sexta-feira, 20 de junho de 2014

Socializando:Projeto Escola

Relatório sobre a Semana de uma alimentação mais saudável (19 a 23 de maio)

A escolha de consumir a alimentação escolar ao invés de consumir na cantina ou levar lanche de casa
Durante a semana, foi realizada uma pesquisa com os alunos para saber se levam lanches para a escola, feitos em casa, se consomem os lanches da cantina ou se comem a comida feita na escola. Em seguida, houve uma tabulação.
Os professores abordaram:
ü  Além das leituras recebidas, outros diversos textos com os alunos, realizando uma leitura compartilhada afim de fazê-los perceber os benefícios da merenda escolar ao invés de somente consumir lanches da cantina.
ü  Quais os benefícios e malefícios das comidas enlatadas?
ü  Porque comer a comida da escola?
ü  Até onde o lanche da cantina pode ser mais saudável que a merenda escolar?
ü  Pirâmide alimentar;
ü  Momento de reflexão utilizando a frase: “O que ofereço ao meu corpo, é saudável?”
ü  Plantio de hortaliças na horta.
Além dos textos, os alunos também confeccionaram cartazes para incentivar os demais colegas a participar do momento de intervalo diariamente na escola, deixando-os expostos no pátio.
Os alunos também estiveram envolvidos no plantio de novas mudas na horta executando assim, algumas tarefas:
ü  Afofar da terra;
ü  Adubação;
ü  Plantio de novas mudas;
ü  Transferência da sementeira para o canteiro definitivo;
ü  Limpeza da composteira;
ü  Regas;
ü  Manutenção semanal;
ü  Acompanhamento do desenvolvimento das mudas.

O que foi plantado:
ü  Pimenta;
ü  Salsa;
ü  Manjericão;
ü  Couve-manteiga;
ü  Alface;
ü  Alecrim;
ü  Cebolinha;
ü  Rúcula.
Esse trabalho tem o intuito de agregar alguns temperos à comida escolar, deixando-a ainda mais saborosa e incentivá-los a fazer o plantio em suas casas. A principal meta é a utilização do espaço enquanto Horta, pensando também na preservação ambiental.
Comida enlatada

A comida enlatada é uma forma de aumentar o tempo de conservação dos alimentos através do seu acondicionamento apropriado em um recipiente geralmente produzido emmetal.
Atualmente os mais diveros gêneros alimentícios e bebidas são vendidos enlatados, muitos deles exclusivamente deste modo. Como exemplo podemos citar o extrato de tomate, o leite condensado, o milho cozido, refrigerantes, entre outros. Alimentos enlatados podem manter sua qualidade para consumo por até dois anos.
Atualmente os alimentos enlatados passam por um processo que tem por objetivo eliminar microorganismos e outros agentes nocivos que podem comprometer a qualidade do alimento e a saúde de seus consumidores. Entre os microorganismos nocivos que precisam ser eliminados está o Clostridium botulinum causador do botulismo.
Primeiramente os alimentos são acondicionados nas latas, que são preenchidas por água, óleo ou uma solução ácida. Em seguida, as latas são fechadas hermeticamente e expostas a altas temperaturas e pressões. Todo o processo é automatizado sendo realizado por máquinas sem requerer contato manual.
Alguns tipos de alimentos podem receber alguns compostos químicos durante o processo para melhorar ainda mais o tempo de conservação ou mesmo a aparência. Carnes enlatadas recebem nitrato de sódio para preservar a sua cor.
Os homens têm buscado formas de melhorar a conservação dos alimentos para que eles estivessem disponíveis em épocas de pouca produção ou em locais de difícil abastecimento.
A primeira iniciativa que levou a criação da comida enlatada foi feita pelo francês Nicolas Appert em 1809 atendendo uma convocação do governo de seu país para levar comida em conservas para a frente de batalha durante o governo de Napoleão Bonaparte. A estratégia se mostrou um sucesso e por isso ele recebeu um prêmio de doze mil francos ao publicar suas idéias numlivro. Inicialmente foram empregados vasilhames de vidro grosso ao invés de latas.
O processo utilizado por Appert é parecido com o atual, envolvendo o aquecimento da conserva com os recipientes fechados com rolha de cortiça. Na época seu criador atribuiu a conservação ao fechamento hermético dos recipientes, algo contestado anos mais tarde por Louis Pasteur em 1846 que atribuiu a conservação ao fato do processo eliminar os microorganismos identificados porAnton van Leeuwenhoek.
Tomando conhecimento do processo, Peter Durand o patenteou no Reino Unido em 1810. No ano seguinte vendeu sua patente para uma empresa que substituiu os vasilhames de vidro e a rolha de cortiça por latas de ferro estanhado, iniciando o uso de latas de metal.
Inicialmente as latas não foram amplamente aceitas pelos consumidores pois o alto preço da lata, a grande oferta de comida fresca e a dificuldade para abrir as latas desmotivavam o consumo. Curiosamente o abridor de latas foi criado apenas em 1815 e até então as latas precisavam ser abertas com martelo e talhadeira.
Desde então o processo de produção das latas tem se aprimorado, tornando o processo de produção mais fácil com menor custo. Passaram a ser largamente utilizadas em navios durante viagens longas. As latas também marcaram presença importante em diversos momentos como na Primeira Guerra Mundial e na Guerra Civil Americana no abastecimento das tropas. Os conflitos impulsionaram o desenvolvimento de melhores técnicas que mais tarde seriam aproveitadas com fins civis.
Só em 1935 bebidas passariam a ser vendidas em latas com o surgimento da primeira cerveja vendida deste modo.
                                                                                                                  

