domingo, 28 de novembro de 2010

Memorial Descritivo: Categoria Inovação em Conteúdo

  1. DESCRIÇÃO DO PROJETO:
    O projeto Degradação ambiental local, é um projeto que tem por objetivo utilizar ferramentas tecnológicas para estudo dos problemas ambientais no entorno da nossa escola, localizada em área de proteção ambiental, para mudanças de atitudes.

1.1. Dados cadastrais:

Nome do Líder do grupo: Terezinha Gomes da Rocha

Cidade: Diadema

Estado: São Paulo


Nome da Escola onde o Líder atua: E. E. Deputado Gregório Bezerra
Telefone da escola: (11) 40594900


Nome do membro do grupo: Terezinha Gomes da Rocha

Cidade: Diadema

Estado: São Paulo


Nome da Escola do membro: E. E. Deputado Gregório Bezerra
Telefone da escola:


  1.2. Descrição do projeto:

Este projeto foi desenvolvido devido à necessidade de reflexão de problemas ambientais locais, apresentando recursos atrativos aos estudantes adolescentes que cursam o nono ano do ensino fundamental.
Desta forma lançou-se um desafio para que após pesquisa via internet e pesquisa de campo, orientadas e acompanhadas por um professor, os estudantes sistematizassem os dados, por meio da criação de programa jornalístico televisivo ou via internet, utilizando-se das ferramentas tecnológicas colaborativas: pesquisa na internet, sistematização de dados por meio de gráficos com o auxílio do excel e editor de imagens do Moviemaker e/ou powerpoint.
Após sistematização da primeira etapa, percebeu-se que os alunos adquiriram maior conhecimento em relação à degradação ambiental local, maior habilidade para trabalhar com os recursos tecnológicos solicitados e ainda maior sociabilidade.

2) CRONOGRAMA DO PROJETO:


2.1. Data de início do projeto 20/03/2010


2.2. O projeto está em andamento? Se sim, qual a previsão de tempo de continuidade do projeto?

Se não, quando foi concluído (especifique mês e ano)?

A primeira etapa do projeto foi concluida em 07 de junho de 2010. Entretanto, este não se esgota, pois será utilizado como recursos em aulas futuras nas diversas matérias envolvidas.


3) OBJETIVOS


3.1. Descreva o objetivo geral do projeto, ou seja, a sua maior expectativa de aprendizagem com relação ao trabalho:

Investigação de problemas ambientais locais, utilizando-se de recursos tecnológicos para sistematização de dados e imagens ; divulgação dos mesmos para a comunidade escolar para reflexão e mudanças de atitudes.
3.2. Detalhe os objetivos específicos que seu projeto procurou alcançar:

Objetivos conceituais – relacionados a conteúdos, conceitos que os alunos deveriam aprenderSistematizar programa jornalísticos com denúncia de impactos ambientais locais pesquisados, utilizando ferramentas tecnológicas da microsoft.
Objetivos procedimentais – relacionados a procedimentos, habilidades e competências que os alunos deveriam desenvolverUtilização de conhecimentos tecnológicos na elaboração de denúncia ambiental local.

  • Pesquisa de campo,
  • Pesquisa utilizando a internet,
  • Sistematização de dados,
  • Transformação de dados em progrmas jornalísticos televisivos e de internet.
Objetivos atitudinais – relacionados à mudança de atitude que os alunos deveriam demonstrarEntender que problemas ambientais locais fazem parte dos problemas mundiais.



Refletir sobre suas próprias atitudes ambientais ao sistematizar e apresentar o trabalho;

Ampliar seus conhecimentos sobre as novas tecnologias ao utilizá-las para denúncias de problemática ambiental local.


 4) CARACTERÍSTICAS DO PROJETO


4.1. Escolha uma ou mais áreas que definam o segmento de atuação de seu projeto:

  • ( ) Infantil
  • (x ) Fundamental
  • ( ) Médio
  • ( ) EJA
  • ( ) Ensino técnico
  • Outros: _________

4.2. Quais as disciplinas envolvidas no projeto ?
  • ( x ) Português
  • ( x ) Matemática
  • ( ) História
  • ( x ) Geografia
  • ( ) Química
  • ( ) Física
  • ( ) Biologia
  • ( X ) Inglês
  • ( x) Artes
  • Outras: Ed. física
4.3. Público-alvo

4.3.1.
A elaboração do trabalho foi dirigida aos 9ºs anos do ensino fundamental, os quais apresentará aos estudantes dos 6ºs, 7ºs e 8 ºs anos para reflexão dos impactos ambientais provocados pela comunidade local.

