quarta-feira, 29 de julho de 2015

ATENÇÃO! REPOSIÇÃO ARTE.....

     Reposição da greve do 9º Anos – 2015 – Prof. Dirce - ARTE  
Elementos básicos da linguagem da dança; música; teatro e artes visuais

As artes visuais, além  das formas  tradicionais —  pintura,  escultura,  desenho, gravura,  arquitetura,  objetos,  cerâmica,  cestaria  e  entalhe  —,  incluem outras modalidades que  resultam dos avanços tecnológicos e  transformações estéticas do  século  XX:  fotografia,  moda,  artes gráficas, cinema,  televisão, vídeo,  computação,  performance,  holografia,  desenho industrial e arte  em computador. Cada uma dessas modalidades artísticas tem a  sua  particularidade e é  utilizada em  várias possibilidades de  combinações entre  si, por  intermédio das quais os alunos podem expressar­ -se e comunicar­ -se entre si e com outras pessoas de diferentes maneiras.
O conhecimento da  história da dança,  formas e  estilos (jazz,  moderna,  balé clássico,  sapateado,  entre  outros.), estudos étnicos (inclui-­se o  estudo das danças folclóricas e  populares) poderá  possibilitar ao  aluno  traçar  relações diretas entre  épocas,  estilos e  localidades em que danças foram e são (re)criadas, podendo, assim, estabelecer relações com as dimensões sociopolíticas e culturais da dança.
Nas últimas décadas, a música, tem ­se presenciado a profunda modificação no pensamento, na vida,  no gosto dos jovens.  Com  o  advento de  novos paradigmas perceptivos,  novas relações tempo  e espaço,  múltiplos interesses, poderes,  modos tecnológicos de  comunicação, verificam-­se as transformações mais variadas que se processam simultaneamente, trazendo outras relações entre os jovens, as máquinas e os sons. O ritmo  de pulsação excitante e  envolvente da música é um dos elementos formadores de vários grupos que se distinguem  pelas roupas que vestem, pelo comportamento que os identifica e pelos estilos musicais de  sua preferência: rock, tecno, dance, reggae, pagode, rap, entre outros.
O teatro promove oportunidades, para os atores conheçam, observem e confrontem diferentes culturas em diferentes momentos históricos, operando com um modo  coletivo de produção de arte. Ao buscar soluções criativas e imaginativas na construção de  cenas, os alunos afinam a percepção sobre eles mesmos e sobre situações do cotidiano.  A necessidade de narrar fatos e representar por meio da ação dramática está presente em  rituais de diversas culturas e tempos, e provavelmente diz respeito à necessidade humana  de recriar a realidade em que vive e de transcender seus limites. Musical (fotos).



    ATIVIDADES                                                                                                                                                                    1. Leitura, análise do texto e relatório da sua aprendizagem, sobre o conteúdo dado.                         
2. Apresentação da Linguagem que mais tem conhecimento – em grupo

        

ATENÇÃO ! REPOSIÇÃO ARTE....

Reposição da greve do 8º Anos – 2015 – Prof. Dirce - ARTE  
      
   Linguagem da capoeira, do Hip Hop, do Balé Clássico, da Dança Moderna, da Dança Contemporânea
     

A capoeira foi desenvolvida pelos escravos do Brasil como forma de resistir aos seus opressores, praticar em segredo a sua arte, transmitir a sua cultura e melhorar o seu moral. Há registros da prática da capoeira nos séculos XVIII e XIX nas cidades de Salvador, Rio de Janeiro, e Recife, porém durante anos a capoeira foi considerada subversiva, sua prática era proibida e duramente reprimida. Devido a essa repressão, a capoeira praticamente se extinguiu no Rio de Janeiro, onde os grupos de capoeiristas eram conhecidos como maltas, e em Recife, onde segundo alguns a capoeira deu origem à dança do frevo, conhecida como o passo. 

