sexta-feira, 20 de junho de 2014

Socializando:Projeto Escola

Relatório sobre a Semana de uma alimentação mais saudável (19 a 23 de maio)

A escolha de consumir a alimentação escolar ao invés de consumir na cantina ou levar lanche de casa
Durante a semana, foi realizada uma pesquisa com os alunos para saber se levam lanches para a escola, feitos em casa, se consomem os lanches da cantina ou se comem a comida feita na escola. Em seguida, houve uma tabulação.
Os professores abordaram:
ü  Além das leituras recebidas, outros diversos textos com os alunos, realizando uma leitura compartilhada afim de fazê-los perceber os benefícios da merenda escolar ao invés de somente consumir lanches da cantina.
ü  Quais os benefícios e malefícios das comidas enlatadas?
ü  Porque comer a comida da escola?
ü  Até onde o lanche da cantina pode ser mais saudável que a merenda escolar?
ü  Pirâmide alimentar;
ü  Momento de reflexão utilizando a frase: “O que ofereço ao meu corpo, é saudável?”
ü  Plantio de hortaliças na horta.
Além dos textos, os alunos também confeccionaram cartazes para incentivar os demais colegas a participar do momento de intervalo diariamente na escola, deixando-os expostos no pátio.
Os alunos também estiveram envolvidos no plantio de novas mudas na horta executando assim, algumas tarefas:
ü  Afofar da terra;
ü  Adubação;
ü  Plantio de novas mudas;
ü  Transferência da sementeira para o canteiro definitivo;
ü  Limpeza da composteira;
ü  Regas;
ü  Manutenção semanal;
ü  Acompanhamento do desenvolvimento das mudas.

O que foi plantado:
ü  Pimenta;
ü  Salsa;
ü  Manjericão;
ü  Couve-manteiga;
ü  Alface;
ü  Alecrim;
ü  Cebolinha;
ü  Rúcula.
Esse trabalho tem o intuito de agregar alguns temperos à comida escolar, deixando-a ainda mais saborosa e incentivá-los a fazer o plantio em suas casas. A principal meta é a utilização do espaço enquanto Horta, pensando também na preservação ambiental.
Comida enlatada

A comida enlatada é uma forma de aumentar o tempo de conservação dos alimentos através do seu acondicionamento apropriado em um recipiente geralmente produzido emmetal.
Atualmente os mais diveros gêneros alimentícios e bebidas são vendidos enlatados, muitos deles exclusivamente deste modo. Como exemplo podemos citar o extrato de tomate, o leite condensado, o milho cozido, refrigerantes, entre outros. Alimentos enlatados podem manter sua qualidade para consumo por até dois anos.
Atualmente os alimentos enlatados passam por um processo que tem por objetivo eliminar microorganismos e outros agentes nocivos que podem comprometer a qualidade do alimento e a saúde de seus consumidores. Entre os microorganismos nocivos que precisam ser eliminados está o Clostridium botulinum causador do botulismo.
Primeiramente os alimentos são acondicionados nas latas, que são preenchidas por água, óleo ou uma solução ácida. Em seguida, as latas são fechadas hermeticamente e expostas a altas temperaturas e pressões. Todo o processo é automatizado sendo realizado por máquinas sem requerer contato manual.
Alguns tipos de alimentos podem receber alguns compostos químicos durante o processo para melhorar ainda mais o tempo de conservação ou mesmo a aparência. Carnes enlatadas recebem nitrato de sódio para preservar a sua cor.
Os homens têm buscado formas de melhorar a conservação dos alimentos para que eles estivessem disponíveis em épocas de pouca produção ou em locais de difícil abastecimento.
A primeira iniciativa que levou a criação da comida enlatada foi feita pelo francês Nicolas Appert em 1809 atendendo uma convocação do governo de seu país para levar comida em conservas para a frente de batalha durante o governo de Napoleão Bonaparte. A estratégia se mostrou um sucesso e por isso ele recebeu um prêmio de doze mil francos ao publicar suas idéias numlivro. Inicialmente foram empregados vasilhames de vidro grosso ao invés de latas.
O processo utilizado por Appert é parecido com o atual, envolvendo o aquecimento da conserva com os recipientes fechados com rolha de cortiça. Na época seu criador atribuiu a conservação ao fechamento hermético dos recipientes, algo contestado anos mais tarde por Louis Pasteur em 1846 que atribuiu a conservação ao fato do processo eliminar os microorganismos identificados porAnton van Leeuwenhoek.
Tomando conhecimento do processo, Peter Durand o patenteou no Reino Unido em 1810. No ano seguinte vendeu sua patente para uma empresa que substituiu os vasilhames de vidro e a rolha de cortiça por latas de ferro estanhado, iniciando o uso de latas de metal.
Inicialmente as latas não foram amplamente aceitas pelos consumidores pois o alto preço da lata, a grande oferta de comida fresca e a dificuldade para abrir as latas desmotivavam o consumo. Curiosamente o abridor de latas foi criado apenas em 1815 e até então as latas precisavam ser abertas com martelo e talhadeira.
Desde então o processo de produção das latas tem se aprimorado, tornando o processo de produção mais fácil com menor custo. Passaram a ser largamente utilizadas em navios durante viagens longas. As latas também marcaram presença importante em diversos momentos como na Primeira Guerra Mundial e na Guerra Civil Americana no abastecimento das tropas. Os conflitos impulsionaram o desenvolvimento de melhores técnicas que mais tarde seriam aproveitadas com fins civis.
Só em 1935 bebidas passariam a ser vendidas em latas com o surgimento da primeira cerveja vendida deste modo.
                                                                                                                  