Porque uma horta é importante?
A horta é um excelente meio para potencializar o aprendizado do aluno e despertar seu interesse para a alimentação saudável. O contato com a natureza é uma experiência muito válida para crianças e adolescentes. Ao montar uma horta na escola, professores de todas as áreas terão um laboratório vivo, podendo trabalhar os mais variados temas.
Os professores podem usar a interdisciplinaridade e desenvolver um projeto sobre alimentação saudável com os alunos, que terão a oportunidade de conhecer melhor os alimentos e experimentá-los na cozinha ou na merenda escolar, o que os auxiliará na promoção da saúde.
O professor de matemática poderá trabalhar as formas dos alimentos cultivados, poderá associar o tempo de cultivo, floração e frutificação com o desenvolvimento dos alunos. Na área de português, os professores podem sugerir temas de redações ligados ao consumo de frutas e verduras. Professores da área de história podem trabalhar as origens dos nomes de frutas e verduras, como são consumidas e se são empregadas na medicina popular. O professor de geografia pode trabalhar as frutas e verduras típicas de cada região do país, resgatando, assim, a cultura culinária de cada região. Enfim, todas as áreas do conhecimento podem se beneficiar de alguma forma de uma horta ou mini-horta na escola.
Em escolas que não possuem espaço disponível para montar uma horta, há a possibilidade de construí-la com garrafas pet. Sendo assim, o professor pode trabalhar o conceito de sustentabilidade e colocar o tema para discussão entre os alunos.
Para a construção da horta, o professor deve ter a participação de todos os alunos. Pode-se dividir a responsabilidade por cada espécie plantada por turma. Ficam a critério do professor os meios de aquisição das mudas ou sementes.
Em primeiro lugar, deve-se escolher um local apropriado. O local escolhido deve receber a luz do sol direta na maior parte do dia, mas principalmente na parte da manhã. Observe se no local escolhido há trânsito de animais ou pessoas; se sim, escolha outro local. No local escolhido deve haver água disponível para irrigar os vegetais.
Depois de escolhido o local é hora de preparar a terra para o plantio. Retire ervas daninhas, revire a terra a uns 15 cm de profundidade para que ela fique fofa e, se necessário, corrija o solo com cal hidratada ou serragem. Nesse caso, é necessária a ajuda de um agrônomo ou jardineiro. Para a adubação dos canteiros, pode-se utilizar o adubo natural, como pó de café
usado, cascas e polpas de frutas, esterco, palhas e galhos, que, ao apodrecerem, formarão o adubo orgânico. É importante frisar com os alunos que alimentos processados industrialmente não podem virar adubo vegetal, por alterarem o pH do solo.
As covas para o plantio das hortaliças devem ser espaçadas e medir 20x20cm ou 30x30cm com 20cm ou 30cm de profundidade. Para melhor aproveitamento das culturas é importante saber a melhor época do ano para seu plantio. 
Abaixo, segue um link com algumas informações.Época de cultivo das principais hortaliças
Fonte: http://vsites.unb.br/fs/opsan/escolasaudavel/horta.pdf
Fonte: http://vsites.unb.br/fs/opsan/escolasaudavel/horta.pdf
A irrigação da horta difere quanto à região do país e à estação do ano, mas o recomendado é irrigar diariamente, duas vezes ao dia. Cuidado para que o solo não fique encharcado, pois isso propicia o aparecimento de fungos. Ao irrigar, observe se há ervas daninhas nascendo; se houver, retire-as e, a cada colheita, reponha o adubo. Isso garantirá o sucesso das colheitas seguintes.

