sábado, 5 de junho de 2010

Programa Cultura é Currículo: Casa Modernista

No dia 02 de Junho de 2010 a escola participou de mais um passeio dentro do Programa Cultura é Currículo. Momento de grande aprendizado e alegria para os alunos. Conhecer os pontos de Cultura em São Paulo enriquece o repertório cultural dos alunos, os lugares de aprender proporcionam experiências Únicas.
Dessa vez fomos conhecer A Casa Modernista, localizada na Vila Mariana, projetada em 1927 e construída em 1928 pelo arquiteto Gregori Warchavchik, casado com a Mina Klabin, filha de um grande industrial da elite paulistana. A casa é considerada a primeira obra de arquitetura moderna implantada no Brasil, desde a época de sua construção provocou forte impacto pela sua arquitetura diferente.

Casa Modernista                                                                                                                                   

quarta-feira, 5 de maio de 2010

RELATÓRIO DE VISITA ao Catavento



Local: CATAVENTO Cultural e Educacional
Data: 04 de Maio de 2010
Professores: Ana Maria dos Santos
                     Gerson Ribas

Alunos:
Das 8ª (9ºano) – A  Período Manhã


      Os alunos da 8ª série A , em primeiro momento foram recepcionados pelo monitor do espaço CATAVENTO que passou informações sobre o espaço e seus ambientes : Universo, Vida, Engenho e Sociedade.
Tiramos uma foto oficial, sendo que cada aluno recebeu uma cópia. Fomos divididos em 02 grupos iguais, sendo que foi visitado em primeiro lugar o laboratório de Química, onde o monitor fez várias experiências com ácidos e os alunos acharam muito interessante, cada exposição tinha uma duração de 40 minutos. Após o primeiro laboratório, cada grupo foi para um espaço diferente. Foi abordado o tema 3D (terceira dimensão) com os dois grupos, e como esse recurso pode ser utilizado em diferentes materiais de sala de aula, como por exemplo, em geografia, matemática e outras disciplinas, sendo exposto o tema Meio Ambiente e suas influências.
       Foi realizado uma exposição interativa sobre um determinado tema História e o sugerido foi Segunda Guerra Mundial.
      Houve também uma visita ao espaço chamado Ciências Terra, onde foi exposto os temas placas tectônicas e seus movimentos, e outras dinâmicas.
     Os alunos gostaram e participaram muito e se programaram para ir novamente, e entregaram relatórios após a visita .

Diadema 04/05/2010








sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Reunião de Pais

Amanhã (20/02/2010) será a Reunião de Pais.
Acompanhe os horários e saiba a importância desse acontecimento na escola, para você e seu filho.

Manhã: 08:00
Tarde: 10:00
Noite: 12:00

Desde já agradecemos a presença e participação de todos. Sua presença é muito importante para que a escola torne-se um espaço cada vez melhor.

É preciso cuidar com afinco da Educação do seu filho. E ser um frequentador assíduo das reuniões escolares é um excelente começo. Quer ver?
O professor do seu filho conhece suas expectativas em relação ao trabalho dele? E você: sabe exatamente como é o dia-a-dia da criança na escola? Sabe como ela se relaciona com o professor e os colegas? Se você frequenta as reuniões de pais e mestres e mantém um diálogo constante com os profissionais que cuidam da Educação do seu filho, provavelmente deve estar com todas essas questões esclarecidas e, portanto, sentindo-se mais seguro.
Sim, a reunião de pais e mestres não é um mero evento protocolar, que a escola organiza com o objetivo de dar algumas satisfações aos pais. “O objetivo das reuniões é compartilhar interesses e missões tendo em vista os benefícios para o aluno”, define a pedagoga Isa Spanghero Stoeber, uma das autoras do livro Reunião de Pais - Sofrimento ou Prazer?, da editora Casa do Psicólogo.
Compartilhar é mesmo a palavra quando se fala nessas reuniões. Afinal, a relação entre a escola e os pais deve ser de parceria, como ressalta Carmem Silvia Galluzzi, autora do livro Propostas para reunião de Pais, da Editora Edicon. Para ela, as reuniões têm um grande poder de aproximar famílias e escolas. “Os pais recebem orientações, esclarecem dúvidas e, assim, estabelecem uma relação de confiança e cooperação com os professores.”
Do ponto de vista social, estar presente nas reuniões também traz benefícios aos pais e, consequentemente, ao aluno, pois a troca de vivências é grande. “É importante que os pais dos alunos se conheçam e troquem experiências”, explica Fernanda Flores, coordenadora pedagógica da Escola da Vila, de São Paulo.
Enumeramos aqui 8 razões para você sempre marcar presença nesses encontros e tirar o máximo proveito deles.

