quinta-feira, 25 de junho de 2009

PROJETO APRENDENDO COM A LITERATURA


EE DEPUTADO GREGÓRIO BEZERRA

JAQUELINE FLORES DOS SANTOS

PROJETO APRENDENDO COM A LITERATURA
LEITURA
DIADEMA

2009

PLANO BIMESTRAL DE ENSINO                 5ª SÉRIE E F ( A, E )                                    
 ANO: 2009
 Carga Horária Semanal: 02h/a                  Carga Horária Bimestral: 18h/a
Apresentação:
 O Projeto de Leitura da Rede pública Estadual de ensino, está trazendo uma oportunidade riquíssima aos professores e alunos de trabalhar leitura e interpretação textual de uma forma diversificada, o que representa um grande avanço na educação, pois nem sempre é possível desenvolver essa prática de ensino na grade de ensino curricular. Trata-se de um projeto de enriquecimento curricular a ser desenvolvido em duas horas/aula semanais, em que se dará ênfase a ampliação da competência leitora dos alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental.
O Projeto é uma proposta de trabalho que visa enfatizar a leitura de diversos gêneros como, os Clássicos da Literatura, poemas, romances, crônicas e contos.
Diante dessa preocupação, a SEE, assumiu compromissos com as escolas do Ciclo II do Ensino Fundamental, distribuindo kits de livros direcionados especificamente para cada série com títulos diferenciados.
O trabalho do professor dentro desse projeto será diferenciado, o mesmo deverá ler com os alunos, ler para eles, proporcionar situações em que deverão interpretar oralmente, dramatizar os textos, que preparem saraus literários e outras atividades que permitam explorar os jogos de linguagem.
                                                                                                                                                  
Justificativa:
Quem conhece as avaliações realizadas pela Secretaria da Educação de São Paulo, assim como outras que são organizadas a nível nacional, vêm sinalizando a necessidades de criar e até ampliar espaços na escola para o desenvolvimento da prática de leitura compreensiva e da escrita dos alunos.
Várias são as iniciativas em fase de execução, entre os quais o projeto Ler e Escrever, que busca recuperar alunos com dificuldades de aprendizagem, com aulas de reforço fora do horário escolar. A Proposta Curricular de São Paulo também tem como um dos principais objetivos a prioridade da competência de leitura e escrita em todas as áreas. Sendo assim, prioriza a leitura e a escrita no currículo da educação básica, tendo como fundamento a centralização da linguagem no desenvolvimento da criança e do adolescente.
Esse trabalho com a leitura que está sendo desenvolvido vem suprir a necessidade de seduzir o aluno para a leitura de diferentes textos que compõem o repertório literário, as obras de autores mais consagrados, como Gonçalves Dias e autores contemporâneos como Erico Verissimo, de tal forma que se perceba a riqueza dos diversos estilos de linguagens.
A escola do Ciclo II tem um papel decisivo na ampliação da competência leitora dos jovens, pois é nessa fase que os alunos, ou desistem de ler, por não conseguirem responder as demandas de leitura colocadas pela escola.
A nossa intenção é formar leitores interessados pela Literatura, comprometidos com a pesquisa e que saibam interpretar textos e relaciona-los ao mundo em que vivem.

Produto Final:
Ø  Antologia de contos selecionados pelos alunos (Monteiro Lobato)
Ø  Releitura de alguns contos
Ø  Mural elaborado pelos alunos relacionados às leituras realizadas

Objetivos:
Gerais: Possibilitar o desenvolvimento da leitura em toda a sua extensão de texto, reforçar a apresentação dos gêneros textuais, formar um senso crítico e formar alunos transformadores de linguagem.
Específicos:
Possibilitar ao aluno a compreensão do texto nos níveis:
Ø  Textual: analisar um texto como um todo.
Ø  Fonológico: o que falar e como falar, entonação de voz, pontuação e ritmo do texto.
Ø  Morfológico: proporcionar a descoberta da riqueza dos novos vocábulos apresentados.

