quarta-feira, 29 de julho de 2015

ATENÇÃO! REPOSIÇÃO ARTE.....

     Reposição da greve do 9º Anos – 2015 – Prof. Dirce - ARTE  
Elementos básicos da linguagem da dança; música; teatro e artes visuais

As artes visuais, além  das formas  tradicionais —  pintura,  escultura,  desenho, gravura,  arquitetura,  objetos,  cerâmica,  cestaria  e  entalhe  —,  incluem outras modalidades que  resultam dos avanços tecnológicos e  transformações estéticas do  século  XX:  fotografia,  moda,  artes gráficas, cinema,  televisão, vídeo,  computação,  performance,  holografia,  desenho industrial e arte  em computador. Cada uma dessas modalidades artísticas tem a  sua  particularidade e é  utilizada em  várias possibilidades de  combinações entre  si, por  intermédio das quais os alunos podem expressar­ -se e comunicar­ -se entre si e com outras pessoas de diferentes maneiras.
O conhecimento da  história da dança,  formas e  estilos (jazz,  moderna,  balé clássico,  sapateado,  entre  outros.), estudos étnicos (inclui-­se o  estudo das danças folclóricas e  populares) poderá  possibilitar ao  aluno  traçar  relações diretas entre  épocas,  estilos e  localidades em que danças foram e são (re)criadas, podendo, assim, estabelecer relações com as dimensões sociopolíticas e culturais da dança.
Nas últimas décadas, a música, tem ­se presenciado a profunda modificação no pensamento, na vida,  no gosto dos jovens.  Com  o  advento de  novos paradigmas perceptivos,  novas relações tempo  e espaço,  múltiplos interesses, poderes,  modos tecnológicos de  comunicação, verificam-­se as transformações mais variadas que se processam simultaneamente, trazendo outras relações entre os jovens, as máquinas e os sons. O ritmo  de pulsação excitante e  envolvente da música é um dos elementos formadores de vários grupos que se distinguem  pelas roupas que vestem, pelo comportamento que os identifica e pelos estilos musicais de  sua preferência: rock, tecno, dance, reggae, pagode, rap, entre outros.
O teatro promove oportunidades, para os atores conheçam, observem e confrontem diferentes culturas em diferentes momentos históricos, operando com um modo  coletivo de produção de arte. Ao buscar soluções criativas e imaginativas na construção de  cenas, os alunos afinam a percepção sobre eles mesmos e sobre situações do cotidiano.  A necessidade de narrar fatos e representar por meio da ação dramática está presente em  rituais de diversas culturas e tempos, e provavelmente diz respeito à necessidade humana  de recriar a realidade em que vive e de transcender seus limites. Musical (fotos).



    ATIVIDADES                                                                                                                                                                    1. Leitura, análise do texto e relatório da sua aprendizagem, sobre o conteúdo dado.                         
2. Apresentação da Linguagem que mais tem conhecimento – em grupo

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...