Na semana do dia 23 e 27 de agosto de 2010 as professoras Maria Elena de Geografia e Olinalda de História, trabalharam com seus alunos do ensino Fundamental ciclo II e Ensino Médio, a temática "Folclore Brasileiro".
Desta temática surgiu uma exposição com objetos tradicionais da cultura brasileira e uma degustação de comidas típicas de todas as regiões do Brasil.
Professores e alunos da Unidade Escolar mostraram-se muito interessados em conhecer os objetos de culturas indígenas, peças do meio rural e quadros com temáticas de referência à cultura negra do Brasil e degustar comidas tão saborosas e tão diferentes.
Nesse sentido, os trabalhos foram de grande importância para integrar uma prática científica com a observação prática que possam envolver os alunos em novos saberes.
Em face dos atuais e contínuos índices de baixa umidade do ar, que podem vir a acarretar eventuais riscos à saúde, comunicamos que:
· O evento “Agita Galera” previsto para hoje, dia 27/08, foi adiado para data a ser divulgada oportunamente, assim que as condições atmosféricas sejam normalizadas.
· Os cuidados com as atividades físicas escolares deverão ser redobrados, devendo ser priorizadas as atividades propostas em sala de aula pelo Currículo do Estado de São Paulo.
Lembramos a todos que precisam: ingerir muita água e proteger-se do sol.
Lembramos que maiores informações poderão ser obtidas no site: www.saude.sp.gov.br
Mês de Agosto, voltamos de recesso há pouco mais de um mês, a criançada ainda nem esqueceu as brincadeiras que tomaram conta de suas tardes.
Agitar o esqueleto é sempre bom, faz bem à mente, ao corpo e ao coração. Além disso, as brincadeiras animam sempre a criançada que está sempre procurando algo pra fazer.
Por todo o país são inúmeras as brincadeiras apreciadas pelas crianças. Elas demonstram as características sociáveis, a procura de outras crianças para se divertirem. Resta salientar, que na maioria das brincadeiras, há regras estabelecidas pelas próprias crianças. As características da expressividade e senso lúdico são bastante trabalhadas nestas brincadeiras. O que mais é valorizado é aparticipação da criança que quer brincar e a perpetuação dessas brincadeiras tão esquecidas em nossos dias de hoje.
Dentre as diversas brincadeiras folclóricas, estão:
A brincadeira está em todo lugar, de olhos fechados, abertos, é só sentir que você pode saborear: na música, na poesia, no ar...
Quais brincadeiras fazem parte do seu cotidiano?
Conte pra gente qual a sua brincadeira preferida...
Saboreie o poema de Manoel de Barros:
Brincadeiras
No quintal a gente gostava de brincar com palavras
Mais do que de bicicleta.
Principalmente porque ninguém possuía bicicleta .
A gente brincava de palavras descomparadas .Tipo assim:
O céu tem três letras
O sol tem três letras
O inseto é maior
O que parecia um desproposito
Para nos não era desproposito
Porque o inseto tem seis letras e o sol só tem três
Logo o inseto é maior .(Aqui entrava a lógica?)
Meu irmão que era estudado falou quê lógica quê nada
Isso é um sofisma .Agente boiou no sofisma.
Ele disse que sofisma é risco n’água .Entendemos tudo.
Depois Cipriano falou:
Mais alto do que eu só Deus e os passarinhos.
A duvida era saber se Deus também avoava
Ou se ele em toda parte como a mãe ensinava
Cipriano era um indiozinho guató que aparecia no
Quintal,nosso amigo. Ele obedecia a desordem.
Nisso apareceu meu avô .
Ele estava diferente e ate jovial.
Contou-nos que tinha trocado o Ocaso dele por duas andorinhas.
A gente ficou admirado daquela troca.
Mas não chegamos a ver as andorinhas.
Outro dia a gente destampamos a cabeça do Cipriano.
Lá dentro só tinha árvore árvore árvore
Nenhuma idéia sequer
Falaram que ele tina predominâncias vegetais do que platônicas.