4.3.2. Envolvimento dos educadores:


Nome do educador Disciplina Ações realizadas no projeto
Terezinha Gomes da RochaLíngua PortuguesaOrientação e sistematização de pesquisas na internet ; bem como transformação da mesma em programa jornalístico, utilizando ferramentas da microsoft.
Ana Maria SantosMatemáticaSistematização de dados por meio de gráfico, utilizando ferramenta da microsoft.
Diogenes Lima RosaGeografiaLocalização geográfica de bairros degradados utilizando o google.
Dirce Hiroko TairaArtes Sonoplastia e seus efeitos em um programa jornalístico e postura de repórteres investigadores…
Gerson RibasEducação física Alimentação saudável e preparo físico na formação de profissionais.
Língua estrangeira moderna Americanos como coadjuvantes no projeto de criação da represa Billings 

4.3.3. Envolvimento dos alunos:

  1. Quantos alunos participam do projeto? Qual(is) série(s) dos alunos envolvidos?
    Cerca de 80 alunos estiveram envolvidos no projeto até o final da 1ª etapa. A elaboração do filme foi realizado pelos alunos dos 9º anos(8ªs séries) e será apresentado aos alunos dos ciclos anteriores.
  2. Quais as principais características de sua turma? Houve mudanças durante o desenvolvimento do projeto ?
    A turma apresentava apatia em sala de aula durante aulas teóricas. Percebermos que o interesse aumentava quando era direcionado à assuntos tecnológicos, sobretudo envolvendo imagens. Entretanto, os alunos não conheciam os recursos tecnológicos propostos para a sistematização do projeto.
    Após sistematização da 1ª etapa passaram a utilizar a aprendizagem na realização de outros trabalhos internos e externos à escola.
  3. De que forma você distribuiu as atividades entre os alunos ? Como organizou os grupos para que todos pudessem participar das atividades ?
    Foram apresentados aos alunos diversos temas de problemática ambiental para que refletissem se em sua região haviam os mesmos problemas ; cada grupo escolheu um tema para pesquisa e sistematização. Os grupos foram formados levando em consideração a habilidade de cada um.
5) DETALHAMENTO DO PROJETO

5.1. Detalhe as etapas passo-a-passo do seu projeto, procurando demonstrar a sequencia lógica e progressão de uma atividade a outra:

Conteúdos Estratégias utilizadas Tecnologia utilizada (sites, recursos)O que os alunos realizaram/produziram
Problemática ambientalInvestigativa/provocativaPesquisas no googleSistematização de pesquisa
Problemática ambiental localEstudo de campoCâmeras fotográficas e filmadorasMontagem de jornal televisivo e via internet com dados pesquisados
Jornal televisivo e de internetTransformação de dados investigados em programa jornalístico.Powerpoint, Movie maker.Filmes
GráficosTransformação de dados investigados em gráficos.ExcelGráficos de dados comparativos.

5.2. Justifique a sua atuação neste projeto e o desenvolvimento dos alunos em cada um dos itens solicitados. Muito importante apontar sempre que você obtiver algum registro extra ou anexo que comprove o que está sendo afirmado.

Em quais momentos os alunos foram mais desafiados e quais as estratégias que mais contribuiram para que os alunos participassem ativamente das atividades propostas ? O momento mais aguardado foi também o mais desafiador : utilizar os programas de edição de texto e imagens do Moviemaker.

A montagem do jornal também representou um outro desafio : nossa escola localiza-se em um bairro muito carente, com pessoas que não possuem muitos recursos para vestuários… Por isso preocuparam-se e muito se discutiu a imagem pessoal. O que ocasionou mudança de atitude e melhora em autoestima.
As tecnologias facilitaram de alguma forma o trabalho em equipe, interação entre alunos e professor? específique de que forma :A sociabilização de todos os conhecimentos: desde o local escolhido para pesquisa de campo(área de proteção aos mananciais) até a sistematização de

dados em forma de jornalismo no computador ocasionou desde melhora de relacionamentos entre o grupo, como a visão de que se é completamente possível utilizar tecnologia para aquisição de saberes nas diversas áreas.
Este trabalho seria possível de ser realizado sem as TIC? Por quê? Qual seria a diferença?Não, pois a proposta era apresentar aos alunos um trabalho visual para reflexão e mudanças de atitudes.

A utilização das TIC's foram fundamentais na elaboração do Projeto, tanto no desenvolvimento, coleta de dados e sistematização.
Houve participação da comunidade escolar neste projeto ? Neste caso, você percebeu algum tipo de mudança ou por meio dos participantes? Especifique:Sim. A comunidade participou em entrevista nos programas jornalísticos e trouxe a história e apresentou opinião sobre a degradação ambiental local.

Houve mudança significativa no comportamento dos participantes, que se mostraram proativos, pesquisando, organizando as entrevistas e dados.

Deste modo, adquiriram habilidades e conhecimentos envolvidos no Projeto.
Quais são as características de seu projeto que o torna inovador?O que considero mais inovador neste projeto foi a cada etapa ver as mudanças de atitudes e conhecimentos adquiridos pelos alunos, pois ao apresentar a proposta eles a consideraram complexas demais e em princípio disseram que não conseguiriam. Ao ver o resultado final, perguntaram-me se haverá outro trabalho como esse.
Quais foram as principais reflexões, ponderações ou mesmo aprendizagens que você teve com esta experiência? Se fosse mudar algo em seu projeto, o que mudaria?Quando pensamos no trabalho, achávamos que nossa participação seria apenas na visita aos locais degradados e auxiliar na sistematização do trabalho escrito, entretanto a insegurança dos alunos mudou nossa atitude, exigiu a nossa participação. Atuei até como maquiadora.

