quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Melhorando nosso ambiente


Justificativa: Diante do crescimento econômico, o consumismo, já há muito relacionado ao bem estar e status social, aumenta exageradamente e com ele, a produção de lixo que cria todo seu incômodo e aumento das despesas públicas.

Por falta de um eficiente programa que conscientize a população sobre sua coparticipação nas causas e consequências da produção exagerada e atitudes inadequadas no tocante ao destino final do lixo, o poder público tende a ir formatando o problema.
Desta forma fica evidente a importância da escola/professor na sensibilização da comunidade escolar para que ajam de modo responsável e com consciência, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro, para que saibam exigir e respeitar os direitos próprios e os de todos, tanto local como regional.
Público Alvo: alunos dos 6ºs anos;
Professores envolvidos
> Língua Portuguesa: Terezinha Gomes da Rocha
> Artes: Dirce
Tempo: Aproximadamente vinte dias e/ou trinta aulas
Material:
·         Máquina fotográfica.
·         Papel fotográfico para revelação das imagens.
·         Papel kraft para o painel.
·         Microcomputador para levantamento de problemas ambientais e posteriormente para sistematização e formatação das imagens captadas pelos alunos.
·         Pincel atômico.
·         Cola de papel.
·         Tesoura
·         Lápis de cor.
·         Livro didático, jornal, revistas.
Etapas:
1) Levantamento sobre conhecimento prévio dos alunos por meio de roda de conversa sobre o que seria degradação ambiental.
Apresentar aos alunos imagens e notícias, com degradações ambientais causadas por acúmulo de lixo em diversos locais, verificando se reconhecem os mesmos problemas nos ambientes que freqüentam.
O objetivo aqui é que por meio de reflexões mediadas pelo professor, chegue-se à conclusão que no bairro também há problemas de degradação ambientais, causados por destinação inadequada do lixo.
2) Levantado oralmente locais que encontram-se com problemas, o professor pedirá imagens dos mesmos.
Objetivo aqui é que os alunos, organizados em grupo, façam imagens dos locais degradados pelo lixo descartados por eles e comunidade.
Cabe salientar que o professor deve enfatizar que meio ambiente refere-se a todos os lugares frequentados pelos alunos e comunidade, inclusive a escola.
Os professores e alunos devem montar um grande painel com as imagens captadas e editadas, com descrições de locais e responsáveis pelas degradações ambientais.
3) Em um lado do painel será afixado imagens com problemas ambientais, em outro lado estarão poesias realizadas pelos alunos e imagens como deveria ser sem os problemas.
4) Montado o painel, será feito uma avaliação junto aos alunos sobre o trabalho final.
O objetivo aqui é verificar se ouve reflexão/apropriação de responsabilidades.
5) Como finalização do trabalho, o painel será exposto e apresentado no dia 22 de Setembro de 2012 na Conferência de Meio Ambiente da escola.
O objetivo aqui é que os alunos que participaram do processo explicitem aos visitantes as soluções para os problemas de degradação local, destacando responsabilidades de cada um.
Avaliação do trabalho
* Os alunos estiveram envolvidos no projeto?
* Conseguiu-se que os alunos adquirissem linguagem pertinente ao gênero?
* Conseguiu-se trabalho qualitativo com os grupos formados?
* Conseguiu-se compreender a importância de se conservar todos os ambientes que frequentam limpos?
* Aumentou-se o interesse pelo assunto?
* O material utilizado foi adequado?
* Houve envolvimento por parte da maioria na elaboração do produto final?
* Avaliação do trabalho proferida pelos alunos e equipe escolar para posterior adequação do projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...