Conteúdo Programático:
Para desenvolvimento do projeto, serão utilizados os seguintes livros:
Ø  Reinações de Narizinho – Monteiro Lobato (volumes 1 e 2)
Ø  I - Juca Pirama e os Timbiras – Gonçalves Dias
Ø  Comédias para se ler na escola – Luis Fernando Veríssimo

Materiais utilizados:
A fim de auxiliar no desenvolvimento do trabalho, serão utilizados os materiais abaixo:
Lousa e giz, caderno do aluno, cartolina, aparelho de DVD, aparelho de som, data-show.
Metodologia:
 A metodologia utilizada será especificamente a leitura em diversas modalidades:
Ø  Leitura silenciosa;
Ø  Leitura compartilhada;
Ø  Leitura com agrupação;
Ø  Leitura colaborativa;
Ø  Leitura dramatizada;
Ø  Releitura;
Ø  Interpretação.

Instrumentos de Avaliação:
O aluno será avaliado, continuamente, por meio de leituras e produções textuais individuais e em grupos, pesquisas e apresentação de seminários, de dramatizações, jogral, e textos para divulgação para os outros colegas.
Leituras socializadas para diferentes públicos: pais, professores, colegas de outras salas e funcionários da escola.
Os alunos elaborarão trabalhos a serem expostos nos murais da escola.
 Materiais de Apoio Pedagógico
·         Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Língua Portuguesa /Coord. Maria Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008.
·         VERISSIMO, Luis Fernando. Comédias para se ler na escola; Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.
·         DIAS, Gonçalves. I-Juca Pirama e os Timbiras; São Paulo: Escala Educacional, 2008.
·         LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho, volume 1; ilustrações Paulo Borges. – 2ª ed. – São Paulo: Globo, 2008.
·         LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho, volume 2; ilustrações Paulo Borges. – 2ª ed. – São Paulo: Globo, 2008.
·          www.saopaulofazescola.sp.gov.br (acesso em 05 de março de 2009)



PROJETO APRENDENDO COM A LITERATURA


EE DEPUTADO GREGÓRIO BEZERRA

JAQUELINE FLORES DOS SANTOS

PROJETO APRENDENDO COM A LITERATURA
LEITURA
DIADEMA

2009

PLANO BIMESTRAL DE ENSINO                 5ª SÉRIE E F ( A, E )                                    
 ANO: 2009
 Carga Horária Semanal: 02h/a                  Carga Horária Bimestral: 18h/a
Apresentação:
 O Projeto de Leitura da Rede pública Estadual de ensino, está trazendo uma oportunidade riquíssima aos professores e alunos de trabalhar leitura e interpretação textual de uma forma diversificada, o que representa um grande avanço na educação, pois nem sempre é possível desenvolver essa prática de ensino na grade de ensino curricular. Trata-se de um projeto de enriquecimento curricular a ser desenvolvido em duas horas/aula semanais, em que se dará ênfase a ampliação da competência leitora dos alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental.
O Projeto é uma proposta de trabalho que visa enfatizar a leitura de diversos gêneros como, os Clássicos da Literatura, poemas, romances, crônicas e contos.
Diante dessa preocupação, a SEE, assumiu compromissos com as escolas do Ciclo II do Ensino Fundamental, distribuindo kits de livros direcionados especificamente para cada série com títulos diferenciados.
O trabalho do professor dentro desse projeto será diferenciado, o mesmo deverá ler com os alunos, ler para eles, proporcionar situações em que deverão interpretar oralmente, dramatizar os textos, que preparem saraus literários e outras atividades que permitam explorar os jogos de linguagem.
                                                                                                                                                  
Justificativa:
Quem conhece as avaliações realizadas pela Secretaria da Educação de São Paulo, assim como outras que são organizadas a nível nacional, vêm sinalizando a necessidades de criar e até ampliar espaços na escola para o desenvolvimento da prática de leitura compreensiva e da escrita dos alunos.
Várias são as iniciativas em fase de execução, entre os quais o projeto Ler e Escrever, que busca recuperar alunos com dificuldades de aprendizagem, com aulas de reforço fora do horário escolar. A Proposta Curricular de São Paulo também tem como um dos principais objetivos a prioridade da competência de leitura e escrita em todas as áreas. Sendo assim, prioriza a leitura e a escrita no currículo da educação básica, tendo como fundamento a centralização da linguagem no desenvolvimento da criança e do adolescente.
Esse trabalho com a leitura que está sendo desenvolvido vem suprir a necessidade de seduzir o aluno para a leitura de diferentes textos que compõem o repertório literário, as obras de autores mais consagrados, como Gonçalves Dias e autores contemporâneos como Erico Verissimo, de tal forma que se perceba a riqueza dos diversos estilos de linguagens.
A escola do Ciclo II tem um papel decisivo na ampliação da competência leitora dos jovens, pois é nessa fase que os alunos, ou desistem de ler, por não conseguirem responder as demandas de leitura colocadas pela escola.
A nossa intenção é formar leitores interessados pela Literatura, comprometidos com a pesquisa e que saibam interpretar textos e relaciona-los ao mundo em que vivem.

