quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Projeto sobre o tema água economizar é preciso – CENP


Professor Denis Wilson W. Eugenio

Justificativa
Com o intuito de conscientizar a comunidade sobre o consumo de água nas residências, abordando os pais, alunos e professores. Desenvolvendo a compreensão e representação de gráficos para alunos da 5ª série/6º ano turma F. Foi trabalhada a construção de gráficos do consumo de água em suas residências.
            Os professores envolvidos no projeto buscaram informações verídicas sobre o consumo de água e a média aceitável pela empresa distribuidora de água em São Paulo. A escola E.E Gregório Bezerra com a IV conferencia do meio ambiente, abriu o espaço para a apresentação deste trabalho para que a comunidade, pais, professores e alunos pudessem ver os trabalhos desenvolvidos.
            Sabendo que a questão ambiental e que o consumo racional de água é algo preocupante no mundo inteiro, a escola tem o compromisso de orientar seus alunos e a comunidade sobre a vital importância do consumo racional de água.

Objetivos
- Interdisciplinaridade entre as disciplinas de: Ciências e Matemática;
- Debate com os alunos sobre o consumo racional de água;
- Criação dos gráficos de consumo;
- Estimular o trabalho em equipe;
- Utilização do gráfico em barras;
- Despertar mais interesse nos alunos.

Metas
- Estender a consciência do consumo racional de água às famílias e comunidade;
- Ampliar os conhecimentos matemáticos;
- Desenvolver a competência de leitura de gráficos.

Procedimentos metodológicos
            Trabalho desenvolvido no 3º bimestre durante as aulas das disciplinas relacionadas, apresentando o conceito sobre o que é, e para que servem os gráficos. Na disciplina de Ciências é abordado o diálogo sobre a quantidade de água existente no planeta.
            Auxílio dos professores na construção dos gráficos no papel quadriculado, a sala é dividida em oito grupos, onde cada integrante deve preencher a tabela com os dados de consumo de água por cada membro da família.
            Após a construção no papel quadriculado e feito a construção na cartolina. O motivo de fazer no papel quadriculado e para no final do ano os alunos confrontarem os dados obtidos, com as novas medições, visando à redução no consumo de água. Fato este solicitado pelos próprios alunos.
            Em Ciências foi construído o gráfico com garrafas pets com a quantidade em porcentagem da água do planeta, e a distribuição em: água doce, salgada e congelada.

Produto final
- Gráfico de consumo de água nas residências;
- Gráfico sobre quantidade de água no planeta.

Material utilizado
- Papel quadriculado;
- Cartolina;
- Lápis HB;
- Borracha, lápis de cor e régua;
- Garrafas pets;
- Água com corante.
Considerações finais
            O trabalho desenvolvido com a proposta da CEMP vem no momento de maior observação à questão ambiental, onde o trabalho sobre economizar é preciso, mostra que usando de forma racional evitamos desperdícios e poupamos dinheiro. O desafio agora é reduzir o consumo de água na comunidade, nas casas e na escola.

Bibliografia.

- Construção de gráficos
GIOVANNI, José Ruy.  A Conquista da Matemática – São Paulo: FTD 2009.




