quinta-feira, 21 de março de 2013

SOCIALIZANDO


RELATÓRIO DA ORIENTAÇÃO TÉCNICA: “ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA” (06/03/2013)
Ministrado por: PCNP´s Almir (Ciências), Rosa (Química), Cléber (Física) e Liliam (Biologia)

Público alvo: Professores de Ciências da Natureza (Ciências, Biologia, Física e Química).
Objetivo do encontro: Proporcionar aos professores da área, reflexões sobre a importância do desenvolvimento da Alfabetização Científica em sala de aula, visando promover condições e oportunidades de aprendizagem, aos alunos da escola pública na formação cidadã plena.

Esta orientação técnica foi iniciada com a apresentação dos PCNP´s e com a explicação do objetivo deste encontro. O PCNP Cléber apresentou o cronograma das olimpíadas, feiras e mostras das Ciências da Natureza para os anos de 2013 e 2014, ressaltando a importância de participarmos desses eventos com os nossos alunos, pois são meios de desenvolver e aprimorar o conhecimento dos educandos. Segue abaixo a relação deste cronograma e os sites onde consta o período de inscrição e o público alvo:

OBFEP (Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas)
Site: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas/obfep2012/
OBF (Olimpíada Brasileira de Física)
Site: http://www.sbfisica.org.br
OPF (Olimpíada Paulista de Física)
Site: http://www.opf.pro.br
OBB (Olimpíada Brasileira de Biologia)
Site: http://www.anbiojovem.org.br
OQ (Olimpíada de Química)
Site: http://www.obq.ufc.br/calendarioolimpiadas.htm
OBQ (Olimpíada Brasileira de Química)
Site: http://www.obq.ufc.br/calendarioolimpiadas.htm
OBQJ (Olimpíada Brasileira de Química Júnior)
Site: http://www.obq.ufc.br/calendarioolimpiadas.htm
OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica)
Site: http://www.oba.org.br
OBSMA (Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente)
Site: http://www.olimpiada.fiocruz.br
MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes)
Site: http://www.oba.org.br/site/index.php?p=conteudo&idcat=29&pag=conteudo&m=s
Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia)
Site: http://febrace.org.br
MOP (Mostra Paulista de Ciências e Engenharia)
Site: http://mostrapaulista.org.br
IV Conferência Infanto-Juvenil de Meio Ambiente – Vamos Cuidar do Brasil com           Escolas Sustentáveis
Programe Pré-Iniciação Científica
Site: http://www.usp.br/prp/arquivos/Edital%202013%20Pre%20IC.pdf
Prêmio Jovem Cientista
Site: www.jovemcientista.org.br
Programa e Concurso – A Saúde Bucal

Na sequência assistimos a um vídeo da visita ao Catavento na 1ª Mostra de Ciências e Engenharia (2012), que é anual e organizado pela Universidade de São Paulo (USP). A mostra tem como público alvo os alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio e tem como intuito fortalecer a cultura de Ciências e Engenharia na Educação Básica.
Foi dada continuidade a orientação técnica com a apresentação da professora convidada Dra. Lúcia Helena Sasseron (FE-USP), com o tema: Alfabetização Científica nos Documentos Oficiais e em sala de aula, que destacou: quão importante é a realização de experimentos em sala de aula, mas sem abandonar os conceitos da Ciência da Natureza; que a Ciência é uma construção humana e por isso é cheia de erros, debates e controvérsias que são condições essenciais para se estabelecer um novo conhecimento; que o ensino deve permitir aos alunos trabalhar e discutir problemas envolvendo fenômenos naturais e suas implicações na sociedade e as implicações da sociedade na natureza; construir conhecimento em Ciência é um processo fundamentalmente humano, porque nós interferimos nele; e que isso sim, reflete um ensino que tem por objetivo a Alfabetização Científica.
A professora Dra. Lúcia Helena Sasseron, disse que o foco nos alunos que são indicadores de Alfabetização Científica é a organização, classificação, seriação de informações, levantamento de dados e teste de suas hipóteses, de acordo com o raciocínio proporcional (raciocínio lógico). Já, para o professor, cabe a necessidade de organizar ideias previamente trabalhadas, propor novos problemas, incentivar a construção de justificativas para ideias apresentadas e avaliar situações explicativas propostas, considerar os aspectos críticos que são os principais objetivos conceituais e procedimentais da aula, pois estes são os balizadores para as perguntas propostas para o aprendizado e que interações discursivas só são possíveis quando se proporciona um ambiente de diálogo aberto ao colocarmos os alunos frente aos questionamentos. Finalizou sua apresentação enfatizando que o planejamento, execução e a análise de situações de ensino e de aprendizagem são imprescindíveis para o fazer científico.
Em seguida, houve a participação da professora Mariza Duarte Ferreira (Química – E. E. Anecondes Alves Ferreira), que deu seu depoimento sobre sua experiência no Programa de Pré-Iniciação Científica na Escola Politécnica da USP, na área de Automação e Controle Sustentável, com seus alunos do Ensino Médio. Este programa é uma parceria entre a SEESP e a Escola Politécnica da USP. A professora relatou quão surpreendente é observar, com o passar do tempo, os alunos se empenhando em estudar, pesquisar, adquirindo desenvoltura e confiança, além do orgulho de através desse programa dois de seus alunos estarem cursando a graduação em universidades federais, sendo que uma delas é a USP.
Após a participação da professora Mariza, foi dado oportunidade para dois alunos da E. E. Anecondes darem seu depoimento, sobre como foi participar do programa mencionado acima. Os alunos William e Ítalo falaram da importância deste programa, de como eles eram enquanto alunos e de como são hoje, da mudança da sua visão de vida e perspectivas para o futuro. Os mesmos apresentaram um vídeo, que se encontra no site da Educação, em que aparecem dando entrevista sobre o Programa de Pré-Iniciação Científica com a Escola Politécnica da USP. Finalizaram pedindo para que os professores participem deste programa, acreditem em seus alunos, pois foi este programa que possibilitou uma mudança de vida para eles e para seus outros colegas que participaram do mesmo programa.
E desta forma, foi encerrada esta orientação técnica, agradecendo a participação de todos e pedindo para que acreditemos na capacidade de nossos alunos.

Sem mais,

Professora: Lucimar Sousa dos Santos
Disciplina: Ciências
            Data: 15/03/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...