Mudaríamos alguns passos quanto à elaboração final, utilizando efetivamente outras ferramentas tecnológicas oferecidas pela Microsoft. Houve dificuldade na utilização dessas ferramentas pelo fato de muitos alunos não terem acesso em suas casas e não haver uma sala de informática ativa na escola.


 

5.3. Por que você acredita que o seu projeto se enquadra na categoria Inovação em Conteúdo?
Ao abordar problemas ambientais, os materiais audiovisuais trazem problemas longínquos que não condizem com a realidade local. Este trabalho poderá ser utilizado por todos os professores da escola por tratar do cotidiano da comunidade escolar como um todo. Sobretudo, o Projeto envolveu o uso das TIC's.
6) HOJE 6.1. Como está o projeto hoje?
a) Como o projeto acontece na prática?
Com o material já montado estamos utilizando em aula nas diversas áreas envolvidas para : debates, análises e sistematização de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Sendo este último o objetivo maior deste trabalho que trata de mudanças de atitude em relação ao meio ambiente.
b) Qual o envolvimento da direção da escola no projeto?
Ao saber do projeto a direção nos deu toda a estrutura material e apoio para a elaboração do mesmo.
  1. Quais os principais desafios e conquistas para consolidação do projeto na escola?
    O principal desafio foi conseguir o envolvimento dos professores das diversas áreas, devido ao próprio sistema da secretaria que já manda os conteúdos que se deve trabalhar e muitos não sabem que se pode adaptá-los à realidade local.
    Um outro desafio foi o acesso dos alunos à ferramentas utilizadas, muitos tiveram que realizar o trabalho final em lan house ou até na casa de amigos.
  2. O projeto é auto-sustentável? Se sim, exemplifique:
    O projeto é auto-sustentável, pois temos material visual para elaboração de aulas com conteúdo local que se pode utilizar com diversos objetivos nas diversas áreas de conhecimento.

7) RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

7.1. Relate o que você observou que seus alunos aprenderam com relação a cada um dos objetivos e quais as evidência que você possui, ou seja, como você conseguiu perceber que os alunos aprenderam
Decreva os resultados Evidências que comprovam 
Conceitos, contéudos Os alunos compreenderam que a área onde residem trata-se de área de proteção ambiental e que provocam a degradação da mesma.- Roda de conversa e observações dos professores ;





Trabalho já sistematizado (anexo)
Habilidades e competências
  • Organizar-se em grupo ;
  • Pesquisa de campo e internet ; sistematização de dados ;
  • Transformação de dados em programa jornalístico.
Roda de conversa e observações dos professores ;





Trabalho já sistematizado(anexo)
Mudanças de atitudesMaior valorização do local onde residem.
Roda de conversa e observações dos professores ;
Transformação localDisseminação de informações adquiridas em pesquisas.Roda de conversa e observações dos professores ;





Trabalho já sistematizado(anexo)
OutrosAumento de auto-estima ; melhoria na aparência ; aumento de vocabulário da norma culta da língua portuguesa. Roda de conversa e observações dos professores ;





Trabalho já sistematizado(anexo)


7.2. Você possui registros que mostrem o que os alunos sabiam antes do projeto e os avanços obtidos durante o processo? Possui outros recursos que comprovem a evolução dos alunos? Descreva-os.

Temos registros de avaliações realizadas durante o 1º bimestre (antes do projeto) e referentes ao do 2º bimestre( Projeto em andamente e concluído)

8) PERSPECTIVAS FUTURAS
8.1. Este projeto é passível de replicação em outras escolas? Como?
Sim. Pretendemos socializá-lo em oficinas e exposições e as escolas locais interessadas poderão obter cópia das imagens para utilizá-las como conteúdo conceitual nas áreas envolvidas ou desenvolver e/ou aptar o mesmo projeto.
8.2. Há outros professores que se interessaram por desenvolver algo semelhante ?
Sim. O projeto despertou interesse de outros Professores, principalmente de língua portuguesa, pois o mesmo desenvolve habilidades e competências relacionadas aos conteúdos estabelecidos para 9ºano.
Professores de matemática também se interessaram, pois o Projeto desenvolve a elaboração, leitura e interpretação de dados por meio de gráficos.
 
09) INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
9.1. O projeto está ligado ou é fruto de participação em algum Programa de Educação da área de Cidadania da Microsoft? Se sim, assinale abaixo qual Programa:
  • ( ) Aluno Monitor

  • ( ) Gestão Escolar e Tecnologias
  • ( ) Aprender em Parceria
  • Outros: _________________________________________________________
9.2. Caso tenha participado, quando ocorreu sua participação (especifique mês e ano)? Qual educador ou orientador aplicou a capacitação?
 
9.3. Como ficou sabendo do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010 ?
( ) Internet

( ) Redes Sociais

( ) E-mail Marketing

( ) Escola

( ) Jornal

( ) Ligação telefônica

( ) Secretaria de Educação

( x ) Amigo

( ) Outros. Qual? _______________________________________________________
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...