segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Vem aí o SARESP 2011

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEE/SP – realizará, em novembro de 2011, a décima quarta edição do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP, com a participação de todas as escolas da rede pública estadual que oferecem ensino regular e de todos os alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Em cada edição, por meio de aplicação de provas cognitivas e questionários respondidos pelos pais, alunos, professores e gestores do ensino, o SARESP avalia o sistema de ensino paulista para monitorar as políticas públicas de educação.



Para quem não está informado ainda sobre o SARESP, seguem algumas informações importantes. Na dúvida, deixe seu comentário, que tentaremos ajudá-lo a entender melhor como funciona o SARESP.

Quando será a avaliação?

Nos dias 29 e 30 de novembro de 2011

Quem fará a prova?

Nos dias 29 e 30 de novembro de 2011 serão avaliadas todas as escolas estaduais na modalidade de
ensino regular, mediante a aplicação de provas aos alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental – EF e da 3ª série do Ensino Médio – EM.

O que será avaliado? Quais disciplinas?

Os componentes curriculares a serem avaliados são Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Humanas (História e Geografia). Haverá aplicação de prova de Redação (Produção de Texto com gênero específico a cada série avaliada).   



Por que os Pais tem que responder questionários também?

Com a finalidade de aprofundar a análise das variáveis que interferem no desempenho, serão aplicados questionários destinados aos pais e alunos, assim como a outros agentes educacionais em todas as escolas estaduais (diretores, professores das disciplinas avaliadas e professores coordenadores). Os resultados dessa avaliação servirão como instrumentos de melhoria dos processos de ensinar e aprender nas escolas, de monitoramento das políticas públicas na área da educação e do plano de metas das escolas, diretamente vinculados à gestão escolar e à política de incentivos da SEE/SP.


Para conhecer mais sobre o SARESP 2011, acesse o site, lá também estão disponíveis as Matrizes de Referência para avaliação


Fonte: http://saresp.fde.sp.gov.br/2011/

sábado, 1 de outubro de 2011

Relatório da IV Conferência do Meio Ambiente 2011


PROJETO: ÁGUA ECONOMIZAR É PRECISO!
Local: E.E Deputado Gregório Bezerra
Data: 17 de setembro de 2011
Turma: 6ª E
EXPOSIÇÃO: o Livro da Água
Professora:  Hebe Silva

No decorrer do Projeto, foram realizadas leituras de vários textos que abordam a temática e a problemática para identificar as ações positivas e negativas sobre o uso indevido da água.  Os alunos puderam expor seus pontos de vista em relação aos conceitos trabalhados e criaram o Livro da Água, abordando a temática da Conscientização e Preservação da Água.

O Projeto tem como objetivo, contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água, através das experiências vivenciadas pelos alunos no seu âmbito familiar e escolar. Resgatando, além de informações e conceitos, as atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio social. Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o mundo vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam:
  • A perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
  • A reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
  • A adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
  • A levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
  • A conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, mas utilizada de maneira equilibrada.
O processo avaliativo dos educandos, decorrerá do empenho e desenvolvimento no Projeto e em suas ações do dia-a-dia.
No dia do evento (17 de setembro de 2011), os alunos estiveram presentes para a abordagem e exposição dos Livros da Água. 


Durante as aulas, os alunos foram avaliados em todos os aspectos.
ü  Discussão dos grupos quanto ao título de seus livros;
ü  As atitudes diante do projeto, a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual e coletiva, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva;
ü  A coesão (escrita e oratória) de suas histórias envolvendo o tema proposto;
ü  O aproveitamento e interação dos participantes, voltado ao trabalho;
Espera-se que agora, os alunos possam agir como verdadeiros cidadãos conscientes da importância da água para todos os seres vivos. Que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.

Fotos da confecção durante as aulas:


SALA DA “ÁGUA” – IV Conferência do Meio Ambiente (17/09/2011)





quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Comunicado Importante


"COMUNICAMOS QUE NO DIA 30/09 ( sexta-feira) NÃO HAVERÁ AULA.
MOTIVO: DISCUSSÃO DO SARESP 2011
OBS: RETORNAREMOS NORMALMENTE NA SEGUNDA-FEIRA 03/10"


sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Programação da IV Conferência do Meio Ambiente

Confira aqui a Programação da IV Conferência do Meio Ambiente


17/09/2011 – Sábado
das 10h00 às 14h00
Local: Av. Afrânio Peixoto, 281 Vl. Paulina – Diadema – SP



Responsável pela conferência: 
Gestão Escolar
Raquel Rodrigues do Prado / Jose Roberto Quei-roz
Fred Silva / Nelson Benvindo

Coordenadores das oficinas:
Oficina I :
Denis Wilson, Hebe Silva,Irma Moraes, Márcia Mariko
Oficina II: Raquel Lopes , Nilza Lagercrantz, Mª Fátima Santos, Larissa Azevedo
Oficina III: Dirce Taira, Solange Alves, Terezinha Rocha,Diogenes Lima
Oficina IV: Maria H Agarie. Eric Coló, Dalila Maria, Tenente Kercher, Ricardo (secretario do meio
ambiente).

