domingo, 16 de setembro de 2012

Reflexão

Matéria publicada no Jornal da Tarde, 20 de maio de 2012.



Aproximação entre família e escola


Percebemos que há hoje um movimento da Escola em busca da parceria com os pais dos Alunos, o que já não era sem tempo, pois existem pesquisas mostrando claramente que o envolvimento dos pais na vida Escolar do Aluno produz melhorias nos resultados da aprendizagem.


Se observarmos os alunos que têm sucesso na vida escolar, vamos ter como um dado preponderante a participação e o envolvimento dos pais em todas as etapas da sua vida escolar, desde a educação infantil, passando pelo ensino fundamental, até chegar ao ensino médio, principalmente na mudança de um ciclo para o outro.


A comunicação dos pais com a Escola nesses momentos mostra ser eficaz e muito importante para que o aluno se adapte às mudanças com mais facilidade e rapidez, sentindo-se mais seguro proporcionalmente ao envolvimento da família com a escola. Conforme os ciclos escolares mudam, o aluno vai se aproximando cada vez mais da adolescência e começando a se afastar do ambiente familiar.


O aluno passa, então, a criar vínculos e a identificar-se com grupos de amigos da mesma idade, além de construir barreiras para se proteger. Neste momento, é de extrema importância que a comunicação e a confiança entre escola e família sejam coordenadas, pois só assim esse aluno passará por essa fase de uma forma mais tranquila.


Isso fará com que ele se concentre mais em seus estudos, tendo o mínimo possível de interferência das inseguranças que o cercam. Iniciativas da Escola em busca da construção do respeito e da confiança entre os profissionais da escola, a família e a comunidade são ferramentas eficazes na criação de relações sustentáveis de suporte à aprendizagem dos alunos.


Uma pesquisa da Unesco sobre experiências de interação família e escola constatou que os três efeitos mais importantes da aproximação com as famílias nas experiências constatadas foram: a incorporação das aprendizagens obtidas no contato com as famílias dos alunos, de modo a reorganizar práticas de gestão e pedagógicas; a ampliação da participação das famílias na vida escolar dos alunos e na relação com os agentes escolares; e a articulação de programas e instituições para ajudar a escola a apoiar os alunos em situação mais vulnerável.


Se observarmos os alunos que têm sucesso na vida escolar, vamos ter como um dado preponderante a participação e o envolvimento dos pais em todas as etapas da sua vida escolar


A vida familiar e a vida escolar são simultâneas e complementares para a construção do indivíduo e não há como separá-las ou ignorar uma ou outra. É importante que pais, professores, filhos/alunos compartilhem experiências, entendam e trabalhem as questões envolvidas no dia a dia, sem se culparem pelos fracassos no caminho, mas, sim, compreendendo as dificuldades que cada um enfrenta na resolução dos problemas, tanto familiares quanto escoa lares
 
Márcia Rodrigues dos Santos.

Professora universitária especialista em Psicopedagogia.















2 comentários:

  1. eu tenho um vó negro. mas ele é legal, e mora no
    pernabuco.

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  2. david,saymon e paulo h.

    meu vó é negro, ele é legal e compriencivo e mora no penanbuco

    ResponderExcluir

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