domingo, 31 de julho de 2011

Ciclo de Palestras


Atividade extra classe – Eric Vellone Coló
CICLO DE CIDADANIA, LIBERDADE, IGUALDADE E ÉTICA


Problema – A falta de conhecimento filosófico e conseqüente falta de práticas das atitudes de respeito público que garantem convívio humano de qualidade. Crescentes casos de bullying, violência e preconceitos social, étnico, sexual, religioso, político entre outros.

Justificativa – O alto número de casos de preconceito e violência deve ser vistos como resultado da ausência de políticas públicas que incentivem a discussão dentro das escolas, igrejas, centros comunitários e sociedade civil como um todo. Para o autor, quanto mais se discutir e esclarecer os conceitos e teorias a respeito das regras mínimas de boa convivência pública, mais igualdade e liberdade serão logradas pela sociedade.

Público alvo – toda a comunidade que esteja envolvida direta ou indiretamente com a escola, principalmente os alunos e de preferência a partir dos 14 anos, quando a socialização primária já se concluiu e o adolescente começa a compreender as estruturas sociais e seu grau de interação com elas (é a partir desta idade, inclusive, que o jovem começa a se deparar com situações problema em que seu desempenho é fundamental). Professores também são fundamentais, pois eles serão os multiplicadores deste conhecimento, principalmente os de História, Geografia Humana, Sociologia, Filosofia, Educação Física e Português. Também são elencados os pais e responsáveis pelos adolescentes e simpatizantes pela discussão.

Objetivo – Apresentar em palestras expositivas os conceitos de igualdade, liberdade, cidadania e ética. Valendo-se de linguagem simples e direta, o autor pretende exemplificar seus usos e através do cotidiano dos espectadores. Situações como os preconceitos de religiões e seitas (especialmente as ligadas ao candomblé, protestantismo, ateísmo por serem menos populares e conhecidas) violências (física e verbal) e falta de respeito para com o bem público (depredações, vandalismo) serão debatidas e teorizadas.

Método – As palestras serão expositivas e contarão com a livre participação do público através de perguntas e exemplos. Toda a palestra é acompanhada de apresentações visuais (slides com fotos e trechos de textos). Os conceitos e debates serão traçados de acordo com a temática dos encontros.

Cronograma – 4 (quatro) palestras com duração aproximada de 1 hora e 30 minutos: 29 de julho - 4, 5 e 10 de agosto

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Missão do Programa Acessa Escola


O programa acessa escola tem como missão estruturar e facilitar o uso dos laboratórios de informática, promovendo assim uma inclusão digital.
Fazendo também uma ligação do aluno com a escola, através do blog, onde eles têm acesso as novidades da escola postam comentários e etc.

Os professores que frequentam a sala do acessa, estão exercendo projetos muito interessantes, utilizando também sites educativos e informativos, Como por exemplo:

Sites internacionais WWW.nytimes.com, WWW.ewzeland.com, onde puderam analisar palavras em inglês e suas traduções.

Viram imagens 3D, grafite 3D, molde vazado onde puderam interagir e compreender melhor a arte.

Sites educativos e informativos como: WWW.canalkids.com, viram informações, e dicas sobre o meio ambiente.

WWW.vagalume.com.br, usaram para pesquisas de cantores como: Gilberto Gil, Eduardo e Mônica.

Anúncios publicitários, propagandas de marcas, embalagens de produto.

Conheceram a literatura de Cordel e suas poesias, onde viram um pouco mais sobre sua história.

Concluímos que a sala do acessa é de extrema importância para o conhecimento e aprendizado de cada aluno. Cabe a nós apoiar e ajudar no que eles tiverem dificuldade, mostrando a atualidade da tecnologia.

Estagiária: Luana da Silva Magalhães

Período: Manhã das 13h:00min ás 17h:00min


_____________________________________________


Relatório do Estagiário: Rafael S. Pereira

Período: Manhã

Sala de informática
O programa Acessa escola tem como missão estruturar e facilitar o uso dos laboratórios de informática das escolas; Assim promover a inclusão digital.

