segunda-feira, 22 de outubro de 2012

PROJETO ESCOLA DA FAMÍLIA


Prof. Ms. James Riozo Takahama 

EMENTA

Com todas as mudanças ocorridas na sociedade ao longo das últimas décadas, a escola também sofreu transformações, com isso a educação das crianças dentro e fora da família ganhou novos contornos. A criança passa a ser vista como sujeito de um processo social mais amplo, com interesses, necessidades e produções, com direito a uma condição de existência própria.
E é na consolidação desses direitos que surgem novas responsabilidades e novos ordenamentos para o Estado e para a família, com destaques para:
· A Constituição Federal, no Art. 205, e a LDB, no Art. 2º, dispõem sobre a educação como direito de todos e dever do Estado e da Família;
· A LDB, nos artigos12, 13 e 14, ressalta sobre a importância da articulação entre a escola, família e comunidade na ação educativa;
· O Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), no Capítulo IV, parágrafo único, menciona o direito dos pais ou responsáveis de ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.
· O Decreto 6.094, de 24/04/2007, que institui o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.
Com efeito, na garantia dos direitos da criança e do adolescente, novos atores vão surgindo, com destaque para o Conselho Tutelar e o Ministério Público, como mediadores entre a escola e a família nas questões que afetam diretamente o cumprimento do dever de uma e outra instituição.
Os mecanismos legais reforçam a necessidade dos adultos, quer sejam pais, profissionais da educação, gestores públicos, políticos, legisladores, cidadãos comuns, servidores públicos dentre outros, de assumirem a responsabilidade na educação das futuras gerações.

No Projeto Família Presente na Educação, a Escola é compreendida como:
I- Acompanhamento do processo Ensino aprendizagem, que possibilita às famílias o envolvimento no processo ensino aprendizagem, no acompanhamento do desempenho escolar dos filhos e na participação das produções acadêmicas e culturais;
II- Fortalecimento do Relacionamento entre Pais e Filhos, que promove o convívio entre pais (ou responsáveis) e filhos, resgata o diálogo geracional, orienta o processo educativo e permite a troca de experiências;
III- Integração Escola, Família e Comunidade, que abre as portas para atividades de integração entre as diversas famílias, a escola e a comunidade local, envolvendo instituições parceiras como o Conselho Tutelar, o Ministério Público e outras, e garante a participação na gestão escolar. 

JUSTIFICATIVA
Ensinar a criança a produzir ao invés de consumir e gastar, aprendendo a obter o que precisa no presente sem comprometer a estrutura necessária para que as futuras gerações possam viver dignamente está dentre as principais competências da escola do presente século.
Os estudos ambientais recentes e sua respectiva veiculação na mídia têm feito com que estudantes e professores conheçam a realidade ambiental local e global, seus problemas emergentes, e a necessidade de ações urgentes em favor de sua recuperação e proteção.
Sabendo que a transformação dos seres humanos acontece dentro do viver a vida cotidiana, a escola se constitui como espaço ideal para envolver crianças, adolescentes e jovens com o ambiente escolar em sua totalidade, com destaque para os espaços externos: vegetação, canteiros, jardins, áreas livres e inadequadamente aproveitadas ou ociosas. Assim, é preciso considerar este espaço como sendo o início de um sólido aprendizado que conduzirá à criação de uma consciência sustentável e a um relacionamento consciente e responsável entre o homem e a natureza.

Assim, através do projeto passaremos a pensar o espaço escolar como um espaço de sustentabilidade. Dentre as ações previstas destacamos a produção/construção, compreensão e socialização de conhecimentos (contextualizando-os e atribuindo-lhes sentido); redução na produção de lixo; separação e destinação correta do lixo escolar; construção de cisterna para captação da água da chuva; incentivo à produção de alimentos orgânicos como a produção de temperos, chás, legumes, verduras e frutas no espaço escolar; transformação de espaços ociosos em salas de aula ao ar livre; modificação/ampliação do jardim escolar; captação da energia solar, produzindo energia renovável com garrafas pet; entre outros possíveis e que se fizerem necessários sugeridos pelo coletivo escolar ou por ele aprovados.

OBJETIVO
OBJETIVO GERAL: Promover o desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes, valores e comportamentos com foco na sustentabilidade, mediante a implantação de práticas sustentáveis na escola.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 Promover momentos de estudo e reflexão que levem a comunidade a constituir-se e sentir-se agente e sujeito do meio e do ambiente em que está inserida, reconhecendo a interdependência e inter-relação entre o homem e o meio ambiente para melhor conhecê-lo, respeitá-lo, recuperá-lo e preservá-lo.
 Conhecer metodologias para a criação de ambientes produtivos, sustentáveis e ecológicos que possibilitam o homem habitar a terra sem destruí-la;
 Criar espaços aprazíveis para a comunidade;
 Incentivar a produção e consumo de produtos orgânicos visando uma melhora na qualidade dos alimentos e incentivando-os a uma alimentação saudável;
 Aproximar a escola da comunidade, ampliando o interesse por projetos ambientais e se integrar em sua organização e implantação melhorando o relacionamento entre os seres humanos e a natureza;
 Envolver a comunidade em atividades práticas de produção (construção, inovação, modificação de cisterna, horta, jardim, pomar, lixeiras), promovendo o desenvolvimento da cooperação, autonomia, solidariedade, iniciativa, participação e responsabilidade individual e social; 
 Otimizar a utilização dos espaços escolares, transformando a escola num laboratório de (re)construção de saberes, de apropriação dos conteúdos produzidos e sistematizados ao longo da história, vivenciando-os na escola e comunidade.

