sábado, 17 de março de 2012

COMPARTILHANDO: Gestão Participativa

Dimensões

Questões

Avaliação

Sempre
Frequentemente
Às vezes
Nunca
2. Gestão Participativa
Estão explícitos na proposta pedagógica os objetivos que a escola pretende atingir?

27
10


A proposta pedagógica foi elaborada com a participação de toda a comunidade escolar (alunos, pais, diretor, funcionários em geral, conselheiros tutelares e demais membros da comunidade escolar)?
37



Todos os que trabalham na escola, pais e alunos conhecem a proposta pedagógica da escola?
27
6
4

A proposta pedagógica é atualizada periodicamente?
37



B - É verificada a atuação de órgãos colegiados, expressando comprometimento, iniciativa e forte colaboração voltada para a melhoria da aprendizagem dos alunos?
27
6
4

O Conselho de Escola  tem normas de funcionamento conhecidas por todos?
37



Os membros dos colegiados recebem orientações à luz da legislação vigente para o exercício de suas funções?
37



Há Grêmio Estudantil ou outros grupos juvenis participando da tomada de decisões na escola e ajudando os alunos a se organizarem?
27
6
4

A escola oferece condições para o fortalecimento do Grêmio Estudantil e/ou grupos juvenis ?
37



Há participação dos alunos nos Conselhos de Escola, de Classe e Série?
27
10


C - O cumprimento do planejamento dos professores é acompanhado pela equipe de gestão e comunidade escolar?
37



D - São promovidas parcerias  com entidades, empresas, profissionais, instituições diversas, visando à melhoria da gestão escolar, ao enriquecimento do currículo escolar e à aprendizagem dos alunos?


37

A escola encaminha alunos para o serviço de saúde, conselho tutelar ou outros serviços públicos quando necessário?
37



A escola desenvolve atividades em parceria com os demais serviços públicos (como: saúde, trânsito, cultura, etc)?


37

A escola tem parcerias com outras instituições (universidades, organizações da sociedade civil, empresas, fundações, associações, etc.) para o financiamento de projetos ou para o desenvolvimento de ações conjuntas?
37



 E - É observada uma prática de comunicação e informação aberta, de modo a promover a socialização e a transparência de decisões e ações, com vistas a  obtenção de melhores resultados do trabalho escolar?
37



As regras de convivência da escola são claras, conhecidas e respeitadas por toda a comunidade escolar?

37


O diretor, juntamente com professores, alunos e demais membros da comunidade escolar, procura resolver os conflitos que surgem entre as pessoas no ambiente escolar (brigas, discussões, etc.), com base no diálogo e na negociação?
37



Os alunos participam da elaboração das regras de convivência na escola?

37


A escola utiliza os mesmos critérios e encaminhamentos para  todos  (alunos, professores, diretor e demais profissionais da escola) que não cumprem as regras de convivência definidas em Regimento Escolar?
37



A direção consegue informar toda a comunidade escolar sobre os principais acontecimentos da escola?
37



As informações circulam de maneira rápida e precisa entre pais, professores, demais profissionais da escola, alunos e outros membros da comunidade escolar?
37



Ocorre a socialização das informações recebidas nas reuniões/orientações técnicas, das ocorrências dos diferentes períodos, orientando os rumos do cotidiano escolar?
37



F - É estimulada e apoiada a organização dos alunos e de outros segmentos para que atuem em ações conjuntas, solidárias, cooperativas e comunitárias?
37






ESSE QUESTIONÁRIO FOI DISCUTIDO NOS ATPC EM SUB GRUPO E DEPOIS SOCIALIZADO PARA OS PARES.CONSTATANDO QUE HA NECESSIDADE FORMAÇÃO COM OS COLEGIADOS PROPORCIONANDO ESPAÇOS PARA DISCUSSÃO COM CRONOGRAMA DEFINIDO,PAUTA,TETO E OS RESULTADOS DOS ENCAMINHAMENTOS,SOCIALIZADO COM OS PROFESSORES CONSIDERANDO A MELHORIA DE ENSINO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...