PROJETO: ÁGUA ECONOMIZAR É PRECISO!
Local:
E.E Deputado Gregório Bezerra
Data:
17 de setembro de 2011
Turma:
6ª E
EXPOSIÇÃO: o Livro da Água
Professora: Hebe Silva
No
decorrer do Projeto, foram realizadas leituras de vários textos que abordam a
temática e a problemática para identificar
as ações positivas e negativas sobre o uso indevido da água. Os alunos puderam expor seus pontos de vista
em relação aos conceitos trabalhados e criaram o Livro da Água, abordando a
temática da Conscientização e Preservação da Água.
O Projeto
tem como objetivo, contribuir
para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante
da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água,
através das experiências vivenciadas pelos
alunos no seu âmbito familiar e escolar. Resgatando, além de informações e
conceitos, as atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática
do dia-a-dia, no meio social. Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas
reais dos problemas que o mundo vem enfrentando com a poluição e a falta de
água, onde possam:
- A perceber as interferências
negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua
realidade social;
- A reconhecer que a qualidade de
vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade
do ar e do espaço;
- A adotar, por meio de atitudes
cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura
crítica;
- A levar os alunos a entenderem
que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da
água e de seus ciclos;
- A conscientizar que a água não
deve ser desperdiçada, nem poluída, mas utilizada de maneira equilibrada.
O
processo avaliativo dos educandos, decorrerá do empenho e desenvolvimento no
Projeto e em suas ações do dia-a-dia.
No
dia do evento (17 de setembro de 2011), os alunos estiveram presentes para a
abordagem e exposição dos Livros da Água.
Durante
as aulas, os alunos foram avaliados em todos os aspectos.
ü
Discussão
dos grupos quanto ao título de seus livros;
ü
As
atitudes diante do projeto, a participação e o envolvimento de cada aluno, de
forma individual e coletiva, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho
de forma crítica e construtiva;
ü
A
coesão (escrita e oratória) de suas histórias envolvendo o tema proposto;
ü
O
aproveitamento e interação dos participantes, voltado ao trabalho;
Espera-se
que agora, os alunos possam agir como verdadeiros cidadãos conscientes da
importância da água para todos os seres vivos. Que saibam utilizá-la sem
desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses
aprendizados.
Fotos da confecção durante as aulas:
SALA DA “ÁGUA” – IV Conferência do Meio
Ambiente (17/09/2011)