Professores que utilizam a sala de informática com mais frequência

Dirce H. Taira- Artes
Objetivo: A sala de Informática vem a contribuir para uma melhor aprendizagem dos alunos. As imagens dialogam com os alunos, as pesquisas, ampliam o conhecimento e a integração do aluno com a tecnologia. Os faz crescer (Socialmente/cidadão/atualidades).

Cristiano R. de Lima- Língua Estrangeira Moderna- Inglês
Objetivo: Nas aulas de informática na área de Língua Estrangeira Moderna, tenho trabalhado o uso de sites em Língua Inglesa como por exemplo: WWW.nytimes.com , WWW.newzealand.com
Onde o aluno pode desenvolver sua proficiência na língua inglesa.
Também foi importante o uso das redes sociais como fator de interação e comunicação.

Terezinha G. Rocha- Língua Portuguesa
Objetivo: Em vista da impossibilidade de se trabalhar o projeto ``Livro eletrônico ´´ por ter algumas restrições de segurança nos computadores, trabalhei uma seqüenciada com as músicas ``Eduardo e Mônica ´´ e ``Meu guri ´´ utilizando o site: WWW.vagalume.com.br , na intenção de que eles entendam as músicas e após ouvi-las, respondam questões sobre cada uma delas.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Comunicado


REPLANEJAMENTO (Apenas para Professores)

1º DIA 25/07/2011

2º DIA 26/07/2011

DAS 13h30 às 18h30

DAS 18h00 às 22h00


Volta às aulas: (Para os alunos)

Dia 27 de Julho (quarta-feira)


“ Há de distinguir a verdadeira e a falsa impossibilidade. A verdadeira recorre dos nossos limites. A falsa decorre do Tabu e da Resignação ”

Celso Vasconcelos

(Mestre em Filosofia Da Educação)

domingo, 24 de julho de 2011

Projeto "A escola que a gente quer, depende do ambiente que a gente constrói" 2


Dando continuidade às nossas ações envolvendo a Diversidade e Cidadania,  retomaremos esse projeto com participação de outros atores 


Por motivos de configuração, publicamos o Projeto em outra página. Clique aqui para ler o Projeto na íntegra.








domingo, 10 de julho de 2011

Projeto: Uma Escola que lê


Projeto institucional – Uma Escola que Lê

Justificativa
O projeto de leitura da rede pública Estadual de Ensino, tem trazido uma oportunidade riquíssima aos professores e alunos de trabalhar leitura e interpretação textual de uma forma diversificada, o que representa um  grande avanço na educação, pois nem  sempre é possível  desenvolver essa prática de ensino na grade curricular. Trata-se de um projeto  a ser desenvolvido em duas horas/aula, em que se dará ênfase a ampliação de competência leitora  dos alunos do ensino fundamental.

O Projeto visa enfatizar a leitura de narrativas ficcionais que desperta a imaginação dos leitores, ampliando o repertório e despertando lhes o interesse pela leitura.
Diante dessa preocupação, a SEE, assumiu o compromisso com as escolas do ciclo II do Ensino Fundamental  com baixo IDESP, oferecendo livros com proposta a serem trabalhadas com as turmas que farão o Saresp.

O trabalho do professor dentro desse projeto será diferenciado, o mesmo deverá ler com e para os alunos, proporcionando situações em que deverão interpretar oralmente, discutir temas presentes no texto e interagir de forma construtiva e critica.

A EE DEP. GREGORIO BEZERRA atendendo um dos principais objetivos da Proposta Curricular de São Paulo que é a prioridade da competência leitora e escritora vem com esse projeto criar condições de fomento à leitura para todos os professores,  alunos do Fundamental II, equipe de funcionários e não só para os alunos que farão o Saresp.


