terça-feira, 22 de julho de 2014

Boa Leitura!!!

O IMPORTANTE MOMENTO DA ESCOLHA

- Filho, escolhe um!
Foi a primeira vez que ele visitou uma loja de brinquedos. As cores intensas brilhavam em seus olhos. Logo na entrada havia uma máquina que oferecia gomas de mascar em troca de moedas. As prateleiras baixas facilitavam o acesso aos brinquedos e a liberdade dada pelos atendentes era um convite para pegar cada produto. O som da música, que lembrava um parque de diversões, deixava o clima mágico! Não havia como explicar o êxtase do momento, ele só conseguia sorrir e gritar. Sem tomar fôlego, partiu para a primeira prateleira - pegou um carrinho e também um videogame. Virando-se agarrou uma caixa de jogo de tabuleiro, um avião e uma bola.
Quase não conseguia se equilibrar, mesmo assim, ele não largava nenhum brinquedo, continuava olhando intensamente cada prateleira, como se buscasse alguma coisa que ainda não tivesse visto. Com vários brinquedos nas mãos, caminhava para uma bicicleta quando uma mão forte segurou sua mão e disse: - Filho escolhe um! Até aquele momento ele não havia imaginado que precisava fazer uma escolha. O sorriso e euforia deram lugar a uma pergunta: - Só um? As possibilidades eram tantas e tão interessantes que não conseguia ver uma razão para fazer esta escolha. Ainda sem largar os brinquedos perguntou: - Por que tenho que escolher um? O pai respondeu: - Você precisa escolher para poder brincar. O menino argumentou: _ Mas se eu escolher um, não vou brincar com os outros.... O pai olhou com paciência para o filho e disse: - Se você quer alguma coisa, precisa fazer uma escolha. E toda escolha provoca uma perda. O menino não estava muito satisfeito com a lição: - Mas eu não quero perder nada. Eu quero brincar com todos os brinquedos. Olhando o menino equilibrar os brinquedos, o pai falou: - Filho, você está vendo que segurando todos ao mesmo tempo, não consegue brincar com nenhum? Seu pai explicou que, quando era criança, também havia visitado uma loja de brinquedos com o pai.
Falou que naquele tempo, as coisas aconteciam de modo diferente. As lojas mantinham os brinquedos em prateleiras altas e nada podia ser tocado antes de comprar. Foi assim que ele aprendeu a fazer suas primeiras escolhas. Como as coisas hoje são mais disponíveis e as possibilidades são maiores, parece mais complicado fazer escolhas. O pai completou: - Você precisa fazer uma escolha: segurar ou brincar. Se quiser segurar brinquedos, poderá manter alguns nas mãos, mas, se quiser brincar precisa escolher um. O menino aceitou o argumento do pai e largou todos os brinquedos, mantendo apenas o carrinho nas mãos. Satisfeito com a sua escolha, saíram da loja. Ele sorria e brincava empolgado com o novo brinquedo. Passando em seguida por uma confeitaria, seus olhos foram capturados pela visão de diversos doces coloridos no balcão. O menino olhou para o pai e sorrindo disse: - Já sei, já sei...... Escolhe um!

Aquele menino somente saberá a dimensão da lição que estava aprendendo, quando chegar a hora de fazer as escolhas que irão determinar seu futuro. Em alguns anos, ele descobrirá que serão necessárias escolhas que definam sua carreira, seus relacionamentos e sua trajetória de vida. Mesmo que tenha inúmeras possibilidades quando estiver prestes a entrar na universidade, diversas opções de relacionamentos amorosos, várias propostas de trabalho em qualquer lugar do planeta, ainda ouvirá a voz de seu pai dizendo: - Filho, escolhe um!

Autor Desconhecido

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Prorrogação de Posse!!!



 Diário Oficial Poder Executivo - Seção II quinta-feira, 26 de junho de 2014


Portaria do Coordenador, de 25-06-2014
Concedendo, prorrogação de prazo para posse nos termos do § 1º, do artigo 52 da Lei 10.261, de 28-10-1968, aos nomeados por Decreto de 02-06-2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 03-06-2014, para o cargo de Professor Educação Básica II.