1) Conhecer a escola a fundo
2) Acompanhar o aprendizado
3) Esclarecer dúvidas de interesse geral
4) Conhecer seu filho sob outros pontos de vista
5) Firmar parceria com a escola
6) Entender as crises da idade
7) Conhecer para poder ajudar
8) Mais confiança para todos

Fonte: Educar para Crescer (acesso em 19/02/2010)

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Início do Ano Letivo 2010

Olá a Todos,

Próxima quinta-feira (18 de fevereiro) iniciaremos mais um ano letivo.
Muitas novidades, muita esperança de um ano melhor que o que ficou para trás.
Para os que se foram: "Que encontrem alegria e sabedoria no novo caminho escolhido",
Para os que permaneceram: "Contamos com a parceria, força, atitude e acima de tudo, companheirismo e vontade",
Aos que estão chegando: "Oferecemos alegria no processo ensino-aprendizagem, união, nosso espaço e profissionais dispostos a ajudar".
Serão 36 salas esse ano. Sendo 12 no período matutino, 12 no período vespertino e 12 no período noturno.
Manhã: 5ª e 8ª séries
Tarde: 6ª e 7ª série
Noite: Ensino Médio e EJA
Como reflexão, deixo uma tirinha do Calvim, que faz pensar muito no papel do estudante, nesse caso, serve não só para os estudantes, mas para todos que passam pela escola.

Clique na imagem, para visualizar em tamanho maior

Qual seu Plano para 2010? O que quer levar dessa Escola? Tomara que aconteça uma troca muito rica.
Ótimo ano Letivo a Todos! Sejam Bem Vindos!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Vivenciando a Cultura em Diadema

EE DEPUTADO GREGÓRIO BEZERRA



Terezinha Gomes da Rocha – Língua Portuguesa
Gerson Ribas – Educação Física
Dirce Hiroko Taira – Artes
Cristiano - Português/ Inglês
Ana Maria Santos – Matemática
Ana Márcia – Língua Portuguesa
Michel Eduardo Jorge - Ciências




VIVENCIANDO EVENTOS CULTURAIS DA CIDADE


DIADEMA



2009



Objetivo geral: Criar oportunidades, em dias de reposição, para que os alunos conheçam espaços culturais da cidade, participando de eventos no mês da consciência negra.
Objetivo específico: Através de visitas supervisionadas por professores, no centro cultural do bairro e no espaço da Instituto “Beija Flor”, vivenciar eventos culturais promovidos pelos mesmos.
Justificativa: Diante da necessidade global de se valorizar e respeitar a cultura e tradições da raça negra e criar oportunidades para que o aluno conheça espaços culturais do bairro, e adquira o hábito de freqüentar os mesmos, professores esperam, com estas ações, colaborar para esse objetivo de forma qualitativa.

Áreas e professores envolvidos:

Terezinha Gomes da Rocha – Língua Portuguesa
Gerson Ribas – Educação Física
Dirce Hiroko Taira – Artes
Cristiano - Português/ Inglês
Ana Maria Santos – Matemática
Ana Márcia – Língua Portuguesa
Michel Eduardo Jorge - Ciências
Período de execução: Mês de novembro de 2009, contraturno das aulas e aos sábados e domingos do mesmo mês.

Etapas previstas:
1. Explanação do projeto e seus objetivos aos alunos;
2. Verificação e divulgação da programação cultural da cidade;
3. Seleção de eventos que atinja os objetivos previstos;
4. Distribuir e recolher autorização dos pais;
5. Informar os responsáveis pelo evento e solicitar acomodações;
6. Realizar planilha com itens a ser observado e distribuí-los aos alunos participantes;
7. Participar dos eventos;
8. Realizar rodas de conversa afim de verificar a opinião dos alunos sobre o evento e organização do mesmo.
9. Registro da atividade prática.

Avaliação:
· Observação do professor sobre o interesse e participação dos alunos;
· Individual pelo professor da área;
· Relatório individual do aluno.

Espaço Cultural Beija flor
Peça teatral – SAF - De quem é a culpa?
Grupo Andarilho – Dia 13/11/09

SAF – Síndrome Alcoólica Fetal

De quem é a culpa? É uma peça teatral que conta a história de pessoas que sofrem com o problema de alcoolismo que se chama SAF (Síndrome do alcoolismo fetal), decorrente do consumo de álcool na gravidez.
Cerca de 5% da população feminina sofre com esse problema, mas essa pode ser prevenida.
Essa doença ocorre na gestação quando a mulher consome álcool.
Em toda a gravidez é perigosa, sobretudo nos primeiros 4 meses, pois é nesse período que está se formando o “corpo caloso” no cérebro(responsável pela parte neurológica).
A SAF não é igual em todos os casos, ela pode se desenvolver de várias formas no cérebro de cada criança. Deixando seqüelas que podem prejudicar o desenvolvimento na escola, trabalho, ou seja, afeta o raciocínio.
É preciso haver divulgação desta doença, pois a única maneira de evitá-la é a mulher, em período de gestação, deixar de consumir álcool.


Relatório entregue pelos alunos EF e EM
 Confira um trecho da Peça no Youtube clicando Aqui

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Relatório 5ªB II

Relatório elaborado pelas alunas da 5ª B: Erica Umbelino, Yasmin Stephanie, Ingrid Jansen para as disciplinas de Português e História, ministradas pelas professoras Nilza e Dinha.



Relatório: 5ªB

Relatório elaborado pelas alunas da 5ª B: Erica Umbelino, Yasmin Stephanie, Ingrid Jansen, para a disciplina de Artes ministrada pela professora Sônia.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...