“A literatura corresponde a uma necessidade universal que deve ser satisfeita sob pena de mutilar a personalidades, porque pelo fato de dar forma aos sentimentos e à visão do mundo, ela nos organiza, nos liberta do caos e portanto nos humaniza. Negar a fruição da literatura é mutilar a nossa humanidade” ( Antonio Candido – O Direito à literatura 1995 ).

Concordamos que a formação de um cidadão pleno apenas estará garantida se o individuo dominar um numero tal de gêneros de textos que lhe permitam interagir e participar de diferentes situações, seja do âmbito familiar, do trabalho, da política, das ciências e das manifestações culturais.

Sendo  assim,  esse projeto se justifica ao priorizar o desenvolvimento de competência leitora e escritora da Nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo, como também atender um dos princípios da Proposta Pedagógica da escola que tem como missão promover a educação de qualidade, onde todos os alunos avançam na capacidade de entender o mundo por meio de leitura e escrita  melhorando sua aprendizagem e permanência no âmbito escolar, visto que a nossa escola não atingiu as metas estabelecidas pelo IDESP/SARESP.






Objetivos:
- despertar o prazer da leitura e o desenvolvimento de capacidade de apreciação e réplicas;
- possibilitar diálogo do aluno leitor e equipe com o livro;
- prever acontecimentos de historia antes de ler, durante a leitura e após a leitura;
- registrar em diário de leitura (roteiros) para reflexão sobre a obra lida;
- despertar no aluno e na equipe um novo olhar  para a literatura (como parte da cultura de um povo);
- emitir opinião critica fundamentada sobre a temática do livro e socializar por meio de interação família e escola com comentários no blog da escola;
- incentivar o professor a ler, para ampliar seus conhecimentos e poder auxiliar o aluno no processo de ensino aprendizagem;
- conhecer as partes que compõem o livro de biografia e autobiografia criando espaço de reflexão sobre a escrita desse gênero;
- criar hábitos de apreciação de obras literárias e socializar informações por meio de diferentes linguagens e suportes.

Metas

- Desenvolver a competência leitora nos alunos favorecendo a aprendizagem, diminuindo a reprovação e a evasão escolar;
- Estimular a leitura por meio da otimização do acervo e do espaço da biblioteca, organizando junto com os professores a seleção de livros e suportes;
- Incentivar a leitura em casa junto às famílias durante as reuniões de pais, para um melhor desempenho em sala de aula;
- Assegurar, acompanhar e avaliar o horário de planejamento dentro da rotina para que os docentes possam preparar aulas envolvendo  leituras literárias.



Procedimentos metodológicos:

Realmente, para comunicar à criança os comportamentos que são típicos do leitor, é necessário que o professor os encarne em sala de aula, que proporcione a oportunidade a seus alunos de participar em atos de leitura que ele mesmo está realizando, que trave com eles uma relação de “leitor para leitor”. (Delia Lerner)

Para motivar a equipe e alunos despertando-lhes seus interesses, desafiando para leitura será preciso utilizar diversas modalidades entre outros procedimentos didáticos como: leitura silenciosa, leitura em voz alta, leitura programada, leitura compartilhada, leitura colaborativa, leitura dramatizada, roda de leitura e solicitaremos no 1° Bimestre a produção do Diário de Leitura para ser socializado no Blog da Escola.

 No 2° Bimestre as seleções do acervo serão diversificadas com diferentes temáticas  (questão ambiental, racial, gênero, adolescência,  prevenção e regras de convivência com a proposta de socialização no Blog por meio de cartas e textos de opinião).
No 3° Bimestre será organizado o horário na sala de leitura onde o professor possibilitará que os alunos façam suas próprias escolhas e lançaremos um desafio “competição” e o resultado será  divulgado no mural da escola com os nomes da turma e/ou alunos que mais freqüentaram a sala e os livros mais procurados.