Produto Final:
Ø  Antologia de contos selecionados pelos alunos (Monteiro Lobato)
Ø  Releitura de alguns contos
Ø  Mural elaborado pelos alunos relacionados às leituras realizadas

Objetivos:
Gerais: Possibilitar o desenvolvimento da leitura em toda a sua extensão de texto, reforçar a apresentação dos gêneros textuais, formar um senso crítico e formar alunos transformadores de linguagem.
Específicos:
Possibilitar ao aluno a compreensão do texto nos níveis:
Ø  Textual: analisar um texto como um todo.
Ø  Fonológico: o que falar e como falar, entonação de voz, pontuação e ritmo do texto.
Ø  Morfológico: proporcionar a descoberta da riqueza dos novos vocábulos apresentados.

Conteúdo Programático:
Para desenvolvimento do projeto, serão utilizados os seguintes livros:
Ø  Reinações de Narizinho – Monteiro Lobato (volumes 1 e 2)
Ø  I - Juca Pirama e os Timbiras – Gonçalves Dias
Ø  Comédias para se ler na escola – Luis Fernando Veríssimo

Materiais utilizados:
A fim de auxiliar no desenvolvimento do trabalho, serão utilizados os materiais abaixo:
Lousa e giz, caderno do aluno, cartolina, aparelho de DVD, aparelho de som, data-show.
Metodologia:
 A metodologia utilizada será especificamente a leitura em diversas modalidades:
Ø  Leitura silenciosa;
Ø  Leitura compartilhada;
Ø  Leitura com agrupação;
Ø  Leitura colaborativa;
Ø  Leitura dramatizada;
Ø  Releitura;
Ø  Interpretação.

Instrumentos de Avaliação:
O aluno será avaliado, continuamente, por meio de leituras e produções textuais individuais e em grupos, pesquisas e apresentação de seminários, de dramatizações, jogral, e textos para divulgação para os outros colegas.
Leituras socializadas para diferentes públicos: pais, professores, colegas de outras salas e funcionários da escola.
Os alunos elaborarão trabalhos a serem expostos nos murais da escola.
 Materiais de Apoio Pedagógico
·         Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Língua Portuguesa /Coord. Maria Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008.
·         VERISSIMO, Luis Fernando. Comédias para se ler na escola; Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.
·         DIAS, Gonçalves. I-Juca Pirama e os Timbiras; São Paulo: Escala Educacional, 2008.
·         LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho, volume 1; ilustrações Paulo Borges. – 2ª ed. – São Paulo: Globo, 2008.
·         LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho, volume 2; ilustrações Paulo Borges. – 2ª ed. – São Paulo: Globo, 2008.
·          www.saopaulofazescola.sp.gov.br (acesso em 05 de março de 2009)



quinta-feira, 30 de abril de 2009

A escola no programa do Jô Soares

No dia 29 de abril de 2009, os alunos do curso técnico Gestão de pequenas empresas, juntamente com alguns convidados, tiveram a oportunidade e previlégio em participar da gravação do Programa do Jô. Fizemos parte da plateia, no dia em que o tema do programa é político, com participação das "Meninas do Jô".

Fizemos inscrição no ano passado, foi uma felicidade participar desse momento, fomos muito bem tratados, aprendemos muito, em todos os sentidos.

Queremos isso novamente! Foi maravilhoso!
Nesse link, você pode acompanhar a outra parte do programa.
É a escola além dos muros...

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Trabalhos sobre o Meio Ambiente

Apresentaremos nessa postagem alguns trabalhos realizados pelos alunos no quarto bimestre de 2008. Trabalhos esses relacionados à temática Meio Ambiente, tema amplamente discutido durante o ano letivo de 2008.

