Publicado
em quarta-feira, 3 de julho de 2013 às 07:00
Eletropaulo prevê 200 podas de árvore
por dia na região
Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
Do Diário do Grande ABC
Até dezembro, a AES Eletropaulo
promete realizar a poda de 40 mil árvores nas sete cidades da região, média de
200 cortes por dia. O trabalho preventivo integra plano de investimento de R$
3,2 bilhões no Grande ABC até 2017. Entre outras ações, está a inspeção e
modernização da rede, além da ampliação dos canais de atendimento ao cliente.
A queda de galhos e troncos sobre a
rede elétrica é o principal fator que provoca interrupções de energia em dias
de chuva forte. Em 2012, foram realizadas 54 mil podas na região. A distribuidora podou
20 mil árvores até junho. De acordo com o diretor de operações e planejamento,
Otávio Luiz Rennó Grilo, a queda de árvores pode danificar até três postes de
uma vez, o que interfere diretamente no tempo em que o consumidor ficará sem
energia elétrica.
De acordo com a empresa, o tempo
médio para restabelecimento após queda de árvore varia conforme o tipo de
ocorrência. Isso porque a remoção da árvore é feita pelo Corpo de Bombeiros e,
após liberação da área por parte da Defesa Civil, os técnicos da AES
Eletropaulo iniciam a religação da rede.
Na parte de manutenção, a AES
Eletropaulo realizou a inspeção de 950 quilômetros de rede no Grande ABC. O
trabalho consiste na troca de equipamentos, como
postes e cruzetas. Atualmente, a distribuidora tem cerca de 994 mil clientes na
região, entre residencial, industrial, comercial e comunidades.
Dentro de seu plano de modernização,
a empresa afirma ter instalado cerca de 57 quilômetros da rede mais resistente
na região. A fiação diminui o impacto da queda de galhos e árvores na rede
elétrica e evita os desligamentos. “Todo nosso investimento é em tecnologia,
com objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população”,
comenta Grilo.
Outro investimento foi a
implementação de 487 religadores no Grande ABC. Os equipamentos são
responsáveis por religar automaticamente a rede após quedas de energia, de
forma instantânea. “Quando galhos batem nos fios e a rede é desligada, essa
tecnologia permite que ela seja acionada automaticamente.
Com isso, não preciso deslocar equipe
até o local”, explica o diretor de operações e planejamento. A AES Eletropaulo
tem 3.000 equipamentos do tipo instalados em toda sua área de concessão.
Atendimento
Na área de atendimento ao cliente, a
distribuidora garante ter ampliado o call center. O número de funcionários
passou de 400 para 850. Já a quantidade de chamadas recebidas foi ampliada de
2.000 para 54 mil por hora. Houve reforço, ainda, no sistema de SMS, que está
preparado para receber 100 mil mensagens de texto diariamente.
O Centro de Operações da Distribuição da AES Eletropaulo recebeu R$ 40 milhões em investimento em modernização. O espaço, inaugurado em janeiro, permite melhora no trabalho de supervisão da rede de energia elétrica, gestão do atendimento às ocorrências e dá maior agilidade no deslocamento das equipes entre os 24 municípios localizados dentro da área de concessão.
Cerca de 200 funcionários divididos
em três turnos são responsáveis pelo monitoramento durante 24 horas das 152 subestações digitalizadas
da distribuidora, 54 linhas de distribuição e 1.746 circuitos de distribuição
de energia elétrica. São cerca de 6,5 milhões de clientes atendidos pela
concessionária.
O local conta com sala de
monitoramento das condições climáticas por meio de satélites e das 11 estações
meteorológicas próprias da AES Eletropaulo, sendo três no Grande ABC – duas em
Santo André e uma em Ribeirão Pires. “Essa sala do avaliador nos fornece
informações sobre o grau da chuva, se precisa de mais equipes ou mais técnicos
na rua”, observa o diretor de operações e planejamento, Otávio Luiz Rennó
Grilo.
Os operadores têm condições, ainda,
de monitorar o consumo de energia em tempo real, além do trânsito e os
desligamentos programados, para supervisionar as equipes que executam os
trabalhos de campo.
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