Fiquem Atentos!!!!

A E.E.DEPUTADO GREGÓRIO BEZERRA, INFORMA A
          RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA INGRESSO!!

ü  DOCUMENTOS PESSOAIS:
1. RG;
2. CPF;
3. Titulo de eleitor,certidão de quitação eleitoral(ou comprovante de votação);
4. Carteira de trabalho (onde consta nº/série e no do 1º emprego)
5. PIS;
6. Comprovante de endereço;
7. Certidão De Nascimento/Certidão De Casamento;
8. Certidão de filhos se houver;
9. CREF se necessário;
ü  Comprovante De Conta Bancária;
ü  Cópia Do Termo De Posse E Exercício;
ü  Antecedentes Criminais
             1. Estadual
             2. Federal
ü  Diploma e Histórico Escolar;
ü  Doe
            1. Nomeação;
           2. Apto;
3.       Acumulo (Se Houver);
ü  Comprovante De Escolha;
ü  Declarações
ü  Consultas
ü  Check List
ü  Remessa 02 Vias

OBS:Todos os documentos com visto confere do Diretor de Escola
              

Importante!!!

Assunto: INGRESSO PEB II


A Coordenadora da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos instrui sobre o ingresso de docentes do Concurso Público de Professores Educação Básica II realizado mediante autorização governamental exarada no Processo nº 0104/2222/2013, publicada no DOE de 06/07/2013, e nos termos das Instruções Especiais SE 2, publicadas no DOE de 26/09/2013.

Para posse e exercício no cargo, a unidade escolar deverá proceder em conformidade com a Instrução CGRH 1, de 03/01/2013 – em anexo.

Esclarecemos:

1.    O docente encontra-se nomeado – DOE 03/06, na Jornada de escolha de vaga e a posse será prorrogada pela CGRH;

2.    O ingresso dar-se-á na disciplina específica do cargo, sendo vedado o ingresso com aulas da disciplina não específica ou demais disciplinas da licenciatura do docente;
2.1   Somente após ingressar com as aulas da disciplina específica do seu cargo é que o docente poderá, no decorrer do ano, participar de atribuição de aulas para carga suplementar com a disciplina específica, não específica ou demais disciplinas da licenciatura do docente;

3.       Por determinação da Ilma. Secretária Adjunta da Secretaria de Estado da Educação, na ausência do Diploma, o docente poderá tomar posse do cargo e entrar em exercício, apresentando Certificado de Conclusão de Curso, acompanhado de Histórico Escolar e Comprovante de Colação de Grau. Neste caso, a posse será dada condicionalmente à apresentação do respectivo Diploma, no prazo de 120 dias, a contar da data da posse.

4.       O exercício dos docentes desta segunda fase do Concurso Público somente poderá ocorrer a partir de 14/07/2014, tendo em vista a Resolução de Calendário Escolar - Resolução SE 78/2013.

5.       A Unidade Escolar de escolha do ingressante deverá aplicar a ordem inversa no que dispõe o Artigo 23 da Resolução SE 75/2013, para atendimento da constituição de jornada, ou seja, observar:

1.º  docentes contratados e candidatos à contratação temporária;
2.º docentes ocupantes de função-atividade;
3.º docentes estáveis, nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT;
4.º docentes estáveis, nos termos da Constituição Federal de 1988;
5º  docentes afastados no Artigo  22;
6º titulares de cargo, na carga suplementar.

6.       O docente que, após a retirada de aulas na ordem inversa, não conseguir constituir totalmente sua jornada de ingresso na Unidade Escolar de escolha, deverá ser encaminhado à Diretoria de Ensino, onde se procederá a ordem inversa em nível de DE;
6.1   o docente ingressante poderá terminar de constituir sua jornada em demais Unidades Escolares; ou
6.2 havendo possibilidade de constituir jornada em uma  única unidade escolar, o docente poderá optar por ser removido ex-ofício, com a totalidade da carga horária, liberando as aulas na unidade escolar de escolha de vaga;
6.3 No atendimento à constituição da jornada de trabalho do ingressante, ou seja, na aplicação da ordem inversa, em nível de Diretoria de Ensino, deverá ser observada a possibilidade de fixação do ingressante em uma única unidade escolar.

