quinta-feira, 13 de outubro de 2011

IV conferência do Meio Ambiente Projeto – SLOGAN para camiseta


Ensino Fundamental e Ensino Médio
Prof. Dirce Hiroko Taira -  ARTE

- FASE 1
° Sondagem  - conhecimento prévio do aluno;
° Pesquisa -  sala  Acessa;
° Observando a mídia;
° Conscientização sobre a importância da atitude de cada um;
° Aluno protagonista do evento e multiplicadores – atingindo as pessoas que estão ao seu redor;

- FASE 2
° A partir da pesquisa e conscientização , trabalhar a criatividade de um slogan para a camiseta representando o Meio Ambiente;
° Rascunho – um slogan que representa simbolicamente o projeto;
° Escolha de formato, letras e cores;
° Desenho pronto – scaniar , formatar o título do evento ,o nome da escola e o nome do aluno;
° Seleção de desenhos pelo seus professores (E.F. e E.M.);

- FASE 3
° Impressão do desenho na folha transfer;
° Transferir o desenho da folha transfer para a camiseta (ferro quente);
° No total foram realizadas 31 camisetas;

- FASE 4
° Os alunos participaram e contribuíram muito para a realização desse evento. No dia do evento os alunos receberam a camiseta com o seu desenho e com seu nome, sentiram orgulho pelo seu trabalho valorizado (escolhido).
Os alunos participantes entenderam que essa atitude (pensar no meio ambiente) é uma preocupação mundial. É a nossa vida.
° Todos conseguiram atingir o planejado e um pouquinho mais.





quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Pra Você que nos Lê...

Para você está lendo esta postagem, te desejamos um feliz dia da Leitura ! Ou para você, Criança, que está lendo essa postagem, a Escola que Lê te deseja um feliz dia da leitura e o Parabeniza  pelo dia das crianças.Abraços aos leitores do Gregório!


Se você está lendo esse Blog, é porque no mínimo, gosta muito de ler, e como leitor e ouvinte, você já deve ter ouvido alguém dizer que esse país não tem muitos leitores, que as pessoas por aqui não cultivam o hábito de ler, entre outros comentários, que não são bem verdade. Prova disso é você, caro leitor, que está aqui nessa leitura do nosso Blog!
Como hoje é dia da Leitura e dia da Criança (essa combinação é perfeita), convidamos você a ler um pouquinho sobre a Leitura. Você vai adorar descobrir o que temos a contar sobre a Leitura. E ao final da postagem, poderá responder a pergunta que muita gente faz:
Na Pré historia o homem desenhou nas paredes das cavernas, mais tarde em pedras e panos, para contar sua história. Com a invenção do papel, os textos eram escritos em rolos e a partir dele surgiu o livro, que eram escritos à mão um a um. Em 1450 uma máquina de impressão foi inventa na Alemanha. Então, os livros puderam ser impressos aos milhares.
Assim, por meio da leitura, pensamentos e histórias começam a se espalhar pelo mundo! 

Eis aqui uma pequena história do livro

Depois da escrita, o livro é a maior descoberta feita pelo homem. Se não tivesse registrado nos livros com palavras e imagens, as experiências, as emoções, pensamentos, idéias, que as pessoas tiveram a humanidade não teria se desenvolvido e feito tantas descobertas!



Exemplos: As competições Esportivas Olimpíadas, com suas regras e as formas de praticar todos os esportes foram escritos, o que permitiu que países e pessoas de diferentes culturas e línguas, praticarem os mesmos esportes! Da mesma forma, algo parecido ocorreu com as religiões como o cristianismo e o islamismo, que são conhecidos por muitos povos e só foi possível quando os seguidores de cada uma passaram a escrever nos livros. Também as leis, que dizem quais nossos direitos e deveres, mostram a importância da leitura e da escrita. Assim, fica mais difícil ser enganado!
O cinema e a televisão parecem feitos apenas por imagens, mas eles têm muitos textos escritos. Vejamos: Para que os atores possam fazer uma novela ou um filme, precisa de um roteiro, um texto escrito que precisa ser lido, decorado e seguido. Muitas vezes um roteiro é baseado em um livro. O telejornal também tem um texto escrito, que é lido pelos apresentadores. A escrita e a leitura estão presentes também na ciência. 




O homem é curioso, ele observa, investiga, procura entender, pensa a respeito e registra o que vê e o que pensa sobre os fenômenos da natureza. Conversa troca idéias e volta a anotar. Por isso, ele pode estudar aprender, refletir sobre tudo o que vê, ajudando a encontrar soluções para melhorar a vida das pessoas, seja na forma de invenções ou descobertas. Assim, um cientista, em sua área de estudo necessita de muita leitura e escrita, e para isso ele precisa pesquisar o que significa ler e escrever bastante!Outro profissional que também precisa da leitura e da escrita é o artista, já que a arte como a ciência, tem a presença marcante da leitura e da escrita.


