quarta-feira, 6 de março de 2013

Atenção alunos: Universidades Públicas para todos


USP, Unicamp e UNESP propõem implementar modelo alternativo
Pressionadas pela implementação das cotas nas universidades federais, as estaduais paulistas USP, UNESP e Unicamp apresentaram, na semana passada, proposta para destinar metade de suas vagas a estudantes do ensino médio da rede pública (não aprová-lo parece uma possibilidade remota, dizem os conselheiros).
O projeto prevê garantir, em três anos, 50% das vagas de cada curso e turno das três universidades a alunos do ensino público. Desses postos, 35% serão destinados a negros, pardos e indígenas.
O Pimesp( Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista) terá de ser aprovado pelos conselhos de cada universidade para ser colocado em prática.
Na proposta paulista, em vez de reservar vagas, será criado um curso preparatório, semipresencial, de dois anos, para os melhores alunos das escolas públicas de ensino médio, esse curso terá aulas de Humanas, Exatas e Biológicas. Haverá 2.000 vagas, e os estudantes serão escolhidos via Enem ou Saresp. O modelo é inspirado nos “colleges” dos EUA.
Em 2016 das 12 mil vagas oferecidas pela FUVEST, 6 mil serão reservadas para cotistas beneficiados pelos programas Federal e Estadual.
Aqueles que tiveram aproveitamento de 70% no fim do primeiro ano terão direito à vaga na Fatec ( Faculdade de Tecnologia do Estado). A conclusão do curso dá acesso às universidades estaduais.
A primeira meta é que em 2014, 35% dos estudantes das três universidades sejam oriundos da escola pública.
No ano seguinte, o índice deve ser de 43%. Na USP, a proporção atual de alunos de escolas públicas é de 28%.                                  


                                            PRESENTE
O impacto da política federal, com base em experiências já existentes, é difícil de ser projetado. Algumas escolas dizem não ter dados, caso da Unifesp, a primeira em São Paulo a adotar a política.
Os estudos disponíveis avaliam ações que, em geral, têm formato diferente do previsto na lei. Nesses trabalhos, uma conclusão comum é que os cotistas entram com desempenho pior, mas depois compensam a diferença.
A hipótese dos analistas é que os beneficiados valorizam a vaga e se empenham.
Na Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), que reserva 45% de suas vagas, a taxa de evasão dos cotistas é menor que a dos demais.
Estudo na UnB ( Universidade de Brasília) feito pelos pesquisadores Maria Eduarda Tannuri- Pianto (UnB) e Andrew Francis( Emory University – EUA) aponta que o aumento de negros na instituição não aumentou a diferença de rendimento que já existia em relação aos brancos.


“Nunca os alunos oriundos de escola pública tiveram essa facilidade de entrar em uma Universidade Pública, lembrando que o desempenho nos estudos ao longo dos anos é fundamental para conseguir uma vaga nas Universidades Federais e Estaduais”.
Vamos aproveitar as oportunidades! Vamos estudar!  

Professor: Odilon            
 História 

33 comentários:

  1. Boa noite meu nome e vinicius alves fragoso do 7ano B eu achei muito interessante o conteudo desse texto e é uma boa oportunidade para os alunos de todas as escalas de escolas tanto como particular ou publica,mostra que o Brasil ainda pode ser um grande pais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia meu nome é kayque e meu amigo daniel sou do 6 ano d estamos na aula de história e achamos o texto bem informativo .

      Excluir
  2. agora as nossas chances aumentaram muito

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde.Meu nome é Gustavo Carvalho Oliveira do 7ºano B.
    Achei que esse texto pode me ajudar a melhorar os meus estudos,para ser um dos 2.000 estudantes escolhidos via Enem ou Saresp.
    Para ter um grande aproveitamento para ter direito a uma vaga na Fatec, para a conclusão do curso para ter acesso a Universidades Estaduais.
    Nunca foi tão facil para conseguir uma oportunidade de ter uma vaga nas Universidades Federais e Estaduais.

