Justificativa: Diante do
crescimento econômico, o consumismo, já há muito relacionado ao bem estar e
status social, aumenta exageradamente e com ele, a produção de lixo que cria
todo seu incômodo e aumento das despesas públicas.
Por falta de um eficiente programa que conscientize a população sobre sua
coparticipação nas causas e consequências da produção exagerada e atitudes
inadequadas no tocante ao destino final do lixo, o poder público tende a ir formatando
o problema.
Desta forma fica evidente a importância da escola/professor na
sensibilização da comunidade escolar para que ajam de modo responsável e com
consciência, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro, para
que saibam exigir e respeitar os direitos próprios e os de todos, tanto local
como regional.
Público Alvo: alunos dos 6ºs
anos;
Professores envolvidos
> Língua Portuguesa: Terezinha Gomes da Rocha
> Artes: Dirce
Tempo: Aproximadamente vinte dias e/ou trinta aulas
Material:
·
Máquina fotográfica.
·
Papel fotográfico para revelação das imagens.
·
Papel kraft para o painel.
·
Microcomputador para levantamento de problemas
ambientais e posteriormente para sistematização e formatação das imagens
captadas pelos alunos.
·
Pincel atômico.
·
Cola de papel.
·
Tesoura
·
Lápis de cor.
·
Livro didático, jornal, revistas.
Etapas:
1) Levantamento sobre conhecimento prévio dos alunos por meio de roda de
conversa sobre o que seria degradação ambiental.
Apresentar aos alunos imagens e notícias, com degradações ambientais
causadas por acúmulo de lixo em diversos locais, verificando se reconhecem os
mesmos problemas nos ambientes que freqüentam.
O objetivo aqui é que por meio de
reflexões mediadas pelo professor, chegue-se à conclusão que no bairro também
há problemas de degradação ambientais, causados por destinação inadequada do
lixo.
2) Levantado oralmente locais que encontram-se com problemas, o professor
pedirá imagens dos mesmos.
Objetivo aqui é que os alunos,
organizados em grupo, façam imagens dos locais degradados pelo lixo descartados
por eles e comunidade.
Cabe salientar que o professor deve
enfatizar que meio ambiente refere-se a todos os lugares frequentados pelos
alunos e comunidade, inclusive a escola.
Os professores e alunos devem montar
um grande painel com as imagens captadas e editadas, com descrições de locais e
responsáveis pelas degradações ambientais.
3) Em um lado do painel será afixado imagens com problemas ambientais, em
outro lado estarão poesias realizadas pelos alunos e imagens como deveria ser
sem os problemas.
4) Montado o painel, será feito uma avaliação junto aos alunos sobre o
trabalho final.
O objetivo aqui é verificar se ouve
reflexão/apropriação de responsabilidades.
5) Como finalização do trabalho, o painel será exposto e apresentado no dia
22 de Setembro de 2012 na Conferência de Meio Ambiente da escola.
O objetivo aqui é que os alunos que
participaram do processo explicitem aos visitantes as soluções para os
problemas de degradação local, destacando responsabilidades de cada um.
Avaliação do trabalho
* Os alunos estiveram envolvidos no projeto?
* Conseguiu-se que os alunos adquirissem linguagem pertinente ao gênero?
* Conseguiu-se trabalho qualitativo com os grupos formados?
* Conseguiu-se compreender a importância de se conservar todos os ambientes
que frequentam limpos?
* Aumentou-se o interesse pelo assunto?
* O material utilizado foi adequado?
* Houve envolvimento por parte da maioria na elaboração do produto final?
* Avaliação do trabalho proferida pelos alunos e equipe escolar para
posterior adequação do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.