sábado, 1 de dezembro de 2012

Para refletir!



ESCOLA E MEDIAÇÃO


Qual a diferença da escola que tem mediador e a que não tem? Até que ponto o mediador está ajudando?

O mediador é elemento fundamental para integração da comunidade e melhoria do relacionamento interpessoal, por acompanhar e ajudar no desenvolvimento da aprendizagem, ao integrar projetos e programas da SEE (Currículo é Cultura, Acessa Escola, Escola da Família), como também possibilita o envolvimento de trabalhos com ONGs, outras entidades, como: Conselho Tutelar, por meio de palestras, parcerias e oficinas.
A escola que tem mediador se estrutura para atender melhor aos Pais, possibilitando melhor acolhida, orientando-os em relação às ausências de seus filhos e conflitos das relações interpessoais, encaminhando para outros serviços quando necessários, auxiliando em atividades de compensação de ausência e melhoria de aprendizagem com acompanhamento e conversa individual com o aluno.
Em relação ao corpo docente, há uma circulação maior de informações, ações e devolutiva. Quando esse professor mediador socializa o que ouviu nas formações oferecidas pela Diretoria de Ensino, torna-se um multiplicador que possibilita a reflexão crítica, com mudança de comportamento.
Toda a comunidade é beneficiada com o professor mediador, na medida em que são realizadas as reuniões da equipe, onde ocorre Planejamento, Replanejamento e ajuste das ações; como também retomada das Normas de Convivência, organização e acompanhamento do Grêmio Estudantil e eventos e projetos desenvolvido na escola.
Se a escola não tiver mediador, pode enfrentar uma série de problemas e conflitos, como vandalismo, pichações, brigas internas e externas, discussões e agressões entre alunos e professores e entre os próprios alunos. Uma escola sem mediação torna-se mais vulnerável. Penso que houve grande melhoria na 
EE Deputado Gregório Bezerra desde que passou a ter professor mediador. A relação dos pais com a escola melhorou, pois há um dia estruturado para atendê-los, não ficando todos os problemas apenas com a Direção.
O professor mediador acompanha todos os projetos da escola: “A Escola que Lê”, “Compreender e respeitar a Cultura do seu lugar”. Os trabalhos com leitura estão em andamento, o mais recente em parceria com a Escola da Família e o Grêmio Estudantil que se refere à cultura do seu lugar está sendo produtivo com as oficinas envolvendo leitura, reforço e recuperação; não só da aprendizagem, mas também da conscientização para conservação do patrimônio escolar, desenvolvimento do pertencimento da escola e convivência escolar.

                                                                                                                      Audisio Matias Barboza
                                                                                                                                Mediador escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...