    Para isso só precisa estudar!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. meu nome e EVELLYN PEREIRA DE SOUZA DO 7 ANO B o texto universidade publica para todos,os alunos de escolas publicas que tem interesse essa oportunidade alunos que querem ser alguem na vida como os professores falam uma oportunidade dessa uma pessoa pode aproveitar muito e eu gostei muito desse texto e e so

    ResponderExcluir
  5. Meu nome e Wallison Santos Ferreira sou do 7 Ano A e gostei deste texto,porque fala sobre as oportunidade que os jovens tem para crescer na vida e não aceitam essa oportunida porque estao nas drogas e fazendo coisas erradas.
    Mais com a oportunidade que o governo esta oferecendo para nos e de muita satisfação,entao vamos aproveitar esta oportunidade de braços aberto e estudar muito para conseguir uma vaga nessas universidades.

    "Mesmo desacreditado e ignorado por todos, não posso desistir, pois para mim, vencer é nunca desistir." Albert Einstein

    ResponderExcluir
  6. david rodrigues 6 serie d:esse texto vai me ajuda:assabe quantos aluno vao entra na unesp

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Meu nome é Gabriel Nachbar 7ºano A.
    Achei esse texto uma boa oportunidade para todas as
    classes,tambem para á escola publica e particular.
    Tambem uma oportunidade para os quem não tem condiçao de pagar uma Universidade Particular.

    ResponderExcluir
  8. meu nome e joão luiz pereira da silva 7 ano, a eu acho que nos temos de correr atras desas vagas nos vamos perde a melhor chance das nossas vida. e temos de estudar mas e mas para ser alguem. agora so falta querer aprender para não quem que nada.

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde! Meu nome é Suéllen Lima Pinto do 7° ano A. Eu acho que isso vai ajudar muito os alunos das universidades, para quem quer ter um bom emprego. Acho que é uma oportunidade e tanto.

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite Meu Nome : Leticia Santana Gonçalves Serie 6D
    Eu Tenho Certeza Que Agora Vai melhorar Muito o Ensinor Pessoal De Todos Com Uma Oportunidade Dessas Acho Que Todos Desejam Um Futuro ... Agora Nossas Chances Aumenta Muito Mais .

    ResponderExcluir
  11. meu nome e guilherme da silva sousa 6 ano d
    achei esse texto interessante por que fala das oportunidades e de ser alguem na vida

    ResponderExcluir
  12. Meu nome e Joao vitor fernandes C. Do 7° ano D eu achei esse texto muito bom pra nos que somos estudantes de escolas publicas ele nos motiva para estudarmos mais para um dia fazer parte dos 2.000 estudantes que serao escolhidos para as universidades

    ResponderExcluir
  13. boa noite, meu nome e paulo henrique 7 ano b.eu achei muito importante o conteudo desse texto por que vai amentar as oportunidades para alunos de escola publica e tambem de escola particular.e achei muito bom o texto.

    ResponderExcluir
  14. Letícia Aparecida Evangelista Lopes do 7 ANO F o texto universidade publica para todos das escolas publicas é um texto que fala sobre o reconhecimentos dos alunos.Tem 2.000 vagas para os alunos que querem interesse próprio,depende também do aluno que estuda e que quer estudar.As faculdades USP, Unicamp e UNESP para mim, é as únicas faculdades que até hoje na minha opnião reconhece e reconheceram os alunos das escolas públicas.MUDA TUDO PARA MIM DAQUI PARA FRENTE!!

    ResponderExcluir
  15. Meu nome e Bianca Florencio Dos Santos do 7ªano A.
    Este texto vai ajudar aos meus estudos,pois fala das vagas na facudade da USP,UNESP,assim eu ja fico atenta a prestar atençao na aula,por que se eu tirar notas vermelhas(baixas)posso ser uma a menos e eu quero tirar notas azuis(nota alta)pois quero estudar em uma faculdade boa pois esse texto ajuda muito nos nossos estudos.
    Bom e so isso obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Olá meu nome é Ana kelli almeida só do 7ano B,eu achei esta texto muito interessante por que quem quer ser alguém na vida e ter a oportunidade de esta entre os 2.000 de estudantes escolhidos pela via Enem ou Saresp.
    Basta estudar bastante,ter notas boas etc.Nunca foi e nunca sera fácil para conseguir uma oportunidade de ter uma vaga na universidade federais e estaduais,
    Mais para ter um futuro é só focar nos estudos e estudar bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii ana tudo bem eu sou a kethelin da sua sala e concordo com voce

