sábado, 25 de setembro de 2010

Projeto: Transformando lixo em arte.

Trabalhar com reciclagem possibilita desenvolver habilidades manuais, criatividade, consciência ambiental, moral, ética e cidadã em todas as idades. Tenho o privilégio de desenvolver este projeto com a comunidade, com oficinas de decopagem  na Conferência do Meio Ambiente de 2008 e 2009; com alunos do fundamental das 5° e 6° séries, transformando as caixinhas dos livros de leitura em porta jóia para o Dia das mães e porta retrato para o Dia dos pais;  participação fundamental do EJA na Conferência do Meio Ambiente de 2010 que construiu o muro das lamentações  usando as caixinhas dos livros de leitura como blocos, a árvore dos sonhos produzida com garrafas pet e restos de esmalte de unha e, porta treco texturizados,  utilizando caixas de livros de leitura.   
Confecção de porta-joias com caixinhas de livros
Muro das lamentações feito com caixinhas de livros

A realização deste projeto viabiliza transformar algo feio, inútil, em algo apreciável, útil, belo, possibilitando assim perceber que no mundo existem coisas depreciáveis, mas que também existe a possibilidade de mudança, de transformação, esta percepção promove a esperança, a resiliência, promove também uma relação intrínseca da visão que se tem do mundo e de si mesmo. Compreender  que assim como os objetos, esta sujeito a transformações, que é possível  algo negativo  tornar-se positivo por mais que a ideia que se tenha de si seja negativa.
Entender a arte como expressão da alma, possibilita compreender que o belo expresso no objeto é a expressão da alma do sujeito que a produziu, logo, o belo que aparece na obra é a expressão do belo que há no sujeito, escondido em algum lugar. Assimilar isto, é reconhecer que todo indivíduo tem beleza em si, é acreditar que a arte pode desvelar este conhecimento é promover o criar e recriar de si mesmo.
O objetivo maior e mais gratificante para um professor é quando os alunos apreciam a proposta de trabalho. Se divertirem, se desvelam no decorrer da atividade, se descobre, descobre o quanto ele tem a desenvolver, aumentando sua auto estima assim impulsionando para novas descobertas, aprendizados, ampliando seu horizonte de perspectiva. Ver alunos que trabalharam o dia inteiro se empenhando neste tipo de atividade, compreendendo sua importância se propondo a conhecer novas técnicas é um orgulho; ver alunos de habilidades especiais felizes por estarem realizando as mesmas atividades que seus colegas foram os momentos mais gratificantes.
Atingir esses objetivos promoveu o meu desvelar, a minha auto-estima, fortaleceram minha crença de que é no movimento de reciprocidade que se constrói o conhecimento, por isso agradeço a meus alunos por me darem esta oportunidade, e por contribuírem na construção do sentido de minha existência.
Professora: Solange – Filosofia/Sociologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...