      A cultura hip hop é formada pelos seguintes elementos: O rap, o graffiti e o break.               O nome HIP HOP surgiu no Brasil na década de 80. Ainda não existiam movimentos que retratavam exatamente o fundamento, o significado na íntegra desta cultura, porque todo aquele povo da época (a grande maioria) desconhecia este nome HIP HOP. O que na época foi propagado e muito na mídia, era a febre chamada BREAK DANCE. Break era a dança do momento na época, que jamais deixou de ser um elemento importantíssimo e imprescindível para o crescimento do movimento no Brasil. Sendo assim: 1984, foi o ano oficial da chegada da Dança de Rua no Brasil e o surgimento dos B.Boyings, Poppings e Lockings.                                                                                                          Na terra brasilis o hip hop na década de 80, contou também com as equipes de Som, estilo black music, como: Chic Show, Black Mad e Zimbabwe e algumas revistas. E é claro dos discos que apareciam na galeria da rua 24 de maio… 

ATIVIDADES
1. Leitura e análise
2. Roda de conversa: troca de conhecimento entre colegas                                                                      3. Produção de texto: entendimento e conhecimento                                                                     
  4.  Expressão corporal: reproduzir algumas manobras, movimentos dos dois                               ritmos – com música.
       




REPOSIÇÃO

        


     Reposição da greve do 7º Anos – 2015 – Prof. Dirce - ARTE  
      
Desenho e manipulação de marionetes, teatro de animação, teatro de bonecos, mamulengo

Originado do termo Frances marionette, o teatro de marionetas, marionetes ou fantoches é uma forma tradicional de apresentação artística. Consiste em bonecos que representam animais, pessoas ou objetos animados que são manipulados por pessoas através de cordéis. Normalmente, quem manipula os fantoches são os marionetistas, que se apresentam escondidos atrás de uma tela. Apenas os bonecos ficam visíveis em pequenos palcos.  O teatro de marionetes é bastante utilizado para o entretenimento do público infantil.                                                                          
Composição e manipulação das marionetes                                    
Os três itens que formam uma marionete são: boneco animado, fios de manipulação e o comando, ou cruzeta, que é por onde o marionetista controla os movimentos do fantoche. Para manipular as marionetes, é necessário entender os princípios estruturais e mecânicos de movimentos do corpo humano. Com o passar do tempo, esta arte foi incorporando novas técnicas e tecnologias que tornaram o movimento dos bonecos cada dia mais realista.
 
 ATIVIDADES                                                                                                                                            1. Leitura e análise do texto                                                                                                                  2. Criar um Boneco de Teatro com materiais recicláveis                                                                         3. Peça de Teatro: Criar um texto para peça de teatro – em grupo
       


      

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Atenção!
A reposição do Gregório está a todo o vapor
Manhã:
Educação Física
Artes
Geografia
Matemática

Tarde:
Artes
Português
Geografia
Ciências
Matemática
Educação Física
Biologia

Noite
Geografia
Química
Física
Artes

As Postagem a seguir retratam os registros das atividades.

             Reposição da greve do 6º Anos – 2015 – Prof. Dirce - ARTE   
                Dança Clássica, Moderna e Contemporânea
   Ruptura entre dança clássica, dança  moderna e dança contemporânea. Na dança e nos modos como sua linguagem se desenvolveu no decorrer da história, podemos perceber como o corpo tem sido visto, pensado e modificado.                                                                                                                      Na dança clássica, o corpo do dançarino, mesmo se movimentando em virtuose, tenta dominar sua natureza, refinando seus movimentos. Em um primeiro momento, ele nos parece, por suas posições corporais, mais estático,  buscando demonstrar a clareza das linhas dos movimentos. Vale lembrar que o que atualmente chamamos de dança clássica é, na verdade, um conjunto de conceitos que engloba o balé da corte o balé da ação, o balé romântico e o balé clássico, que trouxe as sapatilhas de ponta – fator importante na imposição desse modelo –, as dançarinas pálidas e etéreas, e as histórias fantásticas de cisnes e princesas, nas quais há um modelo de mulher frágil e delicada determinada por um corpo magro, franzino, que evidencia as linhas e os ângulos tão valorizados por essa dança e a qualidade de movimento aéreo, extremamente leve, contra a gravidade. A redução do peso corporal é condição sine qua non (ação, condição ou ingrediente indispensável) em muitas companhias, e o coreógrafo George Balanchine teve papel importante no processo de cristalização desse padrão, ao reforçá-lo em um período (décadas de 1960 e 1970) em que muitos artistas experimentavam exatamente a diversidade de corpos em cenas.Algumas palavras-chave sintetizam a dança clássica: posições; verticalidade; frontalidade; rotação externa dos membros inferiores; virtuose; sapatilhas de ponta; precisão; movimento aéreo, leve, contragravidade;  corpo do dançarino; fábulas.
Os princípios básicos do balé são:


-  Postura ereta;                                                                                                                                       -  Uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores);                                                               -  Verticalidade corporal;                                                                                                                                       -  Disciplina;Leveza, Harmonia   -  e Simetria.



