Instituição visitada: Cientec - Parque
de Ciências e Tecnologias da USP.
Data da visita: 13/05/2014.
Horário previsto: Das 7hs às 12hs.
Turmas envolvidas: 6º anos.
Professores responsáveis: Hebe R. Silva
e Raimundo Tavares.
Apoio Gestor: Raquel Prado.
Cultura é currículo
Dentre os objetivos do
programa Cultura é currículo , propiciar melhor qualidade de ensino da
escola pública estadual é uma delas, assim, levar aos educandos a possibilidade
de ampliação de conhecimentos fortalecendo o currículo escolar; maior interação
entre professores e alunos, usufruto de equipamentos e de
diferentes linguagens culturais; os proporciona um ensino sintonizado com o mundo além dos
muros da escola.
Preparando a visita
Antes de sair com os
alunos, é fundamental que saibam exatamente os objetivos da visita que farão
para que possam associar aos conteúdos curriculares a que temos e vamos
desenvolver em sala de aula. Além disso, o programa Cultura é currículo prevê a
visita a uma instituição cultural, o Cientec, cujo foco estará na observação de
como os objetos e elementos se organizam em determinada exposição, a análise
posterior de diferentes formas de expor a vida, de energia e o reconhecimento
da importância dos espaços expositivos. Todas essas questões estão voltadas
para a uma história específica e científica.
Os alunos envolvidos
receberam informações sobre a instituição a ser visitada e alguns tipos de
materiais que serão disponibilizados durante a visita. Ressaltado a importância
de observações, anotações , leituras e esboços sobre tudo o que virem a
conhecer e reconhecer.
A visita tem como
objetivo, o desenvolvimento do aluno quanto à:
·
Reconhecer
e valorizar fontes de informação contidas num espaço tão
rico circundado pela Mata
Atlântica já que é um tipo de bioma brasileiro;
·
Conhecer
a nascente Riacho do Ipiranga, valorizando a conscientização de uma
sociedade despreocupada com o desperdício diário;
·
Conhecer o Planetário e tipos de energias;
- Compreender a natureza como um todo;
·
Compreender
a relação entre o ser humano e os demais seres vivos e componentes ambientais;
- Compreender a Ciência como processo de produção de conhecimento;
- Compreender a utilização da tecnologia como meio de suprir
necessidades humanas;
·
Formular
questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais;
·
Proporcionar aos educandos aprender
brincando, sobre a ciência, tecnologia e cultura humanística em geral; e
·
Reflexão sobre
as necessidades que impulsionaram as transformações ocorridas ao longo do tempo.
Assim, durante a visita, os alunos participarão das atividades
direcionadas e ao seu término desenvolverão um relatório como avaliação. Fotos
estarão em anexo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.