Prof. Ms. James Riozo
Takahama
EMENTA
Com todas as mudanças
ocorridas na sociedade ao longo das últimas décadas, a escola também sofreu
transformações, com isso a educação das crianças dentro e fora da família
ganhou novos contornos. A criança passa a ser vista como sujeito de um processo
social mais amplo, com interesses, necessidades e produções, com direito a uma
condição de existência própria.
E é na consolidação
desses direitos que surgem novas responsabilidades e novos ordenamentos para o
Estado e para a família, com destaques para:
· A Constituição
Federal, no Art. 205, e a LDB, no Art. 2º, dispõem sobre a educação como
direito de todos e dever do Estado e da Família;
· A LDB, nos
artigos12, 13 e 14, ressalta sobre a importância da articulação entre a escola,
família e comunidade na ação educativa;
· O Estatuto da
Criança e do Adolescente (1990), no Capítulo IV, parágrafo único, menciona o
direito dos pais ou responsáveis de ter ciência do processo pedagógico, bem
como participar da definição das propostas educacionais.
· O Decreto 6.094, de
24/04/2007, que institui o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.
Com efeito, na
garantia dos direitos da criança e do adolescente, novos atores vão surgindo,
com destaque para o Conselho Tutelar e o Ministério Público, como mediadores
entre a escola e a família nas questões que afetam diretamente o cumprimento do
dever de uma e outra instituição.
Os mecanismos legais
reforçam a necessidade dos adultos, quer sejam pais, profissionais da educação,
gestores públicos, políticos, legisladores, cidadãos comuns, servidores
públicos dentre outros, de assumirem a responsabilidade na educação das futuras
gerações.
No Projeto Família
Presente na Educação, a Escola é compreendida como:
I- Acompanhamento
do processo Ensino aprendizagem, que possibilita às famílias o envolvimento
no processo ensino aprendizagem, no acompanhamento do desempenho escolar dos
filhos e na participação das produções acadêmicas e culturais;
II- Fortalecimento
do Relacionamento entre Pais e Filhos, que promove o convívio entre pais
(ou responsáveis) e filhos, resgata o diálogo geracional, orienta o processo
educativo e permite a troca de experiências;
III- Integração
Escola, Família e Comunidade, que abre as portas para atividades de
integração entre as diversas famílias, a escola e a comunidade local,
envolvendo instituições parceiras como o Conselho Tutelar, o Ministério Público
e outras, e garante a participação na gestão escolar.
JUSTIFICATIVA
Ensinar a criança a produzir ao invés de consumir e gastar, aprendendo a obter
o que precisa no presente sem comprometer a estrutura necessária para que as
futuras gerações possam viver dignamente está dentre as principais competências
da escola do presente século.
Os estudos ambientais recentes e sua respectiva veiculação na mídia têm feito
com que estudantes e professores conheçam a realidade ambiental local e global,
seus problemas emergentes, e a necessidade de ações urgentes em favor de sua
recuperação e proteção.
Sabendo que a transformação dos seres humanos acontece dentro do viver a vida
cotidiana, a escola se constitui como espaço ideal para envolver crianças,
adolescentes e jovens com o ambiente escolar em sua totalidade, com destaque
para os espaços externos: vegetação, canteiros, jardins, áreas livres e
inadequadamente aproveitadas ou ociosas. Assim, é preciso considerar este
espaço como sendo o início de um sólido aprendizado que conduzirá à criação de
uma consciência sustentável e a um relacionamento consciente e responsável
entre o homem e a natureza.
Assim, através do projeto passaremos a pensar o espaço escolar como um espaço
de sustentabilidade. Dentre as ações previstas destacamos a
produção/construção, compreensão e socialização de conhecimentos (contextualizando-os
e atribuindo-lhes sentido); redução na produção de lixo; separação e destinação
correta do lixo escolar; construção de cisterna para captação da água da chuva;
incentivo à produção de alimentos orgânicos como a produção de temperos, chás,
legumes, verduras e frutas no espaço escolar; transformação de espaços ociosos
em salas de aula ao ar livre; modificação/ampliação do jardim escolar; captação
da energia solar, produzindo energia renovável com garrafas pet; entre outros
possíveis e que se fizerem necessários sugeridos pelo coletivo escolar ou por
ele aprovados.
OBJETIVO
OBJETIVO GERAL: Promover o desenvolvimento de competências, habilidades,
atitudes, valores e comportamentos com foco na sustentabilidade, mediante a
implantação de práticas sustentáveis na escola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Â
Promover momentos de estudo e reflexão que levem a comunidade a constituir-se e
sentir-se agente e sujeito do meio e do ambiente em que está inserida,
reconhecendo a interdependência e inter-relação entre o homem e o meio ambiente
para melhor conhecê-lo, respeitá-lo, recuperá-lo e preservá-lo.
Â
Conhecer metodologias para a criação de ambientes produtivos, sustentáveis e
ecológicos que possibilitam o homem habitar a terra sem destruí-la;
Â
Criar espaços aprazíveis para a comunidade;
Â
Incentivar a produção e consumo de produtos orgânicos visando uma melhora na
qualidade dos alimentos e incentivando-os a uma alimentação saudável;
Â
Aproximar a escola da comunidade, ampliando o interesse por projetos ambientais
e se integrar em sua organização e implantação melhorando o relacionamento
entre os seres humanos e a natureza;
Â
Envolver a comunidade em atividades práticas de produção (construção, inovação,
modificação de cisterna, horta, jardim, pomar, lixeiras), promovendo o
desenvolvimento da cooperação, autonomia, solidariedade, iniciativa,
participação e responsabilidade individual e social;
Â
Otimizar a utilização dos espaços escolares, transformando a escola num
laboratório de (re)construção de saberes, de apropriação dos conteúdos
produzidos e sistematizados ao longo da história, vivenciando-os na escola e
comunidade.