O Ensino Médio teve a oportunidade de trabalhar a temática Meio Ambiente desde o início do ano com o Projeto Apoio à Continuidade dos estudos.
O Conteúdo trabalhado foi basicamente o estudo de temas transdisciplinares da atualidade tratados pelas áreas de Códigos e Linguagens; Ciências da Natureza; Ciências Humanas; atividades de pesquisa, exercícios, produção de textos e exames simulados, orientação profissional. Exames simulados, em maio e em junho, com questões dos vestibulares das principais universidades.

Bibliografia básica: Guia do Estudante- Atualidades Vestibular 2008 – Editora Abril (capa: Dossiê Aquecimento Global, Energia tratada nas escolas e Dossiê Império Americano), matérias de pesquisa.


Apresentação realizada pelos alunos do 3ºC

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Projeto: vamos cuidar das Nossas Águas


“Quem não semear não vai colher. Ai de quem é um e nunca será
doisPor não saber.Quem irá me valer?São pessoas, é a caminhada.”

(Milton Nascimento)


INTRODUÇÃO

A escola Estadual Deputado Gregório Bezerra, localizada no bairro Vila Paulina, dentro dos limites do bairro Eldorado na região Sul do Município de Diadema, e está inserida na Área de Proteção aos Mananciais – (APM), próximo às margens da Represa Billings.
A escola também é cercada por área de proteção ambiental – APA, com pouca vegetação original, que antes cobria toda a região.

JUSTIFICATIVA

“Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então, eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida.”
(HERBERT de Souza, O Betinho.)

Nesta perspectiva, o projeto se justifica ao permitir que os alunos do Ensino Fundamental e Médio, aprofundem os conhecimentos para que possam multiplicar o conceito sobre a questão ambiental com ênfase na água.


OBJETIVOS
· Conscientizar a comunidade sobre a importância da água nas nossas vidas. Proteção dos mananciais e não-poluição . · Conhecer as Bacias Hidrográficas, destacar o uso de cada uma e a sua importância e preservação. · Formar jovens protagonistas capazes de intervir nas questões ambientais locais e globais.

NOSSAS AÇÕES
· Levantamento das questões ambientais do bairro, com estudo do meio. · Parceria com a ONG Movimento em Defesa da Vida (MDV), Bioauto e Secretaria Municipal do Meio Ambiente. · Caminhada em homenagem à Represa Billings. · Palestras: o Representante da Secretaria do Meio Ambiente (Luzia Santini); o Representante de Empresas (Resíduos lançados no Meio Ambiente – Hélio Ramos); o Coordenador do Núcleo Pró-Vela (Represa Billings – Sr.Ubirajara Proença); · Gincanas (Reciclagem) · Limpeza do entorno da escola e plantio de árvores. · Organizar o “Com-Vida” e Conferência do Meio Ambiente “Vamos Cuidar do Brasil”, envolvendo Colegiado e Escola da Família, (Árvore dos Sonhos, Muro das Lamentações e Resgate Histórico). · Análise do consumo de água na escola nos últimos seis meses e plano envolvendo todos os funcionários para economizar. · Pesquisa em internet sobre a quantidade de bacias hidrográficas, preservação e localização, destacando as águas da nossa região. · Síntese de conhecimento adquiridos e apresentação para a escola. · Releitura com base na obra: O Grito de Edward Munch.

METODOLOGIA
É a que transforma a escola em um espaço de debate e construção de conhecimento coletivo. Envolve a comunidade e integra outras disciplinas por meio de pesquisas, leituras, estudo do meio, debates, entrevistas, dinâmicas, palestras, seminários e exposições.

AVALIAÇÃO
· Registros por escrito (coletivo e individual); · Fotos e filmagens; · Questionário bimestral dos professores; · Relatório final em parceria com alunos e comunidade.

PRODUTOS FINAIS
· Apresentação para a comunidade; · Vídeo de sensibilização; · Panfletos; · Divulgação no Blog e site Educarede; · Produção de vídeos por diversas equipes, para a Mostra Cultural.
Publico alvo: Direção, coordenação, professores, alunos do ensino fundamental II e médio, programa escola da família e comunidade.
Duração: 6 meses.

RECURSOS
· Recursos Materiais: o Vídeos (TV e computador); o Internet; o Livros e diversos e CD’s o Papéis; o Filmadoras, câmeras · Recursos Humanos: o Especialistas na área: Luzia Santini, Professor Hélio Ramos, Ubirajara Proença, Escola da Família, Equipe Gestora, Professores, Alunos e Comunidade escolar.

