segunda-feira, 26 de julho de 2010

Relatório: Projeto Leitura e Produção de Textos


5º séries A,B,C,E,F e G

Professora: Maria de Fátima  
1º Semestre

Neste semestre foram trabalhados conteúdos como:
 

* Fábulas e moral ( leitura e interpretação de diversas fábulas: " A raposa e o lenhador", " O cavalo e o burro", " O leão e o ratinho", etc, como também pesquisa em dicionários de vocabulário e explanação da nova ortografia dentro do contexto;
* Produção de texto;
* Elaboração da ficha de leitura;
* Livro: Reinações de Narizinho vol 1- Monteiro Lobato (exploração da capa e contracapa e leitura da primeira história pela professora com sequência das demais histórias pelos alunos com leitura silenciosa e compartilhada);
* Projeto: Meio Ambiente ( leitura e interpretação de textos), leitura de diversos paradidáticos que tratam do mesmo tema;
* Preenchimento da ficha de apreciação e debate entre professor/alunos;
* Desenho criativo e produção de texto;
* Projeto conscientização:" Bullying" ( texto e debate sobre o assunto com relato dos alunos sobre o tema proposto);
* Livro Ensinar e Aprender vol 1 ( leitura de contos, crônicas pela professora com resolução de atividades)
* Bilhete enigmático;
* Leitura de livros diversos na biblioteca;
 

Conclusão: Considerando-se a proposta, foram atingidos os objetivos específicos tais como as habilidades de leitura e escrita bem como a possibilidade de discussão aberta sobre os mais diversos temas explorados e mencionados neste relatório.

As informações aqui apresentadas encontram-se devidamente especificadas no diário de classe.

 


domingo, 25 de julho de 2010

Desejo (Carlos Drummond de Andrade)

Amanhã retornaremos nossas atividades, um bom retorno a todos!  
Esse é o desejo da equipe da EE Dep Gregório Bezerra que tem como missão a busca de um mundo mais justo, solidário e inclusivo.


Desejo a você...
Fruto do mato
Cheiro de jardim
Namoro no portão
Domingo sem chuva
Segunda sem mau humor
Sábado com seu amor
Filme do Carlitos
Chope com amigos
Crônica de Rubem Braga
Viver sem inimigos
Filme antigo na TV
Ter uma pessoa especial
E que ela goste de você
Música de Tom com letra de Chico
Frango caipira em pensão do interior
Ouvir uma palavra amável
Ter uma surpresa agradável
Ver a Banda passar
Noite de lua Cheia
Rever uma velha amizade
Ter fé em Deus
Não ter que ouvir a palavra não
Nem nunca, nem jamais e adeus.
Rir como criança
Ouvir canto de passarinho
Sarar de resfriado
Escrever um poema de Amor
Que nunca será rasgado
Formar um par ideal
Tomar banho de cachoeira
Pegar um bronzeado legal
Aprender uma nova canção
Esperar alguém na estação
Queijo com goiabada
Pôr-do-Sol na roça
Uma festa
Um violão
Uma seresta
Recordar um amor antigo
Ter um ombro sempre amigo
Bater palmas de alegria
Uma tarde amena
Calçar um velho chinelo
Sentar numa velha poltrona
Tocar violão para alguém
Ouvir a chuva no telhado
Vinho branco
Bolero de Ravel...
E muito carinho meu.

Autor: (Carlos Drummond de Andrade)

domingo, 4 de julho de 2010

Formatura

No dia 03/07/2010 reuniram-se na EE Deputado Gregório Bezerra para um ato de Gala alunos, professores e comunidade escolar, para formatura da 1º turma da Educação Jovens e Adultos (EJA) Ensino Médio, podemos observar como todos estavam felizes e agraciados com a beleza de ter aprendido e compatilhado o saber nesta unidade escolar, a organização e a postura de todos estão de parabéns, estamos esparando a proxima formatura que irá se realizar em dezembro/2010.






sábado, 5 de junho de 2010

Programa Cultura é Currículo: Casa Modernista

No dia 02 de Junho de 2010 a escola participou de mais um passeio dentro do Programa Cultura é Currículo. Momento de grande aprendizado e alegria para os alunos. Conhecer os pontos de Cultura em São Paulo enriquece o repertório cultural dos alunos, os lugares de aprender proporcionam experiências Únicas.
Dessa vez fomos conhecer A Casa Modernista, localizada na Vila Mariana, projetada em 1927 e construída em 1928 pelo arquiteto Gregori Warchavchik, casado com a Mina Klabin, filha de um grande industrial da elite paulistana. A casa é considerada a primeira obra de arquitetura moderna implantada no Brasil, desde a época de sua construção provocou forte impacto pela sua arquitetura diferente.