Exemplo:
O docente ingressante escolheu a unidade escolar “H” em Jornada Inicial de Trabalho. Na unidade de escolha não há aulas da disciplina específica (zero aulas), portanto será aplicada a ordem inversa na Diretoria de Ensino. Ao aplicar a ordem inversa, a Diretoria de Ensino, em seu levantamento de aulas livres da disciplina específica, observou que tem três docentes da Categoria “O”, em diferentes unidades escolares, com a quantidade de aulas da escolha do ingressante, a saber:
1)       escola “I” – 4 aulas livres;
2)      escola “J” – 5 aulas livres;
3)      escola “L” – 10 aulas livres.
Assim, a fim de fixar o ingressante em uma única unidade escolar a Diretoria de Ensino deverá verificar se há em qualquer das escolas aulas livres da disciplina específica com docentes da Categoria “F” ou na carga suplementar dos titulares de cargo para totalizar as 19 aulas da Jornada Inicial. Em caso afirmativo, o docente será removido ex-officio para essa única unidade escolar. No exemplo acima, na escola “L”, além das 10 aulas livres do docente Categoria “O” há mais 10 aulas livres na carga suplementar do efetivo, portanto o docente foi removido ex-officio para essa unidade escolar.
7.       Posse e Exercício:
7.1   A posse e o exercício, de competência do Diretor de Escola, dar-se-á na unidade escolar de ingresso, ou seja, a unidade de escolha do ingressante, mesmo que nessa unidade escolar não existam aulas livres da disciplina específica do cargo do ingressante;
7.2   Quando o ingressante comparecer na escola para tomar posse e declarar que pretende usufruir dos prazos legais para o exercício (30 dias prorrogáveis por 30 dias), a posse no cargo será realizada nesse momento, porém o exercício se dará, apenas, quando o mesmo comparecer para este ato.
7.3   Quando o ingressante comparecer na escola para tomar posse e exercício, no mesmo momento e não há aulas livres da disciplina específica na unidade de ingresso, o ingressante tomará posse, entrará em exercício e será declarado adido, sendo encaminhado à Diretoria de Ensino para o atendimento ao titular de cargo durante o ano;
7.4   Se for atendido em nível de Diretoria de Ensino, o titular de cargo ingressante será removido ex-officio da unidade escolar de ingresso para a escola de destino, com opção de retorno. A remoção ex-officio se dará no dia seguinte ao da declaração de adido;
7.5   Na situação do item 7.3, se o ingressante já tem cargo, função ou contrato de trabalho, tomará posse e o Diretor de Escola deverá publicar o ato decisório de acúmulo previamente ao exercício, portanto o exercício não será caracterizado no mesmo dia da posse. Lembrando que, caso não tenham aulas livres da disciplina específica o acúmulo será legal se os cargos/função/contrato forem compatíveis.
7.6   Ressaltamos que a aplicação do disposto nos itens 7.3, 7.4 e 7.5, imediatamente após a posse, somente é possível se o ingressante pretende entrar em exercício no mesmo momento, pois no caso de prorrogação de exercício esse dispositivos deverão ser aplicados no momento em que o docente retornar a unidade de escolha para entrar em exercício.

8.     No atendimento ao titular de cargo em nível de unidade escolar/ Diretoria de Ensino, deverá ser observada a compatibilização das cargas horárias das aulas com a jornada de trabalho, nas situações de acumulação remunerada na esfera desta pasta.

