segunda-feira, 11 de novembro de 2013

COMPARTILHANDO! " UM DIA NA ESCOLA DO MEU FILHO"

Um dia na escola do meu filho

II outubro literário

“... Os pais precisam ter clareza do tipo de semente que querem que sejam lançados na vida seus filhos...”. (Alexandra Guerra Castanheira)

Com o objetivo de garantir a competência leitora e escritora de todos os nossos alunos e firmes na proposta de que a educação de boa qualidade se faz com o empenho e participação direta de todos, estado, escola, pais e toda a comunidade a E.E. Deputado Gregório Bezerra, recebeu no dia 19 de outubro, pais, responsáveis e toda a comunidade escolar, em atendimento ao segundo dia da proposta Secretaria de Educação de São Paulo “Um dia na escola do meu filho”, que tem como objetivo trazer a comunidade para a escola, para participar e vivenciar o processo educacional dos seus filhos.
        Nesta data, foi realizado também o nosso II Outubro Literário, com o objetivo de garantir a todos os nossos alunos a competência leitora e escritora,esse projeto está diretamente relacionado com o projeto Uma Escola que Lê,é nele que os alunos compartilham as leituras que foram realizadas durante todo o ano, acreditamos que todo conhecimento deve ser compartilhado.  A escola premia os melhores leitores, é feito um levantamento na biblioteca, onde são selecionados os alunos que leram a maior quantidade de livros.
        Tivemos neste dia momentos de grande aprendizagem como o momento em que os pais foram convidados a compartilhar conosco a sua experiência com a leitura, o que gostavam de ler quando tinham a idade dos seus filhos e o que leem atualmente. Tivemos momento de forte emoção, com a apresentação em LIBRAS realizada pelos alunos da Professora Carol, se a nossa escola é uma escola de portas abertas,devemos proporcionar a todos o direito a leitura que leiam gestos,símbolos,textos ,poesias,que leiam o que diz o corpo e a musica ,que contem e escrevam histórias.
      A história do primeiro Girassol, contada pelos alunos da professora Gislene encheu de magia a nossa manhã, foi distribuído sementes para que pais e alunos pudessem plantar a flor acreditamos que trabalhar a afetividade e promover atividades conjuntas entre pais e filhos, apresentam resultados positivos.
     Preocupados com os nossos alunos e com o consumo de alimentos saudáveis dentro e fora da escola foi exibido o documentário: Muito Além do Peso.
      Para quem disse que a matemática se faz com números, levamos para exposição um trabalho que já vem sido desenvolvido por mim em todas as aulas, a matemática tem história... E nós a identificamos no dia a dia por meio do nosso cotidiano e com auxilio do caderno do aluno da Secretaria de Educação do estado de São Paulo , investigamos, Pesquisamos na Sala do Acessa Escola,todas as história relacionadas com o conteúdo em questão,Para contar um pouco dessa historia realizei um trabalho conjunto com todas as turmas em que leciono,conhecemos a história e as diversas lendas do Tangram,construímos as peças identificamos cada uma,quanto ao número de lados,quanto as medidas dos ângulos,conhecemos as semelhantes e posteriormente os alunos soltaram a imaginação e criaram   diversas figuras.Como o objetivo e trabalhar a competência  escritora,solicitei que após a construção os alunos escrevessem sobre o que haviam criado.Criaram um painel,contando a história ,as lendas,as construções e por fim  as histórias criadas por eles.
        Dias como esse se faz necessário, para que os nossos alunos aprendam a compartilhar o conhecimento, sejam protagonistas de o seu próprio saber, e para que retomemos o compromisso de que a educação é um dever de todos.




                                  Professora Dalila Maria

25 comentários:

  1. Gostei bastante da ideia,bem original é bom os pais verem oque estao ensinando para seus filhos,e é bom tambem pq os pais tambem podem ensinar seus filhos!!
    6 serie E
    Karoline Mori Moreira Numero:25
    Ohana Mendes de Santana Numero:33
    Ingrid Rodrigues da Silva Numero:20

    ResponderExcluir
  2. Daniel Marinho n:06 e Gabriel Fragoso n:13
    eu achei muito entesante os pais virem na escola e ver os trabalhos que nos efetuamos na sala de aula ex:tamgram por causa das formas que nos fazemos como gatos,patos,cobras,etc.
    e a leitura nos ajuda a nos abrirmos mais a mente para livros

    ResponderExcluir
  3. meu nome é Fernanda da 6 serie E eu gosto de ler principalmente os livros de assombraçao de zombies tem que ter muito sangue por isso amo os livros do crepusculo adoooro

    ResponderExcluir
  4. eu achei legal porque e bom que os pais venham conhecer a escola que o filho deles estudam

    ResponderExcluir
  5. Eu Itamaria Silva Marques e Natasha Fernanda, infelizmente nos não podemos comparecer por causa de motivos pessoais , mais gostei de saber que aconteceu tudo isso na nossa Escola . E nos achamos importante ter este dia , para os pais conhecer não só a nossa escola e também como seus filhos estão. Participamos efetivamente por que nossas figuras estavam presente neste dia.

