sexta-feira, 29 de abril de 2011

SEQUENCIADA: MEIO AMBIENTE, CONHECER PARA MELHOR CUIDAR

 Dando continuidade ao trabalho envolvendo a temática ambiental que vem sendo desenvolvido na Escola, essa sequenciada dará oportunidade para o desenvolvimento de outras atividades relacionadas ao tema “Meio Ambiente”.

Conhecendo para melhor cuidar."
Sequência de atividades a serem desenvolvidas na primeira semana de maio: de 02 a 06. Com exibição de filme, documentários e leitura de textos para conscientizar os alunos sobre as mudanças ocorridas no planeta e incentivá-los a refletir como cidadãos responsáveis pelo local onde vivem. 

CRONOGRAMA


·         DIA 03 DE MAIO (terça – feira)
1ª aula: Organização e chamada das turmas
Início do Filme nas salas 3 e 4  “O dia depois de amanhã”

5ª e 6ª aulas: Sinopse do filme “O dia depois de amanhã”
                     Análise do filme e questões

·         DIA 04 DE MAIO (quarta-feira)
1ª e 2ª aulas: Leitura e reflexão do texto “Aquecimento Global  mudanças de Hábitos”
3ª e 4ª aulas: Documentário: “Mudanças do Clima, mudanças de Vida”
·         Trabalho com expressões de imagens da Terra


******

Sinopse

O Dia Depois de Amanhã

(Day After Tomorrow, The, 2004) • Direção: Roland Emmerich
• Roteiro: Roland Emmerich (argumento e roteiro), Jeffrey Nachmanoff (roteiro)
• Gênero: Ação/Aventura/Ficção Científica
• Origem: Estados Unidos
• Duração: 124 minutos
• Tipo: Longa-metragem

Sinopse: Dennis Quaid é o climatologista Jack Hall que desenvolve a teoria que, com o aquecimento global, as calotas polares derreterão e alterarão o fluxo das correntes marítimas, principalmente aquelas que amenizam o clima no Hemisfério Norte. Seus esforços para convencer dirigentes mundiais são em vão e sua teoria vira realidade mais cedo do que se esperava: uma catátrofe meteorológica.

*****



Nunca se deu tanta importância aos assuntos relacionados ao aquecimento global como nos últimos anos. Esse tema tem estado presente nos discursos de governantes, ambientalistas, economistas, cientistas, estudantes, enfim, em todos os setores da sociedade moderna.

Há décadas pesquisadores alertavam que o planeta sentiria no futuro o impacto do descuido do homem com o ambiente. As catástrofes causadas pelo aquecimento global se tornaram realidades presentes em todos os continentes do mundo.

O aquecimento global refere-se, de forma simplificada, ao aumento da temperatura média do planeta, que se verificou nas décadas mais recentes e à possibilidade da sua continuação durante o corrente século. Ainda é objeto de muitos debates entre os cientistas se as causas desse aumento são naturais ou antropogênicas, embora muitos meteorologistas e climatólogos tenham recentemente afirmado que consideram provada a influência da ação humana na ocorrência do fenômeno.

Há diversas evidências de que a temperatura global aumentou. Os termômetros subiram 0,6°C entre meados do século XIX e o início do século XXI - desses, 0,5°C apenas nos últimos 50 anos. Outra evidência é a elevação de 10 cm a 20 cm no nível dos oceanos nesse período. Além disso, as regiões glaciais do planeta estão diminuindo: em algumas zonas do Ártico, por exemplo, a cobertura de gelo encolheu até 40% em décadas recentes. Cientistas também consideram prova do aquecimento global a diferença de temperatura entre a superfície terrestre e a troposfera - zona atmosférica mais próxima do solo.

O IPCC - Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas - estabelecido pelas Nações Unidas e pela Organização Meteorológica Mundial em 1988, em seu relatório mais recente, afirma que a maioria do aquecimento observado durante os últimos 50 anos deve-se muito provavelmente ao efeito estufa, causado pelo aumento nas concentrações de gases estufa de origem antropogênica.