Observar o que se segue:

9.      Poderá haver acúmulo nas seguintes situações:

Ingressante + Ingressante
Ingressante + Cargo
Ingressante + Função
Ingressante + Candidato

9.1    Na observação de acúmulo, se a somatória das Jornadas de Trabalho do docente ingressante ultrapassar o limite de 65h/aulas, as aulas do cargo de ingresso deverão ser atribuídas no limite do acúmulo legal e as demais aulas caracterizadas como horas de permanência; o mesmo deverá participar de sessões regulares de atribuição de classe/aulas até o limite da jornada de ingresso.

      Exemplo 1:
      Docente ingressante de Língua Portuguesa tem no primeiro cargo 32 aulas atribuídas em sua jornada, portanto não conseguindo aplicar o disposto no Artigo 13 da Resolução SE 75, de 28-11-2013. A jornada de escolha de ingresso é a Jornada Inicial de 19 aulas. Na unidade escolar de escolha há 4 turmas com 6 aulas, portanto 24 aulas. Se forem atribuídas 24 aulas será caracterizado o acúmulo ilegal, por ser bloco indivisível, ultrapassando o limite de 65 aulas semanais. Neste caso, serão atribuídas 18 aulas (3 turmas) e mais uma aula de permanência , totalizando sua jornada de escolha, possibilitando o acúmulo legal.

      Exemplo 2:
      Docente ingressante que após participar em nível de U.E e DE não constituiu a jornada de ingresso, deverá retornar para a Unidade Escolar com o total de aulas atribuídas + horas de permanência, devendo participar das sessões de atribuição de classe/aulas na disciplina especifica, não especifica e demais disciplinas de sua licenciatura completando sua jornada.


10.    As aulas de docentes nomeados que ainda não tomaram posse ou as de docente que  tomou posse e prorrogou exercício não deverão ser oferecidas em nível de DE para demais ingressantes.

11.   O ingressante parcialmente atendido em sua jornada em nível UE ou DE, poderá compor jornada com aulas das demais disciplinas de sua licenciatura, neste caso não será aplicada a ordem inversa, sendo-lhe atribuídas aulas em sessão regular de atribuição de classes e aulas.

11.1 ao ingressante declarado adido poderão ser oferecidos Projetos da Pasta, sem descaracterizar a situação de adido, caso não consiga constituir jornada em nível de Diretoria de Ensino.

12.      Resolução SE 75, de 28-11-2013

Artigo 13 – Não poderá haver desistência de aulas atribuídas, na carga suplementar do titular de cargo ou na carga horária dos docentes não efetivos ou do contratado, exceto nas situações de:
I - o docente vir a prover novo cargo/função públicos, de qualquer alçada, em regime de acumulação;
II – ampliação de Jornada de Trabalho do titular de cargo durante o ano;
III - atribuição, com aumento ou manutenção da carga horária, em uma das unidades em que se encontre em exercício, a fim de reduzir o número de escolas.

13.   Não se aplica a ordem inversa aos docentes que estejam atuando em projetos da pasta.

14.   Professores Ocupantes de Função Atividade (P, N e F) designados no Programa Ensino Integral, ou que estejam designados como PC ou Vice-Diretor nas escolas regulares,  que irão participar da sessão de escolha para ingresso no ano de 2014, observar que:
Exemplo 1:
Se optar por acúmulo OFA + Efetivo ficará designado na condição de OFA;

Exemplo 2:
Se optar pela dispensa de OFA, este deverá ser cessado e assumir um dia de exercício na unidade de efetivação, a fim de caracterizar o ingresso no cargo. Após o exercício, poderá ser designado novamente.


15.    Enfatizamos que compete a Comissão Regional do Processo Anual de Atribuição de Classes e Aulas designada pelo Dirigente Regional de Ensino acompanhar e orientar as unidades escolares de jurisdição de sua Diretoria de Ensino em todas as situações que envolvem a atribuição de aulas, inclusive aos ingressantes. Compete, ainda, o atendimento ao titular de cargo ingressante, em nível de Diretoria de Ensino, durante o horário de funcionamento da Diretoria de Ensino, conforme os mesmos forem comparecendo.

