sexta-feira, 29 de abril de 2011

SEQUENCIADA: MEIO AMBIENTE, CONHECER PARA MELHOR CUIDAR

 Dando continuidade ao trabalho envolvendo a temática ambiental que vem sendo desenvolvido na Escola, essa sequenciada dará oportunidade para o desenvolvimento de outras atividades relacionadas ao tema “Meio Ambiente”.

Conhecendo para melhor cuidar."
Sequência de atividades a serem desenvolvidas na primeira semana de maio: de 02 a 06. Com exibição de filme, documentários e leitura de textos para conscientizar os alunos sobre as mudanças ocorridas no planeta e incentivá-los a refletir como cidadãos responsáveis pelo local onde vivem. 

CRONOGRAMA


·         DIA 03 DE MAIO (terça – feira)
1ª aula: Organização e chamada das turmas
Início do Filme nas salas 3 e 4  “O dia depois de amanhã”

5ª e 6ª aulas: Sinopse do filme “O dia depois de amanhã”
                     Análise do filme e questões

·         DIA 04 DE MAIO (quarta-feira)
1ª e 2ª aulas: Leitura e reflexão do texto “Aquecimento Global  mudanças de Hábitos”
3ª e 4ª aulas: Documentário: “Mudanças do Clima, mudanças de Vida”
·         Trabalho com expressões de imagens da Terra


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Sinopse

O Dia Depois de Amanhã

(Day After Tomorrow, The, 2004) • Direção: Roland Emmerich
• Roteiro: Roland Emmerich (argumento e roteiro), Jeffrey Nachmanoff (roteiro)
• Gênero: Ação/Aventura/Ficção Científica
• Origem: Estados Unidos
• Duração: 124 minutos
• Tipo: Longa-metragem

Sinopse: Dennis Quaid é o climatologista Jack Hall que desenvolve a teoria que, com o aquecimento global, as calotas polares derreterão e alterarão o fluxo das correntes marítimas, principalmente aquelas que amenizam o clima no Hemisfério Norte. Seus esforços para convencer dirigentes mundiais são em vão e sua teoria vira realidade mais cedo do que se esperava: uma catátrofe meteorológica.

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Nunca se deu tanta importância aos assuntos relacionados ao aquecimento global como nos últimos anos. Esse tema tem estado presente nos discursos de governantes, ambientalistas, economistas, cientistas, estudantes, enfim, em todos os setores da sociedade moderna.

Há décadas pesquisadores alertavam que o planeta sentiria no futuro o impacto do descuido do homem com o ambiente. As catástrofes causadas pelo aquecimento global se tornaram realidades presentes em todos os continentes do mundo.

O aquecimento global refere-se, de forma simplificada, ao aumento da temperatura média do planeta, que se verificou nas décadas mais recentes e à possibilidade da sua continuação durante o corrente século. Ainda é objeto de muitos debates entre os cientistas se as causas desse aumento são naturais ou antropogênicas, embora muitos meteorologistas e climatólogos tenham recentemente afirmado que consideram provada a influência da ação humana na ocorrência do fenômeno.

Há diversas evidências de que a temperatura global aumentou. Os termômetros subiram 0,6°C entre meados do século XIX e o início do século XXI - desses, 0,5°C apenas nos últimos 50 anos. Outra evidência é a elevação de 10 cm a 20 cm no nível dos oceanos nesse período. Além disso, as regiões glaciais do planeta estão diminuindo: em algumas zonas do Ártico, por exemplo, a cobertura de gelo encolheu até 40% em décadas recentes. Cientistas também consideram prova do aquecimento global a diferença de temperatura entre a superfície terrestre e a troposfera - zona atmosférica mais próxima do solo.

O IPCC - Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas - estabelecido pelas Nações Unidas e pela Organização Meteorológica Mundial em 1988, em seu relatório mais recente, afirma que a maioria do aquecimento observado durante os últimos 50 anos deve-se muito provavelmente ao efeito estufa, causado pelo aumento nas concentrações de gases estufa de origem antropogênica.

