quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Compartilhando Projeto!

Projeto sala de leitura


“A leitura tem um papel fundamental no desenvolvimento da capacidade de produzir textos escritos, pois por meio dela os alunos entram em contato com toda a riqueza e a complexidade da linguagem escrita. É também a leitura que contribui para ampliar a visão de mundo, estimular o desejo de outras leituras, exercitar a fantasia e a imaginação... É ouvindo contos que os alunos vão desde muito cedo se apropriando da estrutura da narrativa, das regras que organizam esse tipo particular de discurso”...
Parâmetros Curriculares Nacionais, p. 74

Sendo a leitura fundamental para o desenvolvimento dos educandos(as), e para que os mesmos possam desenvolver o hábito da leitura pelo simples prazer de ler, o projeto busca realizar um trabalho interdisciplinar de acordo com o tema do Projeto Político Pedagógico da escola e assim envolver toda a comunidade escolar nesta incrível viagem de descobertas, encantamento e diversão que é a arte de ler, dramatizar, encenar, cantar e criar com a literatura. Hábito mais que saudável, a ser preservado e disseminado, e de suma importância na chamada "sociedade da informação" em que vivemos.

OBJETIVO GERAL:
Proporcionar aos alunos, momentos e atividades em que adquirem a proficiência em leitura e escrita, tais capacidades e habilidades que estão envolvidas no domínio da leitura e da produção de textos, com a finalidade de torná-los indivíduos agentes no processo de sua aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Ampliar  o universo literário dos alunos, oferecendo material diferenciado para leitura;
·         Possibilitar aos alunos momentos para saborear e compartilhar as ideias de autores clássicos contemporâneos da literatura universal;
·         Definir e redefinir o gosto literário, estimulando os alunos a identificar os gêneros preferidos;
·         Encorajar a oralidade, para que o aluno se torne sujeito ativo na comunicação e construção de seu conhecimento;
Desenvolver um trabalho de parceria com os docentes;
·          Estabelecer relações com outros livros, outras épocas, lugares e autores diferentes;
·         Promover o acesso à informação e a pesquisa;
·         Transformar a sala de leitura em um espaço da escola capaz de valorizar a realização de projetos e complementação das atividades desenvolvidas em classe;
·         Antecipar leitura e mobilizar os conhecimentos prévios;
·         Compartilhar experiências leitoras;
·         Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;
·         Incentivar a investigação, a comparação, a análise e síntese voltadas para a autonomia do aluno em aprender a aprender a fazer e aprender a ser.

METODOLOGIAS:

            A proposta desse projeto é enriquecer os conhecimentos através de:
I.      Empréstimos de livros;
II.    Leitura livre e direcionada;
III.   Trabalhar de forma transdisciplinar a leitura, interpretação, compreensão das dinâmicas envolvendo todas as disciplinas;
IV.  Leitura dramática;
V.   Sarau de poesia, cordel ou contos;
VI.  Apresentação de seminários de leitura;
VII. Leitura deleite e compartilhada;
VIII.Leituras e releituras de obras de arte;
IX.  Grupo de estudos;
X.   Orientação para pesquisa;
XI.  Dramatização e ilustração de capítulos de um livro ou textos;
XII. Premiação bimestral a alunos leitores após análises dos professores e gráfico de retirada de livros por alunos da sala de leitura;
XIII.Roda de jornal;
XIV.Hora do conto:
Mapa de rotina bimestral dos livros mais lidos;
RECURSOS:
Utilização de diferentes recursos audiovisuais: livros, jornal, revista, vídeo, cd, obras de arte, data show, etc.

AVALIAÇÃO:
Envolvimento e participação dos alunos nas atividades individuais, duplas produtivas, e grupos.
Desenvolvimento do aluno como sujeito na construção de sua própria história;
Postura positiva do aluno quanto à aproximação com a leitura, o gosto pela leitura e participação nas atividades propostas;
Aumentar o número de leitores;
Envolvimento dos pais ou responsáveis no percurso escolar do aluno.

PÚBLICO ALVO:
Toda comunidade escolar.

DURAÇÃO:
Durante o ano letivo de 2014.

PRODUTO FINAL:

Exposição dos relatos, fotos e atividades desenvolvidas com os alunos no sábado letivo ou amostra cultural.
 Produção de indicações literárias para a biblioteca que servirão de consulta para os demais alunos da escola

RESPONSÁVEL:

     Professora: Maria de Fátima Santos Ferreira dos Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...