segunda-feira, 17 de junho de 2013

Compartilhando: Projeto: Festa Junina 2013- Escola Gregório Bezerra

Projeto: Festa Junina 2013- Escola Gregório Bezerra
  • Instrumentos musicais utilizados em festas juninas de todo o Brasil.


Turma 7o Ano D      Professor: Odilon


Objetivos: Conhecer alguns instrumentos musicais  (origem e modo de fazer) que fazem a alegria das pessoas nas festas juninas.
Valorizar a importância que tem nas festas e os valores culturais.
Evidenciar a importância da memória Histórico-Cultural .

Estratégias em Sala de aula
 Análise e organização das informações trazidas pelos alunos;
Divisão das equipes que vão pesquisar cada instrumento;

Desenvolvimento
Os alunos que já possuem algum instrumento irão pesquisar na sala do Acessa Escola a sua origem e em qual local do Brasil ele é mais tocado.
Os outros alunos que não possuem algum instrumento também irão pesquisar na sala do Acessa Escola, outros instrumentos que fazem parte das festas para em seguida elaborar modelos parecidos utilizando materiais recicláveis.

Apresentação
No dia da Festa Junina os alunos vão utilizar um espaço da escola para exporem os instrumentos e contar um pouco da sua origem.

Recursos

Sala do Acessa Escola, materiais recicláveis e espaço escolar.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Relatório Conferência do Meio Ambiente 2013.

Relatório Conferência do Meio Ambiente 2013.
Profº Edson: Geografia

          Foi com muitas dificuldades e satisfação de chegar ao objetivo proposto à conscientização dos alunos sobre o papel de cada um na sociedade e no ambiente que eles vivem especialmente no ambiente escolar.
          O painel montado com papelão e forrada com folhas de cadernos muitas em brancas com palavras, frases escritas erradas, desenhos com algum sentidos ou não, eram destacadas, amassadas jogadas no lixo. Quantas arvores foram retiradas da natureza?
           Quantos cadernos montaríamos se juntássemos todas as folhas destacadas durante o ano letivo em todos os períodos, por que descartamos as garrafas pet se elas tem utilidades? Quantas balas que chupamos e jogamos o papel no chão, por ser um simples e pequeno papel que aparentemente não apresenta nenhum problema. Essas questões foram debatidas em sala de aula até o termino do projeto dos 7 R”s” Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reaproveitar, Reciclar, Recusar, Recuperar.
          Então foi elaborado um plano de ação que iríamos montar o nosso stander somente com matérias que usamos no dia-a-dia, tais como garrafas pet, mídias usadas, papel de balas,jornais,folhas de cadernos retiradas de um dia de aula na sala de aula, folha de sulfite reciclagem, caixa de leite.
          A partir de diversos debates as atitudes de conscientização dentro do grupo escolar cada um dos alunos se propôs de elaborar uma atividade com os matérias recolhidos em uma sala para montar a atividade para apresentação da Conferência, e a elaboração do Jornal Ambiental.
          Ao termino do trabalho ficamos muito feliz, pois nem todos estavam interessados para realizar o trabalho, mas graças ao bom Deus que tudo deu certo e saiu um trabalho melhor que estávamos planejados.


Parabéns a todos pelo excelente trabalho concluído.

terça-feira, 4 de junho de 2013

NOTÍCIA!

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO Projeto de Extensão: Professores da Rede Pública de Ensino Inscrições: 18 a 26/06/2013 – somente online através do site www.fe.usp.br As aulas das disciplinas são presenciais não há nenhuma carga horária à distância Sorteio: 28/06/2013 somente online Resultado: 01/07/2013 somente online após às 16h30 Matrícula: 03 e 04/07/2013 na sala 19, bloco B das 9h00 às 16h00 Requisitos: Estar trabalhando na Rede Oficial de Ensino; Não estar matriculado em cursos regulares da USP. Documentos para matrícula no 2º semestre de 2013 Xerox do R.G., Título de Eleitor, Certificado de Reservista, CPF e somente o original do último holerith (pagamento de jun/13), (ou carta da escola onde atua com data recente). A matrícula do professor sorteado somente será aceita com a apresentação de todos os documentos. Informações: * Só é permitida a inscrição em UMA disciplina. A duplicidade de inscrição implicará no cancelamento automático das inscrições; * Só é permitido cursar UMA DISCIPLINA POR SEMESTRE; * Os alunos podem cursar NO MÁXIMO duas disciplinas da licenciatura ao longo do projeto, e as disciplinas dos 2º, 3º e 4º anos do curso de Pedagogia; *O fato de cursar disciplinas não permite a obtenção de um diploma na área, não habilita nem gradua; o objetivo principal é atualizar conhecimentos; * Os alunos aprovados receberão um certificado comprovando a frequência e a nota obtida; *Durante o período de matrícula NÃO serão fornecidas informações por telefone; *Os interessados que já participaram deste projeto, NÃO estão isentos da apresentação dos documentos acima. * Matrícula feita por terceiros, será aceita somente com procuração.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

PLANO DE AÇÃO - Conferência do Meio Ambiente


PROF: EDSON - GEOGRAFIA


Plano de ação: Apresentar soluções com materiais recicláveis para conscientização dos habitantes da Vila Paulina e da importância de fazer a reciclagem do lixo domestico e apresentar soluções para os alunos da E.E.Dep.Gregorio Bezerra da importância dos 7 R”s” Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reaproveitar, Reciclar, Recusar, Recuperar são as palavras-chave para quem quer ser um defensor do meio ambiente.

Materiais: Folhas de cadernos usados, papel em geral, materiais recicláveis, tintas acrílicas, cola quente, barbante, pinceis, papel sulfite reciclável.

Prazo: 15 de maio é o prazo que os trabalhos elaborados sejam apresentados em sala para o professor Edson – Geografia.

Responsáveis :
Elaboração dos artesanatos com recicláveis ,montagem do painel
Nathiele, Thamires: Ingrid Eugenia, Jussara, João, Karina, Gabriel, Natalia Neres, Professor Edson.
Elaboração do Jornal Ambiental; Professoras Lucimara Ciência, Patrícia História.

Avaliação: a participação em sala sobre os conteúdos propostos e o compromisso de cada aluno sobre a elaboração dos trabalhos.

Divulgação das ações: através das paginas do Facebook, cartazes, e no blog da escola sobre o trabalho a ser realizado na Conferência do Meio Ambiente.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...