Socializando Relatório

Escola Estadual Deputado Gregório Bezerra


Relatório Projeto Copa do Mundo 2014-06-09
Salas: 8º anos A, C, D e F
Professores responsáveis: Francisco, Gislene, Nilza e Odilon.


O presente Relatório anual da Copa 2014 expõe o empenho e as ações dos professores desse estabelecimento. Juntamente com os alunos .
A organização foi realizada da melhor maneira possível, pois envolve uma das modalidades mais apreciada por todos os brasileiros, incluindo também a escola.
Ficou claro para os alunos que a Copa, apesar da situação econômica do país, deixará um grande legado para toda a população brasileira e também para os inúmeros visitantes, elevando assim a autoestima de nossa nação.
Dentro deste contexto de grandes desafios a escola não poderia deixar de fazer a sua parte
Estudando, acompanhando e intervindo quando necessário a fim de perceberam que também fazem parte desse contexto. É através do projeto que os alunos se adentram ao conhecimento que apresenta a condição de anfriteão do maior evento dos tempos atuais. O projeto exigiu dos alunos disciplina e organização.
O trabalho foi assim discriminado: cada sala trabalhou  com um país: Alemanha, Irã, Japão, Colombia.
Os alunos participaram das aulas e das conversas d forma coerente e adequada respeitando uns aos outros. Cumpriram adequadamente os combinados do grupo sem dificuldades. Com entusiasmo mostraram habilidades nas atividades usando adequadamente os materiais!!
Segue alguns comentários dos alunos participantes:
Rafaela Salgado: 8ano D  O trabalho sobre a Copa 2014 no nosso país, em nossa escola foi de grande proveito para nossos conhecimentos, além da apresentação houve também a pesquisa que acrescentou bastante em nossas vidas.
Sobre a apresentação a minha sala apresentou o país Iran, conhecemos um pouco da cultura, da culinária, a vidadas mulheres, as leis, os jogadores.
Quanto a exposição houve muita empolgação, foi realizada com respeito e muito cuidado.
Sobre as outras salas também estavam ótimas, apenas alguns colegas não respeitaram, mas no demais foi tudo bom!!!!
Para o próximo trabalho espero que haja mais respeito com o trabalho de todos.

Jemima Damascena: 8ano D
O nosso trabalho foi realizado no dia 30 de maio de 2014, mas os preparativos começaram há um mês. A professora Gislene nos ajudou bastante, as tarefas foram realizadas em grupos: os de colagem, os escribas, de recorte, imagens e sobre o país escolhido O Irã.
Todas as salas envolvidas participaram bem, e que as salas F e C participaram muito bem. Eu adorei participação de todos. A decoração Foi maravilhoso, tudo a escola  necessitava de um evento assim, espero contar com mais projetos pois ajudam muito no nosso saber!!!

