quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Premiação para alunos com melhor desempenho no Saresp 2011

Para quem achava até agora que não havia vantagem/benefício em realizar a Prova do SARESP, já tem uma motivação a mais além de testar seus conhecimento!
Os alunos do Ensino Médio com melhor desempenho na Avaliação ganharão um Notebook!

Leia a Notícia na íntegra, clicando no link abaixo!

Doze mil notebooks serão distribuídos para os alunos com melhor desempenho no Saresp



Cerca de 400 mil estudantes da 3ª série do Ensino Médio de escolas da rede estadual poderão concorrer a cerca de 12 mil computadores
Premiação tem como objetivo incentivar maior participação e envolvimento no exame, que será em 29 e 30 de novembro
A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo vai premiar com cerca de 12 mil notebooks os alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual que obtiverem o melhor desempenho na prova deste ano do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). A iniciativa é inédita e visa incentivar uma maior participação e envolvimento dos estudantes no exame, cujos resultados permitem uma análise mais detalhada sobre a situação da escolaridade na rede pública paulista e servem de base para orientar as políticas voltadas à melhoria da qualidade do ensino.
A premiação contemplará os melhores desempenhos em dois grupos, entre os alunos do período diurno (manhã e tarde) e os do noturno de uma mesma unidade de ensino. Cada escola receberá um número de notebooks equivalente ao de classes de 3ª série do Ensino Médio que possui.
Cerca de 400 mil estudantes da 3ª série do Ensino Médio poderão, com sua participação no exame, concorrer aos prêmios. Serão contemplados os que obtiverem as maiores médias em língua portuguesa e matemática entre as turmas do mesmo período, desde que participem de todas as provas dos dois dias do exame e concluam o Ensino Médio. Os critérios de desempate e outros detalhes serão divulgados por meio da resolução que regulamenta a premiação, que será publicada no “Diário Oficial” do Estado nos próximos dias. Os resultados deverão ser divulgados no primeiro semestre de 2012 e a entrega dos prêmios ocorrerá regionalmente, organizada pelas diretorias de ensino e escolas.
Saresp 2011
Este ano, cerca de 2,3 milhões de estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio participarão das provas Saresp nos dias 29 e 30 de novembro. Participarão alunos de 5.043 escolas estaduais, 3.328 municipais, 226 particulares e 139 técnicas do Centro Paula Souza.
Assim como nos anos anteriores, o Governo do Estado custeará as despesas referentes à aplicação da avaliação nas escolas municipais cujas prefeituras firmaram convênio com a Secretaria de Estado da Educação. No caso das escolas particulares e das ETECs, o custo será arcado pelas próprias instituições.
O Saresp é uma avaliação realizada pela Secretaria da Educação desde 1996, com o objetivo de fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública de ensino paulista, a fim de orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.
A partir dos resultados do Saresp, é calculado o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) de todos os níveis de ensino de cada escola da rede estadual e suas respectivas metas para o ano seguinte. Cada secretaria municipal também poderá utilizar os dados fornecidos para criar indicadores e estipular metas conforme seus próprios critérios.
O Idesp é aferido a partir dos indicadores de desempenho e de fluxo. O desempenho é medido por meio da proporção dos alunos em cada nível de proficiência, avaliado pelo Saresp. Já o fluxo é mensurado pela taxa de aprovação média de cada ciclo.
Prova
A prova, a ser realizada nos dias 29 e 30 de novembro, é voltada a estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual, além de alunos de escolas técnicas do Centro Paula Souza, municipais e particulares que aderiram à avaliação. O objetivo é aferir o domínio das competências e habilidades básicas em língua portuguesa e matemática previstas para o término de cada ano/série. Também serão aplicadas avaliações de história e geografia para alunos dos 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual.
Para o 3º ano do Ensino Fundamental, as perguntas de língua portuguesa e matemática serão abertas. Para os 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e para a 3ª série do Ensino Médio, as questões para cada disciplina avaliada serão de múltipla escolha.
Também haverá uma proposta de redação para uma amostra de turmas dos 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e das 3ª séries do Ensino Médio de cada rede de ensino. O tema da redação para o 5º ano será uma carta de leitor. Para o 7º ano será uma narrativa de aventura e para o 9º ano e a 3ª série do Ensino Médio, um artigo de opinião.
Serão aplicados diferentes tipos de cadernos de prova para cada um dos anos/séries e respectivas disciplinas. As provas serão realizadas nos três períodos (manhã, tarde e noite), no horário de início regular das aulas, e terão duração de duas horas e 30 minutos, acrescida de uma hora para os alunos que fizerem redação. Para os alunos com deficiência também será acrescida mais uma hora.


terça-feira, 1 de novembro de 2011

RELATÓRIO RECUPERAÇÃO PARALELA DE MATEMÁTICA 02/2011



No dia 27 de agosto deste ano deu-se início ao processo de recuperação paralela de matemática, para os alunos da do 7ºano, a recuperação foi destinada a 40 alunos, divididos em dois grupos, compostos por um conjunto de alunos de cada sala, que foram indicados pelos professores de matemática da classe, o critério de escolha foi alunos que apresentaram dificuldades ao longo do semestre anterior, e avaliação diagnostica com a professora de reforço.
Durante todo o bimestre os alunos participaram do processo, realizando atividades  de acordo com o plano a seguir:

Tividades realizadas
·         Resolução das quatro operações
·         Tabuada
·         Problemas envolvendo as quatro operações


·         Cálculo Multiplicação e Divisão e o com dois números na chave

·         Cálculos envolvendo Potências
Propriedades da potência
·         Quociente
·         Produto
·         Potência de uma potência
·         Produto de dois ou mais números
·         Cálculos com adição de 3 ou mais  números inteiros


·         Subtração com números inteiros.
·         Cálculos de multiplicação com números inteiros
·          Divisão com números inteiros

Foi utilizado  livros da + matemática volume 2 e 3 da SEE,e outras atividades de apoio,retiradas do livro didático A conquista da matemática 6º e7ºano ,os alunos faziam atividades individualmente com o acompanhamento costante da professora e em outros momento trabalhavam em grupos  ou duplas ,para que alem de ajudar uns aos outros pudessemos trabalhar a timidez ,a cooperação e o coletivo como todo.Os alunos receberam da escola um caderno para resolução de exercicios em sala de aula ,o mesmo permanecia na escola com a professora e em dias alternados,levavam o mesmo para casa para desenvolver atividades e dar ciencia aos pais da evolução do aluno que era cada dia mais notável.
O livro + matemática tráz planos de aula muito bem elaborados  e foi muito bem aceito pelos alunos que aprediam enquanto se divertiam com as brincadeiras proposta pelo volume 3 da coleção como o jogo do vai e vem,calculando erros,os caminhos da casa de Marcelo.Uma maneira divertida de se trabalhar com os números inteiros.
De um modo geral houve grande evolução entre todos os alunos atendidos pelo projeto,alguns se destacaram rapidamente se apropriando do conhecimento com maior facilidade,acredito que isso se deu devido ao acompanhamento mais individualizado que projetos como esse podem  proporcionar,outros apresentaram evolução satisfatória embora  inicialmente se fazia necessária a intervenção  constante da professora auxiliando nas atividades.
                Os alunos não apresentaram nenhum tipo de rejeição ao projeto, houve presença bastante efetiva por parte dos mesmos,e as aulas eram bem proveitosas,por várias vezes alguns alunos pediam auxílio sobre algum conteúdo da disciplina que estava sendo trabalhado em sala  e que por timidez eles  não perguntavam na sala de ensino regular.Aprendi então que o processo de recuperação paralela permite não só recuperar o que o aluno não conseguiu absorver no tempo previsto ,como também auxiliar para que não reste dúvidas sobre o conhecimento que ele está construindo agora.

"Ninguém sabe tanto que não possa aprender,
Nem tão pouco que não possa ensinar. " Isaac Newton
 Obrigada pela oportunidade de aprendermos juntos.
                                                                            Professora Dalila

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Aconteceu! Outubro Literário!


Projeto : “ UMA ESCOLA QUE LÊ “
“ A gente não aprende a ler, a gente se contamina”
                                                                                                     (JF)

E. E. Deputado Gregório Bezerra

Diretora D. Raquel Rodrigues do PradoOrganizadora do PROJETO UMA  ESCOLA  QUE  LÊ

                Prof. Dirce Hiroko Taira ARTE trabalho em andamento.




 Processo: “Os pequenos escritores de hoje e amanhã”

Professora Terezinha Gomes da Rocha – Língua Portuguesa 

Teens : Pouca idade... muitas palavras

7º ano – Premiação de destaque -  kit de livros para continuar lendo muito. 
Alunas que gostam de ler. Prof. Terezinha Gomes Rocha

Professora Raquel Lopes da Silva – Língua Portuguesa –Projeto Leitura

6º Ano – Premiação de destaque – Kit de livros para continuar lendo muito .
Alunos que gostam de ler. Professora Raquel Lopes da Silva

Professora Nilza Lagercrantz – Língua Portuguesa -  Apresentações
 de  músicas, recital e teatro (dramatização)


Nos  bastidores...
Nos bastidores encontramos apoio  das professoras:




Participação especial da comunidade...

Participação de pais, alunos e seus irmãos (família). Período da manhã e Tarde. Os responsáveis vieram conferir e participar do evento onde a escola valoriza o aluno que lê. Ensino Fundamental –7 º Ano (6º série ), 6º Ano(5º série) e 8º Ano(7º série).

Exposição e reunião com os pais e responsáveis...


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSORES TEMPORÁRIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO – 2012 (Prova OFA)


Atenção, Professores,


As provas do Processo Seletivo para Professores Temporários da rede Estadual serão realizadas no dia 30 de outubro de 2011:
Período da manhã – 8:30 – PEB II (todas as disciplinas) e Educação Especial;
Período da tarde – 14:30 – PEB I.
Todas as provas terão a sua duração máxima de quatro horas e serão compostas por 80 questões objetivas, de múltipla escola, nos moldes das provas dos anos anteriores.

A Secretaria de Estado da Educação publicou no “Diário Oficial” do Estado de quinta-feira, 20 de outubro, o edital que contém as instruções e a data da prova destinada aos professores temporários cadastrados no processo de atribuição de classes/aulas da rede estadual para o ano letivo de 2012. O exame é voltado aos docentes não efetivos que já atuam na rede e também aos novos candidatos à contratação por tempo determinado. Mais de 165 mil se inscreveram para a avaliação, que acontecerá no dia 30 de outubro nos municípios-sede das 91 Diretorias Regionais de Ensino em todo o Estado.
A nota obtida pelo candidato será utilizada para classificação no processo de atribuição. Os temporários estáveis (categoria F) que já foram aprovados nas edições anteriores não precisam passar novamente pelo exame, mas podem fazê-lo para tentar obter melhor nota.




Consulte AQUI seu local de prova, chegue 30 minutos mais cedo, não esqueça sua caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto nº 2, borracha e original ou cópia autenticada de um documento identificação oficial com foto! Sucesso a Todos!

Confira aqui o Gabarito da prova do Processo Seletivo para Professores Temporários da rede Estadual (OFA)!
Ou se preferir, procure no DOESP - Caderno Executivo 1 do dia 01/11/2011 páginas 137 e 138


PLAYCENTER - 13 de Outubro de 2011


E.E.DEPUTADO GREGÓRIO BEZERRA
NOITE DO TERROR – PROFECIA MACABRA
ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO
RESPONSÁVEIS : PROFESSORES  GERSON , MATIAS  E DIRCE ; EDILEUZA

PROCEDIMENTOS
° sala acessa para pesquisa;
° pesquisa – origem do Halloween;
° pesquisa – significado das bruxas;
° pesquisa – significado das  abóboras;
° pesquisa – o cinema transformou o Halloween em SEXTA-FEIRA 13 e NOITE DO TERROR;
° pesquisa – na Turma da Mônica -  Turma do Penadinha (turma que tem como cenário o cemitério );

Alguns desenhos realizados pelos alunos 













No Playcenter...




terça-feira, 25 de outubro de 2011

Comunicado

Atenção a Todos! Reunião de Pais e Apresentação de alguns produtos do Projeto "Escola que lê"
Data; 26/10/2011 / Manhã e Tarde



Projeto institucional – Uma Escola que Lê: com objetivo de possibilitar o dialogo do aluno leitor e equipe com o livro. Apresenta alguns dos seus Produtos finais:

Diário de leitura, Enciclopédia literária, murais com indicações literárias, Cordel, livro autobiográfico, pai-néis da leitura sobre praticas pedagógicas

9:30 hrs

“Teens: Pouca idade... muitas palavras”

7° anos Livro Autobiográfico

Professora: Terezinha Rocha

* Murais com indicações literárias / cantinhos literários

* Premiação dos leitores do ano



Tarde 15:30hrs

BATE PAPO COM: Kiusam de Oliveira

Doutora em Educação/Mestre em Psicologia (USP)

Autora do livro: Omo-Oba: Histórias de Princesas, Mazza Edições, 2009, ilustrações de Josias Marinho. Recomendado pela FNLIJ/2010 e selecionado pelo PNBE/2010

Dirce Hiroko Taira - PROFESSORA DE ARTE

*MURAIS : “ OS PEQUENOS ESCRITORES DE HOJE E DE AMANHÔ

Professora Raquel Lopes


* Painéis da leitura sobre praticas pedagógicas

Professora Nilza Largecrantz


*Apresentação da Musica: De volta ao meu sertão: 5ª B

*Ciclo da água- dramatização - 5ªC

*Dança Afro - 5ªC

*Apresentação da Musica: Não Precisa- 5ªA, 5ªB

*Apresentação da Musica: Seus Sonhos - 5ªA



domingo, 23 de outubro de 2011

Artigo sobre violência nas escolas: O celular e o professor

Para aqueles que pensam que a Lei que proíbe o uso de aparelhos celulares na sala de aula é brincadeira ou pura implicância dos professores, leiam o artigo abaixo:

Luiz Antonio Miguel Ferreira


Foi notícia, recentemente, o caso de violência praticada por um aluno contra uma professora, uma vez que a mesma o repreendeu pelo uso de aparelho celular, durante a aula. A professora foi agredida com chutes e agressões na cabeça, por semelhante conduta profissional. Depois de o celular tocar por quatro vezes, ela pegou o aparelho e o levou à diretoria, fato que motivou a agressão por parte do aluno. O adolescente foi suspenso das aulas por três dias e responderá pelo ato infracional praticado perante a Vara da Infância e da Juventude, podendo sofrer uma das medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Pobre professora, agredida, por desempenhar, de maneira exemplar, o seu mister e por fazer cumprir a lei. Sim, porque, no Estado de São Paulo, vigora a Lei nº 12.730, de 11 de outubro de 2007, que foi regulamentada pelo Decreto n. 52.625, de 15 de janeiro de 2008, estabelecendo a proibição, durante o horário das aulas, do uso de telefone celular por alunos das escolas do sistema estadual de ensino.
Na verdade, nem haveria a necessidade de tal lei, pois se trata de uma regra básica de educação, ou seja, não utilizar o aparelho celular durante as aulas, peças de teatros, cinemas, cultos e missas, palestras etc. No entanto, por carência de formação familiar, a lei vem reforçar a necessidade de se cumprir esta norma geral de convivência e disciplina.
A professora agiu dentro da maior legalidade possível. A retirada do aparelho celular, que está sendo utilizado indevidamente, é um ato necessário e legal para o bom desempenho das atividades docentes. Não há como conciliar-se o desenvolvimento das aulas com o uso do aparelho celular, durante a realização das mesmas. Pode-se, num primeiro momento, retirá-lo e deixá-lo na própria sala de aula, onde o aluno poderá reavê-lo, quando do término das atividades. Em caso de reincidência, pode ser retirado e levado à diretoria, fazendo com que o aluno o retire após todas as aulas. E, na hipótese de continuidade de tal conduta, existe a possibilidade de retirada do aparelho e entrega, pela diretoria, somente a um dos pais ou responsáveis, que tomará, formalmente, ciência da conduta irregular do filho e da necessidade de intervir, para que a mesma não se repita.
O uso do aparelho celular durante as aulas configura-se um ato de indisciplina, que precisa ser devidamente coibido pela direção escolar. Para que isso ocorra, deve a direção da unidade escolar: I – adotar medidas que visem à conscientização dos alunos sobre a interferência do telefone celular nas práticas educativas, prejudicando seu aprendizado e sua socialização; II – disciplinar o uso do telefone celular fora do horário das aulas; III – garantir que os alunos tenham conhecimento da proibição (art. 2º do Decreto Estadual n. 52.625/08). Assim, antes de se tomarem medidas administrativas previstas no regimento escolar, os alunos têm que ter ciência da proibição da utilização do celular durante as aulas e a clareza de que o seu uso prejudica o desenvolvimento das atividades propostas, interferindo, negativamente, no direito à educação, que é garantido a todos.
Por sua vez, os pais, que são co-responsáveis pela efetividade do direito à educação (Constituição Federal, art. 205) e que fornecem o celular aos filhos, devem orientá-los da forma mais adequada de utilizá-los, contribuindo para a sua educação. Neste sentido, além das instruções básicas de como utilizar a tecnologia embutida no aparelho (fotos, redes sociais, mensagens etc.), têm que ser orientados sobre as regras fundamentais e essenciais de convivência de como, onde e quando pode utilizá-lo, no caso, o ambiente escolar. A omissão dos pais autoriza a escola, via professora, a tomar a atitude necessária para banir o uso do aparelho durante as aulas. E, em última hipótese, a conduta dos pais pode configurar uma infração administrativa prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (art. 249), referente ao descumprimento dos deveres decorrentes do poder familiar.
Verifica-se, de todo o contexto, que esta questão se relaciona com a necessidade imperiosa de os pais estabelecerem limites aos filhos. Com efeito, se assim não procederem, outros agentes serão chamados a desempenhar esta função, no caso, a professora, que nada mais fez que impor um limite ao uso indevido do celular. E agora, como decorrência do ocorrido (ato infracional), o Poder Judiciário e o Ministério Público irão intervir, impondo outros limites, que se materializarão nas medidas socioeducativas.
O celular chegou a todas as classes sociais e faz parte da vida de crianças e adolescentes. É preciso enfrentar os problemas decorrentes de seu uso e isso requer o comprometimento dos pais, da escola e de todo o sistema de proteção dos direitos da criança e do adolescente, para evitar situações como à noticiada.

Luiz Antonio Miguel Ferreira  é Promotor de Justiça, Coordenador da área de Educação do Centro de Apoio Cível do Ministério Público do Estado de São Paulo. Mestre em educação. Autor do livro: O Estatuto da Criança e do Adolescente e o professor (Cortez, 2010). Membro do Conselho Consultivo da Fundação Abrinq

Artigo Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/o-celular-e-o-professor (acesso: 22 de outubro de 2011)

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