Assim, um quadro que até recentemente parecia impensável tornou-se realidade na forma de um desafio que exige não apenas conhecimento e tecnologia para solucioná-lo, mas também uma mudança de hábitos de toda humanidade em relação ao meio ambiente. Se ainda não se consegue uma solução definitiva que cesse ou ao menos diminua o ritmo do aquecimento global, urge que utilizemos os recursos naturais de forma mais racional e eficiente.

Cientistas e engenheiros defendem que a solução para o aquecimento global exagerado está no desenvolvimento de tecnologias energéticas que emitam menos dióxido de carbono.
As ações governamentais e as ações da indústria nesse sentido são, sem dúvida alguma, imprescindíveis, mas a colaboração de cada ser humano é de suma importância, uma vez que esse combate pode começar dentro de nossas próprias casas. Ações simples em nosso cotidiano podem colaborar consideravelmente para reduzir a emissão de gases estufa, notadamente aqueles gerados pelo consumo de combustíveis fósseis. Eis algumas dessas ações:
  • ·         plantar árvores;
  • ·         evitar banhos demorados;
  • ·         desligar aparelhos eletrônicos, quando estes não estiverem em uso;
  • ·         reciclar o lixo doméstico;
  • ·         ir caminhando ao supermercado ou padaria em vez de ir de carro;
  • ·         fazer rodízio de carro com os vizinhos que vão para um mesmo lugar;
  • ·         trocar lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes;
  • ·         evitar o desperdício de água potável;
  • ·         ao sair de um cômodo apague a luz;
  • ·         utilize mais o transporte coletivo e menos o individual;
  • ·         regule os motores dos veículos para reduzir e melhorar as emissões de gases, entre tantas outras.
Tais ações não implicam necessariamente em redução de conforto, porque o que se pretende com estas ações é utilizar a energia e os recursos disponíveis de forma eficiente, ou seja, utilizar menos para se obter o mesmo serviço. Implicam sim, um senso de responsabilidade para com o meio ambiente e com aquilo que ficará para as próximas gerações. Temos o domínio sobre a natureza, mas também a responsabilidade de cuidar dela.

Referências Bibliográficas

BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano, compaixão pela terra.
Petrópolis: Vozes, 1999.

BRANCO, Samuel Murgel. Energia e meio ambiente. 2. ed. São Paulo: moderna, 2004. p. 14-15 (Coleção Polêmica)

Consórcio CDS/UnB - Abipti - Ciência & Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável, Brasília, 2000.

IDEC. Consumo Sustentável - Manual de Educação. Brasília. 2002.

WALDMAN, Mauricio, SCHNEIDER, Dan. Guia ecológico domestico.
São Paulo: Contexto, 2003. p. 76/85.




2 comentários:

  1. A escola gregorio bezerra é muito poluida,por causa dos alunos e do lixo.Os alunos destroi muitas coisas como:cadeiras,mesas,janelas etc...
    No refeitorio os alunos jogam:papel de bala,papel de cachorro-quente,papel de pirulito etc...
    E tambem tem guerras de frutas com os alunos.
    Na sala os meninos aranca papeis do cadernos para fazer guerrinha de papeis e muitas brigas.
    Se os alunos não fazesse tanta bagunça e nao jogasse tanto lixo a gente estaria muito felizes .
    5C ass:Mysla,Matheus e Joel

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  2. eu gosto muito do meio ambiente,inclusive nossa
    escola gregorio bezerra esta nesse bimestre
    trabalhando o meio ambiente.nos estamos fazendo
    cartazes,ponfletos etc...nos aprendemos que nao pode jogar papel no chao,cortar arvores,etc...
    na minha sala alguns nao aprenderao mas nao inpoira o importante e que a maioria aprendeu e algum dia eles apenderao.

    ass:leticia de oliveira
    e ellem caroline série;5c

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