      Excluir
  17. meu nome é kethhelin martins do 7 ano
    Achei esse texto uma boa oportunidade para todas as
    classes,tambem para á escola publica e particular.
    Tambem uma oportunidade para os quem não tem
    condiçao de pagar uma Universidade Particular

    ResponderExcluir
  18. Ola meu nome é kethelin martins do 7 ano B
    Eu acho isso muito bom porque quase nenhuma pessoa
    consegue uma vagua muitos vão lá e tentão mas não passam,
    eu achei esta texto muito interessante por que quem quer ser alguém na vida e ter a oportunidade de esta entre os 2.000 de estudantes escolhidos pela via Enem ou Saresp.
    Basta estudar bastante,ter notas boas etc.Nunca foi e nunca sera fácil para conseguir uma oportunidade de ter uma vaga na universidade federais e estaduais,
    Mais para ter um futuro é só focar nos estudos e estudar bastante.

    ResponderExcluir
  19. Ola meu nome é Kethelin Martins do 7 ano
    do 7ano B,eu achei esta texto muito interessante por que quem quer ser alguém na vida e ter a oportunidade de esta entre os 2.000 de estudantes escolhidos pela via Enem ou Saresp.
    Basta estudar bastante,ter notas boas etc.Nunca foi e nunca sera fácil para conseguir uma oportunidade de ter uma vaga na universidade federais e estaduais,
    Mais para ter um futuro é só focar nos estudos e estudar bastante.

    ResponderExcluir
  20. oi! meu nome e vitoria do 7ano(b).eu achei esse texto muito interesante pra mim porque.e um texto informativo que servira para a vida. e um motivo de orgulho saber que entre 2.000 vagas para estudantes de escolas particulares grandes faculdades tanto nacional com intrnacional abriram cotas a alunos de escolas publicas para que pessoas de baixa renda possa ter beneficios para que a economia do nosso pais cresa e a pobreza diminua com o direito de igualdade.obrigado pela informacao que me servira por muito tempo.

    ResponderExcluir
  21. Baoo Noite Meuu Nome E Geane Oliveira Santos Do 7 ano D eu achei Muito Interesaite e Eu acho que isso vai ajudar muito os alunos das universidades, para quem quer ter um bom emprego e que seja Muito melhor para os alunos

    ResponderExcluir
  22. boa noite o meu nome é Antonio marcos da silva santana serie 7ano D
    essa oportunidade é muito importante para os alunos da escolas publica, ter a chance de estudar e garantir o seu futuro mas para isso tem que estudar e muito para alcançar esse objetivo

    ResponderExcluir
  23. Boa a noite o meu nome é antonio marcos da silva sanatana só 7Ano D essa oprtunidade é muito importante para os alunos da escolas publica ter a chance de estudar e garantir o seu futuro mas para isso te que estudar e muito para alcançar esse objetivo

    ResponderExcluir
  24. Bom dia somos as alunas Ticiane e Nicolly 5d estamo na aula de historia e achamos o texto importante para nos.

    ResponderExcluir
  25. bom dia somos as alunas do professor odilon layla e Vitoria 5d achamos o texto interessante e achamos legal

    ResponderExcluir
  26. bom dia somos as alunas da 5 serie d gabriela e giovanna da aula de historia

    ResponderExcluir
  27. bom dia meu nome é yasmin sou do 5d estou na aula de história achei o tezxto muito legal

    ResponderExcluir
  28. meu nome RAFAELA SALGADO 6D historia:ESSE TEXTO VAI ME AJUDAR A SABER QUANTOS ALUNOS VAI ENTRAR NA UNFSP

    ResponderExcluir
  29. danilia 7° ano D eu asei muito legal por que fala os sobre as universidade pulbica e as pagas

    ResponderExcluir
  30. leonardo silva de macedo 6d bom dia achei o texto muito bom.

    ResponderExcluir
  31. Bom dia meu nome é Marcos Fernando e Mateus Voltarelli samos da 6 D,olhamos o texto e gostamos muito,isso nos ajudara a estudar mais.Porque a universidade nos ajudara a arruma um bom emprego. Um emprego eu marcos queria trabalhar engenheiro e o mateus também queria ser engenheiro, mais pra isso nos tem q estudamos muito.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...