sexta-feira, 5 de julho de 2013

RELATÓRIO : CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE

RELATÓRIO : CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE

Tendo como ponto de partida a necessidade de se trabalhar a educação ambiental e a conscientização das pessoas em relação ao mundo que vivem para que possam ter melhor qualidade de vida respeitando o meio  ambiente, eu Lucimara da Costa Cavalcante (Profª de Matemática) em cima da proposta que nos foi apresentada de trabalhar os quatro elementos (água, ar, fogo e terra), tive como objetivo fazer com que os alunos do “8° Ano A”, tomassem ciência da importância de usufruir destes recursos oferecidos pela natureza, sem desperdiçá-los. Com a turma trabalhamos a importância da água, formas de utilização, formas de conservação, etc. Após ter trabalhado e refletido sobre a importância da água, os alunos tiveram como meta fazer um cálculo aproximado do consumo de água em sua família somente no período do banho. Durante uma semana eles anotaram em uma tabela quantos minutos cada familiar ficava com o chuveiro ligado ao tomar banho. Trouxeram estes dados e juntos em sala de aula fizemos o levantamento do consumo em litros aproximados de água utilizados. Como tarefa para a segunda semana eles teriam que conversar com os familiares sobre o que foi estudado e de maneira significativa tentar conscientizar a necessidade de reduzir este consumo. Após a segunda semana, os dados das tabelas apresentaram resultados gratificantes. Também foi desenvolvido um trabalho pela equipe de professores da Unifesp, onde os alunos tiveram a oportunidade de compartilhar e interagir com o grupo, que trouxeram várias propostas de trabalho, como vídeos, dinâmicas, palestras que relatavam a importância de contribuirmos com a conservação do Meio Ambiente.
No  dia 25 de Maio de 2013, colegiados, docentes, pais, responsáveis e comunidade, tiveram a oportunidade de comparecer a escola para compartilhar de atividades interativas e também de compartilhar do desenvolvimento do trabalho desenvolvido pelos seus filhos relacionados ao Meio Ambiente. As alunas Karina, Maria Clara e Glendha, prepararam a apresentação do trabalhado desenvolvido em sala de aula sobre a água, e apresentaram para os presentes as experiências vivenciadas com os colegas e familiares.

Professora Lucimara da Costa Cavalcante

segunda-feira, 1 de julho de 2013

NOTICIA: APROVEITE A OPORTUNIDADE


RELATORIO

RELATÓRIO DA VI CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE E DO PROJETO UM DIA NA ESCOLA DO MEU FILHO

            No dia 25 de Maio de 2013, foi realizado o projeto da Secretaria da Educação – Um dia na escola do meu filho – e a VI Conferência do Meio Ambiente, que contaram com a participação dos pais, alunos, professores e convidados. Dentre os diversos trabalhos apresentados sobre a fome no mundo, o uso consciente da água e as oficinas com materiais recicláveis, os alunos João Victor dos Santos Silva e Nayara Batista Ferreira elaboraram e desenvolveram o Jornal Ecológico, com a orientação das professoras Lucimar Sousa dos Santos (Ciências) e Patricia Araújo (História), onde foram abordados os temas da poluição ambiental, o tempo que os materiais demoram para se decompor no ambiente e o lixo eletrônico. O jornal desenvolvido pelos alunos foi distribuído para os visitantes da Conferência do Meio Ambiente.
Neste dia foi possível conciliar a participação dos pais nos projetos que os alunos desenvolvem na escola com a conscientização ambiental com o intuito de educar e mobilizar toda a comunidade para o desenvolvimento sustentável.