Assim, um quadro que até recentemente parecia impensável tornou-se realidade na forma de um desafio que exige não apenas conhecimento e tecnologia para solucioná-lo, mas também uma mudança de hábitos de toda humanidade em relação ao meio ambiente. Se ainda não se consegue uma solução definitiva que cesse ou ao menos diminua o ritmo do aquecimento global, urge que utilizemos os recursos naturais de forma mais racional e eficiente.

Cientistas e engenheiros defendem que a solução para o aquecimento global exagerado está no desenvolvimento de tecnologias energéticas que emitam menos dióxido de carbono.
As ações governamentais e as ações da indústria nesse sentido são, sem dúvida alguma, imprescindíveis, mas a colaboração de cada ser humano é de suma importância, uma vez que esse combate pode começar dentro de nossas próprias casas. Ações simples em nosso cotidiano podem colaborar consideravelmente para reduzir a emissão de gases estufa, notadamente aqueles gerados pelo consumo de combustíveis fósseis. Eis algumas dessas ações:
  • ·         plantar árvores;
  • ·         evitar banhos demorados;
  • ·         desligar aparelhos eletrônicos, quando estes não estiverem em uso;
  • ·         reciclar o lixo doméstico;
  • ·         ir caminhando ao supermercado ou padaria em vez de ir de carro;
  • ·         fazer rodízio de carro com os vizinhos que vão para um mesmo lugar;
  • ·         trocar lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes;
  • ·         evitar o desperdício de água potável;
  • ·         ao sair de um cômodo apague a luz;
  • ·         utilize mais o transporte coletivo e menos o individual;
  • ·         regule os motores dos veículos para reduzir e melhorar as emissões de gases, entre tantas outras.
Tais ações não implicam necessariamente em redução de conforto, porque o que se pretende com estas ações é utilizar a energia e os recursos disponíveis de forma eficiente, ou seja, utilizar menos para se obter o mesmo serviço. Implicam sim, um senso de responsabilidade para com o meio ambiente e com aquilo que ficará para as próximas gerações. Temos o domínio sobre a natureza, mas também a responsabilidade de cuidar dela.

Referências Bibliográficas

BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano, compaixão pela terra.
Petrópolis: Vozes, 1999.

BRANCO, Samuel Murgel. Energia e meio ambiente. 2. ed. São Paulo: moderna, 2004. p. 14-15 (Coleção Polêmica)

Consórcio CDS/UnB - Abipti - Ciência & Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável, Brasília, 2000.

IDEC. Consumo Sustentável - Manual de Educação. Brasília. 2002.

WALDMAN, Mauricio, SCHNEIDER, Dan. Guia ecológico domestico.
São Paulo: Contexto, 2003. p. 76/85.




EE Deputado Gregório Bezerra - 25 anos

Vídeo elaborado por alunas da 8ª A (2011) em homenagem aos 25 anos da EE deputado Gregório Bezerra. Comemorado no dia 09 de abril de 2011.
Parabéns, Gregório!



quarta-feira, 27 de abril de 2011

Comunicado: Conselho de Classe e Série

Srs. Pais, Responsaveis e Alunos
Amanhã (dia 28 de Abril de 2011) não haverá aula para o Ensino Fundamental.
Motivo: Conselho de Classe e Série.
Vale lembrar que o Conselho é Participativo, ou seja, Pais e Alunos podem participar juntamente com os professores!
ESTAMOS ESPERANDO VOCÊS...
Horário normal
Manhã: 7h00 - 11h30
Tarde: 13h00 - 18h20

___________________________

Conselho de Classe Participativo


A Regional de Ensino de Palmas tem desenvolvido ações relevantes para a efetivação do Conselho de Classe Participativo. Visa à construção de um processo de ação integradora e transformadora, através da reflexão e análise coletiva do processo de ensino e aprendizagem.

O Conselho de Classe Participativo é uma oportunidade de refletir sobre a aprendizagem dos alunos e o processo de ensino. Seu objetivo é favorecer uma avaliação mais completa do aluno e do próprio trabalho docente, proporcionando um espaço de reflexão coletiva sobre o trabalho que está sendo realizado, possibilitando a tomada de decisão para um novo fazer pedagógico, favorecendo mudanças para estratégias mais adequadas em atender os diferentes ritmos de aprendizagem de cada turma e/ou aluno. Mais do que decidir se os alunos serão aprovados ou não, trata-se de uma autoavaliação. Nesta são retratados os pontos positivos e as fragilidades no que tange ao processo avaliativo e de aprendizagem.

