sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Artigo do Secretário da Educação


“O compromisso de São Paulo pela Educação”, do Secretário da Educação, professor Herman Voorwald, publicado na Folha de S. Paulo, página A3, e reproduzido no Portal da Educação.

9 comentários:

  1. "Naquela época, a rede estadual de ensino selecionava com exames os estudantes que nela ingressavam. Muitos pais de alunos das escolas particulares lamentavam por não terem seus filhos nas escolas públicas”. LAMENTÁVEL SIM, PORQUE A EDUCAÇÃO ERA DE QUALIDADE, O ALUNO NECESSITAVA DE ESTUDAR PARA PROGREDIR. HOJE BASTA TER FREQUENCIA E TUDO BEM. SÃO APROVADOS!
    ESSA É A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE QUE O ESTADO OFERECE!HÁ PASSADO GLORIOSO SIM SENHOR A SER RESGATADO!
    SECRETÁRIO COLOQUE OS SEUS PÉS NO CHÃO. SOMOS VÍTIMAS DO SISTEMA QUE É ADOTADO POR ESTA SECRETARIA,PROFESSORES E ALUNOS. ALUNO QUE NÃO SABE ESCREVER O PRÓPRIO NOME?! QUE EDUCAÇÃO É ESSA? FALAR A RESPEITO É FÁCIL, DIFÍCIL É ESTAR NA OUTRA PONTA DO ICEBERG!DAQUELE QUE REALMENTE FAZ A EDUCAÇÃO TODOS OS DIAS, NÓS PROFESSORES!
    PROFESSORA CRISTINA.

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  2. Professora Cristina,bom domingo e obrigada pelo comentário!
    Esse artigo nos remete ao programa de governo da rede estadual que foi fundamentado em uma visão ambiciosa. Essa visão do Programa Educação-Compromisso de São Paulo será concretizada com a execução de uma estratégia baseada em cinco pilares: 1-Valorizar e envestir no desenvolvimento do capital humano da secretaria;2-apromorar as ações e gestão pedagógica da Rede com foco nos resultado dos alunos;3-Lançar as bases de um novo modelo de escola e uma nova carreira do magistério;4-Viabilizar mecanismo organizacionais e financeiros para operacionalizar o Programa e 5-Mobilizar,Engajar e Responsabilizar a Rede,os alunos e a Sociedade em torno do processo ensino aprendizagem. E nesse novo modelo penso que todos serão beneficiados.Deixo uma pergunta que poderá ser respondida nesse espaço.Como você e a escola poderá contribuir para implementar esses pilares?
    Abraços .Raquel Prado

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  3. Um compromisso que deve ser de todo o nosso Estado com o Brasil.

    Este e o caminho que devemos seguir.
    Prof. Denis

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  4. Comentário. Artigo - Educação. 02/12/2011

    O secretário da educação do Estado de São Paulo
    Herman Volwold com muita sabedoria faz referências a um sistema educacional mais elitizado de poucas décadas atrás.Por outro lado tinhamos uma educação tradicional e excludente,até por não haver salas de aulas para todas as crianças, permaneceu o analfabetismo de antes para grande parte da popuçação.
    Hoje o governo vem trabalhando no sentido de reverter este quadro, oferecendo matrículas a todos. É o que ele chama de universalização do ensino público. Inegavelmente o ensino Paulista avançou em certos aspectos, como os concursos públicos foram intensificados, todas as crianças até 12 anos frequentando a escola, a progressão continuada, material de apoio a todos os estudantes etc. Quanto ao ensino de qualidade, um ensino dos melhores do mundo...
    é bem verdade que temos trabalhado bastante e contiamos trabalhando com muito esforço, mas temos que trabalhar muito e há muito a fazer para chegar ao nível de excelência tão desejado pelo governo, comunidade escolar, sobre tudo, as crianças e os maradores locais.

    Prof, de matemática: Audisio Matias Barboza

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  5. O Secretário da Educação, profº Herman Voorwald, mostrou-nos uma ordem cronológica da educação do estado. Hoje em dia, ouve-se muito das pessoas o fato de preferirem os tempos mais antigos da Educação, devido as circuntâncias em que ela se encontra atualmente. Penso que, se houvesse um empenho maior do governo em formar qualidade ao invés de quantidade, o ensino poderia melhorar. Por que? É uma questão de raciocínio; a maioria dos pais dos alunos trabalham frequentemente, sendo assim, não querem perder o tempo que têm para descansar em casa preocupando-se se o filho faz lição ou não, se vai bem na escola ou não, pelo simples fato de ver o filho passando de ano e achando que isso significa que ele vai bem na escola. Quem eu culpo? Progressão continuada. Se os pais vissem seus filhos repetindo de ano, porque esse não se empenha em estudar e aprender, iriam mais vezes à escola para tentar resolver o problema do filho, tentando descobrir o que se passa com o mesmo. É claro que tudo isso são apenas suposições lógicas, mas não custa nada pensarmos um pouco dessa forma para tentar melhorar a situação da Educação. Não basta apenas lamentar, é preciso tentar mudar!