16.    A Digitação dos titulares de cargo ingressantes no JAT/Inscrição – Opção 1.3 é de competência da Diretoria de Ensino, pois essa opção não está liberada às unidades escolares.


17. O ingresso na disciplina de Língua Espanhola procederá da seguinte forma:

17.1  Em Unidades Escolares com ensino regular de Língua Espanhola, com número de aulas insuficientes para atender a jornada de nomeação, o docente deverá ser encaminhado à Diretoria de Ensino, onde se procederá a ordem inversa em nível de DE, aplicando-se as orientações acima emanadas;

17.2  o docente ingressante com número insuficiente de aulas ou adido em sua unidade de escolha, poderá optar por constituir sua jornada em demais Unidades Escolares com aulas regulares ou em unidades do CEL, ou ainda em unidade vinculadora do CEL com aulas regulares e do próprio CEL;

17.3  havendo possibilidade de constituir jornada em uma única unidade escolar com aulas regulares ou em uma única unidade escolar vinculadora do CEL, será  removido ex-ofício para a unidade escolar com ensino regular ou na unidade escolar vinculadora do CEL, onde terá seu cargo classificado com a totalidade da carga horária, liberando as aulas na unidade escolar de escolha de vaga.



Atenciosamente
Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos
CEMOV/CELEP
DEAPE/ DEPLAN

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Noticia!!!

Festa Junina Gregório Bezerra

Data: 07/06/2014
Horário: 9hs às 16hs.


O arraiá da Escola Gregório Bezerra foi danado de bão, sô. Houve envolvimento de todos os caipiras da escola, gestão, coordenação, professores, alunos, agentes, família e comunidade, para que esse evento ocorresse com alegria, diversão, comprometimento e sucesso.
foram arrecadado prendas para contribuição da formatura dos 3º anos do Ensino Médio, havendo colaboração entre todos.
Compondo o clima de alegria, o Projeto Copa foi envolvido na decoração da escola, realizado pelos alunos. Os professores utilizaram diversas leituras sobre os países participantes da Copa Mundial que acontecerá em solo brasileiro, como a história, cultura e economia de cada um. Expostos pelo pátio havia cartazes, bandeirinhas e diversos fitilhos colorindo a escola a espera da Copa e do arraiá.
Juntos, os alunos ajudaram a promover um clima de descontração e muita alegria entre as brincadeiras e rodadas de bingo onde teve como brindes:
ü  Cestas básicas;
ü  Celular;
ü  Dvd.
Tivemos como brincadeiras e jogos:
ü  Argolas;
ü  Tomba latas;
ü  Boca do palhaço;
ü  Pescaria;
ü  Caixas surpresas;
ü  Cadeia do amor;
ü  Quadrilha.
Até o próximo arraia pessoá!


sexta-feira, 20 de junho de 2014

Socializando Projeto-PRODESC a ser desenvolvido pelos Professores de Matemática:Fundamental e Médio

TRABALHO E ALIMENTAÇÃO: QUANTO GANHA, QUANTO PAGA...


“Para atender às demandas do trabalho contemporâneo é inegável que a matemática pode dar uma grande contribuição à medida que explora a resolução de problemas e a construção de estratégias como caminho para ensinar e aprender matemática na sala de aula. Também o desenvolvimento da capacidade de investigar, argumentar, comprovar, justificar e o estímulo à criatividade, à iniciativa pessoal e ao trabalho coletivo favorecem o desenvolvimento dessas capacidades.”
Parâmetros Curriculares Nacionais, Matemática, pg.34.1998
Objetivos
•Resolver situações‐problema utilizando as quatro operações e porcentagens;
•Leitura e interpretação de dados expressos em tabelas e gráficos;
•Pesquisar sobre a legislação que trata de salário mínimo e cesta básica;
•Elaborar orçamentos, a importância do papel do consumidor e o direito ao exercício da cidadania.
Conteúdos
•Porcentagem
•Estatística
•Resolução de problemas
Público
•Ensino Fundamental
•Ensino Médio

