamente na África negra há 5 milhões de anos, qual a novidade?

    A novidade é que não me refiro a antepassados remotos, do tempo das cavernas (em que mediamos um metro de altura), mas as populações europeias e asiáticas com aparência física indistinguível da atual.

    Trinta anos atrás, quando as técnicas de manipulação do DNA ainda não estavam disponíveis, Luca Cavalli-Sforza, um dos grandes geneticistas do século 20, conduziu um estudo clássico com centenas de grupos étnicos espalhados pelo mundo.

    Com bases nas evidencias genéticas encontradas e nos arquivos deontológicos, Cavalli-Sforza concluiu que nossos avós decidiram emigrar da África para a Europa há meros 100 mil anos.

    Como os deslocamentos eram feitos com grande sacrifício, só conseguiram atingir as terras geladas localizadas no norte europeu cerca de 40 mil anos atrás.

   A adaptação a um continente com invernos rigorosos teve seu preço. Com o faz desde os primórdios da vida na Terra sempre que as condições ambientais mudam, a foice impiedosa da seleção natural ceifou os mais frágeis. Quem eram eles?

   Filhos e netos de negros africanos, nômades, caçadores, pescadores e pastores que se alimentavam predominantemente de carne de animal. Dessas fontes naturais absorviam a vitamina D, elemento essencial para construir ossos fortes, sistema imunológico eficiente e prevenir enfermidades que vão do raquitismo à osteoporose; do câncer, às infecções, ao diabetes e às complicações cardiovasculares.

    Há 6.000 anos, quando a agricultura se disseminou pela Europa e fixou as famílias a terra, a dieta se tornou sobretudo vegetariana.

    De um lado, essa mudança radical tornou-as menos dependentes da imprevisibilidade da caça e da pesca; de outro, ficou mais problemático o acesso às fontes de vitaminas D.

    Para suprir as necessidades de cálcio do esqueleto e garantir a integridade das demais funções da vitamina D, a seleção natural conferiu vantagem...



    A você que se orgulha da cor da própria pele (seja ela qual for), tenho um conselho: não seja ridículo.



  ...evolutiva aos que desenvolveram um mecanismo alternativo para obter esse micronutriente: a síntese na pele mediada pela absorção das radiações ultravioletas da luz do sol.

   A dificuldade da pele negra de absorver raios ultravioletas e a necessidade de cobrir o corpo para enfrentar o frio deu origem às forças seletivas que privilegiavam a sobrevivência das crianças com menor concentração de melanina na pele.

   As previsões de Cavalli-Sforza foram confirmadas por estudos científicos recentes.

   Na universidade Stanford, Noah Rosemberg e Jonathan Pritchard realizaram exames de DNA em 52 grupos de habitantes da Ásia, África, Europa e Américas.

   Conseguiram dividi-los em cinco grupos étnicos cujos ancestrais estiveram isolados por desertos extensos, oceanos ou montanhas instransponíveis: os africanos da região abaixo do Saara, os asiáticos do leste, os europeus e asiáticos que vivem a oeste do Himalaia, os habitantes de Nova Guiné e Melanésia e os indígenas das Américas.

   Quando os autores tentaram atribuir identidade genética aos habitantes do sul da Índia, entretanto, verificaram que suas características eram comuns a europeus e asiáticos, achado compatível com a influência desses povos na região.

   Concluíram, então, que só é possível identificar indivíduos com grandes semelhanças genéticas quando descendem de populações isoladas por barreiras geográficas que impediram a miscigenação.

   No ano passado, foi identificado um gene, SLC24A5, provavelmente responsável pelo aparecimento da pele branca europeia.

   Num estudo publicado na revista ¨Science¨, o grupo de Keith Cheng sequenciou esse gene em europeus, asiáticos, africanos e indígenas do continente americano.

   Tomando por base o número e a periodicidade das mutações ocorridas, os cálculos iniciais sugeriam que as variantes responsáveis pelo clareamento da pele estabeleceram-se nas populações europeias há apenas 18 mil anos.

   No entanto, como as margens de erro nessas estimativas são apreciáveis, os pesquisadores tomaram a iniciativa de sequenciar outros genes, localizados em áreas vizinhas do genoma. Esse refinamento técnico permitiu concluir que a pele branca surgiu na Europa, num período que vai de 6.000 a 12 mil anos atrás. A você, leitor, que se orgulha da cor própria (seja qual ela for), tenho apenas um conselho: não seja ridículo. 

Contribuição da aluna Rabechi Souza                                    



Tema relacionado ao assunto sobre a África (Proposta Curricular do Estado), desenvolvido na aula de História com alunos da 5a série A.


21 comentários:

  1. Nos somos alunos da 5ºA,Bianca e Rabechy,estamos na aula do professor odillon.
    adoramos o texto,ele e muito interessante,com isso nos aprendemos muito.

