Reposição da greve do 1º Anos – 2015 – Prof. Dirce - ARTE
Ações e intervenção e mediação cultural
por meio de projetos individuais ou
colaborativo
Sabendo um pouco mais sobre o Projeto-Intervenção... O
Projeto-intervenção, como o próprio título alude, fundamenta-se nos
pressupostos da pesquisa-ação. Tem como base a ideia de uma relação dialética
entre pesquisa e ação, supondo ainda que a pesquisa deve ter como função a transformação da realidade.
No campo educacional, essa modalidade de pesquisa é bastante enfatizada, devido
a relevância de seu caráter pedagógico: os sujeitos, ao pesquisarem sua própria
prática produzem novos conhecimentos e, ao assim fazê-lo, apropriam-se e
re-significam sua prática, produzindo novos compromissos, de cunho crítico, com
a realidade em que atuam. Nesse tipo de pesquisa, a prática é compreendida como
práxis (conduta ou ação). Tanto pesquisador como pesquisados estão diretamente
envolvidas em uma perspectiva de mudança. Nesse tipo de pesquisa, os
pesquisadores desempenham um papel ativo na resolução dos problemas
identificados, no acompanhamento e na avaliação das ações desenvolvidas para
sua realização.
Esses pressupostos da pesquisa-ação fundamentam o que aqui estamos
designando como “Projeto-intervenção”: uma pesquisa centrada na realidade da
escola, envolvendo sua comunidade, com vistas a uma transformação. Certamente
que na definição do problema, objeto de pesquisa e de intervenção, deverão ser
considerados fatores como uma boa delimitação do problema, o tempo para seu
desenvolvimento, as pessoas envolvidas e a contribuição para a comunidade
escolar.
ATIVIDADES
1. Leitura, análise do texto e relatório da sua
aprendizagem, sobre o conteúdo dado. 2. Apresentação de uma Linguagem que mais tem conhecimento – em grupo.
3. Auto avaliação
do grupo
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