quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Compartilhando!!!

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA 7ª CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE  E.E." DEPUTADO GREGÓRIO BEZERRA"
SALA SAPE  - PROFESSORES: CRISTIANE M. MARTINS /  RENATO HILÁRIO
TEMA: "RECICLAGEM DO LIXO" E  "HISTÓRIAS QUE ENCANTAM."

A prática das atividades promovidas em "Um dia na escola do meu filho", foi marcado como um dia onde todos tiveram a oportunidade de vivenciarem momentos de trocas, informações, conhecimento, interações e apreciações. Mas principalmente podermos nos emocionar em meio à essas ações apresentadas. Este ano foram trabalhadas na área literária diversos portadores literários com o tema: "Histórias que Encantam", sendo eles:
*POEMA- "Enjoadinho" de Vinícius de Morais- recitado pelo profº de Língua Portuguesa : Francisco Heraldo.
*POEMA DE CORDEL- "Represa Billíngues"- apresentada pelo cordelista Odorico de Souza.
*PRODUÇÃO TEXTUAL E LEITURA- "Saudades da Minha Terra", com o tema: O lugar de onde vim. Relato do pai reescrito pela aluna Laysa da 7ª série.
*REESCRITA DE POESIAS - Poesias de vários autores reescritas pelos alunos da Sala Sape, fixadas em árvore literária.
Tivemos também a participação da ONG "Acer", com o grupo de capoeira composto por crianças e adolescentes, que fizeram uma contagiante apresentação de samba e roda de capoeira, com coreografia  tendo como tema jangada. Houve também momento de informação com a palestra da enfermeira Cíntia, que falou a respeito da coleta seletiva do lixo, maneiras corretas de massificação de remédios vencidos e outros materiais com substâncias químicas, e os benefícios e importância da coleta para a sociedade.
Os alunos do ensino médio apresentaram uma exposição com o tema Ecologia e também oficinas com materiais recicláveis.
O trabalho desenvolvido na Sala Sape foi processualmente, onde em primeiro momento conversamos com os alunos, levantando conhecimentos prévios sobre o que entendem e sabem a respeito de meio ambiente. Em outro momento os alunos tiveram acesso a textos e informativos de revistas e jornais sobre questões que englobam meio ambiente.
No decorrer das atividades houve trabalhos manuais com materiais recicláveis, como rolos de papel toalha, tampas plásticas de garrafas, garrafas pets, jornais, revistas, papelão. Onde estes foram utilizados para confeccionarem canudos decorados com rolos de papel toalha para guardarem  as poesias que foram escritas. Confecção de carrinhos com garrafas pets com  tampas plásticas, vassouras de papelão feitas com pedaços de jornais e  revistas para serem colocadas em cartazes que serão fixados pela escola, com frases de incentivo à preservação do meio ambiente em relação ao lixo que produzem na escola e outros ambientes.
Os alunos também interagiram com o tema "Histórias que encantam,"onde confeccionaram uma árvore literária de papelão e jornal sendo penduradas a reescrita deles com diversos poemas, em parceria com a sala de leitura e participação da professora Maria de Fátima.
Na véspera do evento, os alunos escolheram e pintaram o desenho para a confecção do cartaz, convidando aos pais e comunidade para juntamente com os alunos, professores e agentes escolares a participarem desse dia, prestigiando e apreciando os trabalhos produzidos pelos educandos.
Os alunos da Sala Sape ficaram muito felizes ao escutarem elogios do trabalho que desenvolveram e sentiram-se estimulados e valorizados ao terem o reconhecimento de pais e colegas, identificando suas letras nas reescritas das poesias na árvore literária, assim também como em outros trabalhos feitos com reciclagem de materiais.
Todos poderam levar e compartilhar com outras pessoas ''Histórias que Encantam",  que foram distribuídas, e com certeza fará com que esse evento seja lembrado em nossas mentes, mas principalmente relembrado em nossos corações.

                                            "NÃO É NO SILÊNCIO QUE OS HOMENS SE FAZEM, MAS NA PALAVRA, NO TRABALHO, NA AÇÃO-REFLEXÃO."

                                              (Paulo Freire)                                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...