2 Duração
•8 aulas
Material utilizado
•Papel cartão
•Borracha
• Papel cartolina
•Calculadora
• Papel kraft
•Cartucho para impressora colorido
• Papel quadriculado
•Cartucho para impressora preto
• Papel sulfite A4
•EVA
• Régua
•Caneta hidrocor
• Tesoura
•Lápis de cor
• Xérox
•Lápis preto

1ª Tarefa: Debate
Tempo estimado: 1 aula
Atividade 1
Dividir a sala em dois grupos para a realização do debate sobre o tema “Estudar para conquistar uma vaga no mercado de trabalho”, onde um grupo argumentará a favor e o outro contra:
Distribuir uma folha impressa contendo as questões, abaixo, a serem debatidas pelos grupos. Solicitar aos grupos que analisem e reflitam sobre cada uma das afirmações antes de iniciar o debate:
•Todo indivíduo deve ter uma profissão.
•O mundo moderno exige especialização.
•As pessoas mais preparadas conseguem as melhores oportunidades de trabalho.
•O que deve nortear a escolha de uma profissão é a sua remuneração salarial.
•Sem estudar não se chega a nenhum lugar.
•Hoje o patrão é mais beneficiado do que o empregado.
•Trabalhar em equipe e saber informática são exigências do mundo do trabalho.