Companhia Para Todas as Horas
Entre todas as artes, a palavra escrita fica para sempre, mesmo depois da morte o que está escrito fica no livro, para quem quiser ler e conhecer o que fizemos e o que pensamos. Para eu ler, eu não necessito de nenhum aparelho, o livro funciona sozinho. Basta abri-lo e pronto, vivo um mundo emocionante, novo, cheio de caminhos para descobrir, enriquece a imaginação, penso muitas coisas sobre a minha vida e a dos outros. Por meio dos livros, conhecemos muitas pessoas diferentes, aprendemos a conversar com todo mundo e fazemos muitos amigos. De tanto ler, fica muito mais fácil escrever. Por isso é muito bom ler!
Dicas de leitura


 Fonte: Ciência Hoje das Crianças-Ano 17-número: 150-Setembro de 2004-páginas: 13-15.

Relatório sobre a Conferência do Meio Ambiente


E. E. Deputado Gregório Bezerra
Profª Terezinha Gomes da Rocha
Disciplina: língua portuguesa

No dia 17 de Setembro de 2011, aconteceu em nossa escola a  4 ª Conferência do Meio Ambiente.

Atividades desenvolvidas
Abertura
Mensagens ambientais em telão;
Apresentação musical.
 Exposições:
·         Livros ambientais de escritores profissionais;
·         Livros confeccionados por alunos;
·         Camisetas com pinturas de tema ambientais, também confeccionadas por alunos;
·         Poesias e poemas;
·         Objetos de reaproveitamento;
·         Vídeos com depoimentos de livros lidos.
Palestras:
·         Consumo e Segurança;
·         Organização da sociedade;
·         Diversidade e Cidadania;
·         Meio Ambiente e a comunidade

Atividades interativas/oficinas
·         Capoeira;
·         Músicas ambientais;
·         Literatura de Cordel.

Após a abertura, as atividades aconteceram simultaneamente em todo o primeiro pavimento do prédio e foram muito produtivas e interessantes.  Cada professor marcou presença na sala em que seu trabalho estava exposto e/ou apresentado.
      O que considerei mais relevante foi a participação e interatividade da comunidade, que puderam apreciar trabalhos realizados por alunos e obter informações com as palestras dos profissionais e ainda o protagonismo de diversos alunos conduzindo diversos trabalhos.         

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Oração do Milho - Cora Coralina

Compartilhando o poema oferecido pela Professora Maria Helena Leão Agariê no Replanejamento do dia 26 de Julho de 2011:


Meu grão, perdido por acaso,
Nasce e cresce na terra descuidada.
Ponho folhas e haste, e se me ajudardes, Senhor, mesmo planta
De acaso, solitária,
dou espigas e devolvo em muitos grãos
o grão perdido inicial, salvo por milagre, que a terra fecundou.
Sou a planta primária da lavoura.
Não me pertence a hierarquia tradicional do trigo
E de mim não se faz o pão alvo universal.
O justo não me consagrou Pão de Vida, nem lugar me foi dado nos altares.
Sou apenas o alimento forte e substancial dos que
Trabalham a terra, onde não vinga o trigo nobre.
Sou de origem obscura e de ascendência pobre,
Alimento de rústicos e animais do jugo.


Quando os deuses da Hélade corriam pelos bosques,
Coroados de rosas e de espigas,
Quando os hebreus iam em longas caravanas
Buscar na terra do Egito o trigo dos faraós,
Quando Rute respigava cantando nas searas do Booz
E Jesus abençoava os trigais maduros,
Eu era apenas o bró nativo das tabas ameríndias.
Fui o angu pesado e constante do escravo na exaustão do eito.
Sou a broa grosseira e modesta do pequeno sitiante.
Sou a farinha econômica do proletário.
Sou a polenta do imigrante e a miga dos que começam a vida em terra estranha.
Alimento de porcos e do triste mu de carga.
O que me planta não levanta comércio, nem avantaja dinheiro.
Sou apenas a fartura generosa e despreocupada dos paióis.
Sou o cocho abastecido donde rumina o gado.
Sou o canto festivo dos galos na glória do dia que amanhece.
Sou o cacarejo alegre das poedeiras à volta dos seus ninhos.
Sou a pobreza vegetal agradecida a Vós, Senhor,
Que me fizestes necessário e humilde.
Sou o milho.
Cora Coralina




"LAURO MOREIRA" Interpreta Oração do Milho - Cora Coralina







sábado, 8 de outubro de 2011

Informações sobre SAEB


  A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo irá participar do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB, que compreende dois processos de avaliação, a saber:

·         ANRESC - Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (conhecida como Prova Brasil), cujo objetivo é avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas, de forma que cada unidade escolar receba seu resultado global. Essa avaliação é aplicada nas escolas públicas estaduais e municipais, com 20 alunos ou mais por série avaliada, envolvendo a 4ª e 8ª séries/5º e 9º anos do Ensino Fundamental. Serão avaliadas as disciplinas de Língua Portuguesa com foco em Leitura e Matemática;

·          ANEB - Avaliação Nacional da Educação Básica (antigo SAEB), que visa oferecer subsídios para a formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas de educação no Brasil. Serão avaliadas as disciplinas de Língua Portuguesa (Leitura) e Matemática, em uma amostra de alunos da 4ª e 8ª séries/5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, envolvendo as redes de ensino federal, estaduais, municipais e particulares.

Essas avaliações são coordenadas pelo MEC/INEP  – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” e os Estados da Federação entram como parceiros e Coordenadores Regionais no desenvolvimento do processo avaliativo. O INEP  contratou   a  Fundação Cesgranrio e o Cespe, formando assim um Consórcio, que será  responsável pela logística da aplicação, processamento dos dados e análise dos resultados da Prova Brasil e SAEB 2011.

Para a realização dessas avaliações junto à rede pública estadual, a SEE/SP designou a Coordenação Estadual à Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE, por meio da Gerência de Avaliação e Indicadores de Rendimento Escolar – Gaire da Diretoria de Projetos Especiais, tendo como interlocutora a técnica Maria Conceição Conholato.

A Prova Brasil e o SAEB serão aplicados de 7 a 18 de novembro de 2011. No caso da rede estadual de São Paulo  será no período de 7 a 11 de novembro de 2011, em razão da aplicação do SARESP que  ocorrerá nos dias 29 e 30 de novembro. 

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Vem aí o SARESP 2011

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEE/SP – realizará, em novembro de 2011, a décima quarta edição do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP, com a participação de todas as escolas da rede pública estadual que oferecem ensino regular e de todos os alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Em cada edição, por meio de aplicação de provas cognitivas e questionários respondidos pelos pais, alunos, professores e gestores do ensino, o SARESP avalia o sistema de ensino paulista para monitorar as políticas públicas de educação.



Para quem não está informado ainda sobre o SARESP, seguem algumas informações importantes. Na dúvida, deixe seu comentário, que tentaremos ajudá-lo a entender melhor como funciona o SARESP.

Quando será a avaliação?

Nos dias 29 e 30 de novembro de 2011

Quem fará a prova?

Nos dias 29 e 30 de novembro de 2011 serão avaliadas todas as escolas estaduais na modalidade de
ensino regular, mediante a aplicação de provas aos alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental – EF e da 3ª série do Ensino Médio – EM.

O que será avaliado? Quais disciplinas?

Os componentes curriculares a serem avaliados são Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Humanas (História e Geografia). Haverá aplicação de prova de Redação (Produção de Texto com gênero específico a cada série avaliada).   



Por que os Pais tem que responder questionários também?

Com a finalidade de aprofundar a análise das variáveis que interferem no desempenho, serão aplicados questionários destinados aos pais e alunos, assim como a outros agentes educacionais em todas as escolas estaduais (diretores, professores das disciplinas avaliadas e professores coordenadores). Os resultados dessa avaliação servirão como instrumentos de melhoria dos processos de ensinar e aprender nas escolas, de monitoramento das políticas públicas na área da educação e do plano de metas das escolas, diretamente vinculados à gestão escolar e à política de incentivos da SEE/SP.


Para conhecer mais sobre o SARESP 2011, acesse o site, lá também estão disponíveis as Matrizes de Referência para avaliação


Fonte: http://saresp.fde.sp.gov.br/2011/

sábado, 1 de outubro de 2011

Relatório da IV Conferência do Meio Ambiente 2011


PROJETO: ÁGUA ECONOMIZAR É PRECISO!
Local: E.E Deputado Gregório Bezerra
Data: 17 de setembro de 2011
Turma: 6ª E
EXPOSIÇÃO: o Livro da Água
Professora:  Hebe Silva

No decorrer do Projeto, foram realizadas leituras de vários textos que abordam a temática e a problemática para identificar as ações positivas e negativas sobre o uso indevido da água.  Os alunos puderam expor seus pontos de vista em relação aos conceitos trabalhados e criaram o Livro da Água, abordando a temática da Conscientização e Preservação da Água.

O Projeto tem como objetivo, contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água, através das experiências vivenciadas pelos alunos no seu âmbito familiar e escolar. Resgatando, além de informações e conceitos, as atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio social. Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o mundo vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam:
  • A perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
  • A reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
  • A adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
  • A levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
  • A conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, mas utilizada de maneira equilibrada.
O processo avaliativo dos educandos, decorrerá do empenho e desenvolvimento no Projeto e em suas ações do dia-a-dia.
No dia do evento (17 de setembro de 2011), os alunos estiveram presentes para a abordagem e exposição dos Livros da Água. 


Durante as aulas, os alunos foram avaliados em todos os aspectos.
ü  Discussão dos grupos quanto ao título de seus livros;
ü  As atitudes diante do projeto, a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual e coletiva, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva;
ü  A coesão (escrita e oratória) de suas histórias envolvendo o tema proposto;
ü  O aproveitamento e interação dos participantes, voltado ao trabalho;
Espera-se que agora, os alunos possam agir como verdadeiros cidadãos conscientes da importância da água para todos os seres vivos. Que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.

Fotos da confecção durante as aulas:


SALA DA “ÁGUA” – IV Conferência do Meio Ambiente (17/09/2011)





LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...