    ResponderExcluir
  2. Olá somos Rafaela e Julia da 5ªA,estamos na aula de História,achamos o texto interessante e muito legal,porque fala que samos todos iguais ,não importa que cor nós somos,e sim oque temos de interessante, para mostrar que todos nós somos humanos.

    ResponderExcluir
  3. eu sou um aluno da 5a de manhã e achei o texto da rabechi muito legal.

    ResponderExcluir
  4. nos samos as alunas da 5a,fernanda e yasmin, e estamos na aula de hitoria e encontrei um texto um texto chamado eramos todos negros, estamos gostando muito.

    ResponderExcluir
  5. oi eu so da 5a sala 1 eu gostei do texto eu achei enteresante e legal

    ResponderExcluir
  6. ola nos somos anderson e vincius nos achamos esse texto bom e legal e incrivel,falando de antes de nós nacermos e muito legal ensina as coisa de antigamente isso e muito legal mesmo somos da 5°a e e isso xau

    ResponderExcluir
  7. Somos Stephanie e Suéllen alunas da 5ºA, estamos na aula de Historia com o Profº Odilon.
    Gostamos muito do texto, porque fala como era a vida dos antigos africanos e tambem fala sobre como nasceu as pessoas brancas.

    ResponderExcluir
  8. eu achei do texto bom eu nao acho que nao devem jugar as pessoas pela cor sim pela honestidade e pela simplicidade da pessoa e eu nao acho justo ficar falando coisas feias
    para a pessoa só pela cor.

    ResponderExcluir
  9. eu e nos achâ E muito boa agente e da 5a essa e uma historia muito legal e Ê muito iportante para nos lemoos todo mundo da 5a.

    ResponderExcluir
  10. Somos alunas da 5º A, nos chamamos Ketllyn e Vitória e estamos na aula de Historia do professor Odilon.E achamos que temos ter orgulho da nossa cor, e que não temos que ter vergonha da nossa cor e nem ter preconceito com outras pessoas que não são da nossa cor,que devemos respeitar o próximo.

    ResponderExcluir
  11. eu e a minha amiga samos alunas da 5°A achamos o texto da Rabechy muito interessante.Nós adoramos o trabalho dela eu gostei da part:
    No ano passado, foi identificado um gene, SLC24A5, provavelmente responsável pelo aparecimento da pele branca europeia.

    ResponderExcluir
  12. eu so o aluno da 5a
    no ano passado foi indentificado um gene, slc24a5,
    provalvelmente responsavel pelo aparencia da pele
    branca europeu. eu se orgulho pela minha cor e pela cor dos meus amigos

    ResponderExcluir
  13. oi eu me chamo amanda e aline eu achei a aula de informatica legal.

    ResponderExcluir
  14. Olá eu sou a Rafaela,hoje dia 21\6\12 eu li esse texto na aula do professor Odilon e gostei muito,isso fala que não importa a nossa cor e só importa que somos todos iguais.

    ResponderExcluir
  15. meu nome é kethelin sou da 5D e estou na aula de História

    ResponderExcluir
  16. eu sou jaqueline da 5d eu estou na aula de historia é achei esse texto bastante interessante .

    ResponderExcluir
  17. Eu sou Ana kelli,só da 5d estou na aula de história eu achei do texto ele é muito evoluido e ensina sobre o bullyimg

    ResponderExcluir
  18. EU SOU DA 5 D E ACHEI MUITO INTERESSANTE E LEGAL E MUITO EDUCATIVO
    ASS:GABRIELA
    ASS:EVELLYN

    ResponderExcluir
  19. nome;sarah;local;paulina. eu achei imteresante ebunito porque cada um tem que siorgulhar pela cor jeito e maneira de ser muimto bom.

    ResponderExcluir
  20. wagner junio 6d esse texto fala sobre antigamente sobre a pesquisas, como eram feitas e para vc refletir sobre os negro e como eles conseguiam uma boa
    ter o bom condisionamento fisíco tudo por calsa de comos eles, viviao e a suas alimentaçoes e etc...
    mas oq mais me chamou a atençao foi isso esse paragrafo No entanto, como as margens de erro nessas estimativas são apreciáveis, os pesquisadores tomaram a iniciativa de sequenciar outros genes, localizados em áreas vizinhas do genoma. Esse refinamento técnico permitiu concluir que a pele branca surgiu na Europa, num período que vai de 6.000 a 12 mil anos atrás. A você, leitor, que se orgulha da cor própria (seja qual ela for), tenho apenas um conselho: não seja ridículo.

    ResponderExcluir
  21. eu entedi
    A dificuldade da pele negra de absorver raios ultravioletas e a necessidade de cobrir o corpo para enfrentar o frio deu origem às forças seletivas que privilegiavam a sobrevivência das crianças com menor concentração de melanina na pele.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...