Rafaela dos Santos Viana 8ANO D: Rafaela dos Santos Viana Com certeza todos os participantes,  foi maravilhoso todos os alunos  se envolveram com muito entusiasmo. Gostaria que mais trabalho assim fosse realizados, pois motiva o aluno a estudar de uma maneira agradável.O nosso trabalho foi realizado no dia 30 de maio de 2014, mas os preparativos começaram há um mês. A professora Gislene nos ajudou bastante, as tarefas foram realizadas em grupos: os de colagem, os escribas, de recorte, imagens e sobre o país escolhido O Irã.
Todas as salas envolvidas participaram bem, e que as salas F e C participaram muito bem. Eu adorei participação de todos.

Letícia Santana Gonçalves: 8ano D
Gostei muito do trabalho da nossa e das outras salas, os alunos de maneira geral participaram com muita vontade. Poderiam ter participação de toda a escola.
8ano F: Diego Bonfim: O trabalho da Copa do mundo 2014, d a minha escola teve a participação de professores e alunos das 8anos. Na nossa  sala montamos um Museu do Futebol onde, falávamos do futebol do Brasil e também de outros países. Foi muito interessante conhecemos a cultura e o futebol de outros países. Gostaria que houvesse mais trabalhos assim foi muito bom.
Franciane Pinheiro: Foi muito interessante eu mesma entrevistei bastantes pessoas sobre o a Copa no Brasil. Foi muito interessante . Aprendemos a falar em público e também ouvimos bastantes coisas interessantes.

Relatório coletivo do 8º anos A
O nosso trabalho do foi realizado a partir da comparação entre a cultura brasileira, cultura colombiana e a cultura portuguesa. Aprendemos muito sobre essas culturas que representariam no Campeonato Escolar, em sala realizamos roda de comentários, na qual  realizaram pesquisas sobre a Colômbia, país no qual representara Dentre os assuntos pesquisados, também foi apresentado os principais jogadores e técnicos da seleção colombiana de futebol, foi pesquisado as variações linguísticas entre o português, falado aqui  e o falado em Portugal. Fizemos o levantamento das palavras que usamos aqui e em Portugal foi muito interessante. Continuamos a desenvolver o projeto elaborando cartazes sobre os três países, como suas curiosidades em relação “ A Copa 2014” para apresentarmos aos demais alunos da escola.
Nosso trabalho foi muito gratificante, os alunos participaram bastante, inclusive sugeriram- nos outros trabalhos nesse porte e que toda a escola participasse.
Conscientizaram também que ter uma Copa  do Mundo significa para nós um legado  . O certo seria torcer para que o Brasil faça uma Copa excelente.

Atividade Extracurricular

Teatro Clara Nunes


Data: 04/06/2014
Horário: das 10hs às 12hs.
Turmas envolvidas: 6º e 9º anos (40 alunos).
Professores envolvidos: Hebe (Ciências); Raimundo (Matemática) e Gerson (Educação física).
Apoio Gestor: Raquel Prado.

Os alunos puderam participar da exposição de ikebanas (arranjos florais), telas pintadas, confecção de minibanas (ikebanas em miniatura), museu de arte, plantio de flores, plantio e distribuição de 2,5 mil mudas de alface. Estando mais perto da cultura e da natureza.

Foi um evento de celebração do Dia Municipal do Johrei, instituído por lei em 2013. O Johrei consiste na canalização da energia com a finalidade de “criar” felicidade estando em contato com a natureza de formas simples, como o plantio de mudas. Os alunos que se mostraram decepcionados logo na chegada em não se deparar com uma peça teatral, logo descobriram que estar diante de uma exposição de arte e poder se envolver com a natureza, também causa satisfação, bem-estar e muito aprendizado. Eles adoraram.




















quinta-feira, 29 de maio de 2014

COMPARTILHANDO-PARCERIA!