Isso era.
BARROS, Manoel; Memórias Inventadas, As infâncias de Manoel de Barros. Brasília, Editora Planeta 2008.
O passeio foi destinado a alunos da 6ª série do Ensino Fundamental, pela Secretária de Educação do Estado de São Paulo, sob o Programa Cultura é Currículo, que visa o envolvimento e o conhecimento de diferentes locais pelos alunos e de grande importância cultural e curricular.
O passeio foi realizado no dia 05/08/10 e contou com a presença dos alunos da 6ª série do Ensino Fundamental, bem como das professoras Ana Tércia e Olinalda que os acompanharam ao passeio.
A expectativa dos alunos foi muito grande. Na hora marcada todos se reuniram em frente à escola. O passeio foi muito agradável, sem nenhum problema. Eles levaram lanche e foram se divertindo em todo o percurso.
Chegando lá um monitor foi conversar com os alunos, passando a eles as regras da visitação. Todos desceram e chegando dentro do Palácio fomos recebidos por outra monitora que conversou com os alunos sobre como seria a visitação apresentando as obras de arte, explicando a origem do lugar, como o local tornou-se a sede do governo paulista, os outros Palácios que possuem o governo do estado, entre outros detalhes.
Foi dado a cada um deles uma folha de papel, uma prancheta e lápis para que desenhassem o que conseguissem visualizar das obras e do espaço ( Saguão Principal).
No dia 22 de Agosto comemoramos o "Dia do Folclore", a data é mundial. No Brasil ela foi instituída a partir de 1965. No Estado de São Paulo foi determinado que Agosto é o "Mês do Folclore". Folclore quer dizer conhecimento do povo ou conhecimento popular, pois a palavra se origina dos vocábulos ingleses folk (que quer dizer povo) e lore (que quer dizer conhecimento) Esses conhecimentos foram transmitidos pelos avós, pais, filhos tornando um modo vivo e atual pelo qual as novas gerações aprendem. Assim, as pessoas recorrem às lições do passado para resolverem problemas do presente. Possuem mais sabedoria constituída do que a inventiva. Essa força age no sentido de garantir a permanência de uma cultura, mas sofre pressão de outras culturas vindas de fora, daí a sua modificação. Segue abaixo uma lista de alguns livros sobre o folclore:
DICIONARIO DO FOLCLORE BRASILEIRO REVISTO, ATUALIZADO E ILUSTRADO LUIS DA CAMARA CASCUDO GLOBAL EDITORA CIENCIAS SOCIAIS-ANTROPOLOGIA
MEU LIVRO DE FOLCLORE
RICARDO AZEVEDO Editora ATICA Infanto-juvenil
O CURUPIRA, O SACI E OUTRAS LENDAS JOAO SIMOES LOPES NETO Editora ARTES E OFICIOS LITERATURA INFANTIL
BOITATA, A COBRA QUE APAGA INCENDIOS LUFE Organizador:RONALDO LAZZAROTTI Editora LEITURA LITERATURA INFANTIL
RETIRADO DO SITE http://dan-poucodetudo.blogspot.com/2007/08/ms-do-folclore.html
A visita a casa do Tatuapé aconteceu no dia 13/08/2010 com a 5ª A, foi muito produtivo. A casa do Tatuapé faz parte de um acervo de 7 casas na cidade de São Paulo que tem mais de 300 anos. A construção da casa é estratégica, ela está posicionada para o sol, o que garante uma boa ventilação, está próximo do rio para o uso da água. A casa é construída de barro, sangue e fezes de animais, uma técnica chamada de taipo de pilão, as paredes chegam a ter espessuras de até 40 cm.
Nela se encontram vários objetos pessoais de pessoas que moraram na casa, objetos como tigelas, raladores, colheres etc.
Para os alunos foi uma surpresa a visita a esta casa, para eles era tudo novo e interessante, foi um passeio onde aprendemos muito.
·Gripe Influenza – Não deve haver troca de materiais de uso pessoal para evitar o contagio.
