sábado, 24 de agosto de 2013

Horta: nossa responsabilidade - Cultura da Sustentabilidade - Espaço Físico e Currículo

E.E DEPUTADO GREGÓRIO BEZERRA
HORTA NA ESCOLA
ORIENTAÇÃO: ProfªCaroline de Almeida Barros
Profº Gerson
Profª Gislene
ALUNOS: 6º, 7º ano e Sala SAP
Diadema
2013
Objetivos
ü  Abordar temas de botânica como, o que são e para que servem as sementes, raízes, plantio, diferenciação entre hortaliças e leguminosas;
ü  Compreender o que é alimentação saudável;
ü  Produzir receitas com as hortaliças plantadas;
ü  Discutir sobre a importância da adubação e compostagem;
ü  Despertar o interesse para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação;
ü  Fazer com que os alunos aprendam a cultivar plantas utilizadas como alimentos;
ü  Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;
ü  Construir a ideia de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a vida do planeta.


Introdução
          O professor pode utilizar a horta da escola como um laboratório vivo, para desenvolvimento de atividades didáticas e colocar em prática a interdisciplinaridade. Os alimentos ali plantados podem ser utilizados no lanche dos próprios alunos.Essas atividades também asseguram que a criança e a escola resgatem a cultura alimentar brasileira e, consequentemente, estilos de vida mais saudáveis.(HOFFMAN, 1995).
            Segundo Fernandez, para minimizar as dificuldades que os professores do ensino fundamental tem em ministrar aulas relacionadas à botânica, foi montado um projeto no qual a partir da construção de uma horta se ensinam os conceitos básicos de botânica, compostagem, adubação da terra e nutrição.
            Para Romanoff, com uma pequena horta na escola os alunos tem a oportunidade de aprender a produzir verduras e legumes. Compreendem os processos e os fatores envolvidos na construção e manejo de uma horta:
·         A luz, o calor, a fotossíntese;
·         Os minerais do solo, a nutrição;
·         A água, a irrigação, a semente;
·         Importância do cuidado do solo antes, durante e depois;
·         Compostagem e adubação.
            O projeto possui duas etapas que ocorrem ao mesmo tempo, embasamento teórico que é dado em sala de aula pelos professores (ANEXO 1), e a parte prática na construção e manejo da horta (ANEXO 2), que será desenvolvido por alunos e professores dos cursos de Ciências, Educação Fisica. Português, Matemática e sala SAPE do 6º e 7º ano.



Desenvolvimento - Cronograma
Data
Tema da aula
Série/ Ano
de horas regidas

Apresentação do Projeto
6º,7º ano
1 aula

Montagem da Horta
6º,7º ano
2 aulas

Montagem da Horta
6º,7º ano
2 aulas

Plantio
6º,7º ano
2 aulas

Plantio
6º,7º ano
2 aulas

Produção de adubo organico - Compostagem
6º,7º ano
2 aulas

Observação
6º,7º ano
2 aulas

Observação
6º,7º ano
2 aulas

Manutenção da Horta
Sala SAPE
Diariamente


O projeto será apresentado para os alunos e professores dos 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental, explicando a importância de se aplicar um projeto multidisciplinar, que aborda as outras matérias dadas em sala de aula.
Será realizado a escolha, limpeza e preparação do solo, sendo que o local deve seguir alguns requisitos:
ü  Boa luminosidade;
ü  Disponibilidade de água para irrigação;
ü  Sistema de drenagem (canaletas);
ü  Longe de sanitários e esgotos;
ü  Isolado e com pouco trânsito de pessoas e animais;
ü  Terra revolvida e terreno plano;
A limpeza será feita através de ferramentas:
ü  Enxada (capinar, mistura de adubos);
ü  Enxadão (cavar e revolver a terra);
ü  Regador (irrigar a terra);
ü  Colher de pedreiro;
            Ao longo da aula, serão explicados os processos de limpeza e preparação do solo, importância da adubação e irrigação. Os alunos participarão de todas as etapas. Nesta etapa será firmado uma parceiria com a comunidade.
Será realizado o plantio das sementes levadas pelos alunos (espinafre, salsinha, cebolinha, abóbora, entre outras).
            Os canteiros devem estar adubados antes do início do plantio, que deve seguir alguns passos:
ü Abrir sulcos na largura do canteiro, distanciados 15 cm e com 2 cm de profundidade;
ü  Umedecer levemente o canteiro;
ü  Distribuir uniformemente as sementes nos sulcos (cuidado para não distribuir sementes em excesso);
ü  Cobrir as sementes com um pouco de terra;
ü  Cobrir com capim seco até que as plantinhas comecem a germinar (nesse ponto, retirar o capim de cobertura);
ü  Regar o solo de manhã e à tarde;
            Os cuidados necessários para manter a horta, serão dados pelos professores juntamente com os alunos durante toda a extensão do projeto;
Será feito com os alunos em sala de aula o adubo orgânico (processo de compostagem) para que sejam plantadas as mudas em garrafas pet e em seguida sejam plantados na horta.
Será realizado o plantio das sementes nas garrafas que serão plantas na horta.