No 4° Bimestre será a organização e sistematização do projeto por meio de sarau, apresentação de cordel, dramatização de leitura, oficina de história, socialização do projeto no Acessa Escola (livro online, webquest), tarde de autógrafo do livro autobiográfico.

As turmas participantes abordarão com maior ênfase um dos conteúdos do projeto de acordo com as necessidades de aprendizagem e a sequência de atividade para a realização do seu produto final.


Abordaremos estratégias de leitura: seleção, antecipação, inferência e verificação (antes da leitura, durante a leitura e depois da leitura). Proposta organizada pela CENP PROGRAMA BAIXO IDESP


- Com os professores no inicio do HTPC realizaremos leituras compartilhadas de textos e sugestões de leitura com diferentes procedimentos como: roda de leitura, ouvir cd com histórias e/ou poemas, permitindo que os mesmos se coloquem sobre sua historias de leituras.
- Aplicar um questionário que deve ser respondido pela equipe com questões – quantos livros você leu por mês? Qual tipo de livro que você gosta ou costumar ler? Qual o seu autor preferido? De que forma tem acesso aos livros? Quais são os motivos que impedem de ler? Costuma ir a biblioteca, livraria ou sebo?
- Tabular o resultado e apresentar para a equipe socializando no mural da escola e junto incluir como meta o aumento do índice de leitura na escola disponibilizando um sistema para empréstimo de livro na sala de leitura.
 Dando continuidade a formação dos professores como leitores literários, apresentaremos conteúdos de leitura - PROPÓSITOS e PROCEDIMENTOS DE LEITORES baseados nas estratégias apresentadas por  Kátia Lomba Brakling e Délia Lerner e apresentaremos o Projeto de Leitura e Produção de Texto “A Literatura na Sala de Aula” por meio de Power Point como também o acervo de LPT  para ser manuseado com sugestão de empréstimo, em seguida junto dos professores de LPT organizaremos o acervo para desenvolver o projeto “A ESCOLA QUE LÊ” enfatizando diferentes estratégias com toda as turmas do Fundamental II.

Os pais serão inseridos no projeto sempre nas reuniões de pais por meio de leituras compartilhadas e procedimentos de leitor da mesma forma que realizado com a equipe; questionário para ser respondido, tabulado e socializado, roda de leitura, roda de conversa, apreciação de obras literárias para que o mesmo entenda a importância e o valor da literatura no processo de humanização e aprendizagem.





Instrumentos de Avaliação:
O aluno será avaliado, continuamente, por meio de leituras e produções textuais individuais e em grupos, pesquisas e apresentação de seminários, de dramatizações, jogral, e textos para divulgação para os outros colegas.
Leituras socializadas para diferentes públicos: pais, professores, colegas de outras salas e funcionários da escola.

Produto Final
Webquest, Diário de leitura, livro online, murais com indicações literárias, sarau, livro autobiográfico.

Recursos necessários

- papel Kraft para registro coletivo
- papel sulfite A4
- cartucho de tinta preta, cartucho de tinta colorida ou toner para imprimir
- cópias para todos os alunos do diário de leitura
- caderno capa dura brochura (livro autobiográfica)
- lápis 6B
- tintas guaches coloridas e pretas (xelogravuras)
- papel colors 7 preto (mural)
- folha de fotografia
- papel Bright especial transfer 3 pacotes
- faixa para divulgação
- 50 livros Hugo Cabret



Breve comentário

Podemos citar como aspecto facilitador é o fato de já desenvolvermos projetos de leituras com os livros que são enviados para os alunos e sempre utilizamos a proposta de praticas de leituras da CENP, com o programa melhoria do IDESP. Trabalhamos com os livros: As distâncias das coisas, De Repente nas Profundezas do Bosque e a Invenção de Hugo Cabret no ano passado e nesse processo fomos ampliando a nossa forma de trabalhar com a literatura.
Outra questão facilitadora é cada aluno ter o seu livro, contar com outra ferramenta que é o programa Acessa Escola, e perceber a movimentação e integração de outros professores no trabalho com a leitura.
O maior desafio é romper com a cultura de não ter o habito de leitura em uma grande parte da comunidade e alguns profissionais resistentes ao trabalhar com essa modalidade organizativa.

