Relatório de atividades desenvolvidas no primeiro semestre de 2012 no “Acessa Escola”
No primeiro semestre de 2012 várias atividades diferenciadas foram desenvolvidas cm os
alunos das oitavas séries e quintas séries na sala do “Acessa Escola”. Todas as atividades
foram planejadas com objetivos claros de propiciar uma maior interação dos educandos com
as Novas Tecnologias e o uso de novas ferramentas de informação como nos referência os
Parâmetros Curriculares Nacionais. Vale salientar que a tecnologia não substitui jamais a
interação professor – educando no processo de ensino-aprendizagem, porém, a tecnologia da
informação é um instrumento importante para se trabalhar com as áreas de conhecimento
através da mediação do professor em sala de aula.
Foi interessante o trabalho desenvolvido com as oitavas séries (nono ano), pois estes
educandos por estarem em final de ciclo tiveram a oportunidade de participarem de
recuperação de conteúdo através do uso das novas mídias, como, por exemplo, a pesquisa
de gêneros textuais diferenciados – gênero carta, relato autobiográfico e por fim artigo de
opinião.
Os alunos tiveram a oportunidade de pesquisarem modelos de artigos de opinião postados
na internet, logo, também tiveram a oportunidade de comparar o que eles escreveram com
outros escritores que postaram seus artigos na rede mundial de computadores.
Os educandos do nono ano também tiveram a oportunidade de pesquisarem sobre festas
típicas da cultura brasileira como a festa junina proporcionando aos mesmos alunos a
oportunidade de conhecerem a diversidade da cultura brasileira nas suas matrizes afro-
brasileiras e indígenas como prevê a LDB 9394/ 96 em seu artigo 26.
Com relação aos alunos das quintas séries (sexto ano), foram desenvolvidas pesquisas na
área de Língua Estrangeira Moderna (Inglês), onde tivemos a oportunidade de pesquisarmos
a respeito de países anglos e sua diversidade cultural, estudamos a “The Commonwealth of
Nations”, acessamos vídeos no youtube que apresentavam países do antigo império britânico
como a Austrália, Canadá e Nova Zelândia, entre outros, e conseguimos entender então a
diversidade cultural destes países. A Língua Estrangeira Moderna nos auxiliou a entendermos a
sociedade global e nos fez percebe como partes deste mundo globalizado.
Foi uma experiência interessante trabalhar com os alunos e alunas no “Acessa Escola” e
através da tecnologia podemos entender onde estamos inseridos neste mundo. A tecnologia é
ferramenta auxiliar a nossa prática docente e seu uso é importante no século XXI. Obrigado...
Cristiano Lima
Professor/Tradutor
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.