       Na dança moderna, o corpo quebrou o protocolo das formas da dança clássica, abandonando as posições dos braços, das pernas e dos pés, buscando também o chão como espaço de atuação. Retirando as sapatilhas, a dança moderna colocou os pés no chão e passou também a usar o tronco para expressar emoções, anseios e ideias. Desse modo, a dança moderna buscou, inicialmente, opor-se ao modelo romântico de mulher e de temas. Em geração antecedente, Isadora Duncan foi exemplo de outra vertente em que se buscou a espontaneidade de movimentos e formas – um corpo mais livre, tanto da rigidez acadêmica da dança clássica quanto da restrição de movimentos imposta por roupas (corpetes e espartilhos) e calçados (sapatilhas de ponta), que inibiam a movimentação e a livre expressão do corpo. São artistas visionários da dança moderna: Isadora Duncan, Ruth Saint-Denis...     Algumas palavras-chave da dança moderna: corpo do dançarino; mitos; uso do chão; liberdade de movimento; plexo solar; mobilidade do tronco.
    
           Somando novas características oriundas da dança moderna, o corpo na dança contemporânea rompe totalmente com a movimentação da dança clássica, chegando, às vezes, até mesmo a deixar de lado sua estética: o que vai importar será a transmissão de sentimentos, ideias, subjetividades afloradas nos dançarinos e espectadores. Solos são bastante frequentes nessa dança. Os artistas procuram mostrar a possibilidade de trabalhar com maior diversidade de corpos, técnicas e temas, assim como a ausência deles. Procura-se levar para a cena corpos mais “comuns”, que fazem parte do cotidiano, em oposição à virtuose, que, de qualquer maneira, caracteriza as danças e os períodos anteriores. Como a dança contemporânea ainda é um conceito que está se formando, há alguns aspectos que apontam características diferenciadas dessa linguagem, como: a pesquisa de movimentos que não “parecem” dança, com renovação do vocabulário gestual por meio da pesquisa dos movimentos do cotidiano; o cruzamento de fronteiras entre as linguagens artísticas, com a mescla entre dança, teatro, vídeo, computador e outras tecnologias; a presença da figura do criador-intérprete, em vez da do diretor; a improvisação como estratégia de criação; os diferentes treinamentos realizados pelos dançarinos – ioga, capoeira, eutonia (tensão,tônus muscular), natação, dança de salão, dança clássica etc. – para conhecer e desenvolver sua própria dança; o uso da música e a dança sem música; os diferentes espaços onde acontece a dança contemporânea; entre tantos outros aspectos. Esse corpo contemporâneo também deve ser eclético, devendo ajustar-se a vários estilos de dança.
Algumas palavras-chave: pesquisa; processo; cotidiano; criador-intérprete; solos; movimentação no chão; movimentos do cotidiano; cruzamento de fronteiras entre as linguagens artística.
 Características:                                                                                                                                                           
- Solos de improvisação são bastante frequentes  nessa modalidade. - Esse tipo de dança modificou o espaço, usando não só o palco como local de referência. Sua técnica é tão abrangente que não delimita os utensílios usados. O corpo, pesquisando suas diagonais, não delimita estilos de roupas, músicas, espaço ou movimentos.  - A Dança Contemporânea não possui uma técnica única estabelecida; Todos os tipos de pessoas podem praticá-la. - As coreografias contemporâneas são executadas por meio de métodos tais como improvisação e são compostas de temas relacionados à política, sociedade, cultura, autobiografia, comportamento e quotidiano.


ATIVIDADES
1. Leitura do texto                                                                                                                       
  2. Grife as partes que considera mais importante no texto                                                       
 3. Escreva com sua  palavras o que aprendeu sobre o assunto: Linguagem das danças clássicas, moderna e contemporânea.                                                                                                  
  4. Represente as três danças com figuras humanas em movimento: Desenho, recorte e colagens com papel craft  preto .


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