quinta-feira, 9 de março de 2017

Relembrando...Grêmio Estudantil!!!

Protagonismo juvenil: eleição do Grêmio Estudantil

Este ano de 2016 está certamente marcado pela intensa movimentação política. São manifestações e eleições que tornam o cenário político ao mesmo tempo agitado e fonte de aprendizado. E a Escola Estadual Deputado Gregório Bezerra, localizada no bairro de Vila Paulina, não está de fora desta onda de democracia e participação.
Desde o início do ano letivo, a unidade escolar, seguindo a tradição desde 2010, organiza e planeja o exercício do Grêmio Estudantil em sua total potencialidade.
O Grêmio Estudantil, de fato, é um dos colegiados das escolas públicas do Estado de São Paulo. Junto à Associação de Pais e Mestres (APM) e do Conselho de Escola, é o local apropriado e por definição onde os estudantes regularmente matriculados têm a oportunidade de exercer sua plena participação junto à gestão do espaço escolar. Em outras palavras, o Grêmio Estudantil tem a função e autonomia para elaborar propostas e projetos, organizar e sugerir atividades para a escola.
É muito importante lembrar o conceito de protagonismo estudantil (ou juvenil) como a possibilidade de transposição didática dos ricos e caros conteúdos que a Sociologia, a Filosofia e a Pedagogia provêm aos estudantes para seu cotidiano local. Desde modo, o protagonismo juvenil (ou estudantil) que o Grêmio exerce deve partir do conceito de que a ação do jovem é personagem central na tomada de decisões dentro do ambiente escolar. Ou seja, nas escolas, o estudante tem voz e precisa de representação por meio de seu colegiado institucionalizado, que é o Grêmio Estudantil. 
O grêmio estudantil é marcadamente o foco das atenções e grande exemplo de materialização do conceito de protagonismo juvenil ou estudantil. Sua história remonta há décadas e por meio dela tem muito da história política brasileira. A década de 1960 registra a ascensão das agremiações e sua participação política é evidente, inclusive no confronto com os governos da ditadura militar.
O exercício da democracia participativa é tônica do Grêmio Estudantil, colaborando para a atuação e reflexão dentro e fora da escola. Por definição, também, o grêmio é local de aprendizagem de valores, de cidadania e de convivência das diferenças. Um Grêmio Estudantil forte e articulado incrementa a formação de identidade e do senso crítico do jovem, contribui para o aumento da participação e o protagonismo dos estudantes da escola, organiza eventos que promovam a integração e o aumento dos níveis de proficiência, possibilita ao jovem experimentar a vida política de modo participativo, estabelece uma cultura de paz, contribui para o aumento da participação e o protagonismo dos estudantes da escola.
Especificamente neste ano de 2016, a Escola Estadual Deputado Gregório Bezerra organizou um calendário mais extenso para planejar o Grêmio Estudantil. Logo no início do semestre, em Fevereiro, os estudantes começaram a dialogar, em sala de aula, sobre a responsabilidade e a importância do Grêmio. Neste mesmo período, foram eleitos os representantes de sala em todos os turnos de aula: manhã, tarde e noite. Tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio. Os professores de História e Sociologia acompanharam os debates e mediaram os diálogos.
No início do mês de Março houve as primeiras reuniões por entre todos os representantes nos seus respectivos períodos, realizada pela direção. Após este debate, em 4 de Março foi realizada entre representantes e direção a Assembleia Geral. Neste encontro, as linhas que orientariam a formação das chapas, a eleição e a posse do Grêmio foram amplamente discutidas e revisadas. O estatuto do Grêmio foi retomado e explicado pontualmente.
Os estudantes, então, tiveram os dias 7 e 8 de Março para conversar com seus pares e realizar a inscrição das chapas que concorreriam à eleição. Todas as chapas proponentes entregaram um texto da plataforma eleitoral contendo tudo que seria discutido durante a campanha. Foram seis chapas inscritas corretamente: Revolução estudantil, Tá tranquilo tá favorável, Geração Consciente, Revolução classe A, Império Estudantil e Geradores de Respeito.