CONTEÚDOS
Â
(Re)construir o conceito de meio ambiente, ecologia, globalização,
sustentabilidade e de escola sustentável;
Â
Problemas ambientais (desequilíbrio ambiental; secas prolongadas (provocando
estiagens e escassez de água); chuvas torrenciais (provocando erosão, deslizamentos
de terras de encostas, desmoronamentos de terras e edificações, inundações);
vendavais destruindo edificações e plantações; entre outros);
Â
Qualidade de vida (hábitos, atitudes e comportamentos que promovam uma vida
saudável, como consumo de alimentos naturais e sem a utilização de agrotóxicos;
Â
Lixo: produção, destinação, redução...;
Â
Espaços de reaproveitamento dos recursos naturais e de transformação de
resíduos para posterior utilização, tais como: cisternas, minhocário, horta,
jardim, pomar, viveiro de mudas;
Â
Delimitação de áreas, medidas, cálculos (área, perímetro...);
Â
Produção textual (relatório, roteiro, dissertação, narração, poesia, convite,
bilhete, agradecimento, entrevista, diálogo);
Â
Localização (espaço, tempo...).
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Todas as disciplinas (Artes, Biologia, Ciências, Educação Física, Ensino
Religioso, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa,
Matemática, Química e Sociologia).
METODOLOGIA / PROCEDIMENTOS / CRONOGRAMA
O projeto proposto será guiado pela metodologia participativa, cujas ações
permitem a atuação efetiva da comunidade, valorizando seus conhecimentos e
experiências, envolvendo-os nas discussões, identificação e busca de soluções
para as insuficiências e necessidades suscitadas para saber olhar e transformar
seu espaço, criar ações e mobilizar as pessoas e a comunidade.
Os estudos dos conteúdos curriculares serão fundamentados na concepção
pedagógica sociointeracionista, enfatizando conceitos relacionados à
sustentabilidade, ecologia e permacultura. Para interpretar e usufruir das
produções culturais e expressar e comunicar suas ideias, a comunidade se
utilizará das diferentes linguagens: verbal, temporal, plástica, corporal,
gráfica, matemática.
Dentre as ações destacamos: discussão, análise, produção textual, delimitação
de espaços, medidas, cálculos, construção de mapas, leitura de mapas, registros
(fotográficos, filmagens, gravações, relatórios, entrevistas...), produção e
declamação de poesias, dramatização de histórias (criadas e (re)criadas,
oficinas de estudos, planejamentos, pesquisas e debates; construção de
maquetes, participação no processo de construção de cisterna, horta, jardim,
pomar.
RECURSOS A SEREM UTILIZADOS (TECNOLÓGICOS OU NÃO)
Humanos: Alunos, professores, direção, funcionários da escola, Grêmio
Estudantil, famílias, voluntários da comunidade.
Físicos: Salas de aula; laboratórios de informática; área externa e interna da
escola; biblioteca.
Materiais: Material de uso comum (lápis grafite, borracha, caneta, régua,
apontador,); tesoura; grampeador; perfurador; guilhotina; lápis grafite e de
cor; tinta (guache, de tecido, acrílica, a óleo); papéis (ofício, A4, pardo,
cartolina, duplex, espelho, crepom, dobradura); fita adesiva (durex e gomada);
cola (para papel, tecido, couro, tábua, canos, plástico em geral); CDs e DVDs
virgens; eletrônicos e tecnológicos (televisor, aparelho de DVD, aparelho de
som, computador, impressora, fotocopiadora, data show, telefone, câmera
fotográfica, filmadora, retroprojetor de lâminas); veículo de transporte (para
realização de visitas de estudos); material de construção para construção da
cisterna, horta, jardim e pomar; e, ferramentas e utensílios para realização
das atividades na horta, jardim e pomar.
REGISTRO DO PROCESSO
O processo será registrado através: de produção de mapas, de produções textuais
(relatório, roteiro, dissertação, narração, poesia, convite, bilhete,
agradecimento, entrevista, diálogo); de registros fotográficos, filmagens e
gravações.
AVALIAÇÃO E RESULTADOS ESPERADOS
O projeto será avaliado através da participação da comunidade e especialmente
pais dos alunos, professores, comunidade escolar e voluntários; pelo resultado
das ações propostas/realizadas e, principalmente, pela construção dos
conhecimentos pelos alunos e comunidade ao longo das atividades.
AÇÕES
EIXO/CULTURA
Artesanato
Daiara/Raimunda
Brinquedoteca
Raimunda/Daiara
Sala de Leitura
Katiane/Adriana
Reforço Escolar
Adriana/Katiane
EIXO/ESPORTE
Recreação Esportiva
Alex/Diógenes
Recreação Infantil
Diógenes/Alex
Tênis de Mesa
Marcelo/Alex
Futsal
Alex/Marcelo
Arte Marcial
Elias/Diógenes
EIXO/SAÚDE
Oficina Beleza
Greice/Katiane/Adriana
Padaria Artesanal
Greice/Katiane/Adriana
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