quarta-feira, 31 de agosto de 2011

RELATÓRIO: VISITA AO CIENTEC


Local: CIENTEC – Parque de Ciências e Tecnologias da USP.
Data: 19 de Agosto de 2011
Professores: Dirce Hiroko Taira
                       Hebe Rosalina Silva
Alunos: das 6ª séries (7º anos) – Período Manhã

            Ao chegarmos ao CIENTEC, fomos recepcionados pelos monitores Yuri (Geociências) e Jéssica (Artes, Ciências e Humanidades) e seus acompanhantes Rodrigo (Matemática e Estatística) e Silvana (Física).
Em um primeiro momento o monitor Yuri conversou e dividiu os alunos em dois grupos, e os orientou a explorar o lugar que cada grupo trilharia para que pudessem trocar ideias e experiências no decorrer dos trabalhos escolares. As atividades foram voltadas para os diversos tipos de Energias: Energias Alternativas e Energia Vertedouro.
Foi realizada uma discussão sobre o que é Energia, onde cada aluno expôs o seu conhecimento sobre o assunto. No final, o monitor explicou a eles que Energia é a capacidade de realizar trabalho ou gerar calor. Movimenta todos os corpos do Universo e possibilita a vida. Não pode ser criada nem destruída, mas transformada. O ser humano não pode produzir a energia elétrica, mas pode queimar o carvão e converter a energia química liberada por ele em energia elétrica.
            Na trilha para o conhecimento, o monitor Yuri falou da Energia que vem de recursos naturais como o Sol (Energia Solar), o Vento (Energia Eólica), a Chuva e as marés (Energia Hidráulica), que são denominados como fontes renováveis. Energia de fontes não renováveis são os tipos de energias que quando utilizados, não podem ser repostos pela ação humana ou pela natureza. As fontes de energias não renováveis são atualmente as mais utilizadas como petróleo, carvão mineral e gás natural, porém são poluidores, libertando dióxido de carbono quando queimados, causando chuvas ácidas, poluindo solos e água.
            Andando pela trilha, os alunos puderam ter contato direto com a Natureza podendo conhecer o lago do Parque, o qual é abastecido por nascentes do riacho do Ipiranga. O nome "Parque Estadual das Fontes do Ipiranga" é devido às nascentes deste riacho. Nestas margens, foi declarada a Independência do Brasil (o grito de Independência).
Neste local foram abordados diversos assuntos: ciclo da água, fauna e flora do parque, histórico da região, a importância da qualidade da água na vida cotidiana e origem dos solos.
Na segunda atividade com a monitora Jéssica, os alunos tiveram contato com as Energias Alternativas podendo conhecer como são geradas:
ü    Energia Hidrelétrica: que utilizam a água dos rios para girar as turbinas que acionam os geradores das usinas hidrelétricas, representando 90% da energia utilizada em todo o país. Usina de Itaipu.
ü    Energia Solar, onde são utilizadas células fotovoltáicas onde raios solares são convertidos em energia por processos químicos, porém, é um meio de alto custo.
ü    Energia Eólica, a partir dos ventos. A força dos ventos movimenta as hélices do gerador eólico acionando o funcionamento dos geradores elétricos, transformando em energia elétrica. Muito utilizado em regiões a beira mar onde os ventos são mais constantes e mais fortes. Comparação com moinhos.
Em seguida, os alunos foram encaminhados ao laboratório onde há várias exposições e entre elas uma bicicleta que quando pedalada, gera energia. Os mesmos puderam experimentar a bicicleta, disputando entre eles, quem conseguiria ascender ao maior número de lâmpadas.
As atividades tiveram como objetivo, contribuir para a conscientização à preservação da natureza, respeito ao meio ambiente e princípios de cidadania.


Veja Imagens do passeio Clicando Aqui



2 comentários:

  1. Parabéns aos alunos que participaram do passeio a CIENTEC, espero que existam sempre mais passeios como este para que o aluno possa se apropriar melhor de conhecimentos que eles mesmos nao imaginariam que existissem, parabenizo a todos e sei que foi muito produtivo. Um parabens a todos que nos ajudam para que a EE DEP GREGORIO BEZERRA possar se tornar destaque, mesmo com as adversidades do dia-à-dia podemos ver que o crescimento positivo de nossa escola.

    FRED

    ResponderExcluir
  2. Como membro dessa Escola e Família, espero contribuir para que as adversidades enfrentadas, possam ser superadas com conhecimento e alegria. Esse passeio foi realmente enriquecedor e espero que os nossos alunos possam ter outras oportunidades como esta!! Há uma frase que diz: "SE VOCÊ ACHA A EDUCAÇÂO CARA, EXPERIMENTE A IGNORÂNCIA" de Derek Bok. Devemos sempre ir em busca de algo que nos acrescente como seres humanos melhores.
    Hebe Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...