terça-feira, 18 de outubro de 2011

Relatório: Conferência do Meio Ambiente


Professora: Raquel Lopes – Leitura e Produção de Texto

Relatório: Conferência do Meio Ambiente
Descrição das atividades realizadas:
                Iniciei um trabalho de observação com as crianças do 6º ano, focamos nas interferências realizadas pelo homem junto a natureza e as conseqüências negativas que tais ações podem acarretar, a partir do projeto: “De repente nas profundezas do bosque”.
                Trabalhamos as temáticas: Respeito ao próximo, Extinção dos animais e Poluição das águas.
                Inicialmente, trabalhamos apenas com a narrativa fábula, resgatando conhecimentos adquiridos pelos alunos em séries anteriores. Optei pela fábula “A Cigarra e a Formiga”, que lhes foi apresentada em diversas versões (Conto, poema, música e releituras dos próprios alunos) discutimos e analisamos em conjunto, para fixação os alunos foram encarregados de buscar outras possibilidades para apresentação em sala.
Após a contextualização do tema fábula, inicie apresentação do projeto de leitura do livro “De repente nas profundezas do Bosque”. Logo nos primeiros capítulos, o livros nos conta a história do menino Nimi, que sofre preconceito por parte dos demais colegas e a partir desta temática discutimos a questão do respeito. Esta atividade redeu os primeiros cartazes da conferência, discutimos através de frases e cartazes e importância do respeito em nossas vidas.Os alunos tiveram a oportunidade de se alto avaliar, e perceber se já sofreram algum tipo de preconceito ou foram preconceituosos com os outros.
A medida que nossas leituras foram avançando, descobrimos que os animais da aldeia sumiram porque um demônio os levou embora, tomando esta informação como ponto de partida levantei o seguinte questionamento: “Porque os nossos animais estão desaparecendo?”, as crianças levantaram várias hipóteses e foram estimulados a pesquisarem mais informações para a composição de dissertações sobre o tema, dissertações estas que também foram utilizadas na decoração da conferência.
A segunda indagação que levantei, foi com relação a importância da água em nossas vidas, levantei este tema a partir do rio que é narrado é vários momentos da história. Sugeri uma pesquisa sobre a atual situação de nossa água.
As crianças pesquisaram textos e imagens de rios poluídos, além de fotografias da represa que fica próxima a escola para compor cartazes sobre nosso maior tesouro a água. Os trabalhos mencionados acima contaram com a participação de todas as turmas de 6º ano.
Os alunos da 5ªB, ficaram encarregados de apresentarem um texto sobre a importância da economia da água dia da conferência, além de ajudarem na organização da sala para o evento.

Resultados Alcançados:
                Este projeto me permitiu uma maior proximidade com todas as turmas de 6º ano, todos os combinados que fizemos para a execução do projeto no tempo ideal foram cumpridos, os alunos buscaram informações através de pesquisas, contribuindo assim para a construção de seu próprio conhecimento.
                Através da leitura, os alunos vislumbraram uma nova oportunidade de aprendizado, estão aprimorando o gosto pela leitura, superando o medo de ler em público, de expressar sua opiniões e estão muito mais participativos, do que antes do projeto. 
          
Aspectos Positivos:
  • Melhora da postura em sala de aula;
  • Maior compreensão textual;
  • Melhora da concentração em leituras mais longas;
  • Melhora do relacionamento interpessoal;
  • Desenvolvimento do trabalho em equipe;
  • Ampliação da oralidade, individual de cada aluno;
  • Respeito as regras estabelecidas previamente, entre muitas outras coisas.
Aspectos Negativos:
                Devido a alguns alunos não serem alfabetizados ou serem pré-silábicos, em alguns momentos foram gerados desconfortos, pois tais alunos se sentiram diminuídos com relação aos demais e tiveram das mais variadas atitudes, no sentido de estruturar a sala no momento da leitura.

Fotos de algumas turmas de 6ª ano no momento da leitura:



segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Projeto: Literatura de Cordel


EE Deputado Gregório Bezerra
Município de Diadema- SP
5ª série/6º ano A
Professora: Nilza Lagercrantz

Justificativa:
A literatura de cordel faz parte do romanceiro popular do Nordeste e teve sua origem nos romances portugueses em versos, os quais surgiram em sua expressão oral sendo depois passados para a escrita. Foi nessa região,local de menor letramento de acesso mais difícil imprensa, que o cordel,essas narrativas em versos impressas em papel simples e penduradas num barbante, conhecido como cordel, encontrou terreno mais fértil para se propagar. ( Galvão 2001)
Abordar o tema Cordel na sala de aula simplifica refletir, entre outras coisas, sobre as concepções de leitura, literatura e ensino postos em prática no cotidiano das escolas. Seria propor uma forma de estimular os os alunos a enxergarem o que há por trás dessas produções textuais,não só no que diz respeito ao texto em si, mas com relação as vozes que ele traz consigo. Vozes essas capazes de expressar questões morais, políticas, sociais, econômicas e culturais. O aluno de hoje precisa enxergar o mundo além de si mesmo e a literatura de cordel pode contribuir para uma educação voltada para a realidade.
A partir desse momento torna-se mais fácil que o aluno se perceba como um ser pensante e crítico, capaz de compreender não só a si mesmo como também ao outro e, consequentemente , tornar-se apto a intervir na realidade, afim de mudá-la para melhor.