3•
A matemática é tão importante quanto as demais disciplinas.
Professor, entregue uma folha a cada grupo com as questões que se encontram no Anexo I. Oriente os grupos que, mesmo concordando ou não com as afirmações, devem oferecer contraexemplos.
Ainda que você não concorde com a afirmação, o que se poderia dizer para defendê‐la? Procure exemplos que reforcem sua defesa.
Professor, para fechar o debate, chame a atenção dos alunos sobre a importância do conhecimento matemático e a influência da informática no mercado de trabalho hoje.
Atividade 2
Orientar os grupos que, para o 2o momento, apresentem um seminário abordando as questões abaixo:
Grupo 1
•Significado da expressão salário mínimo
•Valor do salário mínimo
•O salário mínimo é igual em todo o Brasil?
•Quando foi criado e como é calculado?
Grupo 2
•O que é Fundo de Garantia por Tempo de Serviço?
•Quanto o empregador deposita nesse fundo?
•O que é INSS?
•Qual é a taxa descontada do salário do trabalhador para pagar o INSS?
Grupo 3
•O que é imposto de renda?
•Qual sua finalidade?
•Todos pagam imposto de renda?
•Você acha correto esse imposto? Por quê?
Grupo 4
•Qual é a taxa paga pelo empregador
•Vantagens e desvantagens do seguro‐desemprego
•Quem tem direito a receber o seguro‐desemprego no Brasil?
4
Grupo 5
•O que é um terço de férias?
•Todo trabalhador tem direito a um terço de férias?
•O que é o 13º salário?
Grupo 6
•Profissões do século XXI
•Empregos formais e informais
2ª Tarefa: Apresentação do seminário
Tempo estimado: 2 aulas
Atividade 1
Os grupos apresentam o seminário para a classe.
Discutir e refletir sobre os temas apresentados.
Atividade 2
Entregar em folha impressa as situações‐problemas e propor aos alunos que resolvam com base no seminário:
1.
Um funcionário ganha mensalmente três salários mínimos:
•Qual é seu salário líquido?
•Qual é a contribuição de seu empregador ao INSS?
•Quanto o empregador deposita no FGTS?
•Sem contar as férias e o 130 salário, quanto esse empregador desembolsa mensalmente com salários e encargos?
•Ao final do ano, quanto esse funcionário receberá de 130 salário?
•O que é Cesta Básica? Todo trabalhador tem direito a receber?
•Quando foi criada a Cesta Básica e em qual governo?
5
Professor: é fundamental que conheça as informações solicitadas acima, de modo que seja possível esclarecer as dúvidas dos alunos. Essas informações podem ser encontradas nas referências bibliográficas.
É importante destacar para o aluno a importância da porcentagem em nosso dia a dia. Ela é a forma como se indicam as taxas de juros, de multas, de aumentos ou descontos. A porcentagem é extremamente útil para indicar dados estatísticos e comparar resultados.
Orientar os alunos a pesquisarem em suas residências o gasto mensal da família com alimentação, transporte, moradia, vestuário, higiene e outros (água, luz, telefone e lazer), e trazer para o 30 momento.
3a Tarefa: Quanto ganha, quanto paga
Tempo estimado: 2 aulas
Atividade 1
A partir dos dados, interpretar com a sala a fórmula do salário mínimo (SM) que se apresenta no decreto‐lei 399, (pesquisa realizada no 10 momento):
SM= a+b+c+d+e
a- despesas com alimentação
b- despesas com habitação
c- despesas com vestuário
d- despesas com higiene
e- despesas com transporte
Professor: mostre aos alunos que os itens de a até e são relativos às despesas de um trabalhador adulto durante um mês.
Propor aos alunos as seguintes situações‐problemas:
•Se o custo médio da Cesta Básica é R$ 260,00, quanto sobraria a um trabalhador que ganha um salário mínimo para pagar moradia, vestuário e transporte?
•E se ele gasta com transporte, diariamente, para ir para o trabalho e voltar para casa R$ 2,00, quanto ele gasta no final do mês? E qual a porcentagem que esse valor representa em seu orçamento?
Atividade 2
Em seguida, sugerir que eles somem os dados que trouxeram de casa (os gastos da família com os itens a, b, c, d, e)
6
•Comparar os próprios resultados com os obtidos para um trabalhador que ganha apenas um salário mínimo.
•Questionar os outros gastos (água, luz, telefone, educação, remédios, etc.). Quanto pesa no orçamento da família deles? Qual a porcentagem que esses representam nesse orçamento?
4a Tarefa: A matemática nas notícias
Tempo estimado: 1 aula
Atividade 1
Orientar os grupos para que pesquisem recortes de jornais, revistas, noticiários ou propagandas que contenham dados em porcentagens sobre a situação do “Jovem no mercado de trabalho brasileiro”. E, com este material produzir um pequeno texto ilustrativo, no qual deve ser interpretado o significado dos números percentuais no contexto da reportagem e da propaganda.
Cada grupo escolhe uma das reportagens/propagandas e, a partir dela, elabora uma questão envolvendo conteúdos matemáticos (porcentagem, contagem, probabilidade, tratamento da informação etc.) para o outro grupo resolver.
Apresentar os textos produzidos e socializar as questões para a sala.
Professor, chamar a atenção dos grupos que elaboraram as questões, as mesmas devem ser testadas e corrigidas antes de passar para o outro grupo resolver.
5a Tarefa: Produção em grupo
Tempo estimado: 2 aulas
Confecção de uma manchete ou boletim informativo orientando os jovens sobre as exigências do mercado de trabalho para o século XXI:
•Importância da escolaridade
•Importância da matemática em algumas profissões
•O que as empresas estão valorizando no jovem
•Sem estudo é difícil conseguir um bom salário
•Orientações gerais sobre o salário‐mínimo
7
Referência Bibliográfica
Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. São Paulo – 1998, pág.34.
Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Disponível em: http://www.dieese.org.br/esp/bol_comercioSet08.xml‐Acesso: 14/10/2008.
Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Disponível em: http://www.dieese.org.br/rel/rac/cesta.xml – Acesso: 14/10/2008.
Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Disponível em: http://www.dieese.org.br/rel/icv/icv.xml ‐ Acesso: 14/10/2008.
8Anexo I
1.Todo indivíduo deve ter uma profissão.
2.O mundo moderno exige especialização.
3.As pessoas mais preparadas conseguem as melhores oportunidades de trabalho.
4.O que deve nortear a escolha de uma profissão é a sua remuneração salarial.
5.Sem estudar não se chega a nenhum lugar.
6.Hoje o patrão é mais beneficiado do que o empregado.
7.Trabalhar em equipe e saber informática são exigências do mundo do trabalho

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