RELATÓRIO
DA ORIENTAÇÃO TÉCNICA: “ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA
NATUREZA” (06/03/2013)
Ministrado por: PCNP´s Almir
(Ciências), Rosa (Química), Cléber (Física) e Liliam (Biologia)
Público
alvo: Professores de Ciências da Natureza (Ciências, Biologia,
Física e Química).
Objetivo
do encontro: Proporcionar aos professores da área,
reflexões sobre a importância do desenvolvimento da Alfabetização Científica em
sala de aula, visando promover condições e oportunidades de aprendizagem, aos
alunos da escola pública na formação cidadã plena.
Esta orientação técnica foi
iniciada com a apresentação dos PCNP´s e com a explicação do objetivo deste
encontro. O PCNP Cléber apresentou o cronograma das olimpíadas, feiras e
mostras das Ciências da Natureza para os anos de 2013 e 2014, ressaltando a
importância de participarmos desses eventos com os nossos alunos, pois são
meios de desenvolver e aprimorar o conhecimento dos educandos. Segue abaixo a
relação deste cronograma e os sites onde consta o período de inscrição e o
público alvo:
OBFEP
(Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas)
Site:
http://www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas/obfep2012/
OBF
(Olimpíada Brasileira de Física)
Site:
http://www.sbfisica.org.br
OPF
(Olimpíada Paulista de Física)
Site:
http://www.opf.pro.br
OBB
(Olimpíada Brasileira de Biologia)
Site:
http://www.anbiojovem.org.br
OQ
(Olimpíada de Química)
Site:
http://www.obq.ufc.br/calendarioolimpiadas.htm
OBQ
(Olimpíada Brasileira de Química)
Site:
http://www.obq.ufc.br/calendarioolimpiadas.htm
OBQJ
(Olimpíada Brasileira de Química Júnior)
Site:
http://www.obq.ufc.br/calendarioolimpiadas.htm
OBA
(Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica)
Site:
http://www.oba.org.br
OBSMA
(Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente)
Site:
http://www.olimpiada.fiocruz.br
MOBFOG
(Mostra Brasileira de Foguetes)
Site:
http://www.oba.org.br/site/index.php?p=conteudo&idcat=29&pag=conteudo&m=s
Febrace
(Feira Brasileira de Ciências e Engenharia)
Site:
http://febrace.org.br
MOP
(Mostra Paulista de Ciências e Engenharia)
Site:
http://mostrapaulista.org.br
IV
Conferência Infanto-Juvenil de Meio Ambiente – Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis
Programe
Pré-Iniciação Científica
Site:
http://www.usp.br/prp/arquivos/Edital%202013%20Pre%20IC.pdf
Prêmio
Jovem Cientista
Site:
www.jovemcientista.org.br
Programa
e Concurso – A Saúde Bucal
Na sequência assistimos a um
vídeo da visita ao Catavento na 1ª Mostra de Ciências e Engenharia (2012), que
é anual e organizado pela Universidade de São Paulo (USP). A mostra tem como
público alvo os alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental II e do Ensino
Médio e tem como intuito fortalecer a cultura de Ciências e Engenharia na
Educação Básica.
Foi dada continuidade a
orientação técnica com a apresentação da professora convidada Dra. Lúcia Helena
Sasseron (FE-USP), com o tema: Alfabetização Científica nos Documentos
Oficiais e em sala de aula, que destacou: quão importante é a realização de
experimentos em sala de aula, mas sem abandonar os conceitos da Ciência da
Natureza; que a Ciência é uma construção humana e por isso é cheia de erros,
debates e controvérsias que são condições essenciais para se estabelecer um
novo conhecimento; que o ensino deve permitir aos alunos trabalhar e discutir
problemas envolvendo fenômenos naturais e suas implicações na sociedade e as
implicações da sociedade na natureza; construir conhecimento em Ciência é um
processo fundamentalmente humano, porque nós interferimos nele; e que isso sim,
reflete um ensino que tem por objetivo a Alfabetização Científica.
A professora Dra. Lúcia
Helena Sasseron, disse que o foco nos alunos que são indicadores de
Alfabetização Científica é a organização, classificação, seriação de
informações, levantamento de dados e teste de suas hipóteses, de acordo com o
raciocínio proporcional (raciocínio lógico). Já, para o professor, cabe a
necessidade de organizar ideias previamente trabalhadas, propor novos
problemas, incentivar a construção de justificativas para ideias apresentadas e
avaliar situações explicativas propostas, considerar os aspectos críticos que
são os principais objetivos conceituais e procedimentais da aula, pois estes
são os balizadores para as perguntas propostas para o aprendizado e que
interações discursivas só são possíveis quando se proporciona um ambiente de
diálogo aberto ao colocarmos os alunos frente aos questionamentos. Finalizou
sua apresentação enfatizando que o planejamento, execução e a análise de
situações de ensino e de aprendizagem são imprescindíveis para o fazer científico.
Em seguida, houve a
participação da professora Mariza Duarte Ferreira (Química – E. E. Anecondes
Alves Ferreira), que deu seu depoimento sobre sua experiência no Programa de
Pré-Iniciação Científica na Escola Politécnica da USP, na área de Automação e
Controle Sustentável, com seus alunos do Ensino Médio. Este programa é uma
parceria entre a SEESP e a Escola Politécnica da USP. A professora relatou quão
surpreendente é observar, com o passar do tempo, os alunos se empenhando em
estudar, pesquisar, adquirindo desenvoltura e confiança, além do orgulho de
através desse programa dois de seus alunos estarem cursando a graduação em
universidades federais, sendo que uma delas é a USP.
Após a participação da
professora Mariza, foi dado oportunidade para dois alunos da E. E. Anecondes
darem seu depoimento, sobre como foi participar do programa mencionado acima.
Os alunos William e Ítalo falaram da importância deste programa, de como eles
eram enquanto alunos e de como são hoje, da mudança da sua visão de vida e
perspectivas para o futuro. Os mesmos apresentaram um vídeo, que se encontra no
site da Educação, em que aparecem dando entrevista sobre o Programa de
Pré-Iniciação Científica com a Escola Politécnica da USP. Finalizaram pedindo
para que os professores participem deste programa, acreditem em seus alunos,
pois foi este programa que possibilitou uma mudança de vida para eles e para
seus outros colegas que participaram do mesmo programa.
E desta forma, foi encerrada
esta orientação técnica, agradecendo a participação de todos e pedindo para que
acreditemos na capacidade de nossos alunos.
Sem mais,
Professora: Lucimar Sousa
dos Santos
Disciplina: Ciências
Data: 15/03/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.