sexta-feira, 21 de junho de 2013

RELATÓRIO

Um dia na escola do meu filho
VI conferencia do meio ambiente

“Todos juntos somos fortes, somos flecha e somos arco. Todos nós no mesmo barco, não há nada pra temer...”.
Chico Buarque

          Na busca por garantir uma educação de qualidade aos seus e por acreditar que a educação é um compromisso de todos, estado, escola pais e toda a comunidade a E.E. Deputado Gregório Bezerra, recebeu no dia 25 de maio, pais, responsáveis e toda a comunidade escolar, em atendimento a Secretaria de Educação de São Paulo na realização da proposta “Um dia na escola do meu filho”, que tem como objetivo trazer a comunidade para a escola, para participar e vivenciar o processo educacional dos seus filhos.
      Nesta data, foi realizada a VI conferencia do meio ambiente: Uma escola sustentável. A conferência resultada de um processo e uma prática contínua na escola nos proporcionou o compartilhamento de ações desenvolvidas pelos alunos de todos os períodos acerca dos temas de maior relevância em questão ambiental.
  Como professora de matemática o meu objetivo foi propor uma alternativa que pudesse contemplar ao mesmo tempo a questão ambiental e aliado a esta o conteúdo previsto para os alunos do 6ºano, como resolução de problemas utilizando as quatro operações. Juntamente com os alunos do 6º ano A, foi escolhido o tema eletricidade, que é um recurso natural e merece, portanto a nossa atenção, afim de que possamos utiliza-la de forma racional. Para a elaboração do trabalho foi utilizado ao longo do primeiro bimestre a sala do acessa escola, onde os alunos realizaram pesquisas; se surpreendiam com as descobertas do tipo ”ninguém inventou a eletricidade ela já existia na natureza, como os raios, por exemplo,”, conheciam as principais Usinas hidrelétricas do Brasil e a sua capacidade de produção e as que ainda estão em construção como a de Monte belo na Amazônia, as diferentes fontes de energia e o impacto ambiental provocada por cada uma delas, e atitudes simples do dia a dia, para economizar o consumo.
  Propus aos alunos que fizessem uma reflexão “como seria a vida sem a energia elétrica” surgiram assuntos do tipo meu Deus, eu ficaria sem o Facebook ;concordei e ressaltei que entre tantas outras coisas,sem a energia elétrica nenhum setor econômico ou social funcionaria.Por acreditar que pequenas ações,podem fazer grande diferença,lancei então o desafio economize dois minutos de energia elétrica por dia,os alunos concordaram e passamos a calcular a economia que seria feita ao decorrer do tempo.concluímos que:
Ao término de 30 dias, cada aluno teria economizado 60 minutos, o equivalente a uma hora.
Em um ano essa economia seria de 730 minutos, ou seja, aproximadamente 12 horas e 16 minutos.
Como se tratava de um trabalho desenvolvido pelo grupo de alunos do 6ºano A, solicitei aos mesmos que fizessem o calculo da economia de toda a sala, durante um ano, e os alunos concluíam que por serem 38 alunos, a economia atingiria e total de 27.740, concluíram então que eles poderiam economizar 462 horas e 33 minutos.
  Solicitei então aos alunos que fizessem um pedido via facebook ou blog da escola, convidando os colegas a colaborarem com a nossa campanha, isso porque depois que os mesmos fizeram os cálculos, levando em consideração o alunado da escola que é de aproximadamente 1.100 alunos, verificaram que a economia de energia elétrica seria de 803.000 minutos, e que com apenas dois minutos de economia por dia, o grupo de alunos dos alunos da escola Deputado Gregório Bezerra seria de aproximadamente 13.383 horas e 33 minutos.
      Os alunos demonstraram bastante interesse e comprometimento no desenvolvimento das atividades propostas, o aluno Pedro Henrique elaborou os slaids para a exibição no dia da conferencia que também foi um dia na escola do meu filho, orgulhoso organizou a apresentação e esteve ao meu lado durante a exibição do trabalho enquanto a sua mãe orgulhosa assistia ao projeto que ele e os demais alunos da sala protagonizaram.
A experiência da videoconferência se faz necessária para que possamos retomar o compromisso e a responsabilidade de que a preservação do meio ambiente é um dever de todos nós, e que pequenas ações individuais somadas as dos demais fazem grande diferença.
Já a presença dos pais, responsáveis e a comunidade na escola, reforçam e despertam o sentimento de que todos nós devemos nos unir em prol da educação que é dever dos pais e da escola, promove-la além de nos proporcionar uma melhor aproximação com os nossos alunos e seus familiares, e poder contar com a aprovação do nosso trabalho por aqueles que confiam a nós a educação dos seus filhos.



Professora Dalila Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...