·Alunos que ficam no portão e não entram esperando colegas para irem a outros lugares.
·Não freqüência das aulas pode acarretar a reprovação Indisciplina e conversas paralelas atrapalham o bom andamento das atividades em sala;
·Ficar fora da sala ou em outra sala nas trocas das aulas;
·Vestimenta (roupas adequadas – camiseta branca);
·Celular e aparelhos eletrônico ( Proibição Decreto LEI nº 12730);
2º PARTICIPAÇÃO
·Olimpíada de Matemática II Fase – Sábado (dia 11/09) às 14:00);
·ENEM os conteúdos dos cadernos estão preparando para esta finalidade o não desenvolvimento destas atrapalham no momento desta avaliação;
·Recuperação/Reforço aos sábados
·Dia 16/08 não haverá aula, para os professores discutirem o SARESP/2010.
3º DIREITOS E DEVERES
4º CONSERVAÇÃO DO PARTRIMONIO ESCOLAR – As mesas e cadeiras foram trocadas de haver conservação.
5º LIÇÃO DE CASA – estimular os alunos em casa a desenvolver as atividades solicitadas nos cadernos dos alunos e as dos professores.
6º RENDIMENTO ESCOLAR: Cadernos dos alunos e materiais diversos, não estão trazendo o que dificulta o desenvolvimento das atividades em sala de aula;
7º AULAS NA SEXTA-FEIRA ESTÃO FALTANDO OU NOS DIAS PROXIMOS A FERIADOS
8º CONSELHEIRO TUTELAR é responsabilidade da escola informar para casos de omissão dos responsáveis sobre indisciplina, frequência irregular e não desenvolvimento das atividades propostas pela escola.
****
Ensino Médio
E.E. DEPUTADO GREGÓRIO BEZERRA
PAUTA DA REUNIÃO DE PAIS DIA 05/08/2010
1º REGIMENTO ESCOLAR
·Horário de entrada 19h00
·Gripe Influenza – Não deve haver troca de materiais de uso pessoal para evitar o contagio.
·Alunos que ficam no portão e não entram esperando colegas para irem a outros lugares.
·Todas as disciplinas do ensino médio reprovam individualmente, por este motivo faremos ao longo do bimestre um trabalho de recuperação paralela com vários tipos de avaliações;
·Indisciplina e conversas paralelas atrapalham o bom andamento das atividades em sala;
·Ficar fora da sala ou em outra sala nas trocas das aulas;
·Vestimenta (roupas adequadas – camiseta branca);
·Celular e aparelhos eletrônico ( Proibição Decreto LEI nº 12730);
·Proibição Fumar em ambientes fechado.
2º PARTICIPAÇÃO
·Olimpíada de Matemática II Fase – Sábado (dia 11/09) às 14:00);
·ENEM os conteúdos dos cadernos estão preparando para esta finalidade o não desenvolvimento destas atrapalham no momento desta avaliação;
·No dia 16/08 não haverá aula discussão do SARESP/2010;
·Alunos que fizeram matrícula nos cursos gratuitos de inglês, francês e espanhol os responsáveis devem ficar atento a frequência para não haver problemas. (2º e 3º anos)
3º DIREITOS E DEVERES
4º CONSERVAÇÃO DO PARTRIMONIO ESCOLAR – As mesas e cadeiras foram trocadas de haver conservação.
5º LIÇÃO DE CASA – estimular os alunos em casa a desenvolver as atividades solicitadas nos cadernos dos alunos e as dos professores.
6º RENDIMENTO ESCOLAR: Cadernos dos alunos e materiais diversos não estão trazendo o que dificulta o desenvolvimento das atividades em sala de aula;
7º AULAS NA SEXTA-FEIRA ESTÃO FALTANDO OU NOS DIAS PROXIMOS A FERIADOS
8º CONSELHEIRO TUTELAR é responsabilidade da escola informar para casos de omissão dos responsáveis sobre indisciplina, frequência irregular e não