Parceiros e palestrantes:
- Eric Vellone Coló
-Tenente Kercher (coordenador do Proerd)
- Ricardo (Representante da Secretaria do meio Ambiente).
- Mestre da capoeira Alexandre do Carmo domingo


Objetivo:
Participar da implementação da Proposta Pedagógica da Escola;
Contribuir para tornar a escola um es-paço agradável democrático e saudável;
Formar jovens protagonistas capazes de intervir nas questões ambientais de forma local e global;



Abertura
10h00: No pátio – Música tempo de ser feliz – alunos da 8ª série B e C
Alunos: Kaique e Beatriz – professoras coorde-nadoras: Célia oliveira e Vera Peres;
10h20: – Oficina do Futuro* - Raquel Prado, Fred Silva e Nelson Benvindo
10h40: - Apresentação do trabalho desenvol-vido com a 6ª E: Reciclagem/matemática - Professora coordenadora Rosyane Figueiredo.
Socialização dos trabalhos do ensino fundamental – ciclo II e Ensino Médio.
* 1 - metodologia criada pela ONG Instituto ECOAR para a cidadania. (www.ecoar.org.br)


Oficinas das 11h00 às 13h00:
Segundo dicionário oficina significa “um lugar onde ocorrem transformações” - (www.ecoar.org.br).
Sala 1: Água economizar é preciso CENP/ Experimento global da Água – professores coordenadores: Dênis wilson, Hebe Silva, Irma Maria e Marcia Mariko;

Sala 2: Cordel/Literatura Meio Ambiente:
- De repente nas profundezas do bosque – CENP – 5ªséries E e F - professora coordenadora Raquel Lopes;
 Dramatização – Principais fontes de polui-ção e como combatê-las 5ª série A – professora coordenadora: Raquel Lopes;
Apresentação Ciclo da Água – 5ª série C - profes-sora responsável: Nilza Lagercrantz;
- Cordel do Gregório – 5ª série B – professora co-ordenadora: Nilza Lagercrantz;
Declamação da poesia “O menino pescador” – aluno Lucas dos Passos – 5ª série C – professora coordenadora: Nilza Lagercrantz;
- Declamação de Poesias – alunos da 8ªs séries – professora coordenadora: Maria de Fátima;


- Sala 3: Meio Ambiente e outras Linguagens
- Exposição do Trabalho de Arte e o Meio Am-biente – alunos do ensino fundamental e médio - professora coordenadora: Dirce Tai-ra;
- WEB Quest – Cidadania - 8ªs séries - profes-sora coordenadora: Solange alves;
- Contextualização do Meio Ambiente através de noticias – 6ªs A, C, D e E – professora coordenadora: Terezinha Rocha;
 Apresentação do trabalho de geografia – 7ªs série – professor coordenador: Diógenes Lima;
Sala 4: Diversidade e Cidadania
- Palestra: Meio Ambiente e a comunidade – Representante da Secretária do Meio Ambiente ás 10:30
- Diversidade e religiosidade – 8ªs séries – apresentação professora Maria Helena Agarie;
- Debate sobre política e sociologia – “Como a comunidade pode e deve se posicionar sobre mudanças ambientais, sociais e culturais” – palestrante: Eric Coló;
- Apresentação de trabalhos de matemática e meio ambiente – 6ª série C – professora coordenadora: Dalila silva;
- Palestra: Violência, Bullyng e prevenção con-tra as drogas – Tenente Kercher;


Encerramento:
13:30 - Pátio
Mestre da capoeira Alexandre do Carmo domingo(CHULAPA) da academia ACER Brasil
Musica Economizar água - aluno 7ª D e 7ª E - professora Larissa Azevedo
Cordel do GREGÓRIO - acompanhado pelo Professor Denis Wilson e Organizado pela professora Nilza Lagercrantz.




NO MEIO DO CAMINHOCarlos Drummond de Andrade“No meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho Tinha uma pedra No meio do caminho tinha uma pedra.Nunca me esquecerei desse acontecimento Na vida de minhas retinas tão fatigadas. Nunca me esquecerei que no meio do cami-nho Tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho No meio do caminho tinha uma pedra.”










quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Agita Galera 2011


RELATÓRIO AGITA GALERA EE DEP GREGÓRIO BEZERRA
Por: Fred Silva -  Coordenador do Ensino Fundamental

Importância das atividades físicas

A prevalência da inatividade física no Estado de São Paulo é maior do que outros fatores de risco como hipertensão arterial, obesidade, tabagismo e alcoolismo, ou seja, sedentarismo é o inimigo número um de saúde pública como confirmado pela OMS (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE). Mas este fato não acontece somente na população adulta. Os dados de mais de 274 escolares de 6 a 18 anos de idade pertencentes a uma escola pública do estado de São Paulo classificadas de acordo ao nível sócio-econômico (A à E), mostram que as crianças e adolescentes de alto nível sócio-econômico realizam menos do que 3 horas de atividade física por dia e as de baixo nível menos de 2,5 horas por dia , totalizando 22 e 18 horas por semana, respectivamente.
A Organização Mundial de Saúde estima que a inatividade física causa mais de dois milhões de mortes por ano. Segundo estimativas, cerca de 80% das doenças coronárias prematuras se devem à falta de atividade física somada à alimentação inadequada e ao tabagismo.
A atividade física pode ser feita até mesmo dentro de casa, sem necessidade de gastar dinheiro em academias para fazer exercícios, como por exemplo, subir 32 degraus de escada por semana.