Sem mais,

Professora Lucimar Sousa dos Santos.
Disciplina: Ciências

Data: 30/06/13

sexta-feira, 21 de junho de 2013

RELATÓRIO

Um dia na escola do meu filho
VI conferencia do meio ambiente

“Todos juntos somos fortes, somos flecha e somos arco. Todos nós no mesmo barco, não há nada pra temer...”.
Chico Buarque

          Na busca por garantir uma educação de qualidade aos seus e por acreditar que a educação é um compromisso de todos, estado, escola pais e toda a comunidade a E.E. Deputado Gregório Bezerra, recebeu no dia 25 de maio, pais, responsáveis e toda a comunidade escolar, em atendimento a Secretaria de Educação de São Paulo na realização da proposta “Um dia na escola do meu filho”, que tem como objetivo trazer a comunidade para a escola, para participar e vivenciar o processo educacional dos seus filhos.
      Nesta data, foi realizada a VI conferencia do meio ambiente: Uma escola sustentável. A conferência resultada de um processo e uma prática contínua na escola nos proporcionou o compartilhamento de ações desenvolvidas pelos alunos de todos os períodos acerca dos temas de maior relevância em questão ambiental.
  Como professora de matemática o meu objetivo foi propor uma alternativa que pudesse contemplar ao mesmo tempo a questão ambiental e aliado a esta o conteúdo previsto para os alunos do 6ºano, como resolução de problemas utilizando as quatro operações. Juntamente com os alunos do 6º ano A, foi escolhido o tema eletricidade, que é um recurso natural e merece, portanto a nossa atenção, afim de que possamos utiliza-la de forma racional. Para a elaboração do trabalho foi utilizado ao longo do primeiro bimestre a sala do acessa escola, onde os alunos realizaram pesquisas; se surpreendiam com as descobertas do tipo ”ninguém inventou a eletricidade ela já existia na natureza, como os raios, por exemplo,”, conheciam as principais Usinas hidrelétricas do Brasil e a sua capacidade de produção e as que ainda estão em construção como a de Monte belo na Amazônia, as diferentes fontes de energia e o impacto ambiental provocada por cada uma delas, e atitudes simples do dia a dia, para economizar o consumo.
  Propus aos alunos que fizessem uma reflexão “como seria a vida sem a energia elétrica” surgiram assuntos do tipo meu Deus, eu ficaria sem o Facebook ;concordei e ressaltei que entre tantas outras coisas,sem a energia elétrica nenhum setor econômico ou social funcionaria.Por acreditar que pequenas ações,podem fazer grande diferença,lancei então o desafio economize dois minutos de energia elétrica por dia,os alunos concordaram e passamos a calcular a economia que seria feita ao decorrer do tempo.concluímos que:
Ao término de 30 dias, cada aluno teria economizado 60 minutos, o equivalente a uma hora.
Em um ano essa economia seria de 730 minutos, ou seja, aproximadamente 12 horas e 16 minutos.
Como se tratava de um trabalho desenvolvido pelo grupo de alunos do 6ºano A, solicitei aos mesmos que fizessem o calculo da economia de toda a sala, durante um ano, e os alunos concluíam que por serem 38 alunos, a economia atingiria e total de 27.740, concluíram então que eles poderiam economizar 462 horas e 33 minutos.
  Solicitei então aos alunos que fizessem um pedido via facebook ou blog da escola, convidando os colegas a colaborarem com a nossa campanha, isso porque depois que os mesmos fizeram os cálculos, levando em consideração o alunado da escola que é de aproximadamente 1.100 alunos, verificaram que a economia de energia elétrica seria de 803.000 minutos, e que com apenas dois minutos de economia por dia, o grupo de alunos dos alunos da escola Deputado Gregório Bezerra seria de aproximadamente 13.383 horas e 33 minutos.
      Os alunos demonstraram bastante interesse e comprometimento no desenvolvimento das atividades propostas, o aluno Pedro Henrique elaborou os slaids para a exibição no dia da conferencia que também foi um dia na escola do meu filho, orgulhoso organizou a apresentação e esteve ao meu lado durante a exibição do trabalho enquanto a sua mãe orgulhosa assistia ao projeto que ele e os demais alunos da sala protagonizaram.
A experiência da videoconferência se faz necessária para que possamos retomar o compromisso e a responsabilidade de que a preservação do meio ambiente é um dever de todos nós, e que pequenas ações individuais somadas as dos demais fazem grande diferença.
Já a presença dos pais, responsáveis e a comunidade na escola, reforçam e despertam o sentimento de que todos nós devemos nos unir em prol da educação que é dever dos pais e da escola, promove-la além de nos proporcionar uma melhor aproximação com os nossos alunos e seus familiares, e poder contar com a aprovação do nosso trabalho por aqueles que confiam a nós a educação dos seus filhos.