Objetivos:
  • Desenvolver a habilidade de leitura de textos poéticos;
  • Conhecer a  literatura de cordel do Nordeste;
  • Resgatar o conhecimento prévio do aluno;
  • Ler por prazer, compreendendo o conteúdo e a forma;
  • Analisar as  discussões;
  • Perceber as características poéticas sonoridade, ritmo, disposição na folha e no uso da margem;
  • Perceber que a língua falada difere da escrita;
  • Refletir sobre à Língua Portuguesa e os diferentes falares existentes no Brasil: o regionalismo;
  • Conhecer o trabalho de xilogravura de José Borges e o processo de leitura de xilogravuras;
  • Produzir poemas de acordo com as orientações apresentadas pelo professor;
  • Refletir sobre a atividade realizada;
  • Conhecer o cordel de Costa Sena;
  • Declamar o cordel, conforme orientações sugeridas.

Etapas do trabalho:
  • Dispor os alunos em círculos, na sala de aula, na biblioteca, no chão...
  • Iniciar efetuando questionamento sobre a temática e sobre o questionamento será feito através de brincadeiras como “Escravo de Jó “e “Batata Quente”;
  • Os alunos vão à biblioteca pesquisar a literatura de cordel;
  • Localizar no mapa do Brasil a região onde o cordel é mais presente;

Após a pesquisa de campo e o aprendizado sobre o cordel cada aluno irá produzir seus versos de cordéis com orientações sobre rimas já aprendidas e com o recurso da sala “acesso escola” digitarão seus versos de cordel para formar o seu folheto final,
Por fim, de toda a seqüência de atividades culminará numa apresentação coletiva, no pátio da escola, em grande estilo, onde os alunos apresentarão suas produções cantando seu trabalho para os colegas da classe e se for o caso para as turmas do período
Com os textos já elaborados, irão confeccionar os cordéis, ilustrado de acordo com a narrativa,
Criação e exposição de repentes na sala de aula;
Produções de xilogravuras no pátio da escola

Tempo previsto: 2 meses

Bibliografia:
Cordelliteraturad.disponivel em:WWW.guiape.com.br/culturais/literaturade cordel.html.acesso28/09/2006
Patativa do Assaré- Aqui tem coisa, Ed. Hedra.
Revista Nova Escola.
Sites Google.com sites projetosereflexões/home projetos pedagógicos/cordel-leitura.


Anexos - Produções e Imagens
Sequência do Trabalho

Painel


Cordelistas: Josafá e João Pedro
Cordel no Gregório
Eu sou o João
E eu o Josafá

Viemos aqui no Gregório
Pra modi estudá
E também bagunçá

Nas aulas de portugueis aprendê o BE A BÁ;
Nas aulas de matemática aprendé a contá
Nas aulas de ingleis o verbo to be traduzi,

E também nas aulas de historias o passado descobri
Nas aulas de cienciaso corpo humano entendê
Nas aulas de artes o desenho vou colori

E nas aulas de geografia  as mudanças do tempo compreendi!




Cordel dos alunos ( Joyce e Brenda)

Senhores e senhoras oh dona de casa
O cantado pede licença
Pra puxar viola na roda
Eu peço licença aos senhores
Pra cantar neste salão
Pois será de cantoria
Pois é a minha profissão
Agradeço a senhora Diretora Dona Raquel
Que é de muito bom coração
E também o seu Zé Roberto que é de muita boa educação
Agradeço também a Terezinha que fica lá na cozinha
Comida boa todo dia,com carinho e devoção
Agradeço aos professores por nos passar a educação
Agradeço também as inspetoras que nosso bem querem cuidar
Mas nós alunos ainda não conseguimos enxergar.
E agora vamos embora a mensagem já foi passada
Espero que os alunos o progresso possam ajudar
Amando nossa escola, e o futuro ganhar...l

Chegada dos cordelistas
OH de casa nobre gente
Nossas vozes escuteis
Pela banda do sertão  vão chegando os cantores
Pela banda do sertão vão chegando os cantadores
Oh de casa nobre gente, vossas mãos nos acolheis
Deus vos dê a recompensa a eterna salvação




Conhecendo a Xilogravura

Contribuição da Professora Cristina


Na antiguidade como não havia o papel, não existia impressão. Sem ter como fazer o registro, os povos passavam seus conhecimentos de uma geração a outra por meio das palavras, da oralidade. Os antigos escritos eram  feitos a mão, em um tipo de folha feita de pele de animais chamados pergaminhos e pertenciam à Igreja. Os religiosos possuíam o privilégio de poder ler as escrituras, por isso os mais cultos da época eram os padres e os monges. Esses religiosos eram conhecidos como iluministas. O papel foi inventado no ano 105 da nossa era pelos chineses  no Oriente e chegou à Europa no século 12 onde passou a ser fabricado permitindo que mais livros fossem feitos.