Objetivo  
  • Proporcionar aos alunos da escola a conscientização, participação e envolvimento nas atividades físicas;
  • Relacionar todas as atividades que foram realizadas em forma de cooperação, ressaltando a parceria e o companheirismo propiciados em momentos de lazer, envolvendo alunos, professores e funcionários; 
  • Aumentar o nível de conhecimento dos alunos sobre os benefícios da prática de atividade física para a saúde e uma alimentação saudável;
  • Discutir e ampliar o universo do conhecimento da comunidade em geral, sobre a importância de um estilo de vida saudável;
  • Combater o sedentarismo e as doenças provenientes.
  • Desenvolver o movimento corporal e artístico

Justificativa
          O projeto possibilita ao educando a reflexão e conscientização do hábito de exercitar-se, por meio de atividades físicas, em prol de um estilo de vida mais saudável. Tornando o âmbito escolar, um ambiente que proporcione bem estar, resgatando o apreço pela escola tornando um ambiente mais agradável para os alunos.

Público
Alunos, professores, gestores e funcionários.

Atividades
  • Exercícios de aquecimento, alongamento, recreação;
  • Discussão sobre o espaço (sala de aula, pátio, quadra, rua e parques) para a prática de atividade física;
  • Gincana e brincadeiras adaptadas.
  • Jogo de Xadrez e Damas
  • Pular corda
  • Campeonato de futebol
  • Campeonato de Handebol
  • Campeonato de Voleybol
  • Campeonato de Queimada
  • Atividades Artísticas (confecção de telas)
  • Campeonato Tênis de mesa
·         Dança (movimento corporal)

AVALIAÇÃO

Através das atividades desenvolvidas, discussões  em sala de aula com os professores em relação as atividades físicas, postagens e interação dos alunos no blog da escola, é possível que se explore a ampla diversidade de modalidades esportivas que existem em nossa cultura nacional de praticas de esportes e o tema seja utilizado na implementação de uma programação rica de opções, diversificada e sobre tudo motivante e prazerosa aos seus participantes.
As atividades de competições fazem com que:
  • Os alunos aprendam a trabalhar em equipe,
  • Aprendam a respeitar regras e a se socializarem
  • Melhore suas concentrações, sua auto-estima e tornem-se tranqüilos para assimilarem melhor a aprendizagem.
O resgate junto às famílias, sobre danças, brincadeiras e atividades físicas, nos remete as lembranças e faz os alunos realizarem pesquisas e se envolverem, tornando assim uma atividade enriquecedora.
O verdadeiro sentido das atividades, só pode ser alcançado através de afeto e respeito. O Programa Agita Galera faz toda a comunidade se envolver junto com a escola EE DEP GREGÓRIO BEZERRA, em uma Gincana de diferentes atividades físicas, despertando o gosto por elas e o quanto mal faz ser sedentário. 




Confira as imagens das principais atividades que aconteceram no Agita Galera 2011 (26 de Agosto de 2011)


Clique na Imagem abaixo para ser direcionado para o Álbum Picasa Google

sábado, 3 de setembro de 2011

EXPERIMENTO GLOBAL DA ÁGUA


   Durante o ano Internacional da Química (AIQ-2011), jovens do mundo inteiro estão participando de um experimento para medir o PH da água. As amostras vão compor os dados mundiais sobre a situação da água de rios e mananciais.
   Essa iniciativa lançados pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), tem a intenção de desenvolver o espírito científico nas crianças e jovens em um movimento mundial em prol da vida, no qual a ciência e a química contribuam para um mundo melhor.
   Os alunos da E.E.Dep. Gregório Bezerra estão participando deste evento. Os experimentos estão sendo realizados nas aulas de ciências e química da professora Márcia Mariko Ogoshi. Nesta atividade os alunos utilizaram um kit contendo copinhos plásticos, frasco contendo solução indicadora azul de bromotimol, tabela colorimétrica de pH, uma folha de instruções.
Procedimento do experimento: Coletaram amostras de água proveniente de uma fonte natural local, mediram o pH da amostra através da utilização da solução indicadora azul de bromotimol e compararam  a cor na tabela colorimétrica de pH.
   Os valores médios provenientes dos resultados da turma foram lançados no Banco de dados nacional do Experimento Global, juntamente com informações sobre a amostra e a escola participante.
   Para acessar resultados do experimento acesse o portal (http://qnint.sbq.org.br/agua/).

(Para ver as imagens em tamanho maior, basta clicar em cima)






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