Relatório da reunião promovida pelo projeto da Rede EscolAí realizada na Diretoria de Ensino de São Bernardo do Campo no dia 23 de Maio de 2014

No dia 23 de Maio de 2014, eu, professor Cristiano junto com os alunos Edmar da nono ano A e Manais do nono ano D, fomos até a Diretoria de Ensino em São Bernardo do Campo onde participamos de uma Oficina de Comunicação promovida pela Rede EscolAí. Enquanto professor pilar, eu tive a oportunidade de auxiliar os alunos reporteens na realização de todas as tarefas propostas durante o dia de reunião.
Quando chegamos à reunião, já tivemos o prazer de participar de uma palestra sobre fotografia, onde refletimos com o palestrante sobre o papel político da fotografia na notícia. Tivemos a oportunidade de ver em slides show vários exemplos de diferentes tipos de fotografias tiradas em diferentes contextos por diferentes fotógrafos. Também aprendemos os diferentes macetes e técnicas da arte de fotografar. Foram momentos importantes de aprendizado de uma arte totalmente nova para nós – professor pilar e reporteens.
Depois do encontro do período da manhã, tivemos um almoço maravilhoso onde podemos compartilhar um momento de descontração entre os reporteens ali presentes e os professores pilares também conversaram muito.
Depois do almoço, tivemos mais uma palestra interessante sobre texto jornalístico onde os reporteens e os professores pegaram algumas notícias soltas de jornais e fizeram desenhos representando cada frase lida no título da notícia. Cada reporteen trouxe sua versão do título da notícia e com esta dinâmica descobrimos que nenhuma notícia é neutra. A palestrante, jornalista de profissão, nos apresentou os caminhos de uma reportagem bem sucedida – foi interessante a palestra promovida no período da tarde.
Concluindo, o encontro promovido pela Rede EscolAí foi de grande importância para nossa formação política e ideológica enquanto comunicadores e enquanto sujeitos sociais. Obrigado!

Cristiano Lima

Professor/Tradutor

domingo, 18 de maio de 2014

Visita ao Cientec


Instituição visitada: Cientec - Parque de Ciências e Tecnologias da USP.
Data da visita: 13/05/2014.
                         Horário previsto: Das 7hs às 12hs.
                         Turmas envolvidas: 6º anos.
                         Professores responsáveis: Hebe R. Silva e Raimundo Tavares.
                        Apoio Gestor: Raquel Prado.

Cultura é currículo

Dentre os objetivos do programa Cultura é currículo , propiciar melhor qualidade de ensino da escola pública estadual é uma delas, assim, levar aos educandos a possibilidade de ampliação de conhecimentos fortalecendo o currículo escolar; maior interação entre professores e alunos, usufruto de equipamentos e de diferentes linguagens culturais; os proporciona um ensino sintonizado com o mundo além dos muros da escola.

Preparando a visita

Antes de sair com os alunos, é fundamental que saibam exatamente os objetivos da visita que farão para que possam associar aos conteúdos curriculares a que temos e vamos desenvolver em sala de aula. Além disso, o programa Cultura é currículo prevê a visita a uma instituição cultural, o Cientec, cujo foco estará na observação de como os objetos e elementos se organizam em determinada exposição, a análise posterior de diferentes formas de expor a vida, de energia e o reconhecimento da importância dos espaços expositivos. Todas essas questões estão voltadas para a uma história específica e científica.
Os alunos envolvidos receberam informações sobre a instituição a ser visitada e alguns tipos de materiais que serão disponibilizados durante a visita. Ressaltado a importância de observações, anotações , leituras e esboços sobre tudo o que virem a conhecer e reconhecer.

A visita tem como objetivo, o desenvolvimento do aluno quanto à:
·         Reconhecer e valorizar fontes de informação contidas num espaço tão rico circundado pela Mata Atlântica já que é um tipo de bioma brasileiro;
·         Conhecer a nascente Riacho do Ipiranga, valorizando a conscientização de uma sociedade despreocupada com o desperdício diário;
·         Conhecer o Planetário e tipos de energias;
  • Compreender a natureza como um todo;
·         Compreender a relação entre o ser humano e os demais seres vivos e componentes ambientais;
  • Compreender a Ciência como processo de produção de conhecimento;
  • Compreender a utilização da tecnologia como meio de suprir necessidades humanas;
·         Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais;
·         Proporcionar aos educandos aprender brincando, sobre a ciência, tecnologia e cultura humanística em geral; e
·         Reflexão sobre as necessidades que impulsionaram as transformações ocorridas ao longo do tempo.


Assim, durante a visita, os alunos participarão das atividades direcionadas e ao seu término desenvolverão um relatório como avaliação. Fotos estarão em anexo.  

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...