terça-feira, 17 de novembro de 2009

Vivenciando a Cultura em Diadema

EE DEPUTADO GREGÓRIO BEZERRA



Terezinha Gomes da Rocha – Língua Portuguesa
Gerson Ribas – Educação Física
Dirce Hiroko Taira – Artes
Cristiano - Português/ Inglês
Ana Maria Santos – Matemática
Ana Márcia – Língua Portuguesa
Michel Eduardo Jorge - Ciências




VIVENCIANDO EVENTOS CULTURAIS DA CIDADE


DIADEMA



2009



Objetivo geral: Criar oportunidades, em dias de reposição, para que os alunos conheçam espaços culturais da cidade, participando de eventos no mês da consciência negra.
Objetivo específico: Através de visitas supervisionadas por professores, no centro cultural do bairro e no espaço da Instituto “Beija Flor”, vivenciar eventos culturais promovidos pelos mesmos.
Justificativa: Diante da necessidade global de se valorizar e respeitar a cultura e tradições da raça negra e criar oportunidades para que o aluno conheça espaços culturais do bairro, e adquira o hábito de freqüentar os mesmos, professores esperam, com estas ações, colaborar para esse objetivo de forma qualitativa.

Áreas e professores envolvidos:

Terezinha Gomes da Rocha – Língua Portuguesa
Gerson Ribas – Educação Física
Dirce Hiroko Taira – Artes
Cristiano - Português/ Inglês
Ana Maria Santos – Matemática
Ana Márcia – Língua Portuguesa
Michel Eduardo Jorge - Ciências
Período de execução: Mês de novembro de 2009, contraturno das aulas e aos sábados e domingos do mesmo mês.

Etapas previstas:
1. Explanação do projeto e seus objetivos aos alunos;
2. Verificação e divulgação da programação cultural da cidade;
3. Seleção de eventos que atinja os objetivos previstos;
4. Distribuir e recolher autorização dos pais;
5. Informar os responsáveis pelo evento e solicitar acomodações;
6. Realizar planilha com itens a ser observado e distribuí-los aos alunos participantes;
7. Participar dos eventos;
8. Realizar rodas de conversa afim de verificar a opinião dos alunos sobre o evento e organização do mesmo.
9. Registro da atividade prática.

Avaliação:
· Observação do professor sobre o interesse e participação dos alunos;
· Individual pelo professor da área;
· Relatório individual do aluno.

Espaço Cultural Beija flor
Peça teatral – SAF - De quem é a culpa?
Grupo Andarilho – Dia 13/11/09

SAF – Síndrome Alcoólica Fetal

De quem é a culpa? É uma peça teatral que conta a história de pessoas que sofrem com o problema de alcoolismo que se chama SAF (Síndrome do alcoolismo fetal), decorrente do consumo de álcool na gravidez.
Cerca de 5% da população feminina sofre com esse problema, mas essa pode ser prevenida.
Essa doença ocorre na gestação quando a mulher consome álcool.
Em toda a gravidez é perigosa, sobretudo nos primeiros 4 meses, pois é nesse período que está se formando o “corpo caloso” no cérebro(responsável pela parte neurológica).
A SAF não é igual em todos os casos, ela pode se desenvolver de várias formas no cérebro de cada criança. Deixando seqüelas que podem prejudicar o desenvolvimento na escola, trabalho, ou seja, afeta o raciocínio.
É preciso haver divulgação desta doença, pois a única maneira de evitá-la é a mulher, em período de gestação, deixar de consumir álcool.


Relatório entregue pelos alunos EF e EM
 Confira um trecho da Peça no Youtube clicando Aqui

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