quinta-feira, 6 de março de 2014

Relatório² – um dia na escola do meu filho

No dia 22 de Fevereiro de 2014, ocorreu “O dia na escola do meu filho”, dia institucionalizado pela Secretaria da Educação como um dia onde as famílias são convidadas a visitarem a escola de seus filhos e conhecerem a comunidade escolar, conhecerem outros pais e responsáveis de alunos, conhecerem os professores e professoras destes alunos e conhecerem a gestão escolar. Neste dia tivemos uma agenda interessante, durante todo o dia desenvolvemos um tema importante com os pais e responsáveis pelos alunos e alunas – o Bullying. Em consonância com a proposta da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, trabalhamos a questão do bullying devido à necessidade de se enfrentar tal problema na sociedade atual.
Logo pela manhã, o professor Cristiano Lima trouxe uma palestra sobre o bullying e como enfrentar tal problema na sociedade. O professor/palestrante apresentou a sua palestra em Power Point fazendo o uso dos instrumentos de tecnologias tornando assim a palestra mais interessante ao fazer o uso de ilustrações enquanto explicava sobre as causas do bullying, origem e significado da palavra bullying, exemplos de bullying nas comunidades, o que é cyberbullying e etc...
Depois da palestra, a professora coordenadora Jaqueline apresentou à comunidade um vídeo (recorte do filme) “Mãos talentosas” – o mesmo vídeo conta a história real de um menino pobre, afrodescendente americano que por causa da educação de sua mãe torna-se um dos melhores neurocirurgiões dos Estados Unidos da América, mostrando aos pais e responsáveis que o sucesso da educação de seus pupilos depende muito da educação que as mesmas crianças recebem dentro de casa.
Durante todas estas atividades, alguns professores dedicaram-se a fazerem a limpeza da horta da escola – espaço privilegiado de produção do saber onde a comunidade cultiva produtos alimentícios orgânicos e oferecem em reuniões para a comunidade.
Ainda no evento, professores conversaram com alguns pais sobre o rendimento e comportamento dos filhos nas aulas, receberam orientações e souberam da importância do papel deles na educação de seus filhos.
O grupo de educadores da escola da Família apresentou atividades que já fazem parte do programa, como oficina de pintura e grafite na quadra. Houve ainda mais um momento de palestra, dessa vez oferecido por um dos educadores que faz parte do Programa Escola da Família, o mesmo falou sobre Bullying, relatando experiências e repercussões de casos em diferentes culturas.
Concluindo, este dia na Escola Deputado Gregório Bezerra foi um sucesso, demonstrando a importância de dias como o já referido para aproximarem a comunidade do ambiente escolar.       


Cristiano Lima

Professor/Tradutor


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...