Acompanhados dos educadores, os estudantes realizaram nos dias 9 e 10 de Março a campanha eleitoral de fato. Houve a possibilidade de confecção de cartazes, “santinhos” e até páginas de divulgação nas redes sociais. É evidente que o ponto alto foi a entrada monitorada das chapas por entre as turmas, em todos os períodos. Certamente um dos momentos mais ricos da prática democrática, os estudantes estiveram livres para apresentar suas propostas de melhorias e intervenções. O debate político floresceu dentro de sala de aula e pelos corredores da unidade. Educadores, responsáveis, gestão e estudantes em um uníssono de discussão e participação.
Finalmente em 11 de Março ocorreu a tão esperada eleição do Grêmio. A eleição, pelo terceiro ano consecutivo, ocorreu no formato digital, nos computadores da escola e sob constante supervisão da comissão eleitoral, composta por dois professores e representantes de sala. Acompanham também os fiscais de chapas. Todos os períodos, desde a manhã até a noite, sala por sala, foram convidados a fazer fila e exercer o direito político e democrático do voto consciente.
Foi um dia de festa e celebração. Não faltou competição saudável entre os estudantes. E o tão esperado resultado foi divulgado também online no blog da escola (http://eedeputadogregoriobezerra.blogspot.com.br/).
A chapa vencedora foi a Revolução Classe A, com 33,2% dos votos. Um aspecto interessante desta chapa é sua composição, pois ela agrega membros dos três turnos da escola, passando tanto pelo Ensino Médio quanto pelo Fundamental, ou seja, em outras palavras, eles optaram por uma chapa bem ampla e de fato representativa dos estudantes. Cabe destaque para a estudante Rebeca Safira Nunes, do 1ª série B do Ensino Médio, turno da tarde. Ela é a coordenadora geral da chapa e passa, então, a comandar as ações do Grêmio. Os integrantes eleitos já haviam se subdivido nas coordenadorias de Relações Acadêmicas, Comunicação, Esportes, Financeiro, Cultura, Social e Meio Ambiente.
Para registro, em segundo lugar ficaram os estudantes da Geração Consciente e seus 26,9% dos votos. Em terceiro o Império Estudantil e 17,5% dos eleitores. 13,6% votaram nos Revolução Estudantil. Os outros 8,8% dos votos ficaram divididos entre Tá tranquilo tá favorável Geradores de Respeito.
Escola Estadual Deputado Gregório Bezerra tem um diferencial a partir desta linha de atuação com o Grêmio, pois acredita que não basta tão somente a eleição, tão somente este rico processo de discussão em que todos, sem dúvida, já ganharam. A escola passa, em Abril, a realizar a formação destes estudantes para que suas atuações sejam potencializadas e consolidadas. O professor de Sociologia realiza um calendário de palestras e práticas que convidam os eleitos ao pleno exercício de suas funções. 
Temas como política, representação, democracia, organização de uma assembleia, elaboração de pautas e projetos, critérios de aprovação, modos de organização e deliberação, contato com a gestão da escola entre outros são tratados em um ciclo de encontros e palestras. O estatuto do Grêmio, que garante todos os “direitos e deveres” é percorrido novamente para que a ação dos estudantes esteja sempre dentro da legalidade e dos pressupostos de coerência do colegiado.
A posse, com todo o cerimonial que merece, também ocorreu na presença de estudantes, professores, gestores e responsáveis. Os termos de posse de todos os eleitos em todas as coordenadorias foi assinado e o colegiado recebeu os votos de bom trabalho e apoio de todos os envolvidos na comunidade escolar.
Neste sentido, a Escola Estadual Deputado Gregório Bezerra quer colaborar para um Grêmio representativo de fato. Eficaz e eficiente em sua tarefa de incrementar os canais de diálogo e atuação da unidade escolar e definitivamente dar voz e vez aos estudantes junto à construção de uma educação de qualidade.

Eric Vellone Coló, professor de Sociologia.

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