Bibliografia:
Barbosa, Jacqueline. Trabalhando com os gêneros do discurso: Narrativa de enigma. 
São  Paulo: FTD, 2002. 

Revista Gestão Escolar, Edição 2009/Agosto/Setembro 2010.

Selznick, Brian. Invenção de Hugo Cabret. São Paulo. Edição Sn. 2007 - Roteiro elaborado pela CENP - O gênio do crime1 - João Carlos Marinho  (práticas de leituras).

ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Texto apresentado em Congresso realizado em maio de 2004.  

Candido, Antonio. Vários escritos: São Paulo: Duas cidades. 1995

Brakling, K.L. O papel da leitura feita pelo professor: A leitura sequenciada. Lerner, Delia. Lerner escrever na escola: O real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed. 2002

Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Língua Portuguesa /Coord. Maria Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008.

SANTOS, Jaqueline Flores. PROJETO APRENDENDO COM A LITERATURA. 2009. Disponível em: http://eedeputadogregoriobezerra.blogspot.com/2009_06_01_archive.html (acesso em 05/06/2011)






ANEXOS
Livros lidos

               A mulher do vizinho – Fernando Sabino
A Bolsa Amarela (Lygia Bojunga)
A Casa da madrinha (Lygia B.)
A corrente da Vida (Walcyr Carrasco)
A distância das Coisas (Flávio Carneiro)
A hora da Estrela (Clarice L.)
A ilha Perdida (Maria José Dupré)
Alice no País das Maravilhas (L.C. – Por Ruy Castro)
A mulher que matou os peixes (Clarice Lispector)
Comédias para se ler na Escola (Luis Fernando Veríssimo)
Contos Indígenas Brasileiros (Daniel Munduruku)
De repente nas Profundezas do Bosque (Amós Oz)
               Dom Casmurro – Machado de Assis

Me escreva tão logo possa (Marcos Antônio de Moraes)
Nas Ruas do Brás (Dráuzio Varella)
O Diário de Anne Frank (Otto H. Frank e Mirjam Pressler)
O Livro da Berenice (João Carlos Marinho)
O Genio do Crime (João Carlos Marinho)
O meu amigo Pintor (Lygia B.)
O Pintor – teatro (Lygia B.)
Os Colegas (Lygia Bojunga)
Os Meninos Morenos (Ziraldo)
               O navio negreiro – Castro Alves

Paisagem (Lygia Bojunga)
O Quinze (Rachel de Queiroz)
        P.S. Beijei;) (Adriana Falcão)
               Quase de verdade! ( Clarice Lispector)
               Quincas Borbas – Machado de Assis
              Memória Postuma – Machado de Assis
              Papeis avulsos – Machado de Assis
              Reinações de Narizinho vol. 1 e 2 (Monteiro Lobato)



COMO PRODUZIR O DIÁRIO DE LEITURA?
Em caderno ou matéria separada
Anote em formato de texto (diário)
Nome do livro e Autor
Data de início da leitura
Onde encontrou o livro
Como foi teu primeiro encontro com ele? O que sentiu? O que mais te chamou atenção? Capa? Título? O quê?
Breve resumo da história
O que mais gostou no livro
O que aprendeu com a leitura
Caso não tenha gostado de algo, registre o motivo.
Durante a leitura, o que você sentiu? Lembrou de algo? Filme? Livro? Trecho da sua vida? Compare.
A leitura foi difícil ou fácil? Por quê?
Indicaria o livro para alguém? Por quê?                

sábado, 9 de julho de 2011

Diploma e Histórico do Telecurso TEC


Comunicado aos alunos que concluíram o Curso Gestão de Pequenas Empresas em 2009. Os diplomas e históricos já estão disponíveis para serem retirados na Secretaria da escola.
Abaixo, a relação dos alunos:


Bianca Alves Pereira
Gislaine Tavares dos Santos
Jennifer Kelly Santos Silva
Marcelo Henrique A. Lopes do Nascimento
Nadjane Julião Oliveira
Patricia Pereira Teixeira
Priscila Ramos Mota
Sabrina Alves Pereira
 
Daiana Iracema da Silva
Daiane A. Lima de Santana
Gabriela Barbosa da Silva
Giselle Cristine de Aquino Eulalio
Juliana Arebalo Santos
Manoela Macedo de Carvalho
Renata Pereira de Melo
Richard Xavier de Sousa
Wellington Barbosa Ribeiro
 
Renato Sieg Rodrigues de Oliveira
 
Qualquer dúvida, entrem em contato.
 
Endereço da escola: Av. Afranio Peixoto, 281. Vila Paulina, Diadema, SP
cep: 09971-360
Telefone: 4059-4900

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Reunião de Pais

Reunião de Pais:
Entrega de Notas e Faltas do 2º Bimestre

Sexta-Feira: 08 de Julho de 2011

Manhã: 10h30

Tarde: 15h30

Noite: 19h30

Não deixe de acompanhar o rendimento escolar do seu filho! Sua presença é muito importante!




E.E. DEPUTADO GREGÓRIO BEZERRA
PAUTA DA REUNIÃO DE PAIS DIA 08/07/2011

1º REGIMENTO ESCOLAR
• Horário de entrada 07h00 - manhã
• Horário de entrada 13h00 - tarde
• Horário de entrada 19h00 - noite
• Salientar a questão da pontualidade dos alunos na questão da entrada na
escola é importante para organização da escola;
• Alunos que ficam no portão e não entram esperando colegas para irem a
outros lugares.
• Todas as disciplinas do ensino do ensino fundamental (8ª série) médio
reprovam individualmente, por este motivo faremos ao longo do
bimestre um trabalho de recuperação paralela com vários tipos de
avaliações;
• Indisciplina e conversas paralelas atrapalham o bom andamento das
atividades em sala e prejudicam aprendizagem;
• Ficar fora da sala ou em outra sala nas trocas das aulas acarretam faltas e
podem levar a reprovação;
• Vestimentas adequadas para frequentar as aulas;
• Celular e aparelhos eletrônico ( Proibição Decreto LEI nº 12730);
• Proibição Fumar em ambientes fechado.

2º PARTICIPAÇÃO
• Projetos “A escola que lê” será desenvolvido ao longo do 2º semestre
para desenvolver as competências leitoras e escritoras dos nossos alunos
para melhorar os níveis de proficiências;
• Participação na Recuperação em horários diferenciados de Português
com as professoras Amanda e Maria de Fátima e Matemática com
a professora Dalila qualquer dúvida procurar a Coordenação, a
participação dos alunos indicados é de suma importância;
• Olimpíada de Matemática I Fase no dia 16/08 para todos os alunos;
• IV Conferência do Meio Ambiente no dia 17/09 participação de todos
para melhorar a compreensão da conservação do meio ambiente;
3º DIREITOS E DEVERES
4º CONSERVAÇÃO DO PARTRIMONIO ESCOLAR – As mesas e cadeiras estão
danificadas e podem vir a faltar e prejudicará todos os alunos;
5º LIÇÃO DE CASA – estimular os alunos em casa a desenvolver as atividades
solicitadas nos cadernos dos alunos e as dos professores.
6º RENDIMENTO ESCOLAR: Cadernos dos alunos e materiais diversos não estão
trazendo o que dificulta o desenvolvimento das atividades em sala de aula;
7º CONSELHEIRO TUTELAR é responsabilidade da escola informar para
casos de omissão dos responsáveis sobre indisciplina, frequência irregular e não
desenvolvimento das atividades propostas pela escola.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...