Professora Dalila Maria

quarta-feira, 19 de junho de 2013

RELÁTORIO

Conferência do Meio Ambiente 2013 
Projeto: A escola na visão dos alunos.
Preservar o Meio Ambiente começando dentro da nossa escola.

Idealizadores do projeto: Alunos do 7o  ano A
Aline da Silva.
Fernanda Nazare.
João Luiz.
Rabechy de Souza
Rafaela Silveira
Vitoria Bonfim
Wallison Santos


Justificativa
O ambiente escolar é o lugar onde os alunos passam  grande parte de seus dias, trocam informações, aprendem e também ensinam de variadas formas.
Na escola as pessoas cuidam das relações que estabelecem uns com os outros, com a natureza e com os lugares onde vivem aprende, pensa e age para construir o seu presente e o futuro com criatividade, liberdade e respeito às diferenças.
E nada mais importante do que cuidar bem desse espaço como se fosse sua casa.
No ano passado os mesmos  alunos realizaram um projeto sobre o meio ambiente no bairro, esse ano preocupados ainda mais com essa questão resolveram  realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida dentro da Unidade Escolar, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade, e contribuir assim para um dia-a-dia participativo, democrático, animado e saudável.

Objetivos
 Conhecer a importância do meio ambiente dentro da Unidade Escolar;
 Conscientizar a sociedade sobre a preservação do meio ambiente;
 Valorizar a natureza;
 Evidenciar a importância da memória Histórico-Cultural;
Chamar a atenção da comunidade escolar e principalmente dos alunos;
Incentivar os alunos para que cada um faça sua parte nesse processo de preservação;

Estratégias
Assim como no ano passado esse ano foi utilizado um vídeo dentro da Unidade Escolar nos espaços frequentado pelos alunos (sala de aula, pátio escolar, quadra de esportes, banheiros masculino e feminino e entorno da escola).
Os alunos se dividiram em 3 grupos, uma equipe ficou responsável pelas gravações, cada dia da semana gravou um dos ambientes da escola citados.
Os principais focos foram a limpeza e preservação do  ambiente e quais os malefícios e benefícios que trazem para o meio ambiente e as pessoas.
A segunda equipe ficou responsável pelas fotos, dando ênfase para os períodos pós-intervalos de aula e finas de período escolar (onde infelizmente a escola fica mais suja).
Á terceira equipe coube editar os vídeos e organizar as fotos. Nesse momento foram inseridas imagens de destruições ambientais e pessoas passando fome, (pois outro aspecto negativo mostrado pelas imagens foi o grande desperdício de alimentos nos intervalos de aula).

Apresentação
O vídeo tem aproximadamente 13 minutos, onde o objetivo dos alunos é mostra-lo não só para os estudantes da escola, mas também para toda a comunidade do bairro para que reflitam e percebam o quanto é importante preservar o local onde estudam e se cada um fizer sua parte já estará contribuindo para preservar o meio ambiente salvando muitas vidas.

Resultados Esperados
Esperamos que esse projeto não fique apenas esse ano, mas sim como processo contínuo, e que cada um reflita sobre seus atos dentro e fora da Unidade Escolar, e que 2014 os resultados sejam melhores que 2013, pois estaremos juntos para registrar.


Atenciosamente 7o Ano A.

Disciplina: História   
Professor: Odilon Pereira

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...