As ilustrações dos escritos eram feitas em pranchas de madeira cobertas com tintas e prensavam-nas sobre o papel. Era a introdução da Xilogravura.


Xilogravura do século 14, de autor desconhecido e colorida à mão.

Passo a passo da produção de uma xilogravura:

Xylon vem do grego e significa madeira. Graphein quer dizer escrever. Assim xilografia é a técnica de escrever em madeira, ou modo de usar bloco de madeira para impressão e cópias.
No século 14, não só os desenhos eram impressos, mas, também os textos passaram a ser gravados em um único bloco de madeira e o resultado da xilografia era tão perfeito que foram confundidos com os manuscritos. A matriz da madeira servia também para estampar tecidos, cartas de jogo e pequenos folhetos contendo imagem e uma pequena oração de santo, como a que existe no Museu de Manchester, a mais antiga matriz de madeira, que ilustra a lenda de São Cristovão. Ela data de 1423 e foi feita para ser gravada.
Fonte: “Ciência Hoje” das Crianças, 2ª Edição – Ano 10- número 76, páginas 20 – 23, A Primeira Impressão.






sábado, 15 de outubro de 2011

Sequenciada de Leitura


Escola Estadual Deputado Gregório Bezerra
 Sequência   de leitura          5ª serie C
Professora Nilza
Hoje nós professores devemos dar uma atenção especial à leitura, pois muitas vezes, ela se restringe somente ao espaço escolares, o não ler limita a aquisição do conhecimento essencial à formação de cidadãos mais críticos e ciente de seu papel na sociedade.

Objetivos da sequenciada de leitura:

>Criar um comportamento leitor,

>Ampliar o repertório de histórias e o conhecimento de mundo;

>Promover o aprendizado e o conhecimento diverso, por meio da leitura de um conjunto de livros,

>Propiciar a expressão oral por intermédio da conversa realizada sobre o que foi lido;

   Iniciei com a apresentação da sequenciada,  em seguida fizemos uma roda de conversa à qual mostraram pouco interesse muitos desses alunos se negaram a falar e até ficaram bravos, pois não participavam e queriam ficar conversando aleatoriamente.

Partindo dessa realidade reuni várias atividades específicas a fim de cativar esses alunos, a introdução de algumas variantes nas propostas de leitura e escrita:

  • Leitura  extraclasse
  •  Visitas  à biblioteca
  • Leituras no patio da escola..
  • Jogo: Batata – quente, entre outros.

Tudo isso só veio a acrescentar  em minhas aulas, a leitura passou a fazer parte de nossas aulas., hoje eles tem cosciencia de que  são capazes de raciocinar, pensar e julgare a ter um conhecimento de mundode forma diferencia.

Hoje no final de cada semana temos uma roda de comentários, onde o aluno comente sobre o que leu.

 Um  apresenta um trecho  que mais  gostou, outro  o registro de algo que tinha lhe chamado atenção e divide com os colegas, outros um ficha de leitura.

Esta roda de comentários veio a enriquecer o nosso trabalho, pois os comentários deixavam-vos eufóricos e logo, sabiam,  qual livro leriam em seguida.  

Percebe-se que é importante garantir o aprendizado, é ficar claro  o que se pretende avaliae e  por que razãoavaliar. Assim o aluno procurará  dar o melhor de si nesses momentos.

É importante destacar que, para avaliar é  preciso ter como referência três parâmetros: o aluno, a relação a ele mesmo, em relação ao que se espera dele e em relação aos demais colegas que tiveram as mesmas oportunidades escolares.

A sociedade atual exige a busca do conhecimento e , como professor, devemos incentivar o aluno a fazê-lo

Bibliografia: Educativa: Revista do professor




sexta-feira, 14 de outubro de 2011

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