Coordenador: Gestão Escolar
Coordenadores do projeto:
Prof. Helio Ramos de Oliveira - Ciências
Prof. Gerson Ribas – Educação Física
Prof.ª Terezinha Gomes da Rocha - Português
Prof.ª Ana Maria dos Santos – Matemática
Professores:
Todos os professores do Ensino fundamental
Colaboradores da UNIFESP:
Carolina Vautier Teixeira Giongo
A E.E. Deputado Gregório Bezerra está inserida na Vila Paulina, e atende a comunidade do Bairro Eldorado todo: Sítio Joaninha, Jardim Ivone, Ponto Certo, Sapopemba, Jardim Mata Virgem(São Paulo). Sentimos a necessidade de oferecer, na prática, o conhecimento de técnicas de cultivo em estufa na produção da olericultura orgânica
Com a finalidade de Conhecer a técnica de cultivo em estufa na produção da olericultura orgânica, produzir hortaliças de qualidade e sem presença de agrotóxicos este projeto será de grande valia no entendimento sobre inclusão social, uso racional da água e dos recursos naturais, uso e ocupação do solo, gerenciamento de resíduos, saúde pública e empreendedorismo já que após aprender as técnicas poderão executá-las e obter renda.
Com o Projeto “Estufa Familiar Urbana – Alimentação e Cidadania” conseguiremos o melhor aproveitamento de área do entorno do prédio, que encontra-se em ociosidade para a prática da agricultura sustentável com a participação dos alunos e da comunidade, orientados pelos docentes e direção, que receberão orientações técnica de estagiários UNIFESP.
Espaço utilizado para a construção da estufa |
Estufa Familiar Urbana - Alimentação e Cidadania
O uso das estufas é uma atividade recente na agricultura brasileira, disseminaram-se nos últimos dez anos, e tudo indica que deve crescer muito, , tudo o que se planta debaixo de uma estufa nasce e cresce saudável, com certeza de colheita, não importa o tempo lá fora.
Este projeto visa implantar e implementar cultivo dentro de estufa, onde tudo é “administrável ” e sob controle, seja a água, a insolação, o controle de pragas e doenças, o ventos, o frio ou o calor.
O plantio em estufa faz lembrar uma indústria, com sua produção em escala, tudo com data certa para fazer, onde tudo é previsível. Sobrevindo uma chuva muito forte com granizo, ou geada.
Exclusivamente por conta de diferenciais: como qualidade de apresentação, garantias de homogeneidade no preparo, de entrega constante, de não uso de agrotóxico.
Objetivos
Implantar as técnicas de cultivo em estufa (Plasticultura) em um de seus espaços para desenvolver e habilitar seus alunos e a comunidade do entorno a dispor desta técnica de cultivo que diminui o espaço e o tempo de cultivo.
Além de conhecimento da técnica e melhor aproveitamento de espaços pretende-se ainda utilizar a produção como complemento de refeições, com hortaliças produzidas organicamente e ainda embelezamento do entorno da escola, com mudas arbóreas e floríferas produzidas nas estufas.
—Apresentação do Tema:
As estufas tem uma função social muito significativa, pois promove a cooperação de todos os envolvidos em todas as suas fases e por isso iremos formar grupos interdisciplinar para trabalhar os vários aspectos presentes durante todas as fases do processo.
Os alunos foram separados em grupos sendo responsável pela implantação e implementação das estufas como parte de construção e pela divulgação e marketing das diversas fases do projeto Divulgação do nome as placas de identificação buscar as pessoas que podem auxiliar e apoiar o projeto
Há diferentes disciplinas envolvidas, listamos alguns conteúdos por área:
Língua Portuguesa: Sistematização de pesquisa e registro; histórias em quadrinhos sobre a importância do projeto pra todos.
Ciências: Plantio e análise de desenvolvimento de cada espécie.
Educação Física: Alimentação saudável x prática de esportes.
Artes: Planta das estufas e ilustrações de histórias em quadrinhos sobre a importância do projeto pra todos.
Matemática: Construção de gráficos com estimativa do tempo e cálculo de área de plantio.
História: O surgimento e o desenvolvimento da agricultura no Brasil.
Geografia: localização e habitat natural de espécies cultiváveis em estufas.