CONTEÚDOS
 (Re)construir o conceito de meio ambiente, ecologia, globalização, sustentabilidade e de escola sustentável;
 Problemas ambientais (desequilíbrio ambiental; secas prolongadas (provocando estiagens e escassez de água); chuvas torrenciais (provocando erosão, deslizamentos de terras de encostas, desmoronamentos de terras e edificações, inundações); vendavais destruindo edificações e plantações; entre outros);
 Qualidade de vida (hábitos, atitudes e comportamentos que promovam uma vida saudável, como consumo de alimentos naturais e sem a utilização de agrotóxicos;
 Lixo: produção, destinação, redução...;
 Espaços de reaproveitamento dos recursos naturais e de transformação de resíduos para posterior utilização, tais como: cisternas, minhocário, horta, jardim, pomar, viveiro de mudas;
 Delimitação de áreas, medidas, cálculos (área, perímetro...);
 Produção textual (relatório, roteiro, dissertação, narração, poesia, convite, bilhete, agradecimento, entrevista, diálogo);
 Localização (espaço, tempo...).


DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Todas as disciplinas (Artes, Biologia, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia).

METODOLOGIA / PROCEDIMENTOS / CRONOGRAMA
O projeto proposto será guiado pela metodologia participativa, cujas ações permitem a atuação efetiva da comunidade, valorizando seus conhecimentos e experiências, envolvendo-os nas discussões, identificação e busca de soluções para as insuficiências e necessidades suscitadas para saber olhar e transformar seu espaço, criar ações e mobilizar as pessoas e a comunidade.
Os estudos dos conteúdos curriculares serão fundamentados na concepção pedagógica sociointeracionista, enfatizando conceitos relacionados à sustentabilidade, ecologia e permacultura. Para interpretar e usufruir das produções culturais e expressar e comunicar suas ideias, a comunidade se utilizará das diferentes linguagens: verbal, temporal, plástica, corporal, gráfica, matemática.
Dentre as ações destacamos: discussão, análise, produção textual, delimitação de espaços, medidas, cálculos, construção de mapas, leitura de mapas, registros (fotográficos, filmagens, gravações, relatórios, entrevistas...), produção e declamação de poesias, dramatização de histórias (criadas e (re)criadas, oficinas de estudos, planejamentos, pesquisas e debates; construção de maquetes, participação no processo de construção de cisterna, horta, jardim, pomar.

RECURSOS A SEREM UTILIZADOS (TECNOLÓGICOS OU NÃO)
Humanos: Alunos, professores, direção, funcionários da escola, Grêmio Estudantil, famílias, voluntários da comunidade.

Físicos: Salas de aula; laboratórios de informática; área externa e interna da escola; biblioteca.
Materiais: Material de uso comum (lápis grafite, borracha, caneta, régua, apontador,); tesoura; grampeador; perfurador; guilhotina; lápis grafite e de cor; tinta (guache, de tecido, acrílica, a óleo); papéis (ofício, A4, pardo, cartolina, duplex, espelho, crepom, dobradura); fita adesiva (durex e gomada); cola (para papel, tecido, couro, tábua, canos, plástico em geral); CDs e DVDs virgens; eletrônicos e tecnológicos (televisor, aparelho de DVD, aparelho de som, computador, impressora, fotocopiadora, data show, telefone, câmera fotográfica, filmadora, retroprojetor de lâminas); veículo de transporte (para realização de visitas de estudos); material de construção para construção da cisterna, horta, jardim e pomar; e, ferramentas e utensílios para realização das atividades na horta, jardim e pomar.

REGISTRO DO PROCESSO
O processo será registrado através: de produção de mapas, de produções textuais (relatório, roteiro, dissertação, narração, poesia, convite, bilhete, agradecimento, entrevista, diálogo); de registros fotográficos, filmagens e gravações. 

AVALIAÇÃO E RESULTADOS ESPERADOS
O projeto será avaliado através da participação da comunidade e especialmente pais dos alunos, professores, comunidade escolar e voluntários; pelo resultado das ações propostas/realizadas e, principalmente, pela construção dos conhecimentos pelos alunos e comunidade ao longo das atividades. 

AÇÕES
EIXO/CULTURA
Artesanato
Daiara/Raimunda

Brinquedoteca
Raimunda/Daiara

Sala de Leitura
Katiane/Adriana

Reforço Escolar
Adriana/Katiane

EIXO/ESPORTE

Recreação Esportiva
Alex/Diógenes

Recreação Infantil
Diógenes/Alex

Tênis de Mesa
Marcelo/Alex

Futsal
Alex/Marcelo
Arte Marcial
Elias/Diógenes

EIXO/SAÚDE
Oficina Beleza
Greice/Katiane/Adriana

Padaria Artesanal
Greice/Katiane/Adriana

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Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

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