NOSSA RESPONSABILIDADE
· Organizar equipes para conhecer, planejar, executar, avaliar e acompanhar ações com o subtema água (Bacias Hidrográficas), adotando um trecho que vai da Escola à Represa Billings. · Conscientizar outros atores (familiares, escola, bairro...) sobre o uso racional da água e proteção de mananciais. · Defender as águas e denunciar atos que poluem as águas e acabam com as matas ciliares. · Implantar a Agenda 21 na Escola, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

BIBLIOGRAFIA
· CAPRA, F. As conexões ocultas. São Paulo: 2003. · Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Ciências/ Coord. Maria Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008. · Kit: Vamos Cuidar do Brasil – Conferência do Meio Ambiente na Escola. · Água hoje e sempre: consumo sustentável / Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas - São Paulo: SE/ CENP,2004. · http://conferenciameioambiente32cre.blogspot.com/ (acesso em: 02/08/2008)

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Agita Galera 2008


PROGRAMA AGITA GALERA 2008

Instituição: Escola Estadual Deputado Gregório Bezerra
Diretoria de Ensino da Região de Diadema

Objetivo do Evento:
Orientar nossos alunos e a comunidade na prática de atividades físicas comum, como caminhar, praticar esportes e se alimentar de forma equilibrada para uma vida mais saudável.

Público Beneficiado:
Pais, alunos, professores e funcionários.

Profissionais Envolvidos:
Direção, Coordenação, Professores, Funcionários, Grêmio e pais do Conselho Escolar.

Descrição das Atividades:
Durante a semana foram desenvolvidas atividades nas diferentes áreas de conhecimento, utilizando os folhetos, com leitura, interpretação e produção de cartazes temáticos.
Na área de Educação Física foi enfatizada a alimentação, condicionamento físico, peso e a altura; possibilitando discussões envolvendo uma alimentação saudável e os benefícios físicos, psicológicos e na fase escolar proporcionados pela atividade física.
Na área de Ciências foi trabalhado a importância de uma alimentação adequada para a saúde e qualidade de vida, com o desenvolvimento de atividades envolvendo o corpo humano. Como exemplo foi trabalhado o sistema digestivo na sala de aula.
Em Artes, foi feita uma releitura do material enviado para divulgação do Evento, os alunos se apropriaram de algumas palavras para produzirem novos panfletos com a temática do “Agita Galera”, sendo possível cada um colocar a sua idéia no papel.
No período da manhã, foi realizada uma caminhada até o Parque ecológico do Eldorado, onde nossos alunos e a Comunidade puderam realizar atividades físicas como jogos e caminhadas. Todas as atividades monitoradas e coordenadas pelos profissionais de Educação Física.
No período da tarde, foram realizados jogos de Futebol, Vôlei, Basquete, Ping-Pong, jogos de Queimada, competições inter-classes.
No encerramento da atividade foi feita uma atividade de Corpo e Movimento, onde todos os participantes dançaram com muita harmonia, alegria e descontração junto a clipes musicais mostrados no “data show”.

Avaliação do Evento

Avaliamos o evento de forma produtiva, até pela participação de pais e alunos, que se mostraram presentes no período integral. Tudo com muita alegria e descontração. Percebemos que o evento possibilitou uma maior aproximação entre escola e comunidade. Nos jogos e competições, vencer não era o principal objetivo, e sim movimentar o corpo, os alunos vestiram a camisa e participaram sem se preocuparem quem ganhava ou perdia, reconhecendo verdadeiro espírito da prática esportiva, que é a integração e harmonia entre pessoas de todas as idades.
FOTOS DO EVENTO

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Conferência Nacional do Meio Ambiente

O que é a Conferência?

A Conferência é um processo de diálogo e participação onde se discute os temas propostos expondo diversos pontos de vista e deliberam ações para melhoria do meio ambiente de forma coletiva. E na Conferência se escolhe os representantes.
A EE dep. Gregório Bezerra aderiu ao Projeto "Vamos Cuidar do Brasil" . A Conferência é uma iniciativa do Órigão Gestor de Política nacional de Educação Ambiental, formada pela Diretoria de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela Coordenação Geral de Educação Ambiental (CGEA) do Ministério de Educação (MEC).

A nossa Conferência aconteceu no dia 20 de setembro de 2008.
Participaram desse evento: alunos e professores e comunidade local. Contamos com a parceria da Escola da Família, Colegiados, Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

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