Serão realizadas observações sobre a horta horizontal. Os alunos anotarão nos relatórios o que observaram nas hortas, em seguida será feito um acompanhamento semanal da horta para que os alunos observem o que está ocorrendo, e desenvolvam a habilidade e responsabilidade de cuidar e auxiliar na manutenção de uma horta. (ANEXO 3).
Anexo 1
Língua portuguesa:
  • Leitura compartilhada ou colaborativa sobre textos relacionados com o tema;
  • Leitura e produção de receita debolinho de espinafre;
  • Leitura dos envelopes das sementes a serem plantadas;
  • Produção de relatórios (coletivos, duplas ou individuais) diariamente e semanalmente;
Ciências:
  • A relação do consumo de verduras e legumes para uma alimentação saudável;
  • A importância da higiene na limpeza e preparo dos alimentos;
  • Valor nutricional de verduras e legumes;
  • A importância do adubo orgânico, compostagem e da terra;
  • A diferença entre adubo orgânico e químico;
  • Estudo dos seres vivos que aparecerem na horta (minhocas, lesmas, formigas, pulgões, lagartas) e como combatê-los;
  • Diferenciação de tubérculos, leguminosas e frutos;
Matemática:
  • Trabalhando formas geométricas (forma do canteiro);
  • Calculando perímetro, área e situações problema;
  • Contando sementes;
  • Sementes por canteiro;
  • Espaçamento entre plantio;
Anexo 2
Horta de Garrafa PET
Material: Garrafas Pet, Tesoura e cordão.
Modo de fazer: Corte as garrafas Pet como uma espécie de janela, dois furos devem ser feitos na parte inferior, superior, que é por onde o cordão de segurança vai passar. Com a garrafa devidamente presa alinhada é colocar a terra e as sementes e cuidar para que as plantas cresçam saudáveis.
Informativo DAAAMio/Junho 2012Edição 22. Secretaria da EducaçãoGoverno do Estado de São Paulo.
Anexo 3
Roteiro de Verificação da Horta
Nome:
Data:
Ano / Série:

1) Tabelas de verificação:
O que eu encontrei
Marcar com um X
Formigas

Minhocas

Moscas

Abelhas

Besouros

Aranhas

Lesmas

Pulgões




2) Descreva como a horta estava no dia do plantio e como está hoje.

3) O que podemos fazer para conservar a horta?

4) Desenhe como estava a horta no dia do plantio e como está hoje.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GARÇÃO, João; ROMANOFF, Laila. Projeto Campo Cidade - Horta na Escola. Brasília, 1995. 13p
HOFFMAN I., Clarissa; MARTINS F., Patricia. Manual para escolasa escola promovendo hábitos alimentares saudáveis. Brasília, 2001. 3 - 4p.
Hortauma atividade interdisciplinar. Disponível em Acesso em 22 de março de 2012.

Jornal DAAA, Informativo DAAAMaio/Junho 2012. Secretaria da EducaçãoGoverno do Estado de São Paulo.

8 comentários:

  1. Maravilhoso a integração professores,disciplinas e inclusão com a Sala SAPE( Sala de apoio pedagógico especializado).Isso sim é o caminho da escola sustentável incluir diferentes programas e projetos da rede estadual.Parabéns !!

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo os alunos, professores e a Equipe gestora pelo excelente trabalho realizado no Projeto Horta. Muito bem!!! São atitudes como esta que realmente ajudam a construir um mundo melhor !!!! Continuem assim !!!
    Lilian P.Arroyo do Valle
    Supervisora de Ensino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá gostaria de agradecer, e dizer que o projeto é continuação da ação realizada na Conferência do Meio Ambiente, e que sem a integração e participação de todos os professores e alunos isso não seria possível. O projeto tem como objetivo a interdisciplinariedade e a participação de cada grupo de professores das diversas áreas de ensino será de suma importância para a continuidade do projeto.

      Desde já agradeço a atenção.

      Excluir
  3. Olá aqui é o Josney Da Silva Pinto e quero mandar um parabéns para todos os professores.
    Tomara que cada vez melhore

    ResponderExcluir
  4. Parabéns aos professores que ajudam ao projeto Horta
    Uesleynelson Roberval Do Silvesters

    ResponderExcluir
  5. Essa ideia da horta é MA-RA-VI-LHO-SA adorei. Logo logo estou ai para ver .
    Ana Maria das Neves

    ResponderExcluir
  6. Adorei saber da horta...adoro mexer com terra ...vou dar uma passadinha para dar algumas dicas ok.........mãe de ex aluno

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal é gratificante passar neste espaço e constatar essa interação até de mãe e ex aluno.Todos são bem vindos e o nossa maior força é a parceria que a cada dia vai sendo ampliada.Abraços Raquel

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...