ESCOLA E MEDIAÇÃO
Qual a diferença da escola que tem mediador e a que não tem? Até que
ponto o mediador está ajudando?
O mediador é elemento fundamental
para integração da comunidade e melhoria do relacionamento interpessoal, por
acompanhar e ajudar no desenvolvimento da aprendizagem, ao integrar projetos e
programas da SEE (Currículo é Cultura,
Acessa Escola, Escola da Família), como também possibilita o envolvimento
de trabalhos com ONGs, outras entidades, como: Conselho Tutelar, por meio de
palestras, parcerias e oficinas.
A escola que tem mediador se
estrutura para atender melhor aos Pais, possibilitando melhor acolhida,
orientando-os em relação às ausências de seus filhos e conflitos das relações
interpessoais, encaminhando para outros serviços quando necessários, auxiliando
em atividades de compensação de ausência e melhoria de aprendizagem com
acompanhamento e conversa individual com o aluno.
Em relação ao corpo docente, há
uma circulação maior de informações, ações e devolutiva. Quando esse professor
mediador socializa o que ouviu nas formações oferecidas pela Diretoria de
Ensino, torna-se um multiplicador que possibilita a reflexão crítica, com
mudança de comportamento.
Toda a comunidade é beneficiada
com o professor mediador, na medida em que são realizadas as reuniões da
equipe, onde ocorre Planejamento, Replanejamento e ajuste das ações; como
também retomada das Normas de Convivência, organização e acompanhamento do
Grêmio Estudantil e eventos e projetos desenvolvido na escola.
Se a escola não tiver mediador,
pode enfrentar uma série de problemas e conflitos, como vandalismo, pichações,
brigas internas e externas, discussões e agressões entre alunos e professores e
entre os próprios alunos. Uma escola sem mediação torna-se mais vulnerável. Penso
que houve grande melhoria na
EE Deputado
Gregório Bezerra desde que passou a ter professor mediador. A relação dos
pais com a escola melhorou, pois há um dia estruturado para atendê-los, não
ficando todos os problemas apenas com a Direção.
O professor mediador acompanha
todos os projetos da escola: “A Escola que Lê”, “Compreender e respeitar a
Cultura do seu lugar”. Os trabalhos com leitura estão em andamento, o mais
recente em parceria com a Escola da Família e o Grêmio Estudantil que se refere
à cultura do seu lugar está sendo produtivo com as oficinas envolvendo leitura,
reforço e recuperação; não só da aprendizagem, mas também da conscientização
para conservação do patrimônio escolar, desenvolvimento do pertencimento da
escola e convivência escolar.
Audisio Matias Barboza
Mediador
escolar
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