Casa Modernista                                                                                                                                   

quarta-feira, 5 de maio de 2010

RELATÓRIO DE VISITA ao Catavento



Local: CATAVENTO Cultural e Educacional
Data: 04 de Maio de 2010
Professores: Ana Maria dos Santos
                     Gerson Ribas

Alunos:
Das 8ª (9ºano) – A  Período Manhã


      Os alunos da 8ª série A , em primeiro momento foram recepcionados pelo monitor do espaço CATAVENTO que passou informações sobre o espaço e seus ambientes : Universo, Vida, Engenho e Sociedade.
Tiramos uma foto oficial, sendo que cada aluno recebeu uma cópia. Fomos divididos em 02 grupos iguais, sendo que foi visitado em primeiro lugar o laboratório de Química, onde o monitor fez várias experiências com ácidos e os alunos acharam muito interessante, cada exposição tinha uma duração de 40 minutos. Após o primeiro laboratório, cada grupo foi para um espaço diferente. Foi abordado o tema 3D (terceira dimensão) com os dois grupos, e como esse recurso pode ser utilizado em diferentes materiais de sala de aula, como por exemplo, em geografia, matemática e outras disciplinas, sendo exposto o tema Meio Ambiente e suas influências.
       Foi realizado uma exposição interativa sobre um determinado tema História e o sugerido foi Segunda Guerra Mundial.
      Houve também uma visita ao espaço chamado Ciências Terra, onde foi exposto os temas placas tectônicas e seus movimentos, e outras dinâmicas.
     Os alunos gostaram e participaram muito e se programaram para ir novamente, e entregaram relatórios após a visita .

Diadema 04/05/2010








sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Reunião de Pais

Amanhã (20/02/2010) será a Reunião de Pais.
Acompanhe os horários e saiba a importância desse acontecimento na escola, para você e seu filho.

Manhã: 08:00
Tarde: 10:00
Noite: 12:00

Desde já agradecemos a presença e participação de todos. Sua presença é muito importante para que a escola torne-se um espaço cada vez melhor.

É preciso cuidar com afinco da Educação do seu filho. E ser um frequentador assíduo das reuniões escolares é um excelente começo. Quer ver?
O professor do seu filho conhece suas expectativas em relação ao trabalho dele? E você: sabe exatamente como é o dia-a-dia da criança na escola? Sabe como ela se relaciona com o professor e os colegas? Se você frequenta as reuniões de pais e mestres e mantém um diálogo constante com os profissionais que cuidam da Educação do seu filho, provavelmente deve estar com todas essas questões esclarecidas e, portanto, sentindo-se mais seguro.
Sim, a reunião de pais e mestres não é um mero evento protocolar, que a escola organiza com o objetivo de dar algumas satisfações aos pais. “O objetivo das reuniões é compartilhar interesses e missões tendo em vista os benefícios para o aluno”, define a pedagoga Isa Spanghero Stoeber, uma das autoras do livro Reunião de Pais - Sofrimento ou Prazer?, da editora Casa do Psicólogo.
Compartilhar é mesmo a palavra quando se fala nessas reuniões. Afinal, a relação entre a escola e os pais deve ser de parceria, como ressalta Carmem Silvia Galluzzi, autora do livro Propostas para reunião de Pais, da Editora Edicon. Para ela, as reuniões têm um grande poder de aproximar famílias e escolas. “Os pais recebem orientações, esclarecem dúvidas e, assim, estabelecem uma relação de confiança e cooperação com os professores.”
Do ponto de vista social, estar presente nas reuniões também traz benefícios aos pais e, consequentemente, ao aluno, pois a troca de vivências é grande. “É importante que os pais dos alunos se conheçam e troquem experiências”, explica Fernanda Flores, coordenadora pedagógica da Escola da Vila, de São Paulo.
Enumeramos aqui 8 razões para você sempre marcar presença nesses encontros e tirar o máximo proveito deles.

1) Conhecer a escola a fundo
2) Acompanhar o aprendizado
3) Esclarecer dúvidas de interesse geral
4) Conhecer seu filho sob outros pontos de vista
5) Firmar parceria com a escola
6) Entender as crises da idade
7) Conhecer para poder ajudar
8) Mais confiança para todos

Fonte: Educar para Crescer (acesso em 19/02/2010)

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Início do Ano Letivo 2010

Olá a Todos,

Próxima quinta-feira (18 de fevereiro) iniciaremos mais um ano letivo.
Muitas novidades, muita esperança de um ano melhor que o que ficou para trás.
Para os que se foram: "Que encontrem alegria e sabedoria no novo caminho escolhido",
Para os que permaneceram: "Contamos com a parceria, força, atitude e acima de tudo, companheirismo e vontade",
Aos que estão chegando: "Oferecemos alegria no processo ensino-aprendizagem, união, nosso espaço e profissionais dispostos a ajudar".
Serão 36 salas esse ano. Sendo 12 no período matutino, 12 no período vespertino e 12 no período noturno.
Manhã: 5ª e 8ª séries
Tarde: 6ª e 7ª série
Noite: Ensino Médio e EJA
Como reflexão, deixo uma tirinha do Calvim, que faz pensar muito no papel do estudante, nesse caso, serve não só para os estudantes, mas para todos que passam pela escola.

Clique na imagem, para visualizar em tamanho maior

Qual seu Plano para 2010? O que quer levar dessa Escola? Tomara que aconteça uma troca muito rica.
Ótimo ano Letivo a Todos! Sejam Bem Vindos!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...