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  6. Oi Tatiane,boa noite!
    Obrigada pela sua presença nesse espaço e fiquei pensando nas suas colocações "formar qualidade ao invés de quantidade" ,preocupante não?
    Prefiro apostar em uma escola inclusiva com garantia de acesso,a permanência e a aprendizagem contínua ,progressiva e bem sucedida para todos os alunos e como sei que está em processo de formação como estudante de Letras vou compartilhar o que diferentes àreas das ciências humanas discutem sobre o processo de ensino aprendizagem.Na Psicologia educacinal."Toda criança é capaz de aprender quando são organizadas situações apropriadas"...Na Sociologia "As diferenças e desigualdades extras-escolares-biológicas,psicológicas,sociais e culturais-não se transformam em desigualdades de aprendizagem e de êxito escolar, a não ser ao sabor de um funcionamento particular do sistema de ensino,de sua maneira de tratar as diferenças" (Perrenoud,2000),Na Didática Arroyo.1997 afirma que " O tradicional critério para aprovação-reprovação,avanço-retenção, que era domínios de conteúdos pre-definidos por disciplinas e série ,perde qualquer sentido próprio e não passa de uma pedagógica maquiagem da cultura da exclusão".Gosto muito desta citação "Os processos de avaliação deve ser concebidos e executados,não como instrumentos de punição,de humilhiação,depreciação,mas sim,como meio de alavancar ações e pessoas,corrigir problemas e solucionar impasses".(Gatti,2000)Espero que reflita sobre a sua concepção de educação e Lanço outra pergunta -Qual a função da escola?

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  7. De fato a escola passou a ser uma escola de portas abertas,conhecida hoje como a escola da diversidade,é bom saber que a educação hoje é aceesível a todos,conforme garante a constituição.No entanto ,não se pode deixar de lado a qualidade do ensino que vem oferecido aos alunos,o mundo exige profissionais competitivos,críticos e a escola de hoje não é seletiva,o mercado de trabalho sim.
    A luta por uma educação de qualidade é uma constante e envolve pais,alunos ,professores e governo,acredito que um grande passo já foi dado,todos tem acesso,agora todos devem se movimentar para que a qualidade seja garantida,é por acreditar que o ensino público pode ser um ensino de qualidade,que estou entrando nessa luta.
    Professora Dalila Silva

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  8. Quero parabenizar o Governo do Estado de São Paulo pelo projeto ambicioso de melhoria da educação pública no nosso Estado de São Paulo. Percebe-se nas afirmações do secretário da pasta da Educação, o professor Herman Voorwald, que este atual governo e esta atual administração está com vontade política de mudar a educação em nosso querido Estado de São Paulo. Bem salientou o secretário sobre a educação que tinhamos em nosso querido Brasil - educação para poucos, excludente e que deixava milhões de brasileiros no analfabetismo e iguinorância. Uma das maiores conquistas da educação atual no Brasil inteiro é a universalização da educação para todos os cidadãos brasileiros. O Brasil é por sua vez signatário da Declaração Mundial sobre Educação para Todos - congresso realizado em 1990 na Tailândia na qual o Brasil se responsabilizou pelas melhorias das politicas de educação do nosso povo. Temos prédios, temos livros didáticos, temos recursos, temos professores, temos planos pedagógicos e temos a progressão continuada onde o processo de ensino aprendizagem recai agora no aprender e não no ensinar. Nossos educandos estão dentro da escola e pela primeira vez percebo que o nosso querido Governo do Estado de São Paulo entendeu que sem o apoio da comunidade não teremos uma educação de qualidade. Porém, há algumas observações que desejo ressaltar, o professor - esse querido Mestre - é aquele mediador na prática de ensino aprendizagem, logo, há uma divida a ser quitada com o professor, uma divida indentitária, pois o professor perdeu a sua identidade de Mestre (ARROYO, 2002). Quando o Governo do Estado de São Paulo divide os queridos mestres em "categorias", o Governo tira a identidade significativa do Professor enquanto aquele que está ali na escola para mediar o conhecimento que deve ser aprendido pelo educando - realidade é que não se dividem os médicos em categorias, pois todos apesar de suas especialidades são médicos e a sociedade os reconhecem como médicos. Também não se dividem em categorias os juízes, pois afinal todos estudaram para serem juízes e a sociedade os reconhecem como juízes. Não há "quarentena" para juízes, médicos e nem engenheiros, pois a eles são reconhecidos suas funções sociais - eles não precisam ser reciclados. Cremos que a educação no Brasil vai melhorar quando governos como o do Estado de São Paulo tomarem essas atitudes de melhoria de condições de trabalho valorizando a formação contínua do professor(que não significa reciclagem), mas creio principalmente que a educação neste país melhorará quando os professores forem reconhecidos pelos governos, autoridades e sociedade como PROFESSORES (aqueles que cuidam da educação de nossos filhos e filhas) e não como somente categorias (efetivos, estáveis, categoria O e etc...) como tem feito o nosso querido Governo do Estado de São Paulo, pois somos uma só CATEGORIA... a categoria dos MESTRES... a categoria dos PROFESSORES.... nós, professores, somos criticos pois "ensinar exige criticidade" (FREIRE, 2003). Também queremos a mudança e cremos na humanidade, pois "uma das vocações essenciais da educação do futuro será o exame e o estudo da complexidade humana" (MORIN, 2002). Assim, acreditar na educação é acreditar no professor, creio que o Estado de São Paulo está começando a dar passos importantes neste desafio de melhoria da educação... obrigado...

    Professor Cristiano - Professor de Inglês e Português

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  9. Parabens a todos os professores da E. E. Deputado Gregorio Bezerra!
    Vejo que existe um grande interesse dos professores dessa escola em cada dia mais melhorar o ensino, visando um futuro melhor para as criancas e consequentemente para o nosso Brasil!!
    Grande abraco direto dos Estados Unidos, mas com o calor brasileiro! :)

    Jaqueline Matias
    New Jersey - EUA

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