Reposição da greve do 9º Anos – 2015 – Prof. Dirce - ARTE
Elementos básicos da linguagem da
dança; música; teatro e artes visuais
As artes visuais, além das formas tradicionais —
pintura, escultura, desenho, gravura, arquitetura,
objetos, cerâmica, cestaria e
entalhe —, incluem outras modalidades que resultam dos
avanços tecnológicos e transformações estéticas do século
XX: fotografia, moda, artes gráficas, cinema,
televisão, vídeo, computação, performance, holografia,
desenho industrial e arte em computador. Cada uma
dessas modalidades artísticas tem a sua particularidade e é
utilizada em várias possibilidades de combinações entre si,
por intermédio das quais os alunos podem expressar -se e
comunicar -se entre si e com outras
pessoas de diferentes maneiras.
O conhecimento da história
da dança, formas e
estilos (jazz, moderna, balé clássico, sapateado,
entre outros.), estudos étnicos (inclui-se o estudo das danças
folclóricas e populares) poderá possibilitar ao aluno
traçar relações diretas entre épocas, estilos e
localidades em que danças foram e são (re)criadas,
podendo, assim, estabelecer relações com as
dimensões sociopolíticas e culturais da dança.
Nas últimas décadas, a música, tem se presenciado
a profunda modificação no pensamento, na vida, no
gosto dos jovens. Com o advento de novos paradigmas
perceptivos, novas relações tempo e espaço, múltiplos
interesses, poderes, modos tecnológicos de comunicação, verificam-se as transformações
mais variadas que se processam simultaneamente, trazendo outras
relações entre os jovens, as máquinas e os sons. O ritmo
de pulsação excitante e envolvente da música
é um dos elementos formadores de vários grupos que se distinguem
pelas roupas que vestem, pelo comportamento
que os identifica e pelos estilos musicais de
sua preferência: rock, tecno, dance, reggae, pagode,
rap, entre outros.
O teatro promove oportunidades, para os atores conheçam,
observem e confrontem diferentes culturas em diferentes momentos
históricos, operando com um modo
coletivo de produção de arte. Ao buscar soluções
criativas e imaginativas na construção de cenas, os alunos
afinam a percepção sobre eles mesmos
e sobre situações do cotidiano. A necessidade
de narrar fatos e representar por
meio da ação dramática está presente em rituais
de diversas culturas e tempos, e provavelmente diz
respeito à necessidade humana de recriar a realidade
em que vive e de transcender seus limites. Musical
(fotos).
ATIVIDADES 1.
Leitura, análise do texto e relatório da sua aprendizagem, sobre o conteúdo
dado.
2. Apresentação da
Linguagem que mais tem conhecimento – em grupo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.