quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Relato sobre a Conferência do Meio ambiente na Escola

Venho participando de forma efetiva dos projetos ambientais da EE. Dep. Gregório Bezerra desde 2008 quando fui palestrante convidado pela turma de TEC (Curso Profissionalizante) tratando da temática: Meio Ambiente & Empreendedorismo. Foi muito salutar esse evento, pois no ano seguinte tive o prazer de remover-me para essa escola e dar continuidades nesse trabalho com os alunos do ensino Fundamental e Médio, realizando além das aulas, projetos de Educação Ambiental em área de Manancial. Obtivemos inúmeros resultados satisfatórios de forma acadêmica e pessoal, o que avalio como muito bom.
Alunos, professores e comunidade empenhados em melhorar e mudar seus hábitos e atitudes. Exemplo disso é o fato ocorrido na casa de um aluno, onde  realizou-se um projeto de cisterna proposto em sala de aula e utilizado de forma empreendedora em um Lava-Rápido. O princípio foi captação de água de chuva e sua utilização no processo de lavar automóveis, o que deu muito certo e eficiente na redução do consumo de água e no reuso de água. 
Na própria escola foram feitas mudanças das torneiras que reduz o desperdício de água. Também participamos do concurso “O Mistério do Manancial” da Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, realizamos um projeto de ecoeficiência alimentar onde tratou-se das maneiras corretas de manipulação de alimentos os alunos pesquisaram sobre o assunto e em um jantar feito por eles onde apresentaram seus conhecimentos sobre o mesmo, fizemos aquários utilizando garrafas e criando um ecossistema lacustre (Lago) que melhor representa as condições da represa Billings associando a fotossíntese, ciclo do carbono e hidrogênio.
 As pesquisas realizadas na sala do Programa Acessa Escola  em sites especializados contribuíram e muito para os alunos compreenderem o processo de construção da estufa que foi proposta em forma de projeto apoiado e apresentado na UNIFESP, uma parceria que dará bons resultados para a comunidade escolar e toda a comunidade.
Acredito que a proposta da escola está no sentido certo da Sustentabilidade por se tratar de uma área de manancial ao lado da maior reservatório de água para abastecimento humano do planeta “Billings”.
O caminho é longo e nele muitos contribuirão de forma direta ou indireta para que a cada ano resultados melhores apareçam. Muitos foram os esforços de todos e sinto-me realizado por ter contribuído para isso.
Educar para o ambiente é ambientar-se em volta do meio e misturar-se ao todo assim seremos o inicio, o meio sem fim.
O professor Helio como palestrante em 2008
Projeto Alimentação (2009)

Produção dos Aquários


Prof. Helio Ramos de Oliveira
É Biólogo pós-graduado em Direito Ambiental

4 comentários:

  1. eu gosto muito do professor helio ele me insinou muitas coisa de ciencia para todos como fazer rosa do vento mais ele vi enbora voce foi muito legal boa sorte

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito do professor Helio.
    Ele ençina muitas coisas para gente como fezer aquarios, estufas,esplicou sobre astronomia e etc.

    ResponderExcluir
  3. Prof. Hélio é uma pessoa especial.Seu trabalho é muito eclético,tornando muito interessante e produtivo.
    Parabéns professor!!!!!!!
    Prof. Dirce / Arte

    ResponderExcluir
  4. Muitas saudades desse tempo! Professor Hélio, uma grande pessoa! Um dos que me inspirou a ser professora, sentindo que podemos fazer a diferença, não precisamos nos generalizar aos dias de hoje!
    Vejam, hoje estou no Gregório Bezerra como professora, ontem (força de expressão) fui aluna. É isso aí, pessoal! Essa escola nos dá futuro, só precisamos de uma coisa para isso: dedicação.
    Espero amanhã ver meus alunos de hoje crescendo profissionalmente! Quanto mais os conheço, mais capacidade vejo em cada um!

    Profª Tati.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...