    ResponderExcluir
  6. EU ACHEI QUE FICOU BOM MAS PODESMOS FAZER UM PROJETO COM OS PAIS E SEU FILHO TIPO COMO A ESCOLA COM SEU FILHO MAS MELHO .....GOSTEI.....

    ResponderExcluir
  7. Ketllyn Kirstye Santana Fontebasso.
    Foi bem legal pelo visto.Pena que eu não vim ;(

    ResponderExcluir
  8. foi um dia excelente e é uma ideia boa para os nossos pais saberem mais sobre o que nos estamos fazendo
    Carla

    ResponderExcluir
  9. EU ACHEI QUE FICOU BOM MAS PODEMOS FAZER UM PROJETO COM OS PAIS TIPO COMO A DIRETORA RAQUEL FEZ UM DIA NA ESCOLA DO MEU FILHO EU GOSTEI ,ÓTIMO, OBRIGADA......

    ResponderExcluir
  10. Elidiane Silva Alves dos S antos.
    Eu gostei do evento, foi bem legal, e gostei da parte de que teve a apresentação em libras.

    ResponderExcluir
  11. Eu achei muito bom porque esses educação e muito bom mesmo

    ResponderExcluir
  12. eu gostei muito do evento muito interessante

    ResponderExcluir
  13. Eu Leticia Santana não pode vir mais gostei muito do projeto " Um dia na escola do meu filho "

    ResponderExcluir
  14. thiago.s.lima

    o evento foi totalmente legal e divertido na ora da apresentçao de libras

    ResponderExcluir
  15. meu nome é Lucas Galvão gostei do projeto muito interessante:um dia na escola do meu filho

    ResponderExcluir
  16. danilia costa °6 d eu achi meuito legal esse pojeto um dia na escola do meu filho a apesentaca da professora carol muito interecante

    ResponderExcluir
  17. ola sou Pedro Henrique da 5ª e gostei e apoio esse projeto eu acho que aos pais e uma responsabilidade ter acesso aos trabalhos de seus filhos e acho que e importante ter esses dias para os pais saberem oque seus filhos produziu esse tempo em que esta nas aulas

    ResponderExcluir
  18. eu Thalita Soares e com minha colega de sala Leticia Borges adoramos que a prof Carol fez a musica com libras por que agente aprende coisas novas e nos achamos que isso e importante e a prof º Dalila que mais nos ensinou o ano inteiro.

    ResponderExcluir
  19. Ana Carolayne/Chayane 6°ano A
    Gostamos muito do projeto UM DIA NA ESCOLA DO MEU FILHO achamos muito importante os pais saberem como esta o seu filho na escola,as notas e os trabalhos.

    ResponderExcluir
  20. gostei muito desse projeto e tambem é muito bom para os pais esse projeto um dia na escola do meu filho

    ResponderExcluir
  21. Eu Natália Guimarães Bonfim, adorei participa do projeto com a professora Dalila e com todos os alunos da escola,no projeto um dia na escola do meu filho.

    ResponderExcluir
  22. Eu gostaria que os alunos fossem bastante curiosos nos livros e acreditarem em que a leitura importa muito para o estudo e para a escrita, isso deixaria os pais extremamente orgulhosos. Espero que a escola traga livros em aula vaga para os alunos lerem a escola antes trazia livro mais depois que parou ninguém mais se interessou espero que melhore.
    Mauricio

    ResponderExcluir
  23. eu gostei muito de ter a dalila como minha professora.eu aprendi muitas coisas com ela,essa foi a primeira vez que eu aprendi a matematica de verdade. foi muito bom conheçer a historia do tangra. eu adimito que foi um pouco difiçio mais valel a pena tentar. eu não tenho muitas coisas para comentar, e é isso.

    ResponderExcluir
  24. Eu sou a Clesna , eu sou mirelly ,eu sou o jonathan.
    Nos gostamos do texto da professora Dalila porque ela fala sobre o nosso comportamento e as atividade que nos desevolvemos em sala de aula

    ResponderExcluir
  25. Laisa e Milena 5 serie a:nós gostamos muito da reunião da escola da família e concordamos que pode ajudar em nosso desenvolvimento.
    Como disse a professora Dalila Maria, nos fizemos figuras com o tangram e depois fizemos historias e poema para as figuras.
    Por fim nos fizemos muitos trabalhos na acessa escola em todas as matérias inclusive em matemática.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...