Porque uma horta é importante?
A horta é um excelente meio para potencializar o aprendizado do aluno e despertar seu interesse para a alimentação saudável. O contato com a natureza é uma experiência muito válida para crianças e adolescentes. Ao montar uma horta na escola, professores de todas as áreas terão um laboratório vivo, podendo trabalhar os mais variados temas.
Os professores podem usar a interdisciplinaridade e desenvolver um projeto sobre alimentação saudável com os alunos, que terão a oportunidade de conhecer melhor os alimentos e experimentá-los na cozinha ou na merenda escolar, o que os auxiliará na promoção da saúde.
O professor de matemática poderá trabalhar as formas dos alimentos cultivados, poderá associar o tempo de cultivo, floração e frutificação com o desenvolvimento dos alunos. Na área de português, os professores podem sugerir temas de redações ligados ao consumo de frutas e verduras. Professores da área de história podem trabalhar as origens dos nomes de frutas e verduras, como são consumidas e se são empregadas na medicina popular. O professor de geografia pode trabalhar as frutas e verduras típicas de cada região do país, resgatando, assim, a cultura culinária de cada região. Enfim, todas as áreas do conhecimento podem se beneficiar de alguma forma de uma horta ou mini-horta na escola.
Em escolas que não possuem espaço disponível para montar uma horta, há a possibilidade de construí-la com garrafas pet. Sendo assim, o professor pode trabalhar o conceito de sustentabilidade e colocar o tema para discussão entre os alunos.
Para a construção da horta, o professor deve ter a participação de todos os alunos. Pode-se dividir a responsabilidade por cada espécie plantada por turma. Ficam a critério do professor os meios de aquisição das mudas ou sementes.
Em primeiro lugar, deve-se escolher um local apropriado. O local escolhido deve receber a luz do sol direta na maior parte do dia, mas principalmente na parte da manhã. Observe se no local escolhido há trânsito de animais ou pessoas; se sim, escolha outro local. No local escolhido deve haver água disponível para irrigar os vegetais.
Depois de escolhido o local é hora de preparar a terra para o plantio. Retire ervas daninhas, revire a terra a uns 15 cm de profundidade para que ela fique fofa e, se necessário, corrija o solo com cal hidratada ou serragem. Nesse caso, é necessária a ajuda de um agrônomo ou jardineiro. Para a adubação dos canteiros, pode-se utilizar o adubo natural, como pó de café
usado, cascas e polpas de frutas, esterco, palhas e galhos, que, ao apodrecerem, formarão o adubo orgânico. É importante frisar com os alunos que alimentos processados industrialmente não podem virar adubo vegetal, por alterarem o pH do solo.
As covas para o plantio das hortaliças devem ser espaçadas e medir 20x20cm ou 30x30cm com 20cm ou 30cm de profundidade. Para melhor aproveitamento das culturas é importante saber a melhor época do ano para seu plantio. 
Abaixo, segue um link com algumas informações.Época de cultivo das principais hortaliças
Fonte: http://vsites.unb.br/fs/opsan/escolasaudavel/horta.pdf
Fonte: http://vsites.unb.br/fs/opsan/escolasaudavel/horta.pdf
A irrigação da horta difere quanto à região do país e à estação do ano, mas o recomendado é irrigar diariamente, duas vezes ao dia. Cuidado para que o solo não fique encharcado, pois isso propicia o aparecimento de fungos. Ao irrigar, observe se há ervas daninhas nascendo; se houver, retire-as e, a cada colheita, reponha o adubo. Isso garantirá o sucesso das colheitas seguintes.

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