Uma experiência

Ao desenvolver o Conselho de Classe Participativo, a unidade escolar favorece a integração entre professor, aluno e família; torna a avaliação mais dinâmica, coesa e reflexiva; conscientiza o aluno sobre a importância do ensino e qual o seu papel neste processo, ressaltando os direitos e deveres do educando; intensifica o feedback e a elaboração coletiva do plano de intervenção tão necessário ao processo educativo.

domingo, 24 de abril de 2011

Atividade de História (Absolutismo)

Caros alunos da 2ª série do Ensino Médio, já está disponível aqui no blog o texto para download e os exercícios sobre o tema "absolutismo", fornecidos pelo Professor Mário.
Para baixar, clique aqui.

Qualquer dúvida, deixe seu comentário que tentaremos esclarecer!

Boa Sorte!
(Professor Mário)

Fuvest 2011

A Universidade de São Paulo (USP) em conjunto com o Conselho de Graduação, aprovou as mudanças no vestibular da Fuvest, 2011 para facilitar o acesso à universidade aos alunos da rede pública de ensino. 

Confira o critério de bonificação de estudantes de escolas públicas, o Inclusp terá um aumento no bônus dos atuais 12% para 15% a mais na nota - dependendo do desempenho nas duas provas de vestibular que o aluno poderá fazer durante o Ensino Médio. 

O Inclusp garantia uma bonificação automática de 3% para alunos da rede pública, o que não vai existir no vestibular 2012. 

O novo bônus de 15% será atingido com duas provas seriadas. O aluno poderá fazer o vestibular no 2º ano como treineiro e somar até 5% de bônus.Quando fizer o vestibular, no terceiro ano, poderá somar mais 10% de benefício com sua pontuação da primeira fase. Para quem realizar a prova somente no 3º ano, o teto será de 15%.
Em uma nova reunião a Fuvest irá discutir novas propostas de mudanças da prova, entre as quais prevê que a nota da primeira fase tenha peso na nota final.

(Professor Mário - História)

sexta-feira, 22 de abril de 2011

VI PRÊMIO ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO


Inscrições até 31 de maio de 2011
Participe e divulgue!













O Prêmio prevê seis categorias artísticas: Esculturas/instalações; Pinturas e ilustrações; Fotografias; Poesias; Contos e crônicas; e Vídeos.



Serão premiados os três primeiros colocados em cada categoria (com dedução de impostos): R$ 2 mil para o 1º lugar; R$ 1,5 mil para o 2º lugar; e R$ 1 mil para o terceiro colocado.Os demais, até o 10º lugar, receberão certificados de Menção Honrosa.
O prêmio Arthur Bispo do Rosário homenageia o sergipano que viveu cinco décadas como interno, diagnosticado como esquizofrênico, na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, RJ.
No início dos anos 60, Bispo do Rosário trabalhou como um "faz tudo" em uma clínica pediátrica, morando isolado no sótão, e desenvolveu grande parte de sua produção artística. Em 1969, voltou para a Colônia, onde ficou até sua morte, em 1989.
Sua história mostra que, mesmo em condições adversas, ele pôde provar com sua arte a capacidade criadora do ser humano. Este também é o objetivo do concurso, aberto a todos que, direta ou indiretamente utilizaram serviços de Saúde Mental nos CAPS, nos Centros de Convivência, nos atendimentos psicológicos ou psiquiátricos das UBS, por exemplo.
Navegue pelo site www.crpsp.org.br/premio para saber como participar, os prazos para inscrição de trabalho, entre outras informações.
Consulte também: eventos02@crpsp.org.br; tel.: (11) 3061-9494, ramais 111, 130, 137 e 317.


domingo, 17 de abril de 2011

De quem é a culpa?



Há quem diga que estamos vivendo um caos. O caos não é isolado, vivemos uma época difícil em todo o sistema educacional.  Encontrar o culpado para todos os problemas não vai eliminá-lo de forma alguma. Precisamos unir forças, assumir responsabilidades e apagar o incêndio!
É muito mais produtivo que empurrar os problemas para o outro.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...