No dia 27 de agosto deste ano deu-se início ao processo de recuperação paralela de
matemática, para os alunos da do 7ºano, a recuperação foi destinada a 40
alunos, divididos em dois grupos, compostos por um conjunto de alunos de cada
sala, que foram indicados pelos professores de matemática da classe, o critério
de escolha foi alunos que apresentaram dificuldades ao longo do semestre
anterior, e avaliação diagnostica com a professora de reforço.
Durante
todo o bimestre os alunos participaram do processo, realizando atividades de acordo com o plano a seguir:
Tividades
realizadas
|
·
Resolução das quatro operações
·
Tabuada
·
Problemas envolvendo as quatro operações
|
·
Cálculo Multiplicação e Divisão e o com dois
números na chave
|
·
Cálculos envolvendo Potências
|
Propriedades da potência
·
Quociente
·
Produto
·
Potência de uma potência
·
Produto de dois ou mais
números
|
·
Cálculos com adição de 3 ou mais números inteiros
|
·
Subtração com números inteiros.
|
·
Cálculos de multiplicação com números inteiros
·
Divisão
com números inteiros
|
Foi
utilizado livros da + matemática volume
2 e 3 da SEE,e outras atividades de apoio,retiradas do livro didático A
conquista da matemática 6º e7ºano ,os alunos faziam atividades individualmente
com o acompanhamento costante da professora e em outros momento trabalhavam em
grupos ou duplas ,para que alem de
ajudar uns aos outros pudessemos trabalhar a timidez ,a cooperação e o coletivo
como todo.Os alunos receberam da escola um caderno para resolução de exercicios
em sala de aula ,o mesmo permanecia na escola com a professora e em dias
alternados,levavam o mesmo para casa para desenvolver atividades e dar ciencia
aos pais da evolução do aluno que era cada dia mais notável.
O
livro + matemática tráz planos de aula muito bem elaborados e foi muito bem aceito pelos alunos que
aprediam enquanto se divertiam com as brincadeiras proposta pelo volume 3 da
coleção como o jogo do vai e vem,calculando erros,os caminhos da casa de
Marcelo.Uma maneira divertida de se trabalhar com os números inteiros.
De
um modo geral houve grande evolução entre todos os alunos atendidos pelo
projeto,alguns se destacaram rapidamente se apropriando do conhecimento com
maior facilidade,acredito que isso se deu devido ao acompanhamento mais
individualizado que projetos como esse podem
proporcionar,outros apresentaram evolução satisfatória embora inicialmente se fazia necessária a
intervenção constante da professora
auxiliando nas atividades.
Os alunos não apresentaram
nenhum tipo de rejeição ao projeto, houve presença bastante efetiva por parte
dos mesmos,e as aulas eram bem proveitosas,por várias vezes alguns alunos
pediam auxílio sobre algum conteúdo da disciplina que estava sendo trabalhado
em sala e que por timidez eles não perguntavam na sala de ensino
regular.Aprendi então que o processo de recuperação paralela permite não só
recuperar o que o aluno não conseguiu absorver no tempo previsto ,como também
auxiliar para que não reste dúvidas sobre o conhecimento que ele está
construindo agora.
"Ninguém
sabe tanto que não possa aprender,
Nem tão pouco que não possa ensinar. " Isaac Newton
Obrigada pela oportunidade de aprendermos
juntos.
Professora Dalila
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.