quarta-feira, 19 de junho de 2013

RELÁTORIO

Conferência do Meio Ambiente 2013 
Projeto: A escola na visão dos alunos.
Preservar o Meio Ambiente começando dentro da nossa escola.

Idealizadores do projeto: Alunos do 7o  ano A
Aline da Silva.
Fernanda Nazare.
João Luiz.
Rabechy de Souza
Rafaela Silveira
Vitoria Bonfim
Wallison Santos


Justificativa
O ambiente escolar é o lugar onde os alunos passam  grande parte de seus dias, trocam informações, aprendem e também ensinam de variadas formas.
Na escola as pessoas cuidam das relações que estabelecem uns com os outros, com a natureza e com os lugares onde vivem aprende, pensa e age para construir o seu presente e o futuro com criatividade, liberdade e respeito às diferenças.
E nada mais importante do que cuidar bem desse espaço como se fosse sua casa.
No ano passado os mesmos  alunos realizaram um projeto sobre o meio ambiente no bairro, esse ano preocupados ainda mais com essa questão resolveram  realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida dentro da Unidade Escolar, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade, e contribuir assim para um dia-a-dia participativo, democrático, animado e saudável.

Objetivos
 Conhecer a importância do meio ambiente dentro da Unidade Escolar;
 Conscientizar a sociedade sobre a preservação do meio ambiente;
 Valorizar a natureza;
 Evidenciar a importância da memória Histórico-Cultural;
Chamar a atenção da comunidade escolar e principalmente dos alunos;
Incentivar os alunos para que cada um faça sua parte nesse processo de preservação;

Estratégias
Assim como no ano passado esse ano foi utilizado um vídeo dentro da Unidade Escolar nos espaços frequentado pelos alunos (sala de aula, pátio escolar, quadra de esportes, banheiros masculino e feminino e entorno da escola).
Os alunos se dividiram em 3 grupos, uma equipe ficou responsável pelas gravações, cada dia da semana gravou um dos ambientes da escola citados.
Os principais focos foram a limpeza e preservação do  ambiente e quais os malefícios e benefícios que trazem para o meio ambiente e as pessoas.
A segunda equipe ficou responsável pelas fotos, dando ênfase para os períodos pós-intervalos de aula e finas de período escolar (onde infelizmente a escola fica mais suja).
Á terceira equipe coube editar os vídeos e organizar as fotos. Nesse momento foram inseridas imagens de destruições ambientais e pessoas passando fome, (pois outro aspecto negativo mostrado pelas imagens foi o grande desperdício de alimentos nos intervalos de aula).

Apresentação
O vídeo tem aproximadamente 13 minutos, onde o objetivo dos alunos é mostra-lo não só para os estudantes da escola, mas também para toda a comunidade do bairro para que reflitam e percebam o quanto é importante preservar o local onde estudam e se cada um fizer sua parte já estará contribuindo para preservar o meio ambiente salvando muitas vidas.

Resultados Esperados
Esperamos que esse projeto não fique apenas esse ano, mas sim como processo contínuo, e que cada um reflita sobre seus atos dentro e fora da Unidade Escolar, e que 2014 os resultados sejam melhores que 2013, pois estaremos juntos para registrar.


Atenciosamente 7o Ano A.

Disciplina: História   
Professor: Odilon Pereira

Um comentário:

  1. Olá crianças e professores!!
    Estou gostando de ver as ações envolvendo o espaço escolar e acredito que temos que começar a olhar o nosso espaço e organizar formas de melhoria e fique sabendo que nós da gestão estaremos juntos com ações